plano treinos

#21
zdjota: Acho que ja tens uma boa base ou ponto de partida para a consulta e para um pontapé de saida para melhorar a tua condição. Acho mesmo o que falta é o acompanhamento de um profissional (medico especialista ou nao) para talvez estruturar aumentar ou diminuir os treinos e alimentaçao consuante a tua condição/necessidade.

Em relação a comer 4 peças de fruta por dia... ser ou nao ser moderação... hmmm e que tal necessidade? A pessoa em causa treina pelo menos 4 ou 5 vezes por semana... 4 peças de fruta vai fazer mais mal do que bem? acho que nao é preciso responder..

Suplementos.... 1º sim vai existir sempre a duvida de que num futuro proximo os nosso organismos possam reagir mal a isso... algo novo etc... é verdade, mas tambem se ingeridos em grandes quantidades (penso eu de que). Não tenho por norma tomar nada disso para alem como alguem disse isotonicos, geis e barras especialmente em dias de provas ou entao em voltas de 3h+ de resto as "nossas" ricas bananas, maças e umas boas de umas "sandocas" de queijo e fiambre nao façam milagres ;)

Toda a nossa alimentação tem que ser baseada das nossas necessidades e realidades de vida... eu por exemplo devo ter um metabolismo mais lento, pois tenho uma tendencia para engordar demasiada alta para meu gosto mas nao é por isso que este ano tomei a decisao mais acertada da minha vida em melhorar a minha saude e ja lá vao 40kgs...

Posso dizer que durante mais de meio ano treinava 5 a 6 dias por semana, o unico suplemento que tomava era L-carnitine 3000 que ao fim de 2 3 meses deixei de tomar.. (pelos mesmo motivos acima referidos, ja nao discuto o facto de ser ou nao ser placebo) . o que sei é que fui perdendo uma media de 1,5 a 2,5kg por semana... hidratos de carbono só ao pequeno almoço e as vezes ao almoço... tirando 4 ou 6 bolachas torradas (tipo maria mas com pouco açúcar adicionado ou pelo menos do que as outras)

Com isto tudo consegui perder o que perdi (espero vir a perder mais) claro que ao longo do tempo as coisas foram mudando mas como sempre tem que ser... o nosso corpo é dinamico logo nós tambem temos que ser.

My 2 cents, talvez um dia eu abra um topico a falar desta aventura...
 
#22
obrigada geezer


esta sera a minha primeira consulta com o medico, a partir dai ja serei melhor encaminhada penso


o nr de pecas de fruta e relativo, quem e sedentario 1 chega, quem pratica desporto vai precisar de mais, acho que dependera dos factores do esforco diario dispensado e do metabolismo de cada um, la esta, acho eu!


e parece-me bem essa tua "aventura" mais 1 prova de que as coisas sao possiveis, e preciso ser insistente! parabens!
 
#23
zdjota
Faz um favor a ti mesma. Em vez de vir ler algumas verdades e barbaridades de gente que não conheces e que provavelmente não deve ser levada em conta em muitas matérias... vai mas é "perder tempo" a fazer o que gostas :)
Eu sei que os fóruns servem para trocar ideias. Mas daí a servirem para se fazerem recomendações dietéticas e de treino!

Se queres treinar a sério, junta-te a um clube. Se queres recomendações dietéticas, vai a um nutricionista. Aí sim, certamente te darão opiniões fundamentadas... e mm assim o que não falta são maus profissionais em qualquer área que seja.
Se queres só fazer atividades que gostas e que te dão prazer, sempre e quando te apetecer... é só fazer isso mesmo. Ninguém precisa de um treinador ou nutricionista para fazer actividade física.

Se usas o exercício físico para controlar o peso, usa-o de uma forma fácil. Regra geral se o peso sobe estás a consumir mais calorias do que precisas... e vice-versa. Não precisas de andar à procura de "super alimentos" com medo de entrar em défice de "seja lá o que for". Se fores a um médico, o que ele te vai recomendar será uma alimentação equilibrava e variada... não será certamente um dieta marada qq e cheia de suplementos!
 
Last edited:
#24
sim, um forum e trocar ideias, no final o medico e que me vai dizer o que fazer, vou a consulta com uns rabiscos do treino que pretendo fazer, as analises, radiografias e muita confianca
 

SeteGu

Active Member
#25
Mr.sa said:
Grouk, quem te lê a escrever, é quase como se a fruta fosse um diabo, acredito que não seja a intenção. Não esquecer que a frutose ainda é das formas mais saudáveis de ingerir açucares, não esquecer que hidrata, tem vitaminas essenciais, e se é certo que a fibra está quase toda na pele, existe sempre alguma, entre outras coisas.
Concordo...

Acrescento que também os eventuais químicos que ainda residam na fruta também se concentram essencialmente na zona da casca.
 
#26
ha coisas que eu nao consigo "controlar", e os quimicos na casca da fruta, mesmo que compre no merceeiro do sitio estarao sempre presentes.
adorava ter um pequeno kibbutz, mas nao ha condicoes, portanto olhem, planto umas ervas, alface, alho, batatas e cebolas...
 
#27
zdjota: concordo plenamente com aquilo que o kanoysta diz.
Cada caso é especifico e o que funciona bem numa pessoa pode funcionar mal noutra pessoa.
Por ex no meu caso particular, pratico 2-3 vezes Crossfit por semana e 2-3 vezes ciclismo/btt por semana e tenho um metabolismo com tendências para emagrecer. Procurei um Nutricionista e tendo em consideração a alta intensidade do Crossfit e os treinos de bike, aconselhou-me a tomar como suplementos apenas proteína whey rica em bcaa´s, e em alturas de treino mais intenso magnésio e uma ou duas vezes por ano um multivitaminico (há bem melhores que o Centrum e a melhor preço). De salientar também o facto de eu ser "obrigado" a almoçar todos os dias da semana em restaurantes diferentes devido à minha profissão...
A base de tudo é a alimentação variada e saudável e outro factor tanto ou mais importante que o treino, o descanço.

Bons treinos.
 
#28
ainda bem que tocaste nesse ponto, o descanso, igualmente importante

nos dias de descanso penso fazer pra alem do sono, relaxar ouvindo musica, ler um livro, meditar
hidromassagem e meias de descanso nas pernas e pulsos
 

SeteGu

Active Member
#29
Pode-se controlar tendo uma horta/pomar, através de alguém chegado (avô, etc...) ou sendo médico, veterinário, etc (muitas vezes recebem-se esses presentes). Também se podem adquirir alimentos de agricultura biológica (nem sempre disponíveis e normalmente mais caros).
 
#31
ando a investigar sobre o crossfit, pareceu-me ser interessante, no entanto como desconheco um pouco esta modalidade ainda nao devo integrar nos meus treinos, mas e algo a discutir com o medico
 
#32
bom, novidades boas e menos boas pra o meu plano:

basicamente posso efetuar o chamado "crossfit" com a implementacao da caminhada, corrida, krav maga e natacao

a corrida e a natacao foram os exercicios adicionais recomendados pelo medico, mas na qual nao estou com muita vontade de o fazer(detesto correr e detesto nadar)

de resto, ficou muito conforme a minha ideia inicial, o que achei otimo pra comecar

terei suplementacao de vitamina D,magnesio e acido folico,portanto tenho de me por mais atenta a comer pra tirar proveito deste extra, talvez consumir mais vitamina C pra melhor absorcao do acido e do magnesio, ja que o inverno nao e meigo nesta zona da serra(e ja o sinto)
 

fabio viana

Well-Known Member
#33
Boas :)

Se não gostares de corrida podes fazer caminhada, que é menos agressiva para os joelhos e afins.

Em relação a natação não vejo assim muitas alternativas...
 

camponubla

Well-Known Member
#34
bom, novidades boas e menos boas pra o meu plano:

basicamente posso efetuar o chamado "crossfit" com a implementacao da caminhada, corrida, krav maga e natacao

a corrida e a natacao foram os exercicios adicionais recomendados pelo medico, mas na qual nao estou com muita vontade de o fazer(detesto correr e detesto nadar)

de resto, ficou muito conforme a minha ideia inicial, o que achei otimo pra comecar

terei suplementacao de vitamina D,magnesio e acido folico,portanto tenho de me por mais atenta a comer pra tirar proveito deste extra, talvez consumir mais vitamina C pra melhor absorcao do acido e do magnesio, ja que o inverno nao e meigo nesta zona da serra(e ja o sinto)


E se não gostas de nadar, podes experimentar a "apnéia fun".

Eu odeio nadar "por nadar", acho que é uma seca brutal :) Mas há uns anos disseram para experimentar a apnéia e é mesmo muito mais "divertido"....é mais caro, já que é necessário comprar equipamento: barbatanas específicas para apnéia (são mais curtas que as de mergulho), máscara e snorkel. E claro, também é necessário tirar aulas...... Na apnéia, além de "nadar", ganhas capacidade pulmonar e confiança para ires ao mar a nadar/mergulhar em segurança, já que se aprendem técnicas de mergulho/resgate de pessoas, tirares e pores a máscara e barbatanas debaixo da agua, etc.

As aulas, pelo menos as que eu fazia, eram sempre na base dos "jogos", não era simplesmente nadar com as barbatanas na piscina. E de vez em quando se organizavam saídas de apnéia (já fomos à barragem de Vilarinho das Furnas, zona de sanxenxo, etc)

Gostamos tanto que agora muitas das vezes quando fazemos alguma escapada de mota levamos o equipamento para fazer uns mergulhos no mar (no mar é preciso comprares a bóia de mergulho e fato)

Mas digo-te uma coisa, eu faço bastante exercício (e variado) e das primeiras vezes que fui fazer apnéia acabei as aulas com dores em músculos que nem sabia que existiam!! :)