Percurso para Fátima

Boas pessoal estou a pensar em ir de almada até fatima de bike de btt mas não sei de caminhos se alguem souber e se puder informem me, pode ser através de estradas nacionais se por acaso alguem estiver interessado em acompanhar disponha quantos mais melhor:D
obrigado conto com todos voces cumps betetistas...
 

ricoliveira

New Member
Boas Bruno se vens dos lado de Lisboa tens o "Caminho do Tejo", e um caminho muito conhecido e que facilmente vais conseguir informações na net!!!
Abraço e uma boa aventura.
 
ja vi o tal caminho do tejo mas so falam em percursos a p]e eu procurava de bike a saber as localidades e klms pelo caminho mais curto se for possivel se alguem puder ajudar ...
 
Boas

Até V. Franca de Xira não sei, mas parece-me que é quase sempre pela estrada nacional.

A partir de V. Franca sei o caminho (grande parte é feito pelo caminho dos peregrinos - Caminho de Fátima)

Cump's
 

jmdcfigueiredo

New Member
E qual a tua disponibilidade Bruno? Estou a pensar fazer-lo esta semana tambem com partida de Almada, mas seria de comboio até ao Parque das Nações.

Nunca fiz mas tanto quanto sei o caminho está bem marcado. Ainda assim qualquer coisa e o gps ajuda na procura do rumo certo!
 
Existe um site já referenciado neste fórum, que penso que poderá ajudar, apesar de ser mais direccionado para caminheiros:

http://www.caminho.com.pt/mapas.html

Talvez lá para a Primavera ou Verão eu faça o percurso, pelo Norte! :mrgreen:

PS: Quando surgem estes sites úteis, tenham o cuidado de guardá-los nos Favoritos ou Marcadores (consoante o Browser que estejam a usar). Se mais tarde precisarem, é só pesquisar lá pelo site!
 
Last edited:
esta semana n posso nem este mes terá que ser uma coisa bem planeada mas nos proximos meses é uma questão de combinarmos bem combinado pode ser que apareça mais pessoal que alinhe mas é mesmo para fazer, mas desde ja agradeço a todos os que possam ajudar e comentar
e ja sabem quem quiser será sempre bem vindo quantos mais melhor
cumps
 
Eu este ano vou fazê-lo pela primeira vez , normalmente durante o mês de Abril.

De BTT é quase impossível , ou no minimo extremamente complicado , de se fazer em apenas 1 dia , o normal pelo que tenho visto é 2 dias.
120Km no 1º dia , pernoitar em Olhos de Agua e no 2º Dia os Últimos , mas terríveis , 40Km.

Eu tambêm sou da margem sul , perto de Sesimbra e sem dúvidas que era mais prático haver um caminho a partir daqui , sem ir a Lisboa , talvez seguindo ao Porto Alto e dai Para Vila Franca e apanhando ai sim o caminho normal.
 

Rodasepedal

New Member
Boas,

Bruno, mandei-te mail com a info que pediste.

Fernando isso é facilimo. Vais ao Google Earth vês qual o percurso melhor para ires ao encontro do "Caminho" riscas, passas para o GPS e tá feito...

Eu este ano vou fazer isso. Vou sair de casa (Stª Cruz-Torres Vedras), por trilhos, em direcção a Alenquer e entro no "Caminho" na zona da Azambuja, conto fazer aproximadamente 165 kms em dois dias.
Passo a explicar o porquê dos dois dias.
Em 2009 fiz tudo num dia e ia morrendo. Saimos da Torre Vasco da Gama pelas 8h30 da manhã com o objectivo de fazer, no 1º dia 85 a 90 kms, ou seja até Santarem. Como chegámos a Santarem pelas 14h, almoçámos e, "se calhar faziamos mais uns kilometros", vamos não vamos e fomos... Maldita hora, estava fisicamente preparado para fazer o "Caminho" em dois dias. Até Minde fez-se, mas depois é que são elas... de Minde a Fátima são aproximadamente 30 kms com muita pedra, subidas do camandro.
Com o calor que estava tornou-se uma peregrinação bastante penosa, mas já que estáva-mos tão perto de conseguir o objectivo, fui continuando para não deixar mal os meus dois companheiros de pedal.
Eu que até sou um gajo com uma certa pancada quando toca a descer (pelas palavras do Póvoa) fiz os ultimos kms até Fátima quase parado tão mal me sentia.
Chegámos a Fátima eram 20h45... não tivemos furos nem problemas mecânicos o tempo que parámos foi para comer, abastecer de água e tirar meia duzia de fotos.
Foram 153 kms em +/- 10h a dar ao pedal.
Digo-vos,cheguei a Fátima quase nem via. Chorei, pelo menos para dentro, mas chorei sentido por ver a minha jornada em bom porto e a minha promessa comprida.

Nesse dia quase nem comi, de tão mal que me sentia, mas psicológicamente sentia-me "um homem novo", (fui por promessa) Deus ajudou-me a concretizar o "caminho" e quando me sentia a quebrar lá descobria mais alguma força para continuar.
Tenho a agradecer muito, mas mesmo muito ao PÓVOA que me acompanhou, apoiou e deu força quando eu pensei em desistir.

Com isto posso dizer-vos. O caminho faz-se num dia, mas preparem-se muito, mas mesmo muito bem, pq se não estão habituados a tantos kms em cima da bike acaba por ser um percurso bastante duro.

Cumps
RODAS
 
Last edited:

Rodasepedal

New Member
Eu se tudo correr bem pretendo fazer o "Caminho" nos dias 10 e 11 de Junho, a aproveitar o feriado e o domingo para descansar.

Cumps
RODAS
 

L miguel

Member
Uma pequena sugestão: para quem vem da margem sul, penso que será melhor seguir a sul do tejo até Muge, e aí atravessar pela ponte de Porto de Muge e seguir pelo campo até ao vale de Santarem. Analisem...
 
obrigado pela sugestão lmiguel quando reunir o pessoal q queira ir é uma ipotese a ser pensada
-Carferreira sim na boa dp quando souber d data digo t p combinar ate la envia m o teu contac p mail em baixo.
-Marrokan quanto aos 2 dias ainda n sei tudo depende da decisão do pessoal por mim s calhar 2 dias tb é o ideal para n estafar mto mas quando souber o que o pessoal q quer ir prefere eu digo t. Tudo indica q será pa ser feito no mes d abril ate la quem quiser alinhar esta á vontade
para tal sugiro que enviem para o mail carvalho.ar@gmail.com o nome e contac dos interessados pq assim dá para s saber com mais certeza do pessoal q alinha.
obrigado e cumps
 
Top