Civismo- (O termo
civismo refere-se a atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam os
cidadãos na defesa de certos
valores e práticas assumidas como fundamentais para a vida coletiva, visando a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos. Mais especificamente, o civismo consiste no respeito aos valores, às
instituições e às
práticas especificamente
políticas de um
país. Dessa forma, o civismo é uma questão de
cultura política e de
filosofia política.)
Caro proque, com o devido respeito pela sua opinião, estamos em Portugal e nem todos podem legislar,mas convém respeitar as leis existentes.Quanto a reclamar,também se pode mas de forma construtiva e correcta.
Quanto a outras legislações,não sei a que países te referes mas convém dizer quais são para podermos confirmar.
Então confirma lá:
. Bélgica - http:// www .code-de-la-route.be/wet.php?wet=1&node=art43 - Article 43: Conducteurs de bicyclettes et de cyclomoteurs - 43.2. Les cyclistes circulant sur la chaussée peuvent rouler à deux de front sauf lorsque le croisement n'est pas possible. En outre, en dehors de l'agglomération, ils doivent se mettre en file à l'approche d'un véhicule venant de l'arrière.
. Espanha - http:// www .boe.es/boe/dias/1999/11/26/pdfs/A40947-40949.pdf - LEY 43/1999, de 25 de noviembre, sobre adaptación de las normas de circulación a la práctica del ciclismo. - Artículo primero. El apartado 2 del artículo 15 del Real Decreto legislativo 339/1990, de 2 de marzo, por el que se aprueba el texto articulado de la Ley sobre Tráfico, circulación de vehículos a motor y seguridad vial, queda redactado en los siguientes términos:
«Se prohíbe que los vehículos enumerados en el apartado anterior circulen en posición paralela, salvo las bicicletas y ciclomotores de dos ruedas, en los casos y forma que se permitan reglamentariamente, atendiendo a las circunstancias de la vía o a la peligrosidad del tráfico.»
Outros exemplos de outras legislações poderiam ser dados.
O exemplo típico da utilidade da circulação a par é o de circularmos, um grupo de ciclistas, numa estrada estreita bem encostados à direita (como manda o CE) e de um automobilista aproveitar para nos ultrapassar ao mesmo tempo que se cruza uma outra viatura de frente. Como o espaço pode ser curto para tanto adivinhem, se a coisa correr mal, quem se trama?
Quando eu falo que o CE não defende os ciclistas é baseado na comparação com outros países. A Espanha é, aliás, um bom exemplo de como se pode evoluir com uma mentalidade semelhante à portuguesa.
Temos de pensar como ciclistas que também usam o automóvel e não como automobilistas que também usam bicicleta.
É um dever cívico pugnar pela alteração do CE, por isso reitero o convite para assinarem a petição em http:// www .peticao.com.pt/codigo-da-estrada-ciclistas-peoes.
NOTA: Em todos os enderços web retirar os espaços do link...