Pedido

Arpeggio

New Member
Boa noite meus caros,

Há muitos tópicos com queixas e queixinhas dos automobilistas, esses bichos maus, que atropelam propositadamente o ciclista para sua satisfação pessoal. É verdade - há muita gente selvagem por essa estrada fora, mas eu, outros ciclistas, bttistas, cicloturistas ou como nos queiram chamar, começamos a ficar fartos de ver chicos espertos em duas rodas a violar qualquer regra do código da estrada. São cada vez mais. Não páram em vermelhos, nos stops nem nas passadeiras, andam por cima do passeio, não dão prioridade onde devem dar, metem-se em sentidos proibidos, não usam iluminação adequada à noite, etc. Já fui abordado, nas minhas sossegadas e ecológicas deslocações, por automobilistas verdadeiramente simpáticos que me perguntam porque é que nós, orgulhosos utilizadores da bicicleta, nos achamos acima de tudo e não respeitamos nada nem ninguém e depois andamos armados em anjinhos a fazermo-nos de vítimas do enlatado desmiolado? Não tenho grande coisa para dizer nesses momentos, na verdade... A razão simplesmente não está do meu lado.

Sabem que imagem é que temos? De boys endinheirados e vaidosos, que por termos bicicletas "não-supermercado" e estarmos no desporto da moda julgamo-nos superiores aos automobilistas. Simplesmente ninguém nos respeita e nem damos qualquer razão para isso.
Eu, que uso a bicicleta diariamente como meio de transporte, estou saturado de levar com bocas foleiras do por outros enfurecido automobilista; qualquer dia passam-me por cima por algo que não fiz, e isso não me parece uma experiência agradável.

Ou começamos a respeitar, de uma vez por todas, o código da estrada e nos tornamos humildes, ou vão continuar, e cada vez mais, a aparecer tópicos com casos desagradáveis e algo insólitos neste fórum e semelhantes.

Correndo o risco de me repetir, é urgente começarmos a respeitar para sermos respeitados. É urgente a comunidade ciclística subir alguns patamares na consideração dos cidadãos. É tempo de sermos pessoas a estimar e não a abater.

Lembrem-se que por causa de uns pagam os outros, e que normalmente nunca têm culpa.

Obrigado pela vossa atenção,

Arpeggio
 
Top