Pedaleira 2 pratos Vs Pedaleira 3 pratos

pmgf

New Member
Boas. Montei ha bocado 2 pratos, um de 28 e outro de 40. Tinha 24-32-42, agora está complicado de afinar o desviador da frente. Muda bem de pratos, mas o problema é que nas mudanças mais pesadas (com menos dentes) a partir do meio, roça sempre muito no desviador. Por exemplo, andar no prato de 28 e no de 11 atrás não dá, roça muito no desviador. Quem passou de 3 pratos para 2 e manteve o mesmo desviador consegui afinar bem? Não sei se me explikei bem, desculpem qualquer coisinha mas ando nas andanças da mecânica do btt há pouco tempo! :)
 

fitty77

New Member
Tens que afinar a posição relativa do desviador.... O desviador, em principio, tem largura suficiente para a corrente correr toda a cassete. Se arrasta nas mais pequenas, é porque "no outro lado" tem espaço de sobra. Deves afinar o parafuso de fim de curso, para evitar que o desviador, quando metes o prato mais pequeno, se "chegue" demasiado ao quadro.
 

klaser

Well-Known Member
"boas mais uma vez cassetes de 11/36 ou 12/36 nao existe para 9 velocidades .
espero que me possam ajudar mais uma vez . "
Existe sim uma cassete Deore HG51 12-36 9V.......
 

edununo

Well-Known Member
pmgf montaste o prato 28 no lugar da avozinha e o de 40 no meio certo? Se sim, nem deves usar os 28 com 11 atrás. É muita torção da corrente.
 

pmgf

New Member
edununo sim montei como disseste. é muita torção mas não devia estar assim. Amanhã logo tento afinar melhor o desviador...
 

abelha2

Active Member
eu continuo a achar que o melhor é 3x9. pelo menos eu sinto necessidade de usar 1º 1º, na configuração 3x9.

Mas isso sou eu que não ligo ao peso. Numa bicicleta nova, ainda compreendo essa questão, agora trocar a transmissao toda de ma bike para passar para 2x10, nao compreendo...mas respeito quem liga as gramas
 

Giantfreerider

New Member
Também acho que 3x9 faz o serviço....e para ter relações próximas das configurações de 2 pratos...mantive os 3 pratos à frente e pus uma cassete de 11-28 atrás.
Estou muito satisfeito com a minha opção, e não sinto falta de mais mudanças (vinha de uma cassete de 11-34!)
 

joaocmf11

New Member
(antes de mais nada, desculpem a minha ignorancia no assunto)
eu nunca uso a avozinha(mesmo), e não posso simpleste remove-la? e continuar com os mesmos desviadores, e a mesma casste 11-32?
(mais uma vez, desculpem a ignorancia)
 

Giantfreerider

New Member
Poder podes...convém é que depois limites o mínimo do desviador da frente de modo a que, se por engano carregares demais no manipulo, a corrente não salte para o sitio onde estava a avozinha!;)
 

pmgf

New Member
Boas. Estive a tentar afinar o desviador dianteiro e penso que não consigo melhor... Muda bem de um prato para o outro mas a corrente roça no desviador a partir da 7ª, no prato mais pequeno... No 10ª faz um barulho infernal. Sei que é muita torção na corrente, mas quando tinha os 3 pratos à frente, no prato do meio (32) e na 10ª não roçava no desviador, e no prato pequeno (24) e na 10ª roçava pouco... Pessoal que passou de 3 para 2 pratos à frente, podem confirmar-me se também se passa o mesmo convosco?
Cumps
 

Scubalu

Member
Venho de uma 3x9 e agora tenho 2x10 com pratos 27/42, no meu caso pessoal não vejo nenhuma vantagem no 2x10, perde-se velocidade e ando sempre no prato 42 o que se torna muito pesado na maioria das subidas quando desço para o 27 parece que fico parado tendo logo que compensar com a cassete. A configuração
2x10 não funciona tão bem, tem muito mais tendência a chupões coisa que nunca me acontecia no 3x9. O prato 32 dava para fazer tudo e tinha o 44 para situações
rápidas, a avozinha se colocarmos 24 dentes é optima para subir paredes e evitar lesões por excesso de esforço.
 

pmgf

New Member
Eu mudei porque não gostava muito da relação 3x10, raramente usava a avozinha... Muitas bicicletas para xc actualmente trazem a configuração 2x10, então decidi experimentar. Montei e hoje estive a afinar o desviador. Só poderei opinar ao fim do dia, daqui a pouco vou dar uma volta para experimentar.
 

Giantfreerider

New Member
Mas dantes não roçava na configuração 2 e atrás na 10º?
É que bastava afinares o parafuso "low", de modo a que ele não passa-se para o prato pequeno...por isso assim devia ficar bom, mas sem saltar a corrente.
 

pmgf

New Member
Não. Eu fiz isso mas não ficou afinado. Agora está mais ou menos... Fui testar os pratos, fiz 75 km, 20 deles numa pista de alcatrão, e os restantes em terra batida e alcatrão. Não fiz nenhuma subida muito acentuada, mas gostei bastante. Andei quase sempre no prato maior, so usei o de 28 em algumas subidas. Penso que esta relação é mais eficaz, pelo menos para mim. Amanhã quero fazer umas subidas para testar, mas depois de hoje não estou nada arrependido da alteração que fiz, pelo contrário!
 
Pessoal, ando a pensar substituir a minha pedaleira, e tenho andado a procura de opções mas nos novos modelos apenas encontro pedaleiros para utilizar como 2X10 ou 3X10. Estes pedaleiros serão compatíveis com cassetes de 9v? ou teno de alterar mais algum material?
 
Top