Pneus 29er

Bem depois de recolher algumas infos sobre quem usa, optei pelos Barzo TNT29 2.1.
Pelos vistos não vale a pena optar pelos 2.25 para a frente porque os 2.1 já fazem balão que chegue...

Nas decathlon já não têm para venda, nem online nem em lojas para lá "perdidos"...

Ficam a 34/35€ cada um em loja fisica. (na decathlon em promoção era 15.95€:fpalm:)

São muito idênticos aos X-King Protection, o unico fator importante que muda é mesmo os TPI's, sendo os protection 240 e os Barzo 120. Pesa menos umas gramas mas apesar da diferença na espessura aguentam bem a pancada...

Vamos ver como corre...
 

edununo

Well-Known Member
Eu comprei 2 a 15.95 cada e já me arrependi de não ter comprado outros 2. Na altura tinha muitos na Decathlon da Maia. Como não conhecia o modelo não arrisquei.
 
Boas amigos do pedal...

Já tenho um maxxis ikon 29x2,20 tubeless ready na roda da frente da minha bike, estava a pensar montar outro atrás, alguém com está combinação? Qual a vossa opinião? Ou troco o da frente para tras e meto outro maxxis a frente? Tipo o ignitor ou outro
Bons trilhos.
 

Mr.sa

Active Member
depende dos terrenos e do tipo de treinos que fazes.

Querendo ir para maxxis, se queres uma combinação rapida, com grip qb então ikon-ikon irá te satisfazer.

Se preferes um pneu à frente com mais taco e com mais tração, um ignitor ou um ardent race, são pneus a considerar.

Para xc puro, tanto um ikon-ikon como um ardent race-ikon te vão servir lindamente. Se gostas de te aventurar, um ignitor ou um ardent à frente, não são de tirar das contas
 
Mr.sa, obrigado pelas tuas ajudas. Tive a ver os ignitor e ardent race, até gostei deles só é pena não encontrar com 120 TPI, só encontro com 60 TPI se calhar está mais sujeito a furos não?
 

Mr.sa

Active Member
os tpi's não dizem se um pneu é mais propenso a furar ou menos.

OS tpi's significa a quantidade de fios que leva, que basicamente quanto mais fio levar, mais leve torna o pneu, pois significa que menos borracha teve de levar.

Um pneu de downhill por exemplo pode ter poucos fios e ter uma carcaça de apenas 60tpi's, pois o peso do pneu não é um fator importante(penso eu de que.... pois não pratico nem nunca falei sobre isso, logo não sei xD... simplesmente é o que a lógica me diz), porém no XC um pneu se convém ter 120tpi's ou mais, como os continentais que têm 240 e existem alguns que até têm mais. Esses tpi's mais altos, fazem com que o pneu continue a ter uma alta resistência ao rasgo mas é mais leve porque é composto por um material mais leve em maior quantidade, e por menos quantidade de borracha, que é um material mais pesado.

Mais ou menos é isso
 

SeteGu

Active Member
Há muitos fatores a ter em conta. Naturalmente que vai muito para além dos tpi´s.

Deixo aqui info da Schwalbe que até contraria um pouco o último post (e acredito que até a politica de outros fabricantes):

Schwalbe said:
The density of the carcass fabric is expressed in EPI or TPI (Ends Per Inch, Threads Per Inch). The range of carcasses used, for example, for bicycle tires are 20, 24, 37, 50, 67 and 127 EPI.

In principle, the more close-meshed a carcass is woven, the higher the quality of the tire. A dense carcass is important for low rolling resistance and good riding properties. At the same time, puncture protection increases, because carcasses with a high strand density are difficult to puncture.

However, this does not apply to the extremely fine 127 EPI carcasses, as each strand is sheer and quite vulnerable. The best compromise for low weight and resistance is around 67 EPI.

In most of our top tires we use a 67 EPI carcass. Weight and rolling resistance can be reduced even further by using a 127 EPI carcass. But at the same time, these tires are more vulnerable to damage. Therefore, we intentionally use the 127 EPI carcasses only for light competition tires, where weight is an important factor.

Most bicycle tires worldwide are certainly manufactured with coarse 20 or 24 EPI materials. This material has no longer been used at all by Schwalbe for a couple of years now. Even very low-priced Schwalbe tires already have a state-of-the-art 50 EPI carcass.

But be cautious when comparing EPI indications, as often the number of strands of all carcass layers are added together. An indication of 200 TPI results e.g. from 3 layers of 67 EPI each underneath the tread. With all EPI numbers above 150, it should be assumed that the figures have been calculated by adding up the strands in all layers. Schwalbe only indicates the material density in one carcass layer. Commonly, there are 3 carcass layers underneath the tread.
http://www.schwalbe.com/en/reifenaufbau.html
 
Ora boas, venho aqui porque chegou aquela hora de ter que comprar pneus ou pelo menos 1 e os €€ estao mesmo a passear fora do meu bolso... como estou para comprar umas rodas novas todo o din din que tinha guardado para os gastos da bina vao à "vida"...

A situação é a seguinte: O pneu da frente esta em muito bom estado, é um Vittoria Barzo que tinha comprado na "decatilon" por 22€ se nao estou em erro e o pneu que está atras é ainda original da bicicleta (que estava à frente e passei para tras pq esse mesmo teve uma saida precoce depois de ter rasgado num bocado de osso (sim um osso) num estradao. Ora como o dinheiro nao abunda estava a pensar em comprar ou aqueles pneus da Ozone que se encontra na SZ ou os da btwin que custam 20€.

Ora a minha questao é: por esse dinheiro +5 -5 valerá apena outro tipo de pneu como michelin wild grip que estao a +/- 25€ na decatilon por exemplo? o uso é basicamente estrada - estradoes.. tambem andarei por mato e monte (num ratio de 70/30) nao sou nenhum "fura" paredes no BTT e sou um gajo com juizo a mais ate por isso exigencia de pneus de alto gavarito nao é assim tao alta.
 
Boas é para andar com camara de ar e sao para 29" (daí estar na secçao de 29ers ;) )

a ideia é um ou dois pneus mais fracotes para "derreter" e por exemplo deixar o barzo a descançar para por em dias que seja mais complicados ou tipo provas.
 
Boas pessoal!

Tenho que trocar ambos os pneus. Na frente tenho um Rocket Ron 2.25 Performance e atrás um Race King Protection 2.20, ambos em Tubeless.

Apesar do RRon não ser versão tubeless já leva mais de 5000 kms sem grandes furos. Tem um corte lateral à quase 1 ano mas q nunca voltou a abrir. O Race King dispensa apresentações. O único senão é o desgaste lateral, ficando com um aspecto fuleiro passado algum tempo.

Para a frente tenho em mente ou um RRon igual ao actual ou um Maxxis Ikon 2.20 Exo Dual. Para trás estava a pensar em testar o X-King Protection ou então o Maxxis Crossmark 2.25 Dual.

Preciso das vossas sábias opiniões, em especial de quem já tenha utilizado estes modelos Maxxis.

Abraços!
 

Insignia

Well-Known Member
Podes ir á vontade para os Maxxis Ikon/Crossmark, são dos melhores que podes usar, e duram bastante kms.
Estou a usar o Crossmark 2.25 e é uma autentico monstro, se gostares de pneus que façam um bom balão fazes bem em apostar neste, se preferes mais finos o 2.1 é o ideal.
 
Podes ir á vontade para os Maxxis Ikon/Crossmark, são dos melhores que podes usar, e duram bastante kms.
Estou a usar o Crossmark 2.25 e é uma autentico monstro, se gostares de pneus que façam um bom balão fazes bem em apostar neste, se preferes mais finos o 2.1 é o ideal.
Boas Insígnia. O Crossmark que usas é a versão Dual tb? Eu gosto que façam um bom balão, dai estar inclinado para os 2.25/2.20