Plastico na roda traseira

Jepas

Super Moderador
#2
Boas,

esse plástico fica entre a cassete e os raios, serve precisamente para que numa situação em que a corrente passe a cassete não fique entalada e possa partir algum raio. Se tudo estiver bem afinado essa protecção nunca será usada, mas já aconteceu a um amigo meu durante uma maratona a corrente ficar mesmo presa e demorou bastante tempo a tirá-la do sítio.

Jepas
 
#7
Ao contrário da malta pro que só quer ver essa peça plástica fora da bike, eu faço questão de a ter lá.
Neste fim-de-semana empenei o dropout e só me apercebi quando a corrente galgou o carreto maior da cassete e ficou entre esse carreto e a protecção de plástico. Lamentavelmente, com isso alguns dos encaixes da protecção de plástico acabaram por partir e tive que cortar a protecção e tirá-la.

A minha questão é: é fácil encontrar isto à venda nas lojas?
 

oliana

Active Member
#9
Eu só a retirei (ínicio de praticante) quando fiquei a saber afinar bem o fim de curso do desviador. O que eu aconselho a todos. Se na altura a corrente teimava em bater no plastico, isso agora não acontece. Basta que o fim de curso esteja bem afinado. Muito dificilmente a corrente passa para os raios se isso acontecer. O que poderá ser usado tambem no carreto pequeno. E aí não há plástico (que eu saiba) que salve um encravamento da corrente contra a base da escora. Mais importante é aquele plástico na pedaleira pequena, porque com a trepidação, a corrente pode sair muito facilmente e provocarmos danos na transmissão e quadro. Essa eu não dispenso.
Boas pedaladas.
 
#10
Se tiveres uma transmissão de >8v não tens espaço para a corrente cair para a zona entre o quadro e a cassete.

Em relação ao plastico de cima, na minha opinião dá um aspecto "fatela" à bike... tal como disseram, com as mudanças bem afinadas nunca vai cair para fora.
O truque é em vez de puxarem o cabo pelo manipulo, puxa-lo mesmo com a mão e afinar o batente assim.
 
#11
Em situações como a que eu referi não há afinação que valha... um dropout ligeiramente empenado pode não dar aviso suficiente para evitar a "catástrofe". Por isso é que eu prefiro manter lá o plástico.

oliana, falaste num plástico na pedaleira pequena... nunca vi tal coisa. Tens aí alguma foto disso?
 
#12
Ainda hoje vi esta situação a acontecer, uma "Lady" que seguia na minha frente depois de uma subida saiu-lhe a corrente
e como não tinha a proteção, lá foram á vida 2 raios e o resto do dia a pedalar perdido, por isso fica lá que fica muito bem
e sai muito mais barato.
 

oliana

Active Member
#13
nfh. É um plástico que eu tenho há anos e não me consigo lembrar em que pedaleira veio ( stronglight, suntour, shimano) e encaixa na pedaleira pequena. Um aro com uma circunfrencia semelhante a um rolamento de pedaleira. Inutil na minha wheeler porque o espaço entre os rolamentos da pedaleira e o prato pequeno é muito pouco evitando danos maiores, mas na outra (Shwinn) que tem 8 veloc e não é pedaleira integrada é util, porque acontecia que a corrente se entalava incrivelmente entre o prato e o eixo.
Concerteza que não serei eu o unico conhecedor desse plástico. De qualquer forma será apenas util para as 8 velocidades.
Quanto ao outro de fora é inestético como foi dito e praticamente inutil.
 
#14
Eu também tenho esse plástico na minha e uma vez fui ao mecânico pra trocar a cassete e ele tirou-me esse plástico, mas só reparei 2 ou 3 dias depois. Lá fui a correr até à oficina e por acaso ainda estava por lá. Tenho andado sempre com as mudanças afinadas, mas um azar pode acontecer em qualquer altura...