Pedais Shimano M520 - Teste de longa duração

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Como o título indica, é mesmo longa duração, foram quase 3 anos, a levar porradas do chão, porradas dos meus pés, e muita rotação de alguns 15 mil km.

Estes pedais acompanharam-me desde que comprei a minha trek liquid em finais de Fevereiro de 2004, NUNCA foram alvo de qualquer manutenção.
Água, pó, lama, rochas e calhaus do chão, apanharam de tudo um pouco até ao dia de hoje.

Estamos a falar de uns pedais que vendidos separadamente devem valer cerca de 30€, portanto em termos de peso não dá para ter grandes expectativas, em termos de fiabilidade, bem, praticamente 3 anos sem manutenção com cerca de 15 mil km feitos, melhor que isto deve ser complicado.
Julgo que o design é bom, e escoa bem a lama, pelo menos nunca me levou a considerar uns eggbeater por esse factor.

Gostava de adiantar qualquer coisa sobre a mecânica dos mesmos, a possibilidade de os desmontar por completo e fazer alguma manutenção, mas desconheço por completo a coisa, vou tentar dissecar o outro pedal sobrevivente com um amigo meu para depois me pronunciar.

dscn0061uf0.jpg

Era visivel o "deslocamento" lateral do pedal, julgo que começou a perder esferas, rangia e de vez em quando encravava, até que hoje:

dscn0060jb6.jpg


Fui para desencaixar o pé e desencaixei pé e pedal do eixo do pedal :lol:

dscn0062do6.jpg


dscn0063xn1.jpg


O lado tenebroso e obscuro de um pedal, onde o sol não brilha :twisted: :lol:

A minha avaliação pessoal é:

Muito bom.
10€ por ano para os pedais, é um investimento excelente, com a agravante da manutenção zero, se calhar se não tivesse sido tão desleixado, e tivesse feito alguma coisa aos pedais, ainda tinha pedais para mais umas temporadas.

A resistência à porrada é de facto fenomenal, naqueles combates Pedra VS Pedal, acho que as pedras saíram sempre a perder.

São uns pedais bons, duráveis e com qualidade, a um preço acessível.

Para o lugar destes já saudosos m520, que me acompanharam em tantos bons momentos (até fico comovido :cry: ), foram uns m959, que comprei em promoção, mas que ainda assim custaram o dobro do preço destes m520. A minha expectativa dos m959 é que durem pelo menos 6 anos :mrgreen: Mas claro, com um pouco de manutenção :twisted:

Sem dúvida alguma, recomenda-se :)
 

NunoPascoal

New Member
Eu tenho uns pedais iguais à cerca de 1 ano e partilho da mesma opinião!
Na altura que os comprei estava-me a iniciar no BTT e não tinha grandes conhecimentos na matéria. Não sabia se eram ou não resistentes mas optei por eles devido ao baixo preço e por não ligar à diferença de peso em relação aos M540. Até agora não me arrependo nada!
Têm-se portado muito bem e também sem qualquer manutenção, mas tenho que ver se os desmonto para que também me durem uns bons anos!

Julgo que são uma boa opção para quem se está a iniciar na modalidade e não tem muito dinheiro para gastar!
 

kazakinhus

New Member
Se o problema é a duração dos m959 os meus vão já nos 32.000 kms sem manutenção e pelos vistos ainda aguentam + 32.000 kms .... :lol:
 

proque

Member
Com isto tudo ficámos a saber que tens uma pedaleira Shimano XT :D

Fora de brincadeiras. Partilho da tua opinião. É fenomenal os maus tratos a que são sujeitos e o que resistem os pedais Shimano.

Também tenho dois pares (uns mais caros, outros mais baratos) e a satisfação é plena.
 

CD

New Member
Dos meus 520 também não tenho qualquer razão de queixa.

Fico satisfeito por saber que ainda me vão acompanhar bastante tempo.

CD
 

Jo

New Member
proque said:
Fora de brincadeiras. Partilho da tua opinião. É fenomenal os maus tratos a que são sujeitos e o que resistem os pedais Shimano.

Boas,

Não à dúvida quanto a durabilidade dos pedais Shimano, tenho uns 747 que me acompanham já à cerca de dez anos e muitos milhares de Km, já passaram por três bicicletas e duram, duram, duram, muito mais que as pilhas do coelhinho :D.


Abraço
 
Top