Pedais Time ATAC

Jorgex

New Member
É só a terceira peça mais velha do Bacalhau, sendo a segunda o avanço Roox(1999) e a mais velho de todos: v-brake Sram 7.0 de 1998 que ainda hoje é usado para trás. Mas vamos ao que interessa. Esta crítica está também presente no conhecido site http://www.mtbr.com/reviews.



Bacalhau: Giant escaper'92 (hardtail), Manitou Axel Elite 100mm(oem), travão Hope M4, x-lite, avanço Roox, pedais Time, cabos Avid Flak Jacket, corrente Rohloff, cubos Hope(r) e DT(f), cassete XT, gripshift, pneus Panaracer azuis!!! e etc...

0timeatacpedaltc7.jpg

Time ATAC Pedal 2000:
16 mil escudos, 2 cleats(esq e dir), 414g


(1998-2000)
Como qualquer maçarico nesta área começei por comprar os pedais mais acessiveis em 1998(SPDs da Acor). Ao fim de dois anos cheguei a uma triste conclusão: bom no verão mas muito doloroso no inverno, pois o barro penetrava no cleat e no sistema. Ou não encaixava ou, uma vez encaixado, ficava com os pés presos. :grrr:

(2000)
Juntei o capital e comprei uns sapatos catitas(Sidi Action 2 SRS) e para condizer, uns pedais novos que a ex-LBS sugeriu.

(2000-hoje)
1º Não há parafuros para regular a tensão das molas. :clap:
2º É só escolher uma de duas tensões consuante os cleats. Actualmente uso os cleats trocados para poder tirar os pés aos 20º
3º Float, os pés não estão numa posição fixa como os SPD, posso mexer os pés até 20º(muito bom para poupar os joelhos).
4º Fácil manutenção caso seja necessário

Por outro lado, os pedais Time não são 100% compativeis com todos os sapatos do mercado. Não sei se isto também acontece com a CrankBros.
Ou seja, a acção de encaixar e desencaixar vai cortar ligeiramente a sola(próxima dos cleats) até ficar perfeito. Não causa nenhum colapso no sapato, mas é chato.
Devo deduzir que todos os fabricantes de sapatos/botas para BTT desenham as solas para o sistema mais comum do mercado: o SPD.

Conclusão:
Estou satesfeitíssimo com os pedais. Eles ajudaram-me imenso a evoluir nesta modalidade maluca e por vezes dolorasa que é o BTT. Perfeito para abusar por este Portugal fora. Mesmo com a sola cheia de barro, entram e saiem dos pedais à primeira. É verdade não posso encaixar os pés quando experimento a bike dos outros mas não me importo. Ao menos tenho uns pedais a sério e não da Shimano(má prestação na lama). Aliás, hoje em dia vê-se muita gente a usar Time e CrankBros só porque estão fartos da performance da Shimano na lama.

Mas vocês perguntam - Porque não gastaste, na altura, o dinheiro na gama alta da Shimano?
É simples, confio muito nas opiniões das LBS. Se os próprios donos das lojas usam, porque não experimentar?


Positivo:
-provavelmente o melhor sistema de todos tempos, em particular, para lama
-13º ou 20º(não há parafusos)
-já lá vão 6 anos a fazer estrada, XC, extreme XC, enduro, all-mountain, light FR, trilhos barrentos e eu(105kg)
-se gostas de ser diferente dos outros

Negativo:
-já era pesado em 2000 e hoje é ainda mais pesado em relação à concorrência
-incompativel com outros sistemas
 

TheTraveler

Active Member
Excelente review. Também andei a pensar nesses quando comprei os meus EggBeaters C, comprei os EggBeaters porque arranjei uns no eBay por 40€ :)
Os TIME também são excelentes na lama, é o mesmo sistema de "araminhos" que a CrankBrothers também usa. Os Shimano PDM-520 que tive antes eram uma bela ***** em trilhos barrentos depois de meter o pé no chão, impossível encaixar.
 

OBiklas

New Member
Antes de meter os eggbeater C na minha bike também ponderei montar os time atac xe, mas o peso dos time não ficava muito bem com o resto do conjunto da bike e pela diferença de preço os egg eram a escolha acertada.
Nunca experimentei os time, mas pelo que dizes o funcionamento deve ser identico aos Crankbrothers.

Não sei se isto também acontece com a CrankBros.
Ou seja, a acção de encaixar e desencaixar vai cortar ligeiramente a sola(próxima dos cleats) até ficar perfeito. Não causa nenhum colapso no sapato, mas é chato.

Por acaso isso também aconteceu com as minhas sapatilhas Shimano SH-M181B, mas o que desgastou foram os aumentos em plastico que os cleats já traziam. Algumas sapatilhas não são compativeis devido á sola (laterais onde os cleats encaixam) não encaixar perfeitamente no apoio do pedal, já para isso os CB trazem uns adaptadores em plastico para montar entre a sola e os cleats de forma a eliminar o atrito da sola com o pedal. :wink:
 
Top