Pedalar na Praia

Malhas

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Este fim de semana, aproveitando as praias ainda vazias, fui rolar para a praia entra a Costa, Fonte da Telha e a Lagoa. É um excelente treino de resistência, já que o atrito provocado faz com que pareça uma longa e interminável subida (suave). De qualquer maneira, com o vento ja pelas costas, ainda se atingem boas velocidades.

É claro que chegado a casa foi ver-me logo a passar toda bicicleta por água, não tanto pela areia (essa em qualquer trilho se acumula), mas mais pela água salgada (que não sei até que ponto será prejudicial).

Alguém já fez o mesmo?

Não tenho amor à bicicleta?
 

jonypaul

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Eu já andei um percurso pequeno na areia ( mesmo ao pé do mar, claro ) mas não mais de 1km.
A verdade é que não me parece muito saudável, porque a areia na pedaleira, nor carretos e na corrente, especialmente se estiverem bem oleados, faz um barulho super irritante e creio que pode mesmo danificar... daí nunca mais ter feito o mesmo. Em termos de resistencia, sim, treina muito mais... mas se fosse a ti ao ir para percursos de areia levava uma bike mais antiga, de menor qualidade... seria chato ter de substituir a transmissao :roll:

Mas atenção, esta é apenas a minha opinião, talvez alguem com mais experiencia te possa dizer melhor
 

yjmalmsteen

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ja me disseram que a agua salgada e mesmo a proximidade mata tudo :S
disseram-m k por exemplo a suspensao fica com humidade e bla bla bla
 

mdaniel

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Ora caro amigo como moro a pouco mais de 200 metros do mar posso te dizer que mesmo sem ir á praia e com a bicicleta guardada em garagem sofro os efeitos da proximidade do mar. Tudo aquilo que não é aço inox ou aluminio pintado devidamente oxida, ainda à pouco quando troquei de avanço os parafusos não eram de aço inox e como tal apareceram passados poucos dias um picos de ferrugem. Como tal é uma questão de ires observando e também após uma voltita dessas lavares a bichana e oleares bem todas as peças sujeitas à corrosão.
 

Malhas

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Não me parece que a proximidade do mar/humidade seja um problema. É obvio que peças em ferro oxidam, mas isso acontece em qualquer local, independentemente de se estar perto ou longe do mar. Basta haver água e no Inverno ela cai em todo o lado e mesmo no Verão, basta lavar a bicicleta!

A meu ver, o que poderá realmente provocar alguns danos (será que provoca?) é o SAL da água do mar.
A água em contacto com a bike é irrisória, comparada com os "banhos" que leva em passeios de Inverno e a areia tb é muito pouca (é claro que não atravesso, montado, a parte de areia solta).
 

jonypaul

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ya, mas pensa: estás na parte molhada. Quando voltas, mesmo sem estar montado, vais passar com as rodas pela areia seca, que se vai pegar toda ao pneu por este estar molhado... quando voltas a montar, essa areia vai toda para a corrente e todo o sitio que possas imaginar
 

ICC

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Zé Malhas said:
Não me parece que a proximidade do mar/humidade seja um problema. É obvio que peças em ferro oxidam, mas isso acontece em qualquer local, independentemente de se estar perto ou longe do mar. Basta haver água e no Inverno ela cai em todo o lado e mesmo no Verão, basta lavar a bicicleta!

A meu ver, o que poderá realmente provocar alguns danos (será que provoca?) é o SAL da água do mar.
A água em contacto com a bike é irrisória, comparada com os "banhos" que leva em passeios de Inverno e a areia tb é muito pouca (é claro que não atravesso, montado, a parte de areia solta).

Desculpa amigo Zé, mas não concordo contigo, eu tenho por experiência, a minha experiência :lol:, isto é, eu vivo a uns 88 kms (em linha recta) do mar e tenho uma casa de praia, a 150 mts do mar, conclusão: as diferenças de corrusão são notórias entre estar a 150 mts e a 80 kms...
 

Malhas

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Atenção que iniciei o tópico por ir dar uma volta pela praia, não por estacionar lá a bicicleta, durante dois ou três dias.
Será que pedalar uns kms pela praia oxida mais a bicicleta/componentes do que uma manhã debaixo de chuva, noutro sítio qualquer??? Essa é a minha dúvida!
 

Malhas

New Member
Já agora ICC, reparei na tua frase, a vermelho. E não és o único...
Podes justificar a aversão?
É que eu tenho um suporte Norauto vai para 2 anos, faço viagens de mais de 200 kms, em auto-estrada, estradas nacionais, com bons tapetes, esburacadas no litoral, com curvas e contra curvas no interior e não senti uma única vez a bike insegura. E olha que eu adora a minha bike...
 

A.M.F

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Moro mesmo próximo do mar e nunca andei com a bike na praia,o salitro já dá cabo de tudo,agora andar na praia era matar a bike
 

simaooliveira

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Viva!

Quando tinha a minha orbea costumava pedalar na baixa-mar da praia da rocha até à praia do vau, a pobre coitada começou a ficar toda ferrugenta (mesmo lavada com água doce a seguir). Deixei de o fazer.

Contudo com a minha stumpy costumo andar nas arribas e próximo do mar. Muito dos percursos que faço incluem passagens por praias e, desde que a mantenha longe da água salgada a bike aguenta-se bem.

Abraços e até breve
 

tkul

Utilizador Banido
Morando a menos de... uhmmm 100 m? :D do mar, posso garantir que NUNCA tive problema com corrosão com a bike bem limpa e na garagem (SECA!).

Adoro dar uma volta pela praia, principalmente quando são as super marés vazias, no qual somos brindados com muitooooss metros quadrados de arreia bem prensada e acima de tudo dura como os cornos! :lol:
O truque passa por uma boa lavagem, e limpar com pano. A lubrificação nem é preciso referir - dado que efectuo sempre depois de uma lavagem.

Para areia não muito compacta, alguns truques:

1º Baixar a pressão dos pneus (BASTANTE MESMO!) Experimenta tirar 5 ou 6 psis até chegares ao limite (vais perceber qual o limite com experiência! :ideia:)
2º Inicia com uma corrida ao lado da bike, e sem parar salta e continua a pedalar
3º O peso na frente abranda IMENSO a bike! Se pedalares de pé, tenta chegar ao máximo para trás
4º Quanto mais largos os pneus, mais fácil se torna a progressão (embora eu consiga com maré baixa andar com a minha pasteleira com pneus de 1´ de largura)


Além de bike, andava também de mota (coisa que alguns pescadores detestam!). Hoje isso tornou-se mais complicado... muito mais! Por isso, continua a ser a bike a que mais vezes pisa a areia.

Neste tempo todo, e seguindo uma boa lavagem e limpeza nunca tive problemas com corrosão!


PS - quanto aos danos da areia... isso é outra história! Uma corrente com arreia, nunca irá durar tanto como uma que anda em mato normal! :lol:
 

AGRACIO

New Member
Boas a todos,

Eu quando era jovem, adorava andar de bike nas rochas da praia da Parede e na areia da praia de Carcavelos. Fiz isso durante bastantes anos, o resultado era ter as bikes cheias de ferrugem e ter bikes novas a cada ano, como morava perto da praia e estudava no Colegio Portugal na Parede, nos intervalos, sabados e domingos estava sempre na praia.
Cheguei a andar dentro de agua nas plantaformas de rochas que aparecem e são pouco profundas durante a mare baiva. A agua dava pelo meio da bike.
Sempre a aproveitar o bem que faz estar na praia.

Boas pedaladas e aroveitem que andar de bike só faz mais anos de vida.... :D :D
 

mister f

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é claro que andando na praia a corusão será outra de não o fazer.
tambem se a cuidares bem e outra que nem cheire o mar mas não seja cuidada....
depois tambem difere de bike para bike como nos carros onde alemães batem japoneses; ou não será assim?
 

nasp

Member
Pedalar na praia com a maré baixa, pra mim é do melhor, então no final de um dia de verão sem vento , maravilha. :p :p :p :p E no regresso se fizeres por alcatrão até parece que tens asas nos pés. Depois vem o resto a limpesa imediata e meticulosa, qualquer resto de salitre é uma verdadeira desgraça para os materiais. A areia até sai bem com um bom jato de agua mas o salitre não entranha-se em todo o lado.
Costumo dizer ao pessoal que faz pior uma volta de 30km na praia que um inverno inteiro de lama.

Eu faço o seguinte
1º tenho a corrente com elo rapido pra desmontar logo que chego a casa pra lavar.
2º Passo oleo em todo os metais menos nos discos (para quem tem v-brake nao esquecer que no aro não), antes de sair, para criar uma pelicula que impeça o salitre de agarrar.
3º No fim limpar tudo e fazer a manutenção normal, dando um cuidado especial a toda a transmissão.

É claro que depende tudo do material que tens, se srá ou nao mais sensivel etc etc etc

Basicamente é assim se adoras a tua bike trata-a bem, boa limpesa e boa lubrificação.
 
F

fuel100

Guest
Então o que me dizem a isto no caminho Santiago Finisterra.
Mas não lavamos a corrente. Apenas pusemos óleo e toca a andar.
 
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