Pedaleiro K-Force Light em Specialized HT S-Works

Riginho

New Member
Boa tarde caros companheiros das pedaladas.
Tenho esta duvida que me atormenta e que me impede de comprar um pedaleito FSA K-Force Light para montar na minha Specialized HT S-Works de 2009, quadro Fact 10.
As duvidas que tenho são as seguinte:
- o rolamento que o quadro comporta é o press-fit BB30 ou o que leva rolamentos presos ao quadro BB90?
- o quadro em questão tem a escora esquerda moldada para que o crank não roce, por isso não posso comprar qq pedaleiro para montar ali. Que medida devo ter em consideração para comprar o pedaleito correcto, uma vez que lá tenho um crack montado de 170mm mas já vi no site da Specialized que o quadro 17 deve ter crank 175mm?

Preciso mudar os pratos pedaleiros e como o gasto sgnificativo e tenho o cranks bastante estragados, queria aproveitar e montar um pedaleiro novo mas não quero comprar e depois não servir.

Agradeço a ajuda que me derem.
Obg.
 

BigFoot

New Member
boas,
parece me que vai ai uma confusao grande. em relaçao ao tamanho dos cranks é facil, 170mm fazes mais força que 175mm, porque o momento criado por alavanca de 175mm é maior com a mesma força aplicada em ambas as medidas, como tal isso vai um pouco do gosto principalmente aliado a outros factores tecnicos como a tua estatura, altura da bicicleta ao chão etc. Fica descansado que os cranks não vão roçar no quadro (se era essa a duvida)
Relativamente aos rolamentos creio que esse quadro não suporta BB30, portanto é o (quase) tradicional rolamentos de copos roscados no quadro. (não sei se se chama BB90, mas penso que não)
 

pepelento

New Member
Caixa de rosca numa S-Works de carbono de 2009? :D :D :D

Isso é BB-91, os rolamentos entram sob pressão. O eixo pedaleiro tem de ser daqueles da shimano (deore, slx, xt, xtr,...) não servem os da Sram GXP nem os BB30. GXP ainda podes por, mas tem de: ou trocar os rolamentos, ou usar um adaptador.
 

Riginho

New Member
Obrigado pelos esclarecimentos "pepelento".
Então o que me estás a querer dizer é que o quadro Specialized HT S-Works de 2009 leva um movimento daqueles Shimano Press-Fit XTR BB91?
Muito bem, até não são muito caros. Mas quanto ao pedaleiro FSA K-FORCE Light 175mm, será possivel montá-lo no quadro? É que estou mesmo inclinado para adquirir um desses mas sem certeza da montagem resultar não avanço com a compra.

Obg
 

pepelento

New Member
Funciona o modelo K-FORCE LIGHT MEGAEXO, em que o eixo é de 24mm de diâmetro que é o que precisas (para confirmares podes medir o diâmetro do eixo pedaleiro que tens agora, mede com um paquímetro). O K-FORCE LIGHT BB30 não dá.
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Como já disse o amigo pepelento, terás de meter um eixo BB91, tipo os da Shimano, os da BB30 não dá, se o quadro fosse BB30 dava para colocares adaptador, assim já não!!

Se procurares pela net, encontras o que queres!

Abraço amigo
 

Riginho

New Member
Meus caros comparças dos trilhos,
Muito obrigado pelos esclarecimentos.
Já compreendi o porquê do BB30 nao ser montavel no meu quadro, por causa do tamanho do eixo.
Agora posso comprar com segurança o pedaleiro que pretendo.
Grande abraço a todos.
 
Top