Pessoas nas ciclovias

ChIkInHo

New Member
Boas Malta..
Em Famalicao, a ciclovia ao Domingo é uma loucura total de gente.. Parecem que vao a pé a Fatima..
Uma confusao :mrsock:
E como nao se desviam..

Que vale comprei uma autentica buzina na Decathlon, quando passo lá toca a buzinar...

gd-asset_7370231.jpg


Taaa todo a desviarrr :rotfl: :rotfl:
 
Também costumo pedalar em pistas de cicloturismo (Tocha e Mira), e tenho que lidar muitas vezes com essa questão dos peões que as ocupam em toda a largura, e que muitas vezes estão de costas para quem circula de bicicleta!

Normalmente, quando chego a uns 50-70 metros de distância de um grupo, costumo gritar um "EIIIHHH" bem alto. Quase sempre as pessoas apercebem-se, olham para trás e abrem um local de passagem! Mesmo que só circulem 2 ou 3 pessoas e/ou haja espaço livre, convém alertar da nossa presença, para evitar assustar as pessoas! Quando existem crianças ou cães de trela no grupo, aconselho a reduzir bastante a velocidade e voltar a acelerar apenas após ultrapassar o grupo; isto porque tendem a ter acções repentinas e imprevisíveis! Na minha bicicleta velha, instalei mesmo uma daquelas grandes campainhas metálicas antigas!

Por norma não costumo ter problemas! Até agora, só mesmo algumas daquelas "madames chiques", em que uma pessoa tem de lhes pedir "-Se faz favor, podia dar um jeitinho!", quase ao ouvido; e mesmo assim ainda ficam zangadas e acusam um indivíduo de ser grosseiro e mal-educado!
 
Last edited:
Deixo aqui uma foto pormenorizada do guiador da minha bicicleta velha (que já mostrei na secção apropriada deste fórum), onde instalei uma daquelas campainhas metálicas à moda antiga! Muito útil! E tudo acessível com o polegar, sem ter que tirar a mão do guiador! :rotfl: :rotfl: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :rotfl: :rotfl:

BicicVelha_Campainha.jpg
 

HardSpeed

New Member
Ciclovia, é o local onde todos os que não têm bike, querem estar.
É aos molhos. E o que deviam de a usar têm que usar a estrada.
Se for fim-de-semana, e for andar para um local com muito movimento de peões. Levo o apito. É velos fugir... :twisted:
 

xbiker

New Member
Aqui na Figueira o caso é o mesmo, e eu faço-a para ir para a Serra, mas como já sei o que a casa gasta nem meto lá os pés e vou pela estrada...
Mas depois também aquele morcões, e ainda anteontem ia eu na estrada, passa um casal de brasileiro e não é que a gja começa a mandar vir por ir na estrada e não na ciclovia... -.-'
Foi a 1ª vez que me aconteceu, mas nem havia razão para tal, a Avenida estava vazia, a estrada tem dois "espaços" (agora não me lembro do nome) de rodagem, por isso podiam ir na boa! :roll:
Quando uso a ciclovia, vou com bastante cuidado, principalmente por causa das crianças que saem dos carros e não têm noção do perigo... Os adultos, por norma não se metem há minha frente, mas quando vejo alguém nas passadeiras das ciclovias paro e deixo passar, e as pessoas até ficam agradecidas. (acho que ficam naquela "ah este é ciclista, não pára...")
 

jol8485

New Member
Hoje passei na Ciclovia do Guincho e realmente aquilo está uma salganhada :(
Tem partes exclusivas para bicicletas (onde há passeio do outro lado da estrada) e partes partilhadas com os peões (onde não há passeio do outro lado da estrada) o que cria uma confusão desgraçada. As zonas partilhadas têm uma faixa para peões e outra para as bicicletas em vez das duas normais (uma para cada sentido) :roll:
Apesar de estar sinalizado muitos peões não se dão ao trabalho de estarem sempre a atravessar a estrada e até os compreendo :roll:
Que coisa tão mal feita (e pensada) :s
Mais vale ir pela estrada, não fosse isso ilegal (segundo o cód. da estrada) pelo facto de estar ali uma "ciclovia" :evil:
 
mig67 said:
Boa tarde
Moro na zona da costa de caparica e é frequente as pessoas andarem nas ciclovias bem como carros estacionados em cima das ciclovias é uma falta de respeito que não se entende e não há ninguem que controle isto nomeadamente em relação aos carros estacionados em cima da ciclovia.
Fiquem bem

Também eu sou da zona da caparica e as ciclovias por aqui são uma vergonha... na zona da Trafaria, podemos encontrar barcos a tapar a ciclovia, na avenida da Costa, os carros atravessados na ciclovia são mais que muito, para além disto ainda há as barbaridades feitas por quem construiu a ciclovia, já encontrei, sinais de transito postes de iluminação, enfim, um pouco de tudo no meio da ciclovia...
Em relação ao assunto deste tópico, também temos...na zona do paredão da Costa, há um espaço para a ciclovia (muito reduzido) depois os resto do paredão (5/6/7 vezes maior que a ciclovia) é para os peões...mas acreditem ou não chego a ver mais pessoas a circular na ciclovia que no restante espaço :shock: :shock: :shock: e neste caso nem serve de desculpa o tipo de piso, pois o piso é o mesmo, apenas a ciclovia está pintada de vermelho (será que se sentem atraidas pelo vermelho como os touros!? :mrgreen: :mrgreen:). Como podem ver aqui pela Costa temos um pouco de tudo...

Quanto aos carros já me passou pela cabeça no final da volta ir até ao posto da policia apresentar queixa, mas com certeza que no fim ainda gozavam com a minha cara!!! Penso que isto não se trate de falta de aulas sobre o assunto, isto é mesmo é FALTA DE RESPEITO, que é o que há mais por este país fora, penso que até uma criança de 5 anos ou uma idosa de 80 anos com a 4ª classe, percebe que uma passadeira vermelha com umas bicicletas pintadas, se destina à circulação de bicicletas... acho que ninguém precisa de explicar a ninguém que aquelas faixas pretas que atravessam as cidades se destinam à circulção dos carros, é uma coisa obvia!!!!
 

MrOverclock

New Member
xbiker said:
Mas depois também aquele morcões, e ainda anteontem ia eu na estrada, passa um casal de brasileiro e não é que a gja começa a mandar vir por ir na estrada e não na ciclovia... -.-'

E com alguma razão, porque desde que haja uma ciclovia és obrigado a ir nela!

Também sei como é essa ciclovia... ando nela desde que foi construída!

Há que ter alguma paciência e ir desviando (não muito) fazendo algumas razias aos adultos para mostrar que há um perigo real em usarem a ciclovia para passear a pé, mas ao mesmo tempo sempre com muito cuidado e velocidade moderada para evitar acidentes graves. Especial atenção às crianças! É assim que faço quando vou sozinho.

Quando uso a minha buzina sinto-me como se estivesse a usar um carro dos bombeiros com as sirenes ligadas. É a vê-los a desviarem-se e a encostarem à 'berma' :mrgreen:
 

xbiker

New Member
Eu quando vejo a estrada livre, principalmente ao fim do dia, nem vou para a a ciclovia, porque há lá mais pessoal do que carros na estrada...
Mas eu nem preciso de buzina e por e simplesmente por causa dos meus travões... :mrgreen:
Como o tempo agora está húmido aquilo chia que é uma coisa parva, e eu quando vou na ciclovia e vejo uma criança, nem penso, preparar para tudo e mais alguma coisa e mãos nas manetes... ora bem, toca de abrandar, e quando vou a ver tenho o pessoal todo a olhar para mim, a pensar que eu tava a buzinar com alguém... :oops: :oops: mas por um lado é bom porque assim as pessoas sabem que nós estamos lá!
 

MrOverclock

New Member
Ao fim de semana quando vou sozinho com vento a favor na direcção Buarcos-Figueira, também é raro ir pela ciclovia, mas na estrada também vou normalmente a ultrapassar a maioria dos carros... Caso contrário vou para a ciclovia
 

Diablo

Member
ola pessoal, o assunto é pertinente, contudo devemos dar tempo ao tempo, porque isto de haver ciclovias em algumas partes do país é relativamente recente.
as mentalidades e os costumes não são assimilados de um dia para o outro. eu no verão tmb uso algumas vezes a ciclovia de gaia e realmente é de bradar aos céus, a quantidade de pessoal a pé que utiliza a "nossa" estrada, mas se algumas o fazem de propósito, outras e quero acreditar que sejam a maioria, o fazem por desconhecimento ou por estarem tão contentes com o passeio que nem dão por isso.
Já agora e como alguns disseram anteriormente, existem cidades em que o funcionamento das ciclovias, funcionam às 1000 maravilhas, mas eles já tem mts anos de experiência neste campo e as mentalidades ajudam mt.
Mas tmb eu tenho de dar a mão à palmatória, porque em diversas cidades, principalmente europeias que já visitei, como londres, copenhaga, estocolmo, malmo e algumas italianas, de vez em quando também me esquecia. por isso vamos tentar fazer mt monte e quando tivermos de ir para as ciclovias, vamos ter calma e relaxar. ehhhhhhhhhhh
abraço. :mrgreen:
 

Mr_KTM

New Member
Concordo em pleno com o DIABLO...

Estive à beirinha de ser atroplado por uma linda moça em Amesterdão... que grande tralho iria ser... :s


Temos de dar tempo ao tempo e enquanto isso ter paciencia. Havemos de lá chegar !
 

Mr_KTM

New Member
O colchão para a moça, tudo bem, o pior era levar primeiro com o ferro da bina :s

Ser atropelado por uma bicicleta, ainda deve doer um bocado, e para ser sincero o susto foi tanto que nem deu para ver
se queria ser colchão para a rapariga :|
 

A.M.F

New Member
Não frequento as ciclovias porque só temos uma e está sempre cheia de pessoal,quer de patins e corrida pedestre.Quem rola a mais de 30km não dá lá muito jeito.
 

Anshelm

New Member
Boas.
Na minha opinião, o problema reside no Português, (eu sou português e faço QUASE :mrgreen: o mesmo que toda a gente) sempre a atalhar! :evil:
Ora vejamos...qualquer um de nós tanto circula (a pé, ou por vezes de bike - whatever), pela direita outras pela esquerda :mrsock: dá sempre confusão. Um bom exemplo disso é as escadas rolantes, quer dizer um gajo está com pressa, ou não quer ir à boleia (se é que me faço entender), e tem que gramar a pastilha :mrsock: porque as pessoas apinham-se em grande algazarra.
Se toda a gente (enquanto meros peões) respeitasse a regra da DIREITA (em Portugal) ou ESQUERDA (Inglaterra), nada disso acontecia.
Por exemplo o metro em lisboa é a algazarra do costume, uns a subir pela direita e esquerda, outros a descer no mesmo sentido :tungas:
Não há é bom senso, e acima de tudo as gentes de Portugal não estão habituadas a facilitar a circulação.
Enquanto isso não mudar, meus amigos, não há hipótese.
 

viskonde

New Member
isso das escadas é um exemplo giro.
cá ha quem respeite isso, mas apanha-se sempre alguem que nao respeita e lixa todos os que estão atrás.


quando fui a Moscovo, na Rússia , o metro deles tem sempre umas 5 escadas rolantes seguidas, e como demora imenso tempo a fazer aquilo parado TODA a gente respeita a regra da direita.
então À direita vai tudo paradinho (tipicamente os turistas) , à esquerda vai tudo a correr (os russos com pressa)

houve um dia em que ia distraido a tirar fotos, cheguei-me para a esquerda e levei com um gajo em cima que ia a correr nas escadas rolantes :lol:
Se fosse cá a "culpa" era de quem ia a correr, mas la via-se bem que a culpa era minha porque ninguem vai parado À esquerda.
é a mesma coisa que ir andar a pé numa ciclovia em amsterdão :lol:
 

JMSS

New Member
boas,

epa, a resposta a isto é basica, ciclovias :arrow: bikes passadiços :arrow: pedestres

há sempre um xiko esperto como alguém já referiu que se acha o dono do mundo e põe-se a pedalar á força toda na ciclovia e depois das duas uma :arrow: ou malha ou então derruba um turista e secalhar ainda leva com uma máquina fotográfica na tola...

eu aqui há dias estava a rolar numa descida de alcatrão e passei junto de uma paragem e não é que um engraçadinho tentou me enfiar o guarda chuva na roda... ora, se isto acontecesse eu teria ido ao chão (como era de esperar) mas o senhor secalhar tinha azar porque ia num grupo de betetistas e a coisa para ele sekalhar não tinha ficado boa :!: :!:

mas enfim, com palhaços destes que acham andar de bicicleta ridiculo podemos nós bem
 

Silver Surfer

New Member
JMSS said:
(...)
eu aqui há dias estava a rolar numa descida de alcatrão e passei junto de uma paragem e não é que um engraçadinho tentou me enfiar o guarda chuva na roda... ora, se isto acontecesse eu teria ido ao chão (como era de esperar) mas o senhor secalhar tinha azar porque ia num grupo de betetistas e a coisa para ele sekalhar não tinha ficado boa :!: :!:

(...)
:shock: :shock: :shock:


SSurfer :)
 
Top