Ai que voçês... As vezes fazem uma confusão...
1º-O tal bombear que o pneu provoca ao rodar não surge pelo facto do GEL se deslocar, mas sim pela falta de deslocamento! O gel concentra-se num local quando a roda está em repouso. Quando se começa a andar, dada a viscosidade acrescida, o gel espalha-se lentamente , permanecendo concentrado numa zona do pneu, descalibrando a roda.
2º-O líquido nunca passaria por determinadas zonas internas da câmara de ar ou pneu, se este rodasse sempre a velocidade constante. Ora, no btt isso não acontece muito, fazendo com o que o líquido passe inevitavelmente por todas as zonas, mais tarde ou mais cedo...
3º-Pessoalmente acho as câmaras de ar com gel um atentado.
4º-Acho que estão a descurar o acréscimo de rendimento que um pneu tubeless proporciona. Testes em laboratório demonstraram que para as mesmas pressões e para os mesmos pneus, um pneu convertido em tubeless (fita + latex líquido) dispende menos energia que com câmara de ar.
A explicação surge no facto da zona em contacto com o solo deformar. Qualquer deformação faz com que seja libertado calor (energia térmica) devido ao atrito. Estando uma câmara de ar presente, esta vai deformar também logo, dispender energia.
5º-No btt, como o piso é irregular, um pneu com pressões mais baixas vai absorver melhor as irregularidades, ajudando na progressão do terreno, isto é, o pneu molda-se quando bate num obstáculo ajudado a transpor o mesmo. No btt pressões elevadas não é sinónimo de rendimento acrescido.
Para a mesma pressão, um pneu convertido em tubeless molda-se mais ao terreno, proporcionando mais conforto, para além do acréscimo de rendimento.
Claro que existem aspectos negativos:
1º-Os pneus convertidos têm as paredes laterais mais frágeis pois não contam com o apoio da câmara de ar.
2º-Andar com líquidos é sempre mais chato que com câmaras, principalmente em caso de rasgo ou troca constante de pneus;
3º-Muitas combinações jante/pneu não funcionam da melhor forma, levando a que um pneu salte fora da jante, ou dificultando o enchimento.