PEDALAR COM ALMA... NO LIMITE-Iniciativa 2012

NOTICIA DA AGÊNCIA LUSA

Barcelense vai pedalar 2500 km
em volta solidária a Portugal
Um trabalhador da construção
civil de Barcelos vai
percorrer o país em bicicleta,
entre 12 de agosto
e 9 de setembro, cumprindo
2500 quilómetros
numa aventura solidária
que visa apoiar a associação
Acreditar, foi ontem
anunciado.
José Figueiredo, 33 anos,
disse à Lusa que esta terceira
edição do seu projeto
pessoal “Pedalar com
Alma” arranca em Barcelos.
No percurso, passará
pelas principais serras do
país, com destaque para as
de Monchique, da Estrela
e da Senhora da Graça,
onde tenciona «chegar
mesmo ao cume».
Na bagagem, levará vário
material alusivo à Acreditar,
para distribuir pelos
transeuntes. «O objetivo
é divulgar o trabalho da
Acreditar e as formas de
ajudar a associação, que
faz um trabalho impagável
na ajuda às crianças
com cancro e as suas famílias
», referiu.
A aventura será cumprida
numa bicicleta que
pesa menos de 10 quilos
mas que, na hora da partida,
com o atrelado onde
seguirá todo o material,
«nunca pesará menos de
35 a 40 quilos».
Em 2011, José Figueiredo
pedalou em nome
da nova ala pediátrica do
Hospital S. João, no Porto,
e no ano anterior tinha
abraçado a causa de Juliana,
uma menina com «uma
história de vida complicada
» e que precisava de dinheiro
para ser operada.
«O dinheiro foi conseguido,
a menina foi operada,
eu sinto que dei uma ajuda
e fico feliz por isso»,
afirmou.
Natural de Perelhal, Barcelos,
José Figueiredo praticou
durante anos BTT «a
sério», mas teve de abrandar
por causa de uma doença
degenerativa que lhe
retirou grande percentagem
da visão num olho.
Está à espera de um transplante
da córnea.
Não tem carro e faz da
bicicleta o seu meio de
transporte. «Faz bem à
saúde e à carteira. Faz bem
a tudo», rematou.
Redação/Lusa
 
Como muitos devem saber,o nosso amigo AGIRÃO anda já há vários dias na estrada com uma grande viagem ,também a divulgar e a tentar ajudar a ACREDITAR de COIMBRA.

É pública a minha admiração por este grande homem do btt nacional,o seu carisma,garra e determinação,torna-o sem dúvida numa pessoa impar.

Com o dom da palavra que só ele tem,passo a publicar o apelo que ele lançou na sua página do FACEBOOK.

Crónicas de Viagem – Medos e Vergonhas

Amigos, estou numa fase intermédia da viagem de hoje, em Monforte, vila muitíssimo bela, genuinamente alentejana, com todos os traços do Alentejo profundo e carregado da mística que só a invasão de espaço permite. As palavras são sempre redutoras da descrição, quando a beleza faz a miscigenação de sentimentos e sentidos que pairam entre os odores celestes e as visualizações que ficarão intemporais.
Tenho gerido a cavalgada entre o trote tranquilo e o galope desenfreado da adrenalina descarregada pela imaginação de estarmos no paraíso. O calor é muito, a vontade também e a felicidade pela causa ultrapassa todas as anteriores situações. Tranquilidade!
Nesta fase, assalta-nos a nostalgia das segundas-feiras, após os domingos em que tudo é perfeito!
O dealbar do final da primeira metade traz-me alguns medos e vergonhas! Medo de encarar a dura realidade de querer dar tudo e de tudo receberem as crianças e as vergonhas de me sentir impotente perante a incapacidade total e absoluta de poder ficar tranquilo perante a certeza de que as crianças terão o que merecem! Saúde e bem-estar!
No que à saúde respeita, pois serei insuficiente total para algo fazer, pela saúde, FAÇO-VOS UM PEDIDO!
Cá vai:
HOJE É SEGUNDA-FEIRA, FINAL DE MÊS, INÍCIO DE FÉRIAS PARA MUITOS! FAÇAM-ME UM GRANDE, ENORME, IMENSURÁVEL FAVOR! PARTILHEM ESTE TEXTO, PEÇAM AOS VOSSOS AMIGOS PARA O PARTILHAREM!
VAMOS TODOS AO MULTIBANCO E VAMOS TRANSFERIR 5 EUROS PARA A CASA ACREDITAR!
Verifico que, cerca de 150 amigos me visitam diariamente, se cada um enviar a 10 amigos, seremos 1500, se cada amigo enviar a alguns outros, seremos MUIIITTTOS!
Destes muitos, se alguns fizerem a transferência, teremos mais bem-estar para as NOSSAS CRIANÇAS!
FAÇAM-ME ESTE FAVOR! VÁ LÁ! DEIXEM-ME PEDALAR TRANQUILO, VÓS QUE AMIGOS TÃO AMOROSOS!
OBRIGADO, AMIGOS! Vou até Évora, são mais 75 quilómetros!
Até logo! Façam isso, por favor!

NIB da CASA ACREDITAR, Coimbra. 0033 0000 0528 1076 84745


PODEM SEGUIR O GIRÃO-http://www.facebook.com/antonio.girao.1

BOA SORTE COM A TUA JORNADA,COMPANHEIRO
 
Chuvinha da boa por Barcelos,resultado,gravação da reportagem da SIC cancelada.Fica desta forma para Sexta-Feira.


Ainda a respeito da informação que vai saindo acerca do projeto,informo que quem vive perto de Vila Nova de Gaia,hoje saiu uma reportagem muito alargada do projeto PEDALAR COM ALMA,no jornal AUDIENÇIA.
 
Os últimos testes,os últimos preparos,duas voltas a sério este fim-de-semana ,e segunda-feira lá é desmontada para viajar para Portimão_Onde ficará há minha espera até sábado,para comigo percorrer esta longa viagem.


20120803191913.jpg


20120803191925.jpg


20120803191925.jpg


20120803192036.jpg


20120803192107.jpg
 

BikeTrepaTudo

New Member
Parabéns pela coragem, espírito de sacrifício e de solidariedade.
BEM HAJA
, José Figueiredo.
E que tenha os melhores sucessos na recuperação da sua visão.
 

orb2

New Member
Um herói não viaja sózinho, atrás de si vão todos os seus sonhos, todos os seus medos, todos os seus esforços, e neste caso este nosso herói leva tudo isso e muito mais.
E eu...não tenho palavras para o descrever, perdoa-me José Figueiredo, neste momento da minha vida não poderei estar 100% atenta a toda a tua rota, mas acredita, a minha alma estará sempre presente.
Este ano quero poder receber-te na minha terra, depois estarei na porta da Acreditar, é um ano diferente de todos para mim, o ano do meu renascimento, o ano do meu ACREDITAR! Acredito na VIDA!!!
Obrigada José, em meu nome e em nome dos que anseiam ser como tu.
Desejo-te a maior força, a maior sorte, que Deus te ajude por esses caminhos fora!..:D
 
Orb 2,nem sei o que dizer,mas vamos lá tu mereces.

Sabes que embora sem te conhecer pessoalmente,desde o inicio que sou um admirador teu,pelo dom que tens de brincar com as palavras,e foi isso que me levou a convidar-te para seres a minha porta-voz na iniciativa do ano passado,infelizmente a meio tiveste que desistir para começar a maior luta da tua vida.

E aqui simplesmente resta-me agradecer-te,por teres lutado,por teres ACREDITADO,por não teres desistido de sorrir,por teres ganho esta séries de batalhas,e como uma grande GUERREIRA que és estás quase a vencer a guerra,e como sabes serei dos primeiros a festejar a vitória contigo.

Sabes bem,que tento lutar ao máximo pelas causas que abraço,este ano é realmente especial,pois na minha alma vai o limite da vida,limite esse que ás vezes não é vencido pelo facto de muitas vezes os adultos,não se darem ao trabalho de fazer uma simples recolha de sangue,um gesto que pode salvar uma vida,infelizmente as pessoas dizem que é medo,eu pelo contrário acho que é covardia.

Costumo defender que um dia toda a gente devia passar por uma ala de pediatria oncológica,talvez as mentalidades muda-sem ,talvez o sorriso de uma criança que sorri até ao ultimo sopro de vida,nos mostra-se o que realmente é importante na vida.

Orb2 obrigado por no meio da tua luta,me mostrares o quanto esta iniciativa é importante para ti,isto dá-me ainda mais vontade de espalhar esta mensagem.

E mais uma vez,resta-me AGRADECER por te teres agarrado há vida e teres vençido esse cancro,AFINAL TODOS MERECEMOS CONTINUAR A VER ESSE TEU BELO SORRISO.

BEIJINHOS GUERREIRA.
 
Como todos sabem o nosso amigo AGIRÃO está também a fazer uma longa viagem,pelo país para ajudar a ACREDITAR DE COIMBRA,já com mais de 1400 kl feitos,dia a dia vou ficando feliz com as noticias e com as conquistas.
Todos os dias fico feliz,pelas pessoas que o acolhem,que o acompanham,que o fazem seguir em frente,tenho-lhe ligado,e muitas vezes diz-me:
-Zé tu com a tua experiência nestas viagens....

E eu fico a pensar,então o homem pega numa simples mochila com uma camisola,com uns calções e uns chinelos,e mete-se a caminho e com o grande dom da palavra que tem ,consegue mover o mundo,vem-me falar em experiência.
Desde o inicio que conto com o teu apoio,lembro-me de há 3 anos quando comecei com o projecto,contei com o teu apoio desde os primeiros minutos,e ano após ano como muitos estás sempre lá,com o teu apoio.

Digo-te do fundo do coração,que foi uma honra saber que este ano tinhas partido para uma grande aventura solidária,e quis o destino,que fosse a mesma instituição.

Como eu viste o quanto este país é solidário,como as portas se abrem,como as pessoas vibram com os nossos sucessos,e é isto que nos faz seguir sempre em frente.E saber que embora quando andamos sozinhos,andamos sempre acompanhados.

Quando começar a minha viagem estás tu a terminar,e a partir desse dia esta crónica passa a ser tua,dia a dia serás o anjo da guarda.

Há semelhança do s outros anos ,tenho um interlocutor aqui no fórum,que vai postando as notícias diárias,e que serve de ponte para os contactos,para quem acompanhar-me na viagem,para quando tiver que pedir ajuda(espero que não precise)

Obrigado por teres aceite o convite.


Para seguir a viagem do AGIRÃO-http://www.facebook.com/antonio.girao.1
 

iMiguel

Member
Boas.

Quando o prof. Girão parou aqui em Mértola estive à conversa com ele. Uma pessoa 5* capaz de cativar qualquer um com as suas palavras. Tenho pena de ter sido pouco tempo (havia que descansar)...

Por isso, José Figueiredo, quando passares aqui por Mértola, já estarei de férias e tenho todo o gosto em pedalar ao seu lado durante uns bons km. Fico então a aguardar novidades desta aventura em torno da associação acreditar bem como a sua passagem por aqui.


Abraço
Miguel
 
A 6 dias de começar a minha viagem,não me posso esquecer que por trás desta iniciativa estive uma grande equipa,pois eu só dificilmente conseguiria levar um projecto destes avante.Tenho-vos a todos no coração e esta causa também é vossa.

Hoje acabou o trabalho de uma dessas equipas se assim se pode dizer,foram 2 meses,de trabalho intenso,pois não é fácil por uma bicicleta de pouco mais de 9 kl,que está programada para competição,transforma-la para aguentar com cerca de 30 kl extra,o atrelado teimava em trocar as voltas,primeiro com o aperto rápido,depois com uma folga,valeu a precistència de um grande mecánico o Rúben Nunes,que depois de muitas horas e até uma grande noitada deu solução há coisa.

É bom ter uma grande equipa técnica por trás.

20120806182648.jpg


EQUIPA TÉCNICA DA PROPEDAL-HUGO ROCHA,SR.ROCHA E RÚBEN NUNES

propedal1.jpg



Pois pode-se dizer ,que o trabalho da Propedal,antes da viagem acabou hoje.

Hoje foi dia de embalar a minha companheira de viagem,numa operação de logística sem precedentes.

Depois de muita luta,um sem numero de cameras de ar,a minha companheira encontra-se confortável para amanhã viajar até Portimão.


20120806191307.jpg


20120806202234.jpg


E assim chegou ao fim um exelente trabalho desta fantástica equipa,ao qual agradeço prefundamente o facto de desde o primeiro minuto terem abraçado esta causa,uma parte do sucesso desta causa deve-se a vós,como é claro.

Mas como não poderia deixar de ser em Portimão estará outra grande equipa há espera dela,para voltar a monta-la e dar-lhe os miminhos que ela mereçe para enfrentar estes longos 2500kl,há espera dela estará o Gil da loja G-RAID,QUE EMBORA SEM ME CONHEÇER PESSOALMENTE,SE ALIOU HÁ INICIATIVA,e como não poderia deixar de ser o pessoal fantástico dos MARAFADES,quanto a vós não há palavras para vos descrever,sois realmente fantásticos.OBRIGADO POR TUDO.

Agora até sábado ela está nas vossas mãos,nada de a meter nos copos,que eu já sei como as coisas são aí por Portimão.


getattachment1yr.jpg


grupobtt01.jpg
 
Também já anda cá por casa o bilhete de avião que me vai levar praticamente até ao inicio da partida da minha aventura.Que volto a relembrar que foi cortesia da NORTUR-AGÊNCIA DE VIAGENS E TURISMO.

Obrigado,VERA MARTINS,PELA A OFERTA E PELA SIMPATIA.

20120806232840.jpg
 
10ª-ETAPA-FÁTIMA-VILA VELHA DE RÓDÃO

Uma das minhas maiores etapas e onde não vai faltar companhia,vou começar a etapa com a companhia ainda com o pessoal do FÁTIMA BTT CLUB,que aliás me vão acolher por Fátima.E que me vão acompanhar até Tomar.


ftimatomar.jpg



Depois da visita a esta lindíssima cidade o destino é ir ao encontro do Paulo Martins que me vai conduzir até Vila Velha de Ródão,onde vou contar com a sua hospitalidade bem como da sua esposa Sandra.E onde conto rever uma das mais belas paisagens de Portugal,as PORTAS DE RÓDÃO.


sc20120807112833.png


PORTAS DE RÓDÃO

As Portas de Ródão são uma formação geológica situada perto de Vila Velha de Ródão, resultante da intersecção do duro relevo quartzítico da Serra das Talhadas com o curso do rio Tejo. Neste local há um estreitamento do vale, que aqui corre entre duas paredes escarpadas, que atingem cerca de 170 m de altura, fazendo lembrar duas "portas", uma a norte no distrito de Castelo Branco, Beira Baixa, e outra a sul no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, Alto Alentejo.
O encaixe do Tejo começou por erosão remontante, há cerca de 2,6 milhões de anos, aproveitando acidentes tectónicos associados à falha do Pônsul, e decorreu em várias etapas, reflectidas em terraços fluviais e plataformas embutidas por erosão, mais visíveis na margem direita a montante das Portas.
O grande lago e as grandes profundidades imediatamente a jusante das Portas testemunham a imponência da queda de água que aqui terá existido antes de se atingir a actual fase de equilíbrio.
No topo da "porta" norte, que é facilmente acessível por estrada, situa-se o pequeno castelo do Rei Wamba. Deste local vislumbra-se um vasto panorama sobre o vale do Tejo a jusante das Portas, com o Conhal do Arneiro, na margem esquerda, e o povoado paleolítico de Vila Ruivas, na margem direita.
As Portas de Ródão são igualmente um local privilegiado de observação da avifauna, servindo de habitat à maior colónia de grifos de Portugal, assim como à cegonha-preta ou ao milhafre-real.
É um dos geossítios do Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional.

De salientar que neste trajecto tenho ainda a colaboração do ANTÓNIO CABAÇO,de Castelo Branco também ele um viajante,e que me ajudou a com o percurso entre Tomar e Vila Velha de Ródão.
 
11ª ETAPA-VILA VELHA DE RÓDÃO-CASTELO BRANCO


Esta será uma etapa de descanso,depois de uma longa etapa,e ter pela frente a maior serra do país bem vou precisar de algum descanso.

sc20120807191031.png
 
12ª ETAPA-CASTELO BRANCO-SEIA

Uma das mais duras etapas,mas também repleta de grandes belezas,nesta etapa terei a ajuda e a companhia do António Cabaço,pela frente duas grandes serras,a SERRA DO AÇOR e a serra rainha SERRA DA ESTRELA,pelo meio muitas aldeias históricas,o LAGO GLACIAR DO Zêzere.


sc20120807112621.png




SERRA DO AÇOR
A Serra do Açor é uma serra no centro de Portugal, junto à Serra da Estrela, que abrange vários concelhos como Oliveira do Hospital, Arganil ou Tábua e onde se localizam freguesias históricas como o Piódão ou São Gião.
A Serra do Açor faz parte da Cordilheira Central, de que fazem parte a Serra da Lousã, Açor e Serra da Estrela. Tem vários pontos de grande elevação, de que se destacam, O Monte do Colcurinho (1242 m de altitude), o Alto de S. Pedro (1341 m), Alto Ceira e o Pico de Cebola (com cerca de 1400 m), ponto mais alto do distrito de Coimbra. Todos este locais, são zonas de grande beleza e pontos de interesse turístico a visitar. Aí se situa a área de Paisagem Protegida da Serra de Açor.

SERRA DA ESTRELA

Serra da Estrela, por vezes referida como Serra de Estrela, é o nome dado à cadeia montanhosa e à serra onde se encontram as maiores altitudes de Portugal Continental, constituindo a segunda mais alta montanha de Portugal (apenas a Montanha do Pico, nos Açores, a supera). Faz parte da mais vasta cordilheira denominada Sistema Central, no subsistema designado como sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que se desenvolve no sentido sudoeste-nordeste desde a serra de Montejunto, e o seu cume-pai é o Pico Almanzor. A serra da Estrela é uma zona de paisagem integrada no Parque Natural da Serra da Estrela, que após a sua constituição em 16 de Julho de 1976 se instituiu como a maior área protegida em solo português.
Além da neve, da fauna e flora extraordinárias, o viajante é também atraído pela orografia de proporções colossais, bem como pela riqueza humana, cultural, histórica e gastronómica da região.
 
13ª ETAPA-SEIA-CANTANHEDE

Outra etapa,que me vai levar de novo ao encontro da ACREDITAR,em vários sentidos quer pela visita há casa da ACREDITAR de Coimbra,quer por nesta etapa ser acolhido pelo nosso amigo AGIRÃO,que está neste momento também a pedalar pela ACREDITAR.

Outra etapa com uma enorme beleza natural onde conto ter como companheiro de viagem o RIO MONDEGO,que me guiará até Coimbra.


sc20120807113045.png


sc20120807113148.png



O rio Mondego tem um comprimento total de 258 quilómetros. A sua nascente situa-se na Serra da Estrela, no sítio de Corgo das Mós (ou ‘’Mondeguinho’’), freguesia de Mangualde da Serra, concelho de Gouveia, a uma altitude de cerca de 1525 metros[1]. No seu percurso incial, atravessa a Serra da Estrela, de sudoeste para nordeste, nos concelhos de Gouveia e Guarda. A poucos quilómetros desta cidade, junto à povoação de Vila Cortês do Mondego, atinge uma altitude inferior a 450 metros. Nesse ponto, inflecte o seu curso, primeiro para noroeste e depois, já no concelho de Celorico da Beira, para sudoeste. Aqui se inicia o seu curso médio, ao longo do planalto beirão, cortando rochas graníticas e formações metamórficas. Depois de atravessar o concelho de Fornos de Algodres, o rio Mondego serve de fronteira entre os distritos de Viseu, a norte, e da Guarda e de Coimbra, a sul. Assim, delimita, na margem norte, os concelhos de Mangualde, Seia, Nelas, Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Mortágua, enquanto que na margem sul serve de limite aos concelhos de Gouveia, Oliveira do Hospital, Tábua, Penacova e Vila Nova de Poiares. Entre Penacova e Coimbra, o rio percorre um apertado vale, num trajecto caracterizado por numerosos meandros encaixados. Depois de se libertar das formações xistosas e quartzíticas, e já nas imediações da cidade Coimbra, o rio inaugura o seu curso inferior, constituído pelos últimos quarenta quilómetros do seu trajecto e cumprindo um desnível de apenas 40 metros de altitude. Nesta última etapa, percorre uma vasta planície aluvial, cortando os concelhos de Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz, onde desagua, no Oceano Atlântico. Junto à sua foz forma-se um estuário com cerca de 25 km de comprimento e 3,5 km² de área. Nos últimos 7,5 km do seu troço desdobra-se em dois braços (norte e sul), que voltam a unir-se junto à foz, formando entre si a pequena ilha da Murraceira.


Tendo em conta a visita há casa da Acreditar fica pendente o desfecho desta etapa,facto que será visto na altura com o Girão,mas que em prencipio a ligação será de carro até Cantanhede onde vou contar com a hospitalidade deste grande senhor do btt nacional.
 
Uma das coisas que guardo com mais carinho das viagens são os livros de honra,onde as pessoas que colaboram,acompanham e apoiam as iniciativas,me contemplam com as suas mensagens.

Este ano o livro de honra,é uma obra de arte,e foi gentilmente cedido pela impresa COMBUSTÍVEIS DE PERELHAL.

20507014367838570095153.jpg


54996829060424767503017.jpg



O LIVRO

20120807232651.jpg


20120807232722.jpg


201208072327351.jpg



A MENSAGEM

20120807232830.jpg



O QUE ME VAI NA ALMA

20120807232809.jpg
.

OBRIGADO POR ACREDITAR ANTÓNIO
 
No inicio de Abril.quando comecei a programar esta viagem,de antemão sabia que iria ter o apoio total da minha equipa AMIGOS DA MONTANHA-Associação de Montanhismo de Barcelinhos,somos muitos onde de uma forma voluntária,com o nosso trabalho,temos conseguido grandes feitos,exemplos são OS JOGOS DO RIO,O ULTRA-TRAIL,OS 5CUMES,O TRILHO DOS MOINHOS,DEZENAS DE CAMINHADAS,DESCIDAS DE CANOAGEM,são centenas de actividades por ano em que milhares de pessoas,praticam desporto de uma forma saudável,mas respeitando sempre o meio natural em que são realizadas as actividades.Para isto tudo dar certo várias dezenas de pessoas de várias secções,trabalham afincadamente,e é isto que no fundo dá certo,o COMPANHEIRISMO.

A par disto tudo,com a mesma garra,durante o ano,realizamos várias actividades de ambito social,exemplo é por exemplo os 5CUMES QUE ESTE ANO APOIA A LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO,COM 1 EURO por cada participante da maratona.Em Dezembro metemos mãos há obra e trabalha-mos afincadamente,para que cerca de 70 familias do concelho de Barcelos tenham um Natal mais rico_O MOVE-TE POR QUEM AMA,é uma série de actividades entre o pedestrianismo,canoagem e btt,em que as inscrições dos participantes revertem na integra para uma associação social.

É bom estar numa equipa em que reina o voluntariado,o companheirismo,a amizade ,onde o objectivo de um associado é uma vitória conjunta,onde todos acredita-mos que podemos fazer a diferença,quer nas nossas actividades,na sociadade que nos rodeia,e na proteção do meio ambiente.

Sei que tenho o apoio de toda a associação,mas não me levem a mal,tenho que destacar aqui a ELISABETE ROCHA,que abraçou este projecto de uma forma fantástica,desde o primeiro dia ACREDITOU,este projecto deixou de ser meu,e passou a ser de todos,mas uma grande parte ´do sucesso deve-se há Elisabete,obrigado por todo o tempo que dedicou a este projecto,obrigado por acreditarem.

Quanto aos outros,que são tantos,desde o pessoal de sede,o Manel,a Rita,o Xila,e a Elisabete,o pessoal da minha secção,do btt,o David,o Santos ,o Nuno,o Nuno Brito,o Adelino,o Adriano,o Pedras,o Artur,o Vlad,o Nogueira,os campeões Nelson e Tiago Sousa,o cozinheiro de serviço Mingos Mata Mouros,ao presidente dos Amigos da Montanha Américo Alves,e a todo o pessoal do pedestrianismo,canoagem,rafting,da orientação,do ciclotorismo,da montanha,do ambiente,do trial,do dawnhill,são tantos que corria o risco de me esqueçer de metade,fica aqui o meu agradecimento,por ACREDITAREM.

AQUI FICA TODO O NOSSO TRABALHO,VISITEM POR FAVOR-http://www.amigosdamontanha.com/
 
Infelizmente o nosso amigo Agirão,por uma questão de força maior tive que adiar as últimas etapas,estive com o homem ao telefone e está triste,resta aqui uma força de todos para que tudo corra pelo melhor,Agirão muita força.

Ficam aqui as palavras do Girão


“Olá, Paizinho, como te sentes?” – perguntei, percebendo, mesmo por telefone, a insustentável dor de que estava padecendo. Para um HOMEM a quem a vida era uma luta constante, mormente na necessidade de afirmar valores como a honestidade e enorme capacidade de luta, a hora era terrível, entre o padecer e a operação.
“Estou perdido com dores!”- foi a frase que, saída do mais profundo do sofrimento, era multiplicada ao infinito, pelo contraste com a sua capacidade de nunca virar a cara a nada! Esta exclamação era a última que lhe esperava ouvir, dada a sua “raça” pura de lutador…
Disse-lhe que iria para casa e, arrastando-se na voz que a pu.. da dor não permitia que fosse aquela que sempre lhe conheci, dura e simultaneamente doce, educadora e ao mesmo tempo avisando-me para a dureza da vida, disse: “Continua! O orgulho em ti e em TEU IRMÃO é tudo o que me resta!”
Claro, continuei…
De raiva e de impotência perante a injustiça! Nunca me permitiria ver meu pai ir afastando-se recuando! Nunca recuou! Deixou sempre a luta pelos seus ideais de frente, na integridade que sempre transmitiu, tanto a mim como a MEU IRMÃO! A sua célebre frase que é a mais importante das muitas que lhe recordo, será lapidar na minha vida: “Hei-de morrer pobre, mas honesto!”
Permito-me contrariar-te, PAI! És muito rico! O carácter e a verticalidade é a riqueza que nos resta quando todas nos possam faltar! Desculpa também TE contrariar, quando me dizias, e a MEU IRMÃO: ”Nada vos deixo a não ser a capacidade de pensar!” Claro que isso é-nos por ti deixado mas, também, o valor inquestionável e incomensurável de sermos reconhecidos como teus Filhos e o enorme cartão de apresentação que isso representa!
Podes crer, iremos tentar, e conseguir, manter esse cartão tão bonito, exactamente igual a quando TU no-lo ofereceste. Um cartão de que nos orgulhamos e que nos abriu as portas para a vida!
Luta, pois sabes lutar, enquanto nós os dois te observamos, na nossa pequenez, comparados contigo, admirando o quão lutador és! És isso mesmo, o NOSSO HERÓI!
Ah…não TE esqueças, se tiveres que dar a coroa ornada das tuas tamanhas grandezas, dá-as a MEU IRMÃO, pois o RUI é igual a ti! GRANDIOSO…GRANDIOSOS!
 

hugorsky

New Member
Boas,

Percorri atentamente este tópico e no fundo são poucas as palavras que encontro para conseguir descrever o que acabo de ler/ver. É a primeira vez que tenho contacto com o tua iniciativa e escrevo estas linhas para te dar força, coragem e sorte para a viagem que se aproxima.

Nunca tinha visto tamanho esforço em prol de uma causa, isso só demonstra o ENORME ser Humano que és.

Boa sorte e muita força.

Um abraço
 
Top