Pequeno almoço

Sprintoso

New Member
Boas,

A partir de hoje só leite de soja.

O leite de vaca a mim arrasou-me a época!!!

Sentia cansaço permanente, tinhas constipações a toda a hora, dificuldades respiratorias, sono desregulado, borbulhas enormes, tosse, etc, etc, etc.

Até o meu sistema imunitário se passou dos carretos!!! Pois estava constantemente a combater as proteinas do leite. E isto acaba com qualquer pessoa...

Depois de algumas analises descobri que sou alergico ao leite.

Quais são os sintomas da alergia ao leite?

Diagnosticar alergia às proteínas dos alimentos requer muitas análises por parte dos médicos. A alergia pode ocorrer em mais de um alimento e os sintomas são os mais diversos. Isto torna difícil distinguir se os sintomas são devidos à alergia ao alimento ou a outros problemas.

Os sintomas da alergia podem ser classificados em seis tipos:
leitemf2.jpg

Geralmente, mais de um sistema do corpo estão envolvidos nas reações alérgicas. Os sintomas gastrintestinais são os mais comuns. Como pode ser observado, as reações realmente são muito diversas, dependendo de cada caso. Os sintomas da alergia podem surgir imediatamente ou até várias horas ou dias após a
ingestão do alimento.

:arrow: Tipo 1 - Os sintomas iniciam dentro de 45 minutos da ingestão de pequenas quantidades do alimento, causando principalmente problemas na pele, eczema e urticária. Pode também apresentar problemas respiratórios (nariz escorrendo, chiado etc.) ou gastrintestinais (vômito e diarréia). Estas crianças normalmente têm concentração de IgE elevada.

:arrow: Tipo 2 - Os sintomas iniciam diversas horas após a ingestão, Apresentando, principalmente, sintomas de vômito e diarréia.

:arrow: Tipo 3 - Os sintomas aparecem depois de 20 horas, ou até mesmo dias, após a ingestão, incluindo diarréia, com ou sem reações respiratórias ou na pele.

A alergia que se manifesta rapidamente tende a ser facilmente diagnosticada e é detectada no teste da pele. Por outro lado, a alergia que se manifesta muito depois da ingestão não é facilmente diagnosticada e tende a produzir doenças crônicas que. às vezes, não são relacionadas facilmente com sua causa.
O diagnóstico preciso, feito por um profissional, é essencial para que a causa seja determinada.


Quem diria...
 

Fabio Abreu

New Member
Nos dias "normais" cereais com leite..
Nos dias que tenho uma prova é um prato de cerelac com agua :mrgreen:

O meu pequeno almoço é assim ha quase 2 anos e nunca tive problemas com o leite!!

Cumps :wink:
 

Hetfield

New Member
O meu pequeno almoço num dia normal é o seguinte:

- 8 claras de ovo
- 1 kiwi
- Taça de cereais integrais com leite magro
- 1 multivitamínico + minerais

Se for andar de manhã troco os cereais com leite por tostas integrais com queijo magro. Demoro a digerir o leite por isso nunca bebo antes de andar.
 

Sprintoso

New Member
Boas Hetfield,

Eh pá! Deves ter um aviário lá em casa!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

8 claras por dia é muito ovo!! São praticamente 250 ovos por mês! :mrgreen: :mrgreen:

O Zé Azevedo também toma clara de ovo ao pequeno almoço, mas acho que é por periodos de X tempo etenho a certeza que não passam de 2 ou 3 claras por pequeno-almoço.

Boas pedaladas
 

Hetfield

New Member
Sprintoso said:
Boas Hetfield,

Eh pá! Deves ter um aviário lá em casa!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

8 claras por dia é muito ovo!! São praticamente 250 ovos por mês! :mrgreen: :mrgreen:

O Zé Azevedo também toma clara de ovo ao pequeno almoço, mas acho que é por periodos de X tempo etenho a certeza que não passam de 2 ou 3 claras por pequeno-almoço.

Boas pedaladas


No total são 10 por dia e já houve alturas em que eram 15 ou 20 :mrgreen:. É uma herança dos tempos do "culturismo". Não há proteína mais barata, até porque a minha avó tem galinhas em casa :wink:.
 

Sprintoso

New Member
Boas Hetfield,

Força nisso então!! :mrgreen: :mrgreen:

Só precisas é de ter cuidado com uma coisa! Talvez um dia de tantos ovos comeres ainda começas a cacarejar. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço e boas pedaladas
 

Sprintoso

New Member
Boas Mascote,

Não tens qualquer vantagem em consumir bebidas isotonicas logo ao pequeno almoço.

Deverás fazer uma boa hidratação com cerca de 500 ml de solução isotonica antas de um esforço intenso.

Aqui fica um pequena explicação:

As bebidas isotônicas são soluções cuja concentração de moléculas (osmolalidade) é semelhante aos fluidos do nosso corpo (280-340 mosmol/Kg) e, portanto, podem ser incorporados e transferidos para a corrente sangüínea através do processo osmótico.
São usadas principalmente para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração ou outras formas de excreção, pois não interferem no equilíbrio hidroeletrolítico do corpo. São bebidas isotônicas o soro caseiro, água de coco, e outros isotônicos industrializados como Gatorade, SportDrink, Marathon, SportFluid, SportAde,etc.

O uso de isotônicos em casos de desidratação depende de recomendação médica. Entretanto é comum a sua utilização como auxiliar no tratamento de algumas desidratações em crianças, por não provocarem diarréia nem possuírem substâncias capazes de inibir ou diminuir o poder de absorção intestinal, e o seu uso para repor líquidos e sais perdidos pela prática de esportes.
A prática esportiva provoca a queima de calorias e a perda de água e sais minerais por meio da transpiração e do aumento da respiração cutânea. Por isso a reposição de nutrientes é, além de saudável, fundamental para o bom funcionamento do corpo. Quando o corpo sua, há grande perda de água do sangue, que se torna mais concentrado e fica com nível de sódio mais alto. Isto aumenta a sensação de sede.

Hidratação X Desidratação: O uso de isotônicos em casos de desidratação depende de recomendação médica. Entretanto, é comum a sua utilização como auxiliar no tratamento de algumas desidratações em crianças, por não provocarem diarréia nem possuírem substâncias capazes de inibir ou diminuir o poder de absorção intestinal.


A hidratação facilita o transporte de proteínas hidrossolúveis, como por exemplo a Tiamina (vitamina B1, importante para o metabolismo dos carboidratos, formação de ATP/energia), previne lesões nos tendões musculares e diminui a conversão do piruvato em lactato.
O organismo pode ser reidratado pela ingestão de várias bebidas, como água, suco de frutas, água de coco, refrigerantes e até cerveja.

Contudo, em certas situações como as competições esportivas, a reidratação dos tecidos precisa ser feita com grande rapidez. O suco de laranja, ainda que com taxa relativamente baixa de sódio, é outra opção, porém, devido ao fato de ter mais carboidratos, a taxa de esvaziamento do estômago e a absorção intestinal é mais vagarosa levando mais tempo para atingir os tecidos do corpo que necessitam desses fluidos.
Bebidas alcoólicas como a cerveja têm geralmente alto teor calórico, acima das necessidades imediatas de reposição relacionadas aos exercícios. Além disso, o álcool é diurético e não é boa fonte de energia.

Bebidas como refrigerantes oferecem uma absorção mais lenta e com a concentração de gás carbônico leva a distensão das paredes do estômago (mal estar).
Por isso, a bebida isotônica é uma das mais indicadas para repor com a necessária rapidez, os líquidos, sais e energias perdidos com o esforço físico.

O consumo de bebida isotônica contendo de 6% a 8% de carboidrato é o mais indicado, principalmente se este for maltodextrina ou frutose, pois mantém uma absorção lenta de glicose, prevenindo que o movimento cesse e o atleta apresente hipoglicemia. Após o treino e competição, a reidratação é fundamental para aumentar a excreção de substâncias tóxicas.

Especialistas orientam que os isotônicos só precisam ser consumidos quando ocorre uma perda de mais de 2% do peso do indivíduo através da transpiração devido a uma grande quantidade de sódio e outros sais que são eliminados e sugere de uma maneira bem prática comparar o peso do indivíduo no início e no final do exercício e descobrir quanto foi perdido de acordo com a equação:

PESO PERDIDO x 100 / PESO CORPORAL

Caso o maior que 2 deve-se ingerir um isotônico. Se o resultado for menor ou igual a 2, a ingestão de água é suficiente. O resultado da equação indica também a quantidade em litros, de líquidos que o indivíduo deve ingerir para recuperar-se.
A reposição recomendada de líquidos e sais será ainda mais discutida neste trabalho.
Os isotônicos também são eficazes, pelas suas propriedades hidratantes, para curar a "ressaca" causada pelo consumo excessivo de álcool.
Observação: Os isotônicos são mais facilmente absorvidos em temperatura em torno de 4°C, para facilitar o esvaziamento gástrico.


DISCUSSÕES

Por serem ótimos repositores hidroeletrolíticos, as bebidas isotônicas passaram a ser comercializadas, como público alvo principalmente atletas ou praticantes de atividades físicas. Muitas discussões sobre a utilização desses isotônicos industrializados acontecem no momento. Muitas perguntas são feitas para esclarecer a eficácia, a legislação envolvida e o uso indiscriminado desses isotônicos, principalmente por pessoas não praticantes de exercício físico que necessite de reposição de líquidos e eletrólitos.

A moda dos produtos para esportistas se popularizou e começou a ser usada também fora das academias e quadras. No caso dos isotônicos, a princípio não existe contra-indicações já que o objetivo do produto é repor água e eletrólitos perdidos pelo corpo.
Esses isotônicos industrializados são de agradável sabor e de fácil aceitação e, apesar de serem direcionadas para praticantes de atividade física, vem ao longo dos anos sendo amplamente consumidas até por sedentários em substituição a refrigerantes, nos bares, lanchonetes e restaurantes. Em contrapartida encontramos muitas pessoas que praticam exercícios vigorosos exaustivamente e não consomem o repositor hidroeletrolítico para não repor as calorias perdidas na "malhação".

Então, o que se verifica é uma inversão total de papéis, ou seja, aquele para quem se destina o produto não o consome com receio de engordar, e o outro que deveria preocupar-se, o faz sem qualquer controle.

Existem vários mitos em torno deste produto. Um deles é que o seu consumo excessivo leva a problemas renais devido às elevadas concentrações de sais. Essa afirmação não é coerente já que um saquinho de pipoca tem cerca de oito vezes mais sódio do que quinhentos mililitros de um isotônico comum. É importante lembrar que essa mesma quantidade de sódio é 1/10 da necessidade diária recomendada pela RDA (Recomended Dietary Allowances). Portanto, o uso moderado dessas bebidas não possui restrições para quaisquer pessoas.

Outro erro muito difundido é imaginar que as bebidas isotônicas dão uma energia complementar. Eles possuem quantidades muito pequenas de carboidratos e baixas calorias.
Todos essas idéias equivocadas a respeito dessas bebidas devem-se essencialmente à falta de informção da população. A ignorância por parte dos consumidores a respeito do produto consumido pode até gerar problemas sérios para essas pessoas, já que algumas delas acreditam que podem substituir alimentos essenciais por esses produtos.

As autoridades da saúde e os especialistas estão preocupados com o uso indiscriminado dessas substâncias. E estão dando incentivo a sérias discussões a respeito desses produtos. Essa questão passa também pelo problema da mídia, que influencia drasticamente o consumo desses produtos. Por isso, nova legislação está sendo formulada com a ajuda de especialistas de outros países, onde estes produtos estão bem mais disseminados.


Resumindo, não ganhas nada com essa ingestão destes sais em jejum, pois o teu organismo(se estiveres saudavel) não necessita de toda essa complementação quando estas em repouso ou com actividade fisica de baixa intensidade.

Boas pedaladas
 

rucaf3

New Member
Para mim de á pouco tempo para cá é...

Um bom prato de Nestum mel quando me levanto, depois enquanto arrumo as coisas e ponho a bike no carro (caso seja necessário) vou bebendo 500 ml. de Isostar e siga... entretanto quando chego ao destino (Sintra) um cafézito e :twisted: :twisted: siga pela serra a cima que nem um doido.

Se estiver atrazado para o ponto de encontro :mrgreen: tento numa pastelaria próxima comer um bolo de arroz e um café sem açucar e já me remedeia para a volta. :lol:
 

Chambel Marques

New Member
Um chá, uma torrada e uma banana. Dou inicio ao passeio com os amigos, na próxima terriola um cafézito. E levo sempre duas barritas para comer ao longo do giro. :cheers:
 

TMiranda

Member
Já agora, que tipo de barritas aconselham para levar numa saida/raid?

estive a dar uma vista de olhos e existem barritas de recuperação / high energy / performance / etc...
 

i_mendes

New Member
No total são 10 por dia e já houve alturas em que eram 15 ou 20 . É uma herança dos tempos do "culturismo". Não há proteína mais barata, até porque a minha avó tem galinhas em casa .

Hetfield, e então o fígado? Aguenta isso tudo. Há que ter cuidado com isso.

TMiranda, compra um Mars (chocolate). Aquilo é uma verdadeira bomba de energia. Já vi a Vanessa Fernandes comer isso durante uma prova.
 

Bikerboy17

New Member
os substitutos de soja sao de facto a melhor alternativa....

os sumos tambem sao muito bons...

as bananas podem ser indegestas..

mas...cada corpo é um corpo

boas pedaladas
 

santow

New Member
na minha opiniao o melhor pequeno almoço pré-pedal ou pré qualquer treino depende não só da duração da volta que vamos dar, da nosso metabolismo,
mas também da vontade que temos de levantar umas horas antes de começar a pedalar!
a principal refeiçao do dia é o pequeno almoço para qq pessoa quanto mais num atleta que vai queimar energia passado um bocado!
se tivermos vontade de levantar 2h antes deve-se comer á vontade!exactamente tipo jantar!
os hidratos de queima rápida não chegam!necessitamos dos hidratos complexos que vão sendo digeridos e gastos ao longo da manha!
eu consigo levantar-me 2h antes, não só quando vou pedalar mas também quando faço os meus outros treinos!
e depois tudo depende do meu apetite!
desde nestum, sandes, geleias, queijo fresco, AVEIA, bananas, gelatina!!
tento sempre conjugar proteína, hidratos simples e compostos, e uma pequena percentagem de lípidos!
isto tudo sem suplementos, porque se houver suplementaçao tem que se conjugar com a alimentaçao para não haves excessos!

mas é apenas mais uma opinião!!
cumprs
 

hatR

New Member
Isso de "beber" ovos ajuda num maior desenvolvimento a nível muscular?

E já agora digam como tomam os vossos, se são simples ou com açucar...
 
Top