Pneu mais grosso à frente versus resistência ao rolamento

cortizo

New Member
Sempre usei na roda da frente um pneu mais largo do que o que rola na roda de trás.

Uso na roda da frente um Continental Vertical Pro 2.3 UST e na roda de trás um Continental Explorer Pro 2.1 UST.

Já vou no segundo par e sempre fui fiel a estes pneus, muito bons por sinal.

O motivo que me leva a ter este setup deve-se ao facto de ganhar mais confiança em descidas, aderência e alguma tolerância na roda da frente no que diz respeito aos caprichos do terreno.

Na minha opinião não se nota diferença entre o 2.3 e o 2.1 na roda da frente, em termos de arrasto mas há quem diga que se nota...

Qual é a vossa opinião?

cumps
 

Fireblade

New Member
Passando de 2.1 para 2.3 não notas nada.

Mas se passares para um 2.5 por exemplo ao inicio vais notar e bem, mas depois ficas habituado e....maravilha!
E serve para ganhares pernas, depois passas novamente para 2.1, parece que vôas! :D :lol:
 
Eu noto difrença de 2.0 para 2.1, especialmente qd em condiçoes de muito vento! Por isso de 2.1 para 2.3 tb se deve notar! Agora tb depende um pouco da "geometria" do pneu! Ha pneus mais gordos, com tacos mais altos.. etc!
 

cortizo

New Member
re

O facto de eu não notar nada deve estar relacionado com a geometria do pneu.

Pois o piso do 2.1 é exactamente igual ao piso do 2.3 tem a mesma superficie de contacto com o solo.

Apenas está distribuido por uma área maior, ou seja tem mais espaçamento entre os tacos.

Isso deve proporcionar mais aderencia pois tem uma "pegada" maior e ao mesmo tempo minimiza a resistência ao rolamento.

cumps
 
A

americo

Guest
Boas

Embora mais antigo e com medidas diferentes vou utilizar este tópico para colocar a minha questão:

Eu vou ter de mudar o pneu detrás por apresentar sinais de elevado desgaste (careca quase totalmente!).

Comprei um pneu baratinho mas com um piso/tacos que me agradaram. Agora esse pneu, que estava em promoção, é medida 1,95 e o meu antigo era 2,00.
O pneu da frente embora bastante usado ainda tem tacos em condições e é medida 2,00.

A minha dúvida prende-se com o facto de ficar com um pneu 1,95 atrás e novo e o a frente 2,00 usado.

Não faço a minima ideia se assim é melhor com o pneu mais fino (1,95) e novo atrás ou será melhor mudar o pneu mais desgastado e grosso (2,00) para trás.

Vai daí até que a diferença de diametro (0,05) não é nada de especial...

Conselhos aceitam-se!

Um abraço

Américo Ribeiro
 

fg

New Member
americo

tens os pneus como deve ser !

atrás: pneu mais estreito e com boa tracção - vantagem: menos dispersão da energia, mais rendimento

à frente : pneu ligeiramente mais largo - vantagem : mais aderência em curva, condução mais fácil e segura

de preferência o pneu da frente deve ter um formato mais "arredondado" e o de trás mais "quadrado", pelos motivos apontados acima.
Abraço
FG
 

Miguel Cardoso

New Member
No meu ponto de vista o pneu mais grosso à frente (se ainda tiver em condições em termos de aderência) vai-te dar mais segurança a descer e a ultrapassar os obstáclos nos trilhos, por sua vez, a pedalar, rolar em estradões fáceis provoca mais resistencia. Depende daquilo que mais gostas de fazer e dos trilhos que abitualmente utilizas.

Boas Pedaladas

Miguel
 
A

americo

Guest
Boas

Obrigado pelas vossas opiniões!

Realmente vou manter o formato e deixar o pneu grosso e ainda em razoável estado na frente e substituo o detrás pelo novo e fino.

Um abraço

Américo Ribeiro
 
Top