plano treinos

zdjota

Member
outra dor de cabeca, preciso de elaborar alguma coisa no papel para o proximo mes mostrar e debater com o medico de familia a questao de comecar a levar isto da bike mais a serio

quero como e obvio treinar e fazer uma dieta mais cuidada e suplementacao

o "ginasio" tenho-o em casa
pretendo fazercaminhada na serra ou melhor, montanhismo
saltar a corda
halteres e mola
krav maga

pra alem da imprescindivel bicicleta, claro

ainda nao tenho aval para a questao da corda, ja que ainda nao tenho carta verde pra correr,(e tambem nao gosto nada de correr)

tenho escoliose dorso-lombar com cintura basculante, uma perna mais curta que outra e sou peso-pluma, com metabolismo rapido,portanto perder peso pra mim e num piscar de olhos(so este ano foram 18 kilos!)

magnesona, e centrum mulher serao os suplementos de momento a usar

agora como distribuir isto tudo pela semana? ai ai...
 
Com essas questões físicas, penso que o melhor é consultares um profissional da área.
Não me parece o mais seguro obteres conselhos de planos de treino desta forma, que te possam prejudicar posteriormente.
 

zdjota

Member
sim, mas preciso ja levar algo pro medico ver e a partir dai discutirmos a melhor forma

eu coloquei assim,visto que hoje tive 2 cavalheiros a ajudarem-me nesta treta e tambem como estou a andar numa roda 26, muitas quedas ando a ter (ando sempre no mesmo trilho)



dia 1
caminhada ou montanhismo
saltar a corda
halteres e mola






dia 2
descanso activo na bike




dia 3
krav maga
halteres e mola


dia 4
descanso absoluto


dia 5
saltar a corda
bike no duro
halteres e mola


dia 6 descanso absoluto




dia 7
bike suave
krav maga
halteres e mola
 

kanoysta

Member
Fogo! Tens mais sessões de treino que muitos atletas! Mas se gostas e o corpo não se queixa... força :)
Ah! E se tiveres uma alimentação saudável, não me parece que precises que qualquer suplemento.
 

zdjota

Member
achas muito?, o meu metabolismo e assim, pelo menos foi o que a dra disse, quieta nao posso estar, fico doente.
os suplementos que mencionei teem sido suficientes, ate ver, acho eu que nao deve ser necessario mais.
por aquilo que exigo do meu fisico, suplementos vou precisar por mais cuidado que tenha com a alimentacao
 

kanoysta

Member
conheço mt boa gente com mais 15h de exercício físico/semana e n toma nada.
n acho muito nem pouco. se gostas e se o corpo não se queixa... força. Quem tem de achar alguma coisa és tu :)
 

camponubla

Well-Known Member
Eu vou 3 dias por semana ao ginásio (aulas + cycle + algo de sala de musculação). Deverão ser no total umas 8 horas no ginásio e depois os treinos de btt (1 ou 2 dias por semana). Não tomo suplementos, mas sim bastante fruta; entre 3 e 4 peças por dia.

Zdjota se tens tempo e possibilidades de fazer esse treino, força! Nunca tomei suplementos, nem acho que tomarei nunca. Acho que antes deve ter-se uma boa e variada alimentação (não estou a dizer que tu não tenhas! :) ) Se com uma boa e variada alimentação, não "chegas", então se calhar sim, pode-se pensar nos suplementos.

....é só a minha opinião :)
 

Mr.sa

Active Member
My 2cents

Não precisas de suplementação se a tua alimentação saudável for variada, e quando se fala em saudável, tem tudo menos do que dietas.

O meu caso pessoal. Perdi 65kg's nos últimos 3anos e agora treino 15h +/- por semana bicicleta +1hora musculação e até hoje nunca usei qualquer tipo de suplementação, exceto o isotonico e géis nas provas. Nem em treinos uso algo para além de água e comida normal(bananas, frutos secos, etc).

Sempre vi a suplementação como o caminho preguiçoso e fácil de obter nutrientes, mas que não tens garantia de serem saudáveis. Uma coisa é o que te vendem. Estamos à falar de uma coisa que está se a massificar à pouco tempo, em que não existe tempo para saber se no futuro ninguém vai sofrer com o uso dos mesmos.

Muitas dietas fiz eu, Herbalife, naturhouse etc. Perdia e ganhava peso, sempre com a ajuda de extras.... quando me dediquei ao exercício físico e procurar substitutos para o que gostava sem usar produtos não naturais é que entrei no caminho.

De qualquer das formas just my 2cents
 

zdjota

Member
sim,concordo, mas sou gulosa e gosto de abusar umas iguarias que nao resisto
digo que e equilibrada mas com variacoes pelo meio va....

o magnesio e essencial no meu caso, cerebro um pouco cansado nem com mezinhas isto vai la....
 

SeteGu

Active Member
Quanto ao regime de treino acho que cada um deve fazer aquilo que faz com que se sinta bem.

E também não tomo suplementos... defendo que uma boa alimentação é mais do que suficiente na grande maioria dos casos. Basicamente subscrevo o Mr.sa.

Mas cada um sabe de si...
 

grouk

Member
atenção que fruta não é lá grande alimento, fruta é frutose frutose é açúcar que são hidratos e hidratos é gordura acmulada. por vezes as pessoas pensam que por comer muitos vegetais ou muita fruta ou muitas leguminosas que têm uma boa dieta e poderão estar enganadas, então o caso no caso da fruta é gritante, há frutas co IG altíssimos.
Se o treino é para evoluir na bicicleta tens que basicamente fazer horas na bicicleta, esquece lá o saltar à corda e o karaté israelita, bike bike e mais bike, quando já tiveres uma boa carga podes então começar a pensar em exercícios de core e fortalecimento de membros e afins mas até lá horas de bike.

Antes de mais é preciso fazer o cálculo diario e semanal de tempo disponivel, mediante esse tempo disponivel vamos então ajustar o treino, se o tempo for curto, 1h,1,5h diarias temos que fazer blocos curtos mas de alta intensidade, se o tempo disponível for maior 3h+ devemos então optar por blocos de media intensidade.

outra coisa a definir são os objectivos, o que pretendes fazer na bike, perder peso, fazer provas melhorar o tempo em determinada subida... mediante esse objectivo o treino deve ser adaptado a tal.
O treino vai também exigir alguma forma de medição, podes optar por uma de três, EPR(sensações) batimentos ou potência, eu sinceramente já não sei como é que eu conseguia treinar à alguns anos sem potência, mas não precisas disso agora de banda cardíaca acho que tendo em conta o que custam é imprescindível, só desta forma vais conseguir quantificar o treino
O ciclismo é um desporto fantástico porque além de todas as as boas sensações que nos proporciona após algumas sessões de treino os resultados começam a aparecer e tornam se bastante visíveis, dando nos alento e força para mais, ao longo dos anos esses ganhos começam a ser cada vez menores mas no principio quase que se nota de dia para dia.

Quanto à suplementação, pode ser dispensável,mas mais uma vez depende do que é pretendido, se for perder peso ganhar massa, recuperar etc... agora dizer que uma alimentação nos dá tudo o que precisamos é falso, o caso dos aminoácidos, aka bca´s e até mesmo da proteína de qualidade que pode não ser facilmente conseguida pela alimentação
 

Mr.sa

Active Member
não me vou referir ao resto, até porque de certa forma concordo.

Agora dizer que a alimentação não te consegue dar bcaa's e proteína de qualidade, está longe de ser verdade. Agora, é fácil é nos levarem a esse caminho, para venderem produtos.

1º nos bcaa's, e depois existe a questão de quais em concreto são mais importantes, até porque todos têm um papel diferente, e existem em diferentes quantidades, mas antes de mais, praticamente todos os alimentos ricos em proteínas, são compostos por boas quantidades de bcaa's. Por exemplo, 170g de peito de frango têm mais do que é necessário para recuperar da carga física, de qualquer um dos bcaa's. E quem diz o frango, amendoins, atum, e muitos outros alimentos, são muito ricos no mesmo. Logo uma alimentação saudável e variada, do início do dia, ao fim do dia cobre tudo o que o teu corpo precisa.

Se me disseres assim, ah e tal mais não é de absorção rápida e não faz logo efeito, até porque muitas vezes não conseguimos cumprir horários. Pronto, aí já concordámos que talvez seja um problema, mas se a alimentação variada e saudável for diária e não só hoje sim e amanhã não, dificilmente se vai conseguir meter o corpo em total défice de qualquer bcaa ou de outra coisa, a não ser em provas em que se leva o esforço ao limite durante muito tempo.

Sobre a proteína, nem me refiro, porque a não ser que se queira andar a ganhar corpo, e mesmo assim, não vejo como não se arranje formas alternativas na alimentação. Só o exemplo do peito de frango, já cobre.

Agora, perguntas-me. Percebes alguma coisa disto? Não. O que falo, é o que leio, não tenho qualquer, conhecimento para além disso.
 

SeteGu

Active Member
grouk: Essa da fruta não me parece fazer muito sentido. Serão todos os tipos de açucares iguais? E a fruta é só açúcar?

Deixo aqui um vídeo que me parece muito interessante acerca de nutrição desportiva:
[video=youtube;bxfyvADkZ60]https://www.youtube.com/watch?v=bxfyvADkZ60[/video]
 

grouk

Member
a fruta além de açúcar tem fibras mas como a maioria das pessoas tira a casca lá se vai a fruta, eu não digo que a fruta é mau alimento mas é comp todos os alimentos, deve ser consumido em moderação, visto ter altos indices de glicémia, por exemplo a melancia é proibida para diabéticos. e quatro peças de fruta por dia não é moderaçao,
PV6XrVG.jpg


quanto à suplementação o que sei também é o que vou lendo e algo que vou experimentando, em relação aos bca´s eu acho que dieta normal e moderada não consegue fornecer se a carga de treino for alta, eu por exemplo quando tomo recupero melhor de um dia para o outro. mas também sou daqueles que não considero fundamental
 

zdjota

Member
grouk, nao sou adepta de "dietas", alimentacao da "moda" ou "tendencias vegetarianas" ou simplesmente coisas a meu ver erradas, pra que serve a roda da alimentacao afinal?


nem sequer faco (muito) kosher, era so o que me faltava!


gosto de variar, e ter juizo e fundamental, permite-me comer tudo o que me apetece como "premio"(amo francesinhas! e pizza!!)
BCCAs eles estao presentes na carne branca, ja por ai...




a fruta nao e so frutose...
alimentos com altos niveis de glicemia nao me metem medo, derreto isso tudo em 2 horas no organismo


trabalhei numa empresa de suplementacao e nutricao desportiva, tenho muitas ideias e conhecimentos, dai eu nao necessitar daquela "suplementacao" do valha-me deus!


o centrum pensei, que como mulher, poderia buscar o acido folico de forma mais "comoda", e sinceramente, aquilo mal nao faz


na tenho pressa em evoluir na bicicleta, no futuro o plano claro sera readjustado consoante a evolucao da minha pessoa, mas agora e isto


pretendo fazer algumas provas, ganhar peso e massa muscular


o esforco na bike sera sempre muito intenso, nao ha nada plano nesta serra, portanto sera sempre curto e intenso.
trabalhar a resistencia nao e de um dia pro outro, acho que depende do meu corpo.


medir...bom, o meu corpo avisa quando tenho de parar


saltar a corda pra mim e benefico a nivel dos pulsos, ajuda-me a nao ter (muitas) lesoes no pulso (na bicicleta nao tenho, fixe, mas no krav maga ainda tenho algumas)


o krav maga, se nao incluir nos treinos acabo por fazer na mesma, ja faz parte de mim, faco desde crianca portanto esquece la tu a ideia do kung fu porque nao e isso, eu trabalho a coordenacao corpo-mente e trabalhar o equilibrio, e suficiente pra este contexto (mas nao te preocupes que nao o uso...muito, e pra ter a psp a porta de casa na certa, como ja tive -.-)




mas todas estas vossas opinioes ja irei ter em conta tambem pra discutir com o medico nesta proxima consulta, vamos a ver o que daqui ira sair


obrigadas e desculpem la qualquer coisinha xD LOL
 

Mr.sa

Active Member
zdjota, aí já são campos que eu percebo 0, logo já nem opino sobre essa parte do centrum. A verdade é que qualquer exercício físico melhora a forma, seja a função cardíaca, seja a resistência(que está inerente à 1ª), seja as pernas que só se consegue trabalhar na bicicleta e num pequeno grupo de exercícios de ginásio. No final, haverá sempre evolução, depois depende de cada um.

Grouk, quem te lê a escrever, é quase como se a fruta fosse um diabo, acredito que não seja a intenção. Não esquecer que a frutose ainda é das formas mais saudáveis de ingerir açucares, não esquecer que hidrata, tem vitaminas essenciais, e se é certo que a fibra está quase toda na pele, existe sempre alguma, entre outras coisas. A fruta continua a ser a forma mais saudável que vais encontrar para encher a barriga em horas vazias(entre refeições), e não acho que 4 seja demasiado, basta variar para ir buscar nutrientes diferentes, assim como nos legumes. E como disse a zdjota, o açúcar é uma fonte de energia, que no ciclismo desgastas muito facilmente, obviamente que como em tudo, tem de haver controlo nas quantidades.
 

zdjota

Member
mas desculpem la...voces tiram a casca a fruta?? nao aproveitam raspas como "tempero" pra outros pratos? raspas de laranja e bom pra incorporar em bolos e assados e saladas...
 

zdjota

Member
eu tiro... a do kiwi, da banana, laranja, maracujá eheheheh xD

engracadinho... LOL agora a serio, podes aproveitar a casca da laranja e da banana sem problemas :)
a laranja como ja disse anteriormente, fica mesmo delicioso

e a banana, bom, eu gosto no fim comer 1 e esfregar a casca nos hematomas ou onde estar dorida, tambem suaviza a pele, e ajuda a rapida cicactrizacao
 
Top