joks said:
Agora que vou ter que meter definitivamente 1 Saguaro TNT atrás, verifico que é uma diferença de peso "abismal". Estamos a falar de quase 750gramas contra as 500g do Ron.
Quem tem andado com os Saguaro, quais as impressões que se tem dos pneus?
- Resistência a furos?
- Colocam no modo tracção ou não?
- Atrito a rolar?
- Durabilidade?
Olha, já tive o RR atrás e apesar de ser óptimo em tudo o resto, não gostei do desgaste rápido e da pouca resistência aos furos e cortes.
Agora ando com um Geax SAGUARO 2.0 TNT atrás. O peso é um contra efectivamente, mas depois de te habituares à diferença, é bom em tudo.
Durabilidade: O melhor que já tive. Já tem mais de 1500Km e ainda tem alguns 'pitons' daqueles fininhos nas laterais quando os pneus são novos.
Resistência a furos e cortes: Excelente! 1500Km sem furos nem cortes (e atenção que a minha zona é o PNSAC, o "Reino da Pedra").
Orientação do pneu: Até ao fim-de-semana passado tive o pneu aplicado no sentido da rotação, mas efectivamente (nesta zona) escorregava um bocado nas pedras húmidas/molhadas. Depois mudei-o para sentido de tracção e as melhorias nesse aspecto foram bastante agradáveis. O poder de travagem (aderência aquando da travagem) também aumentou consideravelmente.
Atrito: Surpreendentemente, ao inverter o sentido de rotação do pneu para o "modo tracção" em que atrito deveria aumentar bastante (em teoria), a verdade é que só notei alguma diferença em alcatrão. Mas como faço pouquíssimo alcatrão (apenas o necessário para chegar ao mato), não me fez qualquer diferença. Aliás, o que ganhei em tracção permite-me ganhar tempo nas subidas tornando-me mais rápido com o pneu neste sentido. Prova disso: Ontem fiz quase 90Km pela Serra de Sto. António e Serra D'Aire e tudo 5 estrelas.
Espero ter ajudado!
EDIT: Mas a minha roda é 26. Não sei se há diferenças substanciais nas 29er.