Plica Sinovial

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Estava aqui a dar uma vista de olhos no tópico acerca da bursite e suscitou-me particular curiosidade quando falaram em "sinovial", uma breve pesquisa no google e encontrei esta informação.

E já que estamos numa de doenças "sinoviais" e não querendo fundar a liga de hipocondríacos resolvi abrir este tópico a propósito da "plica sinovial"

Contando a história toda, em meados de outubro durante uma maratona apareceu-me uma dor incomodativa no joelho direito, não liguei muito, pensei como habitualmente "isto logo passa", mas a verdade é que se enquanto pedalava era incomodativa, depois de pedalar era bastante mais e custava-me imenso dobrar o joelho.
Uma semana depois volto a fazer outra maratona, parcialmente recuperado das dores, e já só com uma "moinha" la fui pedalar, 40km e aí estava a dor filha da mãe, acabei a maratona com algum custo e depois do banho e do almoço as dores eram tais que não conseguia dobrar o joelho de todo.

Parei 2 semanas, voltei a pedalar, a dor voltou a atacar, em meados de Novembro arranjei uma consulta num ortopedista que me diagnosticou sintoma de plica sinovial.
Uns "apalpões" no joelho a incidir numa parte em especial, a pressão e disse-me "Isto é sintoma de plica sinovial, está a sentir? Quer ver agora no outro joelho? Consegue sentir a diferença?"
estas perguntas juntamente com estas "Fazer uma viagem longa de carro a conduzir causa-lhe incomodo?", "Quando se põe de cócoras e se vai para levantar custa-lhe?" davam respostas afirmativas.

Um ciclo de anti-inflamatório, voltaren gel para por no joelho e uma ressonância magnética para se ter certezas.

Meio aparvalhado com aquele bombardeamento todo esqueci-me de fazer quaisquer perguntas :s
Ao que apurei com o médico, as "plicas sinoviais" são frequentes nas pessoas que fazem desporto e já operou N casos, pessoal do ciclismo, pessoal do futebol...

A ressonância até hoje...

Cheguei a casa vim logo à net, pesquisar no google o que era e muito sucintamente:

A plica sinovial nada mais é que um espessamento da cápsula articular que, se for presa ("mordida") pela articulação, ela se torna inflamada e as "mordidas" se tornam mais frequentes. Um tratamento visando a eliminação deste processo inflamatório e fortalecimento muscular pode resolver. Em último caso, se a dor não cessar, é indicado artroscopia para a raspagem ("shaving") dessa plica. .
(não liguem à brazuquice)

Até hoje e passados 3 meses, não estou curado, não estou a pedalar e a abusar como gostaria, mas estou melhor que em Outubro, e uma das soluções que li na net passava pelo fortalecimento dos quadriceps, o problema é fortalecer os quadriceps sem dobrar muito o joelho para não "morder" a articulação e não inflamar mais. Até à data o único exercicio que tenho feito neste sentido é pedalar em pé, dobro menos o joelho e fortalece os quadriceps. Não me tenho sentido mal e tenho aguentado umas voltinhas de 40km, felizmente sem aquelas dores desgraçadas que me atormentaram durante alguns tempos.

Não sei se está a resultar, se é mera coincidencia, mas a "moinha" vai aparecendo e evidencia que não estou bem.


Não sei se houve alguém com pachorra para ler este post, mas a ideia é reunir mais informação acerca do assunto com pessoal que ja tenha sofrido/sofra do mesmo mal.

Ao que parece, e pelo que foi falado no tópico da bursite é capaz de haver aí mais malta, e como o médico me disse, é comum em desportistas.

Bem, isto já não são horas de nada, e ja se raciocina mal portanto, alguma coisa, desculpem qualquer coisinha :lol:

Um abraço e boas pedaladas sem "plicas sinoviais" :)
 

fox

New Member
Bom bursite ou plica sinovial é chato cumáporra :)

A bursite não é comigo, mas estava a tentar recolher informações aqui para ajudar uma pessoa amiga.

A mim o que me aconteceu foi depois de uns meses parado (por cauda da fractura da mão em Vila do Conde), ter ido às torres eólicas em Viana do Castelo. Foi um esforço que não devia ter feito... E além das cãimbras nas duas pernas, dei cabo do musculo da perna mesmo por trás do joelho direito. Algum repouso, voltaren e o regressar faseado ao exercício ajudou...

Mas, é como dizes Ludos... A moinha está lá... :(
No meu caso, penso que é recuperável... Mais chato e difícil me parece ser essa questão das bursites :(
 

Xpectro

New Member
Olha olha aquela dor incomodativa no joelho tem um nome! Pois é na maratona de chaves o ano passado custou me um bocado fazer os últimos kms por causa de uma dor no joelho ao pedalar, mas lá consegui. Daí em diante essa dor acompanhou-me durante algum tempo, cheguei a comentar com um colega bttista ao que ele me respondeu que era normal e que passaria com o tempo e com o fortalecer dos joelhos. Pois e não é que passou!!!


fox said:
A bursite não é comigo, mas estava a tentar recolher informações aqui para ajudar uma pessoa amiga.

humm pois tens razão a tua é bursite crónica...

Desculpem o off-topic mas não resisti. :twisted:
 

Tadeu GT

New Member
Companheiros do Pedal. Li atentamente os vossos comentários à cerca das maselas que tanto nos afligem. Não sou um especialista na matéria, mas pelo que tenho observado em muitos Companheiros do Pedal,é que depois das nossas voltas, treinos e maratonas nos esquecemos do chamado trabalho de alongamento ou flexibilidade. Este trabalho permite ao músculo que foi encurtado durante o exercício volte á sua longitude normal e assim atingir a sua funcionalidade.O não alongar irá futuramente criar desconpensações musculares que levam às lesões. Outro factor também esquecido por nós é o do reforço dos músculos não solicitados quando pedalamos. Pois determidados grupos musculares ficam mais fortes em quando outros ficam fracos. Daí que talvez uma corridas ou umas idas ao ginásio não nos façam nada mal. Para além de mantermos a forma também estamos a prevenir futuras lesãoes.
 
Top