Pergunta ao treinador Paulo Marinheiro e a quem possa saber de tendinites

pepebapty

New Member
Caro e ilustre treinador Paulo Marinheiro:

Tenho 37 anos e começei no BTT há cerca de 2 anos e meio. Fui federado em Atletismo de 1980 a 1990. Depois por falta de tempo, devido aos estudos universitários, deixei o Atletismo. Recomeçei com desporto com a bicicleta há 2 anos e meio como já disse. Na altura pesava 97 Kg, fui perdendo peso gradualmente e actualmente peso entre 79-82 Kg e meço 1,85 m, tenho 18,6% de indice de gordura, TA 110/75, bpm em repouso de 52. Começei a ter alguns bons resultados nas maratonas ( 40-50 Kms ) não federadas, ficando quase sempre nos 10 primeiros e cheguei mesmo a vencer uma ( Vila Flor e fui 2º em Fafe ). Há cerca de 2 meses comprei uma bike de estrada. Comprei-a pois disseram-me que ganhava muito endurance com isso. Há cerca de 2 semanas apareceu repentinamente uma dor estranha junto ao calcanhar/tornozelo esquerdo. Não caí, não torci o pé... Fui ás urgências e o "Médico" fez-me análises ao sangue que nada acusaram de anormal. Não tenho edema, calor, inchaço o que fez com que o médico não radiografa-se. O único sintoma é, de vez em quando,um formigueiro tipo choque eléctrico em certas posições do pé. Na 2ª visita ao Médico referiu que se tratava do inicio de um processo de tendinite e receitou-me um anti-inflamatório e 15 dias de repouso ( não andar de bicicleta ). O que é certo é que o anti-inflamatório e a pomada pouco ou nada me fazem! Uso, para a estrada, uns bons sapatos Sidi que custaram 130 euros e no BTT uns Shimano que ainda custaram mais! Suporto bem isto e ando a pé sem dificuldades com excepção de subidas muito ingremes, de bicicleta após aquecer "esquece-se" esta sensação. Depois volta! Acho, no entanto, que cometi e tenho cometido alguns erros: Como moro em Vila Real e é só sobe e desce e começo os treinos sempre a subir e de talega aviada pois gosto de andamentos pesados. Só alongo no final.
Caro Paulo: Gostava de saber a sua opinião sobre este assunto. Poderá ser um nervo comprimido? Ou estes "choquezitos" são os tendões a ajustarem-se à nova posição na bike de estrada?

Muito Obrigado

Pedro Baptista

P.S- Todos podem participar.
 

lpsferreira

New Member
Pedro,

Não sei se será correcto, apenas comento o que ouço e o que se passa comigo, mas com as diversas pessoas que falei que tiveram a infelicidade de ter tendinites (a diferença é que eles à minha semelhança têm/tinham tendinites no/s braço/s) todos até à presente data são unânimes em afrirmar que não existe muito a fazer e apenas o passar do tempo corrige essa "maleita". Se assim é não faço ideia, o que sei é que o meu ortopeista me disse para não fazer monte e eu pouco tenho feito de monte. Do braço esquerdo que foi onde apareceu primeiro uma tendinite já se manifesta mais raramente, o direito que teve direito a essa "benesse" apenas este ano ainda é muito usual sentir o seu efeito. Cada vez me lembro menos delas pois cada vez incomodam menos.
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Não sou a pessoa mais indicada para te dizer algo útil, talvez um daqueles técnicos de posicionamento na bicicleta, que acho que no norte há um ou dois. Mas quase e por intuição acho que se deve à bicicleta de estrada talvez pelos pedais, que se forem de estrada dão menos margem de erro para problemas que os de btt, por darem menos amplitude de movimento, amplificam muito mais qualquer erro de colocação dos cleats.
Tenta através da Federação, por mail, sabêr o mail de um destes 2 Srs. que sabem sobre o assunto e assim evitas palpites de treinadores, que não são médicos ou técnicos altamente qualificados nesta especialidade para assumirem conscenciosamente qualquer "receita" sobre assunto tão delicado e... perigosamente complicado: Dr Xavier Resa, ou o Dr Marcos Miranda, este último sabe TUDO, sobre o teu assunto, pois no curso mostrou-se completamente sabedor teóricamente e principalmente na práctica, pois acho que é ligado a equipas de ciclismo, e se a federação te der o contacto, concerteza que eles te responderão com todo gosto.

Como exemplo dou-te o do Ricardo que numca teve problemas de joelhos até este ano quando pela 1ª vez pusemos travessas e pedais de estrada. Em 15 dias o joelho deu logo sinal, pela 1ª vez. Tiramos logo os pedais e pusemos os antigos (egg-beater) resolvendo logo o problema. Mas ficou no ar a necessidade de em competição em estrada esses pedais serem imbatíveis por um de btt. Um colega meu de curso, da estrada resolveu fácil o problema: as travessas no caso dele que era do btt, estando habituado a andar mais "solto", deveria colocar umas travessas nos Look, vermelhas, que dão mais amplitude de movimento. Assunto resolvido, mas mesmo assim, os joelhos de betetista não gostam muito de pedais de estrada. Se calhar, se não fazes competiçao de estrada, mete pedais de btt iguais aos da bike de btt e usa o mesmo sapato, que foi o que sempre fez o Ricardo e numca teve estes problema que apareceram com os de estrada.

paulo marinheiro
 

pedro25martins

New Member
Então Pedro, andas a treinar no duro! :twisted:

Olha, sobre tendinites percebo pouco, mas...

Como moro em Vila Real e é só sobe e desce e começo os treinos sempre a subir e de talega aviada pois gosto de andamentos pesados. Só alongo no final...


isto não te faz muito bem as reservas de glicogénio e depois empenas cedo! :D

Boa recuperação.

Abraço.

P.S.: Vem mas é treinar ainda mais a Norte, a Tourencinho!
 

pepebapty

New Member
Muito obrigado a todos. Paulo Marinheiro vou seguir o conselho que me deu de ligar para a federação. No entanto já tinha pensado em mudar os pedais, que são Look, para os Shimano SPD que uso no BTT. Ainda não o fiz porque a malta amiga diz que é foleiro e fica mal! Que se lixe, primeiro está a saúde! De facto já me tinha apercebido que com os Look nem sequer consigo mexer os pés, são muito estáticos!
Muito obrigado e boa sorte para si e para o Ricardo ( grande campeão ).

LpsFerreira: Pois é isto das tendinites acho que leva muito tempo a curar. No entanto não vou parar e já amanhã vou fazer um treininho ligeiro de BTT a ver como me sinto.

Pedro Martins: Andava a treinar muita estrada e olha... Lesão! Cometi erros de aquecimento e devido à falta de experiência em estrada usei andamentos pesados e dei cabo de um tendão no pé esquerdo. Mas tudo tem solução e o meu lema na vida é: Não nos devemos concentrar nos problemas mas sim nas soluções! É isso que eu estou a fazer! A Tourencinho talvez passe por aí amanhã de BTT. Vou fazer a rota da Falperra ( isto se o pé deixar ). Obrigado.

Boas pedaladas e um bom Natal a todos

Pedro Baptista
 

ZeTT

New Member
O meu sogro teve uma lesão no tendão de aquiles e depois do incomodo inicial vieram as dores mais fortes e o inchaço. Depois da visita ao ortopedista, este receitou-lhe um anti inflamatório tópico (trans-act), descanso e mandou fazer exames (acho que foi um TAC). Passadas +- 2 semanas, voltou ao médico. O anti-inflamatório pouco ou nada tinha feito, e os exames confirmaram a lesão no tendão de aquiles. O médico justificou a ausencia de resultados do anti-inflamatório devido à localização da lesão e à dificuldade do medicamento atingir a zona afectada. Depois injectou-lhe outro medicamento na zona afectada e com mais umas semanas de descanso a coisa passou.
 
J

João Vilaça

Guest
Boa Tarde!
Pedro da experiencia que tenho, ao me relatares que sentes um formigueiro tipo choque, não é sintoma frequente nas tendinites, porém não digo que não seja! precisamente esse formigueiro é so na região do pé, ou tb sente ao longo da perna? sofre de algum problema de coluna (dor)?
Abraço
 

pepebapty

New Member
João Vilaça:

Desculpa só agora responder. As coisas melhoraram bastante agora nas férias de Natal. Mudei os pedais, da Bike de estrada, para SPD e usando os mesmos sapatos de BTT as dores estão a desaparecer. O formigueiro já desapareceu. A coluna está boa.

Obrigado a todos

Pedro Baptista
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Quem sabe muito, mesmo a sério, aquele muito teórico e práctico, com muitas experiencias acumuladas, tem as coisas como mais simples do que quem não sabe ainda muito, e por vezes procura soluções e respostas altamente cientificas e técnicas para certas situações... simples. Não sou eu que sei muito... longe disso, mas uma das pessoas que admiro, precisamente por saber tanto (muito mesmo) e dar respostas tão simples e óbvias que parece que foi a minha mãe que respondeu: o Prof. Algarra.
Folgo em saber que está já bem Pedro.

paulo marinheiro

ps - a propósito de respostas simples: um dia perguntei ao Prof. Algarra num curso, se para subir empenas médias deveria treinar intervalado tipo 30/30 para melhorar o Vo2, ou mais tipo series de 1 minuto com 4 de descanso para uma recuperação completa ao estilo Giminez, qual a melhor ou que outras opções ele daria mais. Resposta: o melhor treino para subir empenas médias é... subir empenas médias !!! Assim como o melhor treino para rolar melhor é... rolar. Pois... e eu esperava ouvir uma panóplia de teorias sobre metodologia e levei com a simplicidade efectiva de treino de quem muito sabe.
 

pepebapty

New Member
Pois é!
Apenas segui o seu conselho da troca de pedais... E as melhoras notam-se de dia para dia!
Quem sabe sabe!

Obrigado
 

Tecnical

New Member
Tendinite!! olha quem ela é!

O meu caso chegou a atingir uma proporção considerável.. vão fazer 3 anos.. Estudava música no conservatório, e no meio de tanta percussão.. apareceu uma tendinite um pouco violenta na omoplata direita, nos primeiros dias, tinha mesmo tendões fora do sitio que chegaram a afectar a circulação no braço, e a causar um inchaço terrivel na mão.. Tudo se passou porque num dia pratiquei durante 8 horas, um treino intensivo ao qual não estava habituado. Muitas tendinites aparecem assim. Gostamos de puxar pelo corpo, mas atenção, ele pode não estar preparado. A essência, passa muito por fazer um treino gradual, e ser muito rigoroso com isso, mesmo quando nos sentimos capazes de dar mais, o tendões podem não ter lubrificação suficiente e originar uma inflamação até, sempre! :shock:
O repouso é de ouro, assim que o meu professor viu aquilo no principio, ainda a minha tendinite era uma criança, olhou e disse ''3 meses sem pegar numa baqueta''.

depois dos tendões no sitio a dor foi passando, se as dores continuarem, à muita coisa que ajuda, como massagem, acupuntura, e 1,5L de agua por dia no MINIMO.
Um extenso aquecimento é FULCRAL!!! ainda mais para quem começa a subir :twisted:

ATÊNÇÃO!!!!! muitos formigueiros são reflexos de problema de coluna, acho que no teu caso, se já tens antecedentes de boa preparação física, um tendinite é sempre suspeita,pouca gente(desportistas amadores) conhece esta origem desse sintoma!
...mas o anti-inflamatorio ajuda sempre!

À um produto que já me esquecia de mencionar. chama-se OLEO DE COPAÍBA , é de uma planta da América do Sul. Para os índios é o elixir da vida. Para nós faz milagres. dificil é arranjar. Quem mo disso foi um músico profissional, que sofre do mesmo devido aos movimentos repetitivos do oficio.

No meu caso tenho que me manter alguma manutenção fisica regular, ultimamente não me tem sido possível. Mas em vez de trocar as rodas para reduzir os 17KG da minha bike, terei que comprar uma maquina de fitness Eliptica, é bom para a resistência. Pessoas como eu que so pedalam ao Fim de semana (e sem chuva nem frio :mrgreen:) sentem-se facilmente cansadas.. Com este tipo de exercicios é possivel aumentar a circulação de sangue de forma a melhor levar mais oxigénio a todo o corpo: -cansado +resistência.


Espero que te tenha ajudado. Quando deixei a música a serio, foi uma frustração. agora vou indo, quando à concerto, bebo 3L de agua por dia na semana antes, ajuda muito e nada subtitui o H2O!! nada.

Mantém-te fino.. boas BTTadas...
 

pepebapty

New Member
Obrigado pelos conselhos. Mas a simples troca de pedais resolveu o problema. Acabaram os formigueiros, dores... Estou a 100 % e recomeçei a treinar. A nivel de performance, como era de esperar, estou um pouco abaixo de forma e com um bocado de peso a mais. Agora estou a, gradualmente, retomar à minha forma fisica.

Obrigado e boas pedaladas
 

Pedro_xpto

New Member
Boas antes de mais sintome na obrigação de agradecer toda a boa vontade do Paulo Marinheiro por responder a todos nós membros deste forum sobres questões de saude e treino, e por partilhar todos os seus conhecimentos dentro do mundo do ciclismo, em particular do BTT. Como agr está mau tempo, e tambem devido a problemas de tempo tenho estado a treinar só em rolos, estou a treinar para a maratona do cartaxo dia 10 de fev. o que eu noto é que o treino de rolos so me dá resistencia em termos muscular porque em termos de coração noto que quando vou para o mato ou para a estrada puxa muito mais pelo coração! a minha pergunta é a seguinte será que isto acontece com toda a gente o treino de rolos treina muito mais pernas do que caixa de ar? se tou a dizer alguma barbaridade peço desculpa pela minha ignorancia no respectivo assunto!

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Amaro
 

Conguito

New Member
Sinceramente gostava de saber onde poderemos visitar um desses senhores que aconselham a melhor posição na bicicleta, altura do banco, posição dos cleats, etc.

Quanto a tendinites também já sofri com isso...uma em cada joelho a primeira foi algo dolorosa pois criou fibrose e a coisa andou meses até passar, a segunda tomei providencias assim que senti dor numa semana e 3 tratamentos no massagista estava a andar de bike.

Eu como sofro um bocado com essas dores de joelhos, uma precaução que tenho e fazer gelo logo a seguir ao esforço quando me é possível claro, e claro também comecei a fazer ginásio pois o médico disse-me que era bom, escusado será dizer que senti melhorias.
 

Campeão_1978

New Member
Acabei de falar sobre a problemática de tendinites noutra página do forum, pelo que deixo aqui um copy-past da informação deixada no outro tópico.

"Regra geral uma tendinite resulta de treino desadequado ao nivel desportivo actual do desportista.

Um dos principios do treino é a progressividade das cargas, e regra geral, devido a uma grande motivação, tem-se tendencia para acelerar demasiado a carga de treino. O que resulta em tendinites de esforço.

Em relação ao desportista q iniciou este tópico, ele era oriundo de outro desporto, pelo que toda a sua extrutura muscular e articular está especializada num outro desporto que não no acto de andar de bicicleta, pelo que a adaptação ás cargas de treino têm necessariamente de ser mais longa e progressivas, para permitir uma organização de toda a extrutura muscular e articular.

Então afinal como surgem as tendinites?

É precisamente da diferente velocidade de adaptação ao esforço da extrutura muscular em relação à articular e tendinosa

A adaptação muscular é rápida e praticamente imediata, ao contrário de articulações e tendões que precisam de uma adaptação longa e continuada.
Do ciclo treino/recuperação promovemos a adaptação muscular, se este ciclo for demasiado intenso para o nivel actual do desportista, começa a surgir uma descrepância na capacidade de solicitar a extrutura muscular (naturalmente mais forte devido á rápida adaptação aos esforços) da extrutura articular e tendinosa, com o natural surgimento de uma lesão.

Quando menor a experiencia desportiva, mais fácil é de ocorrer esta situação."

Aproveita para adicionar mais qualquer coisa :eek:)

O trabalho de um treinador é precisamente adequar a carga de treino e recuperação desportiva ao nivel desportista actual do atleta/desportista, no sentido de este progredir de uma forma sustentadamente e mais importante de tudo, segura.
 
Top