Pista downhill no Parque Alvalade?A sério?

FMCurto

Active Member
Apesar de morar na zona nunca tinha ido ver com olhos de ver a zona por tras da rotunda do relógio no Parque Alvade alia por tras da escola Padre António Vieira, como tinha ido de manhã fazer umas modificações ao garfo aproveitei para exprimentar e dar uma vista de olhos, la no cimo vi uma placa a indicar "pistas de downhill" e fui espreitar.
Honestamente,não percebo: aquilo está integrado numa zona de recreio familiar mas deve ser o equivalente a uma pista preta,tal o declive e as curvas apertadas,um deslize e é uma queda de dezenas de metros.É uma zona com muito potencial e podiam ter feito uns trilhos bem engraçados para familias ou até algo mais avançado para aprendizagem ao género dos trail parks ingleses mas como está passamos de uma ciclovia para hard-core downhill.Como está deve ser uma pista para meia duzia de cromos com bicicletas de vários milhares de euros, não consigo perceber, quem decide este género de coisas, a câmara?Ao menos uma vez gostava de ver alguem fazer uma oisa deste género mas com pés e cabeça.
Edit: apesar dos meus 140mm de garfo numa hardtail,não me atrevi a descer tudo,gostava de saber se alguem ja o fez sem ser numa bicicleta de DH.
 
Last edited:

andrextr

Active Member
Como está deve ser uma pista para meia duzia de cromos com bicicletas de vários milhares de euros

lol ?

Já tinha ouvido falar sobre esse projecto, mas nunca lá fui nem nunca o vi. Se tiveres fotos/videos partilha aí para vermos.
 

demorider

Active Member
Como está deve ser uma pista para meia duzia de cromos com bicicletas de vários milhares de euro

Desculpa la FMcurto mas um bocado de respeito por quem gosta de algo diferente do que tu não te ficava nada mal... Tudo bem que não estejas de acordo com o facto de se ter feito la pistas de DH mas daí a insultares quem gosta do DH (como é o meu caso)........ Lá porque só descemos temos tanto direito a ter os "nossos" espaços, ou pensas que o monte e os trilhos são só para tu andares?

Bicicletas de vários milhares de euros??? E no XC, Enduro, All mountain e todas essas vertentes do BTT não há também bikes de milhares de euros?

O preconceito é uma coisa f*****...

Quanto a zona onde as pistas foram feitas não comento porque não conheço a zona, só acho que um bocado de respeito pelos outros fica bem a toda a gente e vê lá se um dia destes não aparece por lá um "cromo" qualquer com uma rigida de carbono toda topo de gama e faz a pista toda de "prego" a fundo é que pelos vistos não é uma pista de dh mas sim uma pista de cromos com bikes de vários milhares de euros...

Respeita se queres ser respeitado.........
 

andrextr

Active Member
Calma meus amigos, estamos no Natal. Oh Oh Oh :D

De certeza que o FMCurto não quis faltar ao respeito a ninguém, foi só uma frase menos feliz. :)

Mas já agora fiquei curioso por ver isso, até porque nunca levei muito a sério esse projecto...
 

FMCurto

Active Member
Quem eu saiba só insultei os tipos da câmara,quanto muito ilogiei a malta do DH, e o insulto não é pela pista é pelo facto de não haver transição da ciclovia para a pista, se vais aprender DH ali não vai acabar bem,isto numa zona de parques infantis?
Anda tudo muito sensivel...a minha unica critica é terem perdido uma boa oportunidade para criar uma coisa mais abrangente e progressiva.Antes de mais vai lá ver depois manda lá o teu bitate.
 

demorider

Active Member
Como o André disse, até pode ter sido uma frase menos feliz mas se eu viesse aqui dizer que abriram um trilho de XC para cromos com bikes de milhares de euros era logo bombardiado por todo o lado... Há lugar para todos, o monte é muito grande e não somos todos obrigados a gostar do mesmo..

Agora se a "pista" esta a impedir algum acesso a alguma ciclovia então isso esta mal, agora se não esta a "estorvar" a nada não percebo a tua indignação...
 

FMCurto

Active Member
Ok,vou refrasear:como está na minha humilde opinião não é acessivel a qualquer um ,é um projecto para uma elite inserido numa area de recreio familiar onde a generalidade das bicicletas que ai circulam,visto ter ciclovia, não se enquadram.Tem ao seu redor um imenso espaço verde sem nenhum uso em particular a não ser deixar crescer erva, gostava de ver os dinheiros publicos serem usados de uma maneira que antes de mais beneficiassem a generalidade dos utilizadores.
 

jonasdh

New Member
O dh é tanto de elites como o xc...
qual é o mal de se aproveitar o declive da zona para o pessoal curtir umas descidas? conheço muita gente que tem bicicletas de xc e desce como se fosse numa de dh...
 

EZrider

Member
Boas, isso deverá ser nas traseiras daquele parque que fica no inicio da Av. do Brasil / Rot. Relógio, Parque José Gomes Ferreira. Já mandei um belo tralho nesse parque...tenho de ir lá espreitar isso.:D

Se derem a volta pela escola, passam por uns campos de ténis, e deve ser algures por aí.

abracitis
 

EZrider

Member
pronto, tá visto, é mesmo nesse local.

Tenho de concordar com o FMcurto, aquilo foi feito por alguém q não tem muita noção, ora aquilo desce-se em 30seg, quem é vai para ali com uma bike DH para descer 30seg ?
Depois foram acrescentar obstáculos ( troncos de madeira) dificultando ainda mais a passagem por quem tem menos experiência.

Quem pode incluir aquela passagem no cardápio da voltinha citadina é a malta do enduro/AM. Bem que podiam ter aproveitado mais a encosta, com um trilho tipo serpente, mas sem obstaculos, mesmo que inclinado, muito mais pessoal iria usufruir, assim parece-me condenado a ser comido pelas silvas....

Just my 2 cents
 

Unknown_Rider

New Member
Eu sinceramente não vejo qual o problema de terem ali feito uma pista de DH / AM ou como lhe quiserem chamar.

A ciclovia passa na Av. Brasil. Ao lado, da parte norte do parque já estão lá uns singles para quem se quiser aventurar fora da ciclovia. Se não se sentem a vontade para descer em 30 seg, descam em 1 min.
 

commendatore

New Member
A malta queixa-se por ter e por não ter. eu qd não consigo descer, desmonto, mas é mais a vezes que desmonto a subir que a descer que o cabedal é de fraca qualidade.
se não dá para fazer a fundo faz-se de travão a meio gás.
 

FMCurto

Active Member
Como estou com alguma dificuldade em me fazer entender e porque quem sabe alguém responsável pode vir a travar conhecimento com este tópico vou tentar mais uma vez com exemplos práticos.
É uma área de recreio familiar: pique-nics e afins, em vez de porem algo só acessível a alguém com conhecimentos sólidos podiam ter aproveitado a oportunidade e o muito espaço envolvente disponível para criar algo que permitisse à maioria dos utilizadores do parque e a grande maioria dos utilizadores de btt usufruir e evoluir,podem lá deixar as pistas à vontade mas podiam complementar as mesmas e até trazer pessoas de fora para a zona:

Pump-tracks, não ocupam muito espaço e são boas para evoluir conhecimentos de forma segura, é usado em muitas "escolas" de btt:

p1010401.jpg

Lodi-pump-Track.jpg


Obstáculos:

KendalSch3.jpg


Ou até mesmo pequenos drops,bermas,rock gardens,etc...

Fica ai um bom exemplo de um manual de ilustração e construção dos mesmos, e aquilo que eu acho que ficava bem naquela zona:

http://www.south-ayrshire.gov.uk/documents/architrail technical trail features.pdf

Da maneira que ali está o EZRider já o disse melhor que eu: não é quem já sabe e pode que vai para ali de propósito fazer duas pequenas descidas (em comprimento), e quase de certeza que poucos ou nenhuns moradores da zona a quem na verdade o parque se destina se vão atirar numa descida com curvas a pique com consequências potencialmente perigosas pelo declive acentuado das mesmas.
Já para não falar dos pais que moram naquela zona (como eu) que quando os filhos lhe disserem que vão ai ao parque dar uma volta de bicicleta ficarem com os nervos em franja. :)
 

andrextr

Active Member
Ainda não vi a pista nem vi fotos, mas um amigo passou lá hoje para ver a obra, e resumidamente, ele diz que aquilo está uma m**** só serviu para derreter dinheiro. De salientar que ele pratica AM e gosta de descidas.

Sim uma pumptrack é algo que eu gostava de experimentar e que dá para todos, e certamente teria muito uso. Convem é ter uma semirigida ou bloqueio no amortecedor, senão, não funciona.
 

FMCurto

Active Member
Outra ideia:

Moutain bike skills loop, basicamente é um percurso continuo com obstáculos e em alguns casos com possíveis trajetórias alternativas de acordo com a dificuldade:

where_to_ride_highland_safaris_biketrax.jpg


De notar ainda que as ditas pistas ficam na traseira de uma escola secundaria, qualquer uma destas ideias podia ser integrada com atividades na mesma. Andei a tentar reunir mais informação e segundo percebi os orçamentos para este género de coisas são até bastante baixos, o problema segundo percebi é que não há gente qualificada especificamente nesta area de construção no nosso pais, porque de resto seriam projectos perfeitamente viáveis e ao alcance por exemplo de Orçamento Participativo, mesmo nos montantes mais baixos.
 

EZrider

Member
Boas, isso seria muito bom, mas na minha opinião, bastaria aproveitar a encosta mais para as traseiras da escola, fazendo um trilho mais longo e menos inclinado, ainda que tivesse depois as curvas apertadas, mas sem obstaculos, já era suficiente. Não seria downhill, mas um trilho descendente que alguns fariam muito rápido, outros menos, mas quase todos passavam por lá.
 
Top