Pedaleira DEORE

checker

New Member
Boas Pessoal,
o ano passado arranjei um quadro porreirito da checker pig e pus maos a obra a montar a bike, componentes leves e quase tudo XT menos a pedaleira pois o orçamento tava no limite e teve que ser uma DEORE.
e agora estou a pensar substituila pela XT, mas o tipo da oficina aconselhou-me a não o fazer poes esta ainda esta boa e nao necessita de substituição!
O que faço pessoal!vou pelo mecanico e deixo-me estar ou abro os cordoes a bolsa?

Saudaçoes bttistas
 

Chico Pinto

New Member
tu é que sabes se tens dinheiro para gastar se nao deixa estar , eu na minha opiniao deixava estar e quando estivesse desgastada ai sim trocava porque nao é com um pedaleira nova que vai ficar assim tao leve , mas é so a minha opiniao
 
Na minha opinião, e pelo lado racional, a alteração para XT de uma deore em boas condições não vale a pena.

Analisando:

Em relação ao peso, muita da diferença entre deore, slx e xt está nos pratos e não tanto nos cranks e movimento , vejamos:

pratos da Deore: 22 aço 32 aço 44 alu
pratos da Slx: 22 aço 32 alu 44 alu
pratos da Xt: 22 alu 32 alu 44 alu

a diferença entre os pesos de pratos 22 + 32 em aço e 22 + 32 em alu é de umas 70 gramas.

Se as 3 pedaleiras tivessem pratos iguais o seu peso seria muito mais aproximado do que é na realidade.

Não esquecer que os pratos de aço embora sejam mais pesados DURAM muito mais.
Quanto ao comportamento físico, acho que é imperceptível qualquer diferença de rigidez entre elas e acredito que as deore sejam mais que as xt.

Se é para tirar peso na bicicleta considero que há componentes onde vale mais a pena investir pois consegues notar diferença ao contrário da pedaleira... ->> rodas / pneus

Depois há a componente "estético-psicológica" da coisa, para muitos bttistas fundamental e para outros nem tanto. Aqui cada cabeça sua sentença. Para uns uma deore é o suficiente e para outros uma xtr não.

Concluindo:

Se trocares para XT perdes um bom dinheiro pois sendo uma peça sujeita a desgaste depois nunca mais vais conseguir vendê-la a um bom preço. Os pratos vão durar-te bem menos e quando quiseres comprar substitutos iguais vão ser bastante mais caros.

Por outro lado, ficas com uma bike um pouco mais leve, mais valorizada e não vais pensar tão cedo em subir a classe da pedaleira. Dá um certo descanso mental hehe
 

checker

New Member
Obrigado pessoal
Vou deixar estar esta, troco quando necessitar de substituição como voçes me aconselham
saudaçoes bttistas
 
Top