Piston Travão Hidraulico que não mexe

studer

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Cá estou eu outra vez com problemas nos meus Avid Juicy 7...

Agora, depois de uma temporada em q estiveram *****, o piston/calço do lado exterior da pinça traseira nem mexe :eish: . Quando pressiono a manete, apenas o o interior se move. Isto aconteceu depois de uma volta com muita lama.

Parece ser um caso de piston coado ("sticky piston") tal como é descrito em outros forums. Aconselham a: pressionando com uma ferramenta o piston q está saudável, obrigar o que está colado a vir cá para fora, limpar e lubrificar o piston com óleo dot e voltar a por o piston para dentro.

Concordam? Qual dos dot uso? 3, 4, 5.1? E onde arranjo disso? Já que preciso apenas de umas gotinhas...

Gracias :wink:
 
Eu tive um problema semelhante com os meus ORO K24.. um dos pistons estava "torcido" pelo que ficou preso... tentei com uma chave pô-lo no lugar... e consegui... acontece que como não estava lubrificado... tinha alguma dificuldade em apertar e retrair...

Armado em experto, fiz porcaria... apertei demais aquilo e entrou ar para o circuito e o oleo contaminou as pastilhas... resultado... 25 aérios que sairam do meu bolso.

Se fosse hoje tentava apenas a 1ª parte... a segunda não... ou seja lubrificar o piston.
 

SURFAS

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É simples: Tira a roda, e aperta a manete mas não em demasiado porque senão os bombitos saem para fora e o oleo tambem.
Limpa com alcool ou então com WD40 que limpa e lubrifica as paredes dos bombitos, limpa tudo com um lenço de papel ou papel de cozinha, e com os dedos empurra o bombito que estava preso, depois volta a apertar a manete empurrando o bombito para fora (atenção não em demasia se não os bombitos saltam para fora e depois tens de purgar os travoes), faz isto umas quantas vezes, se não resultar o melhor é retirar o bombito para limpar melhor o sistema e verificar se este tem algum defeito.
Mas com a limpeza e o empurra desempurra deve chegar...
 

pcbsdusr

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1- Retira a roda.

2- Retira as pastilhas

3- arranja uma tira de metal de 2.5, 3mm de espessura e cerca de 10cm de comprimento. Deve entrar mesmo á medida nas ranhuras existentes na pinça para a passagem do disco.

4- Pressiona a manete do travão em questão até ambos os pistons estarem completamente saídos de encontro á peça metálica.

5- Retira a peça e metal, borrifa os pistons com óleo do mesmo tipo do teu travão (eu uso wd40) (não borres) e limpa-os (a toda a volta) com papel absorvente.

6- Insere uma chave de fendas grande entre os pistons e com cuidado empurra-os (ambos) até á posição mais recolhida.

7- Volta a inserir a peça metálica entre os pistons e repete o processo até ambos funcionarem como devem.

8- Quando os pistons já estiverem a funcionar como deviam (já vi este problema em duas bicicletas com kits Juicy 7 a estrear) recolhe-os até á sua posição mais recolhida, limpa qualquer vestígio de óleo/WD40

9- Volta a colocar as pastilhas

10- Monta a roda e vai divertir-te!
 

studer

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Começo por agradecer todas as contribuições :wink:

Fiz exactamente o aconselhado, botei para fora um piston de cada vez (já sem calços), limpei bem todo o contorno do piston com uma chave de fendas minuscula envolta num pano húmido (agora lembrei-me q um cotonete tb teria dado jeito!), dei uma sprayzada de WD 40, retirei o excesso de WD 40 e voltei a colocar o piston no lugar. Botei-o cá para fora e voltei a introduzi-lo umas quantas vezes. O contorno do piston estava bem bem sujo, o que evidencia a necessidade da limpeza.

Resultado? Tenho uns travões novos! Levei a burra a Sintra e mesmo com imensa lama portou-se fantasticamente! O entusiasmo foi tal q fiz a mesma operação a TODOS os pistons! Acabei por perceber q o problema q tinha em centrar as pinças se devia em grande parte aos piston não retrairem bem, o que tornava a finação impossivel!

Sabia q seria +- esta a operação. A minha unica dúvida séria era ao nível de que produto utilizar para lubrificar/limpar para não estragar os vedantes. Com as vossas dicas e uma visita relâmpago a uma loja da especialidade tirei todas as duvidas. Aconselho!

Obrigadissimo!
 

pcbsdusr

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Ainda bem que te desenrascaste. Já vi esse problema em três conjuntos Juicy7 novos montados em bicicletas separadas.

Aconselho a qualquer pessoa que tenha J7 que controle este problema pois é fácil derreter uma das pastilhas nestas circunstâncias.

O WD40 é um espectáculo não é? :mrgreen:
 

pedro.m.reis

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Problema travão disco: pistão não recolhe?

Viva, hoje reparei que a roda de trás estava quase bloqueada. Com dificuldade retirei o travão (elixir 5) e as pastilhas e segundo parece, um dos pistões não recolhe totalmente. Tentei empurrar com uma chave de fendas, alicate, etc, e nada.
Alguma ideia do que possa estar a passar?
Soluções?

Obg
 

Carlos_G

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Boas

não tenho a solução,
mas estou exatamente com o mesmo problema...
tenho uns deore lx, tive na maratona de alte e houve muita muita lama, quando praticamente fikei sem travão
se alguem tivesse uma solução para isto, tenho um pistão todo de fora e outro todo recolhido

cump
peço dsc pela intromissão no tópico
 

Jepas

Super Moderador
Este problema é conhecido por "sticky piston" e tem origem na falta de limpeza dos êmbolos da pinça do travão.

1º Remover as pastilhas da pinça
2º Apertar a manete com cuidado para que ambos os êmbolos fiquem o mais expostos possíve
3º Limpar tudo cuidadosamente (com alcóol ou spray de limpeza para discos)
4º Aplicar um pouco de óleo de travão (DOT ou mineral) no êmbolo preso para facilitar o seu movimento
5º Fixar o êmbolo que estava "bom" e actuar o êmbolo preso apertando a manete e fazendo-o recuar novamente (repetir até que o movimento se torne tão solto como o do outro êmbolo)
6º Voltar a instalar as pastilhas e montar o travãos na bicicleta
 

pedro.m.reis

New Member
Citação desnecessária - Consultar Regras!

Viva. Fiz isso mas os pistões continuavam a não recolher completamente (mas soltou o que estava preso). Só que usei WD40 em vez de oleo mineral (que não tinha).
A seguir abri o parafuso de sangramento do travão e os pistões recolheram.... Mas como não tenho material para sangrar devidamente a coisa, foi prá oficina... :)
Obg pela ajuda!

PR
 
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