Pergunta muito parva!!!

Status
Not open for further replies.

.:Pedro:.

New Member
Desculpem lá a minha dúvida, mas hoje fui comprar uma câmara de ar para levar num passeio (como medida de emergência) e o empregado da Sportzone confundiu-me um bocado com as medidas das mesmas.
Passo a explicar: - Tenho uns pneus na minha canyon com a dimensão de 26x2.25 e andei à procura de câmaras que tivessem essas dimensões, no entanto, apenas encontrei com slime até ao tamanho 26x2.125.
Ele disse-me que esta câmara dá no meu pneu.
O que quero saber é o valor 2.25 é inferior a 2.125? Ou o 2.25 equivale a 2.250?
Por exemplo, os pneus 26x2.1 correspondem a 2.10 ou 2.100?
Ele também me disse que monta muitas câmaras de ar em pneus lá na loja e que nem sequer repara nas numerações, porque, regra geral, todas dão independentemente do tamanho?!?! Isto é mesmo assim?
Agradeço desde já os vossos esclarecimentos.

Abraço a todos

Pedro Moura
 

maxix

New Member
é assim as marcas das camaras de ar usam varias medida mas todas elas iguais.
2.1=2.10=2.100....interessa é sempre os 2 primeiros numeros....neste caso 2.1.

Sim 2.1 da perfeitamente no teu pneu pois a camera incha tanto que ate dava para um 2.5 de downhill
 

TheTraveler

Active Member
.:Pedro:. said:
O que quero saber é o valor 2.25 é inferior a 2.125? Ou o 2.25 equivale a 2.250?
Por exemplo, os pneus 26x2.1 correspondem a 2.10 ou 2.100?

Desculpa lá mas isto é demasiado estúpido.... As casas decimais aprendem-se na primária... Perguntar se .25 é inferior a .125...Ou se 2.1 corresponde a 2.10 ou 2.100...

E mais grave ainda, no perfil tem como ocupação "Professor"... PROFESSOR??? Espero que não seja de matemática...
 

agirão

New Member
Colega...de profissão, desculpa a frieza das palavras, mas há coisas que não podem passar em vão!

Tenho o mesmo desejo que o Traveler!
 

xman

Member
Boas,

Se calhar o .:pEDRO:. não sabe é que os valores que está a falar correspondem à largura/espessura dos pneus/câmaras de ar em centímetros.
2.1 = 2,1cm
2.25 = 2,25cm

Cumps.
X.
 

k7ou8

New Member
A pergunta é pertinente, ou seja até que ponto a largura das câmaras de ar servem de referencia? Agora o resto? Poupem me...
Sr.s moderadores, façam um favor a Portugal e não fechem este tópico. Qual Teixeira dos Santos, Qual FMI, metam mas é o colega Pedro a fazer as contas públicas...
 

Alf

Active Member
Viva,

Em primeiro lugar, a pergunta não é assim tão estúpida. De facto o 26x1.0/2.3 é o diâmetro do pneu (roda completa). Desde que existe a norma ISO, todos os pneus 26*1.0 a 26*2.5 são feitos para aros de 559mm de diâmetro (medido onde se coloca a fita de aro). Depois, se o balão é maior ou mais pequeno, depende do pneu, e a câmara como estica até 2 a 3 vezes antes de rebentar, todas as câmaras para pneu 559mm são válidas em todas as bicicletas de BTT (roda 26", obviamente).

A medida que diz no pacote 26*2.125 vem exactamente daí, porque todos os pneus até essa medida e com essa designação são pneus construídos de acordo com a norma e têm os tais 559mm internos. Mas é como já disse antes, todos os pneus até 2.3 ou 2.5 são feitos de acordo com a mesma norma, daí a câmara ser compatível. Portanto, compraste a câmara certa.

Se quiserem entender isto a fundo: http://sheldonbrown.com/tire-sizing.html#iso

Vêem? Afinal nem todos sabemos tudo... :p
 

fitty77

New Member
Huuummm, esperem lá:

1º - Partilho das criticas em relação às casas decimais. Acho sinceramente que não tem nada que enganar ou fazer confusão, e muito menos se um funcionário de qualquer loja o disser (até pode dizer que dá, mas não pode dizer que é a mesma coisa...)

2º - Em relação às medidas de pneus, acho que quem já anda neste mundo há algum tempo, repara que tem que imperar o bom senso, isto porque já lhes devem ter passado pelas mãos, pneus que nitidamente a medida não corresponde à realidade do balão que o mesmo forma. Por isso, uma câmara de ar destinada a um pneu 2.1, por exemplo, até pode dar num 2.2, porque há pneus 2.2 que não equivalem sequer a um 2.0... Isto é semrpe relativo, mas vai da percepção de cada um.

3º - Imaginemos agora um pneu 2.25, como é o caso, e imaginemos que possui correctamente essa medida. Será que uma câmara de ar 2.125 funciona lá? Obviamente que sim. Mas claro, tem que se ter em conta que quanto mais uma camara de ar estica, as suas paredes mais finas ficam. Se é pouco ou muito, é relativo, mas claro que a sua resistência fica diminuida, mas se um fabricante estipula uma medida como standard, e se estamos a colocar outra medida, temos que saber viver com isso. Se funciona? Sim. Se é indicado pelo fabricante? Não. Se nós próprios temos a percepção de que isso pode ter alguma influência na segurança ou desempenho da bike? Isso somos nós que avaliamos e temos que viver com essa escolha.

Um exemplo, eu uso pneus kevlar convertidos para tubeless. Se isso é indicado pelo fabricante do pneu? Não, não é. Mas funciona? Sim, funciona, e opto por usá-los assim, mas claro, se um pneu estoirar, não me posso queixar. Tenho que viver com as minhas escolhas....

No final disto tudo, e respondendo à pergunta, sinceramente acho que não há problema nenhum em usares essa câmara de ar.... Mas para a próxima, cuidado aí com as casas decimais ;)
 
Last edited:

.:Pedro:.

New Member
Antes de mais obrigado pela respostas em relação às medidas das câmaras de ar.
Caros colegas The Traveler, Xman e k7ou8 segundo me apercebi, este fórum tem como temática a prática do BTT e todas as suas envolvências. Não me parece pertinente discutir a profissão de A ou B. Os colegas não têm absolutamente nada a ver com o facto de ser ou deixar de ser professor. Se sabem a resposta à questão colocada, caso queiram, partilhem-na. Caso não queiram, remetam-se ao silêncio pois, com certeza beneficiará todos os utilizadores do fórum.
Gostaria de pedir desculpa ao moderadores pelo off-topic, mas não suporto gente pedante!
Por mim podem fechar o tópico.
 
Status
Not open for further replies.
Top