peso chavetas

Phalhas

New Member
Boas.

Cafetobi, já tive essas que referes e na altura decidi trocar pelas que o Nuno fala. Achei-as demasiado frágeis, e no sítio onde se usam e em bikes que são p andar a sério eu não quis arriscar. No máximo apenas as montava numa asfáltica.

Mas isso sou eu que embora me preocupe com o peso considero que o peso não é tudo...
No entanto a opção é tua.

Abraços
Rui

Ps. eu na altura mandei vir da Chain
 
Last edited:

cafetobi

New Member
mais umas chavetas leves da Kompressor a 30 euros com 43 gramas, titanio e carbono, esta em saldo por 35 horas ... aproveitem ...

QuickRelease3_02.jpg


QuickRelease3_01.jpg


QuickRelease3.jpg
 
Boas!
Depois de no passado fim de semana ter tido a desagradável experiência de ficar apeado por a roda traseira ter saído do lugar, causando um valente empeno do disco (!), por causa de uma chaveta BBB de aço que se desapertou, chegou a hora de comprar umas chavetas em condições.
Procuro leveza mas, acima de tudo, fiabilidade absoluta! peso 83kg e infelizmente não sou dos mais habilidosos a desviar-me de obstáculos...Aceitam-se sugestões ;-)
 

Jepas

Super Moderador
Peso e fiabilidade geralmente não são os melhores amigos, isto para dizer que se dás preferência à robustez/fiabilidade de uma chaveta, talvez seja melhor comprares algo que não seja "demasiado" leve.

As BBB de parafuso são mais lentas a montar/desmontar, mas dão um aperto muito seguro. Ou então as ControlTech que o Nuno Nogueira indicou no post 103.
Se queres com alavanca, as da Shimano são as mais fiáveis que conheço, não são é super leves, mas pelo que contas não é esse o teu principal objectivo.

Jepas

PS. Para uma chaveta desapertar sozinha... o mais certo era nunca ter estado bem apertada.
 
Eu não posso recomendar as BBB de parafuso de aço. Passo a explicar, eu tinha umas kcnc já há algum tempo e custavam um bocado a apertar e então comecei a pensar isto é leve e tal vai chegar a altura que isto vai abrir e eu vou-me lixar, um dia antes de uma prova fui a uma loja e vi lá as tal BBB e até eram baratas, disse para mim compro estas para desenrascar e mais tarde logo compro umas de parafuso também mas mais leves... Então não é que troco as chavetas e aperto bem as BBB, vou no meio da prova e dou um toque com a roda traseira, quando vou para pedalar quase que dou o mortal por cima da bike!!! A roda tinha saído do sitio, eu nem queria acreditar naquilo, fui trocar as kcnc que nunca me tinham falhado por aquela ***** de parafuso com o dobro do peso para me arriscar a ficar sem dentes!
Conclusão fiz uma revisão às kcnc e voltei a mete-las.

cumps
 
Jepas, não digo que não tenha sido azelhice minha, se há coisa que sou, admito, é um verdadeiro nabo nestas coisas das bikes.
Mas já tirei e recoloquei rodas inúmeras vezes (tenho tido um curso intensivo de furos patrocinado pela Rubena) e nunca me tinha sucedido nada disto, costumo apertar as chavetas com a máxima força que consigo e que me parece razoável exercer.
Acho que o facto e nas BBB a parte contra a qual aperta a alavanca ser em plástico não ajuda nada. Pelo menos agora quero umas 100% metálicas. O veio de titânio não me assusta, antes pelo contrário pois, se não estou em erro, para a mesma secção do aço será tão ou mais resistente e com peso muito menor. O que me preocupa é o desenho das restantes peças, nomeadamente as que encostam aos "drop outs" da forquilha e quadro serem amplas e texturadas o suficiente para dar bom agarre, e a alavanca ter bom manuseamento e ser eficaz no aperto. Por exemplo, nestas Tune postadas acima pelo mariosimas aquelas "bolachas" pretas parecem-me lisas demais...
 
Oh no! My secret identity has been compromised!...
Amigo Rui, como sabes prezo muito a tua opinião. Depois da nossa conversa já estou à procura dessas chavetas "idiot proof". ;)
 
Top