Pedais de encaixe vs rendimento

Até Fevereiro de 2006 apenas havia praticado ciclismo de estrada.
Devido à influência de amigos já experimentados na prática do BTT, decidi comprar uma bike. Da bike original já só quase resta o quadro (Felt Q800).
Apesar dos mais de 6.000 km já percorridos, continuo a usar pedais normais.
Neste momento, sinto que, técnicamente já evolui bastante, embora ainda tenha muito que aprender.

A questão dos pedais de encaixe já foi aflorada noutros tópicos, no entanto, o meu interesse cinge-se únicamente ao aspecto da melhoria da PERFORMANCE e RENDIMENTO DESPORTIVO.

No passado dia 18, participei pela 1ª vez numa prova de BTT (3 horas de resistência de Maceira - Costa de Baixo - Leiria) tendo obtido o 12º lugar na geral e o 5º lugar na categoria Master 40.

Durante o decorrer da prova, várias pessoas confrontaram-me com a necessidade de usar pedais de encaixe, pois isso aumentaria o meu ritmo competitivo.

Solicito humildemente aos praticantes mais sábios e mais experientes nestas andanças uma opinião devidamente fundamentada acerca dessa possivel melhoria.

Um abraço.

***** Já agora aproveito para dar os meus sinceros parabéns aos organizadores da prova de Maceira, pela excelente organização *****.
 

huppy

Member
Boas

Eu uso pedais de encaixe a cerca de um ano, quando se tenta pedalar com muita força, puxando e empurando nota-se que fazem realmente serviço, de outro modo o aumento de redendimento nao e tao significativo, mas mesmo assim notado!

Para mim a maior diferença e na segurança que se sente, afinal os pes tao presos, nao ha vacilos, nem os pes escorregam nos pedais, a contornar osbstaculos e fantastico!

Abraços
 

Bravellir

New Member
Devidamente fundamentado até pode ser difícil, mas pela minha experiência pessoal, de bttista domingueiro, as diferenças para melhor são bastantes e notórias. Por isso presumo que para alguém com ritmo competitivo e que realmente saiba como pedalar e manter ritmos, a diferença possa ser ainda maior.

Acho que se melhora a dois níveis. Em termos técnicos é tudo muito mais fácil. A bicicleta passa a ser uma extensão do corpo e é muito mais fácil de controlar. A cada vibração, salto ou buraco, não temos de nos preocupar em manter o pé no pedal. Ele fica lá e podes colocar toda a atenção na condução e aplicação da potência ao pedal.
Em termos físicos é tudo novo. Se aprendermos a pedalar em rotação em vez de ser em empurrões, todo um novo grupo de músculos da perna entra em funcionamento e passa a ser utilizado na pedalada. Mais músculos a funcionar equivale a mais rendimento. É possível manter ritmos mais elevados durante mais tempo. Eu, por ser um empenado, notei logo a diferença. Naquelas subidas em que me custava mais ( ou seja, em todas :lol: ) passei a subir com muito mais "leveza".

únicos inconvenientes são as inevitáveis quedas quase parado :mrgreen: e pelo menos no meu caso as chatices com os sistemas de encaixe cheios de lama, o que me disseram que pode ser minimizado com pedais diferentes dos que uso agora.

Mas acho que é difícil fundamentar sem se ser um especialista em motricidade. Mas são tantos os adeptos dos encaixes que não arriscas demasiado em experimentar.
 
M

Mestrebike

Guest
Tendo em atenção de que és um ciclista de estrada, já deves ter reparado que um pé empurra e o outro puxa. Sendo assim o rendimento melhora e as lesões são muito menos pois as duas pernas trabalham ou dividem o esforço em simultaneo.

Como já foi referido os pés estão presos não havendo a possibilidade ou sendo essa possibilidade remota de os pés escorregarem e seres apanhado na canela pelo regresso do pedal vindo por detras.

Tens tambem o contra de que no inverno a lama enche os pedais e o seu encaixe será mais dificil, mas abrido os pedais no máximo esse problema quase não se nota.

Com essa abertura deves proteger a escora traseira de forma a que quando o pé torce não toque na mesma e a comece a desgastar.

Mestrebike
 

amcorreia

New Member
Não precisas de ter a opinião dos mais sábios e mais experientes( esses todos usam pedais de encaixe, por alguma coisa será ! ) , mas eu como mero Bttista sem aspirações competitivas , quando comprei a Bike nova resolvi comprar logo os pedais e sapatos de encaixe , e só posso dizer que para quem se sente á vontade em cima de uma bicicleta( é o teu caso) tenho a certeza que nem vais necessitar de periodo de adaptação, e a melhoria em rendimento e técnica e segurança é desde logo evidente !! é só experimentares e passam-te logo as dúvidas !! :p

cumprimentos
 

Xpectro

New Member
Viva

Podes ler algo muito interessante neste tópico:
http://www.forumbtt.net/index.php?topic=6375.0

Quanto á minha opinião pessoal, como "betetista de fim de semana", não me vejo a pedalar sem pedais de encaixe.
Começo pela segurança tal como o companheiro Bravellir disse a bicicleta passa a ser o prolongamento do teu corpo, das tuas pernas, quando necessitas de executar uma mudança de direcção rápida todo o movimento do teu corpo vai produzir o seu efeito na bike. Ou seja não são só os braços a puxar a bike é todo o teu corpo, as pernas e o movimento do tronco pois vais produzir um movimento "homogeneo" bike vs corpo uma vez que estão agarrados um ao outro. Basicamente é a diferença entre dares um empurrão a um objecto só com os braços exercendo força apenas na extensão dos mesmos ou, agarrares te a esse mesmo objecto e empurrar com toda a força/peso do teu corpo e durante toda a extensão que o movimento do teu corpo proporcionar.

Quanto ao rendimento em si, se leres o artigo no tópico que coloquei em cima vais perceber que só é possível com os pés bem presos á bike.
Se quiseres experimentar uma situação muito simples basta que tentes uma aceleração lado a lado com alguém que use pedais de encaixe, vais notar a diferença (salvaguardando as capacidades físicas de cada um claro).

Espero ter ajudado.

Boas pedalas... com pedais de encaixe :mrgreen:
 

José Martins

Administrator
Quando comprei a minha bicicleta, tinha como opção os pedais de encaixe e resolvi optar pelos mesmos.
De inicio, foi sempre aquele receio de dar uma queda, mas das duas ou três vezes que tal aconteceu, foi sempre quase parado (como o Bravellir mencionou) e por distração minha.
Após um pequeno periodo de adaptação, foi aquilo que todos já referiram neste tópico: sinto-me mais seguro, embora de inicio tivesse aquela tentação de desencaixar um dos pés perante a aproximação de um obstáculo maior, sinto que a pedalada rende mais, acima de tudo por permitir uma cadência mais ritmada, fruto da fixação do pé sem deslizes, enfim, os resultados são todos positivos.
Neste momento, não me imagino a pedalar sem pedais de encaixe.
Há duas semanas peguei na bicicleta da cara metade, que tem pedais de plataforma, andei para aí uns 400 metros só para ver uma coisa e parecia que os pés estavam untados por baixo, pela forma como escorregavam.
É uma questão de hábito, mas ainda recordo um amigo que me disse que após me habituar a utilizar os pedais de encaixe, não ia querer outros diferentes e é bem verdade.
 

OBiklas

New Member
Depois de ter adquirido os meus primeiros pedais de encaixe senti uma aumento de rendimento, principalmente nas subidas. Com o tempo o nosso cerebro habitua-se á ideia do desencaixe antes de desmontar.
Nas descidas controla-se muito melhor a bicicleta com os pedais de encaixe, pois já não tens o problema do pé escorregar e perderes o controlo da bike.
E outra vantagem é a posição do pè e perna, que no caso dos pedais de plataforma têm tendencia de ir em diferentes posições e nos pedais com encaixe estão sempre na mesma posição.
 

margarett

New Member
Para baralhar o esquema, esse aumento de rendimento também se consegue de alguma forma com aqueles "ganchos" para pedais de plataforma?
 

amcorreia

New Member
Eu antes de ter de encaixe usava desses e são sempre uteis para corrigir a posição do pé no pedal, em termos de segurança também são uteis porque o pé nunca escorrega para a fente , como poderá acontecer com chuva ou lama !!! agora, na pedalada , talvez não se consiga o efeito que se tem nos de encaixe , mas acho que sempre é melhor ter esse sistema do que nenhum, sempre dá mais confiança !!

cumprimentos
 

CD

New Member
À dois anos que uso pedais de encaixe. Noto muito mais segurança, rendimento e conforto.

Já não consigo passar sem eles.

Quanto a quedas, aconselho a que não uses as molas com muita força, o reflexo de pôr o pé no chão deve ser suficiente para desencaixar.

CD
 
F

FuZz

Guest
eu ca' acho que isso so' ajuda a dar grandes trombos! :D usem uns pedais com pinos que faz efeito :D em street (o q eu faço) e' do melhor agarram q e' uma coisa tola mas quando toca a largar a bike pra n cair funcionam :wink:
 

loopeh

New Member
Eu diria mais que ajuda por vezes a safar de certos tombos, uso à 1 ano uns spd 540 da shimano e como já disse várias vezes e volto a dizer.. faria-me imensa confusão e causaria uma enorme falta de confiança andar sem eles, ajuda sem qualquer tipo de dúvida no rendimento porque "um pé puxa o outro", não há o problema dos pés a escorregaram aquando da chuva, lama ou numa descida mais acentuada e a bicicleta e o nosso corpo passam quase a ser um só quando falamos a nivel de controlo...

Agora aconselho vivamente a quem estiver a pensar adquiri seguir em frente mas primeiro informar-se dos mais variados aspectos, sendo um deles o regular da mola (caso os pedais tenham) para uma habituação mais fácil e de preferencia sem quedas aquando parados.. depois da habituação já é instinto o movimento de tirar o pé que nem é preciso pensar em tal..

:wink:
 

manuel_ramalho

New Member
Desde que comecei a andar mais regularmente e comecei a usar os pedais de encaixe, acho que foi a melhor coisa que fiz.
Sinto que me dão mais segurança no andamento.
Pior é quando acontece aquilo que não queremos (a queda) a maior parte das vezes nem temos tempo de nos lembramos que vão presos para os desencaixar.
 

mario alpiarca

New Member
Caro Miguel Pinto...

Os Pedais automáticos ou melhor dito de encaixe são uma maravilha de tecnologia, acompanhados dos sapatos onde se instalam os cliks, senão vejamos...

Possibilidade de passar a realizar um pedalar mais suave, quase redondo (0 graus aos 180 graus empurra e dos 180 graus aos 360 graus puxa). No pedalar de pistón (0 graus aos 180 graus) a força de empurre vê-se mermada pelo peso da perna que descreve os 180 graus até aos 360 graus.

Os sapatos de encaixe têm (competição) uma sola muito dura para não haver perdas de potência entre os sapatos e os pedais. Muita gente anda de BTT com sapatos de corrida e ao final de algum tempo começa com dormência nos pés, devido ao corte de circulação sanguinea, por favor troquem de sapatos.

Em termos ainda técnicos é necessário um período de adaptação/aprendizagem motora quando passamos de pedais de plataforma para encaixe, isto em termos de ciclo de pedalada. Quanto ao desencaixe será mais uma aprendizagem motora até ao automatismo.

Os pedais automáticos são maravilha para a condução por zonas técnicas devido ao facto de os pés estarem fixos, isto é, não existe o problema dos pés saltarem dos pedais em zonas de grande trepidação e quando está molhado, os sapatos não escorregam. A realização da técnica de condução vê-se melhorada em muito.
 

pedro25martins

New Member
Acho que tudo o que exija velocidade, é recomendado pedais automáticos.
Estrada, XC, Four Cross, DownHill. Neste último caso isso já não se verifica tanto. É ver o natthan Rennie ou o Sam Hill, mas também há pedais de plataforma que com os sapatos adequados se consegue um grip fantástico.

Freeride, street, DJ... modalidades que já exigem manobras, isso é plataforma, sem dúvida.
 
OBRIGADO PESSOAL, CONVENCERAM-ME. Vou comprar um pedais de encaixe em titánio, pela módica (???) quantia de 70 Euros.

Hoje à tarde resolvi fazer a subida da Serra do Carvalho, em Vila Nova de Poiares.
Foi um dia para esquecer, pois para além de me sentir bastante cansado (na véspera fiz um treino de estrada muito duro), "passei-me" pelo facto de as sapatilhas escorregarem constantemente dos ditos pedais normais.

Excelentes pedaladas e obrigado pelas vossas dicas.

:yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:
 

biscas

New Member
Aderi há já algum tempo e não pretendo voltar atrás apesar de algumas quedas, parado :twisted:
Em relação ao rendimento é vê-lo a subir :) Por exemplo quando andava com os de plataforma, e pedalava em pisos com areia, quando parecia que ia cair punha o pé no chão, e lá tinha de recomeçar. Agora como me sinto preso a ela, dou uma pedalada mais forte e saio bem da situação. Mas por vezes lá vou ao chão, pois insisto até ao limite que conseguia sair do monte de areia.
Se te aparecer uma subida que tenhas que dar umas pedaladas mais rapidas, mas sempre leves, os pés vão sempre presos e os pedais não te vão bater nas canelas.
 
Bem pessoal, hoje de manhã, finalmente comprei uns pedais de encaixe.
Custaram-me 75 euros, são em titánio e pesam 230 gramas.
Juntamente com os ditos cujos, adquiri uns sapatos da SIDI que me desfalcaram a conta bancária em ... (até tenho vergonha de dizer :oops: ) ... 275 euros.
Já agora resolvi meter no mesmo pacote um selim da Selle Italia (modelo San Remo), com o peso de 200g, pela módica quantia de 100 euros.

Quando a minha mulher souber acho que vou cantar a musica: "é natal, é natal, nasceu o menino...".
:rotfl: :rotfl:

Napróxima terça-feira vou experimentá-los.
Rezem por mim está bem.

Boas pedaladas e bom natal. :) :p :D
 

proque

Member
biscas said:
Aderi há já algum tempo e não pretendo voltar atrás apesar de algumas quedas, parado :twisted:
Em relação ao rendimento é vê-lo a subir :) Por exemplo quando andava com os de plataforma, e pedalava em pisos com areia, quando parecia que ia cair punha o pé no chão, e lá tinha de recomeçar. Agora como me sinto preso a ela, dou uma pedalada mais forte e saio bem da situação. Mas por vezes lá vou ao chão, pois insisto até ao limite que conseguia sair do monte de areia.
Se te aparecer uma subida que tenhas que dar umas pedaladas mais rapidas, mas sempre leves, os pés vão sempre presos e os pedais não te vão bater nas canelas.

Esta questão da areia / lama nos SPD's é complicada. Os novos pedais Shimano são

SHIMANO-SPD-Pedal-M540_113__993_20.jpg


mais abertos por causa de não acumularem lama / areia em comparação com os anteriores

pedals5.jpg


O que, associado a uns cleats de qualidade podem fazer a diferença em zonas arenosa / enlamedas e de pendor técnico.

No sábado passado com lama, areia, uns pedais fechados e uns cleats com muito uso e em zonas técnicas foi um "vê se te avias" a tombar de cima da montada...

O conselho fica pois: não basta ter SPD é necessário ter cuidado - pedais abertos, cleats de qualidade, solas rijas e atenção.
 
Top