Pedais de encaixe e calçado próprio

ISPCC83

New Member
Viva

Não sei se esta questão deva ser levantada nesta secção do fórum mas cá vai...


Estou a pensar comprar ma hardtail Canyon e a mesma não traz pedais de origem.

Terei então de comprar uma pedais à parte e depois respectivo calçado. E é nesta questão que me surge a principal dúvida.

Tenho visto diversos pedais de encaixe, que pelas características físicas, levam-me a concluir que há diversos mecanismos de encaixe, o mesmo acontecendo com o calçado. Estou certo?

Sendo assim gostaria que o pessoal do fórum se pronunciasse e me desse umas luzes em relação a que tipos de pedais de encaixe é que há e que calçado é adequado a cada tipo.

Obrigado
 

Brunaço

Member
Boas,

Não sei se te vais iniciar agora no BTT, mas acho que fazes bem em ires para pedais de encaixe. Depois do periodo de habituação, e de esgotares o kit de quedas que vem sempre em conjunto com os pedais, vais ver que os beneficios são bastante positivos.
Os pedais de encaixe em principio costumam trazer os cleats próprios para depois colocares nos sapatos. Julgo que os sapatos o espaço que tem em baixo é medida standard e os cleats dos pedais devem encaixar em qualquer sapato.

Sugestões dou te:
Pedais Shimano m520 custam cerca de 20€, podes encontrar por exemplo na RegiaBike
images


Sapatos Specialized Sport MTB 77€, mas deves experimentar vários para veres com quais te sentes mais confortável. Estes foram os que me encaixaram melhor. Se não quisseres gastar tanto tens os da Decathlon que também são bons.
1297b_sportmtn_250.jpg


De resto deixo-te um link aqui do forum onde podes ter uma ideia do que é andar com os pezinhos presos.
http://www.specialized.pt/items/02/1297b_sportmtn_250.jpg
 

pauloreis

New Member
Boas: Plenamente de acordo com o Brunaço!! Os pedais m520 são fiáveis e têm a vantagem de ir calibrando a pressão no desencaixe. Os sapatos são muito confortáveis, com uma relação preço/qualidade acima da média
 

ISPCC83

New Member
Obrigado pessoal pelas vossas respostas. Já estou mais esclarerido, já estive no youtube a ver alguns vídeos que explicavam o que vocês me disseram.

Preciso de mais dois esclarecimentos:

- Todos os pedais de encaixe trazem esses tais cleats? É que já os vi à venda em separado.. será que isso será para posterior compra em caso de desgaste dos cleats de origem?
- Depois também já vi que alguns pedais de encaixe de um lado têm o sistema de encaixe e do lado contrário têm tipo uma plataforma para ser utilizada com calçado normal... Todos os pedais trazem esta plataforma que poderá ou não ser instalada consoante a nossa preferência?! ou tem de ser comprado em separado?!
 

njsfer84

Member
Boas, tentando responder as tuas perguntas:

1. Tanto quanto sei, nem todos os pedais têm os cleats, embora a maioria já os tenha.
Os cleats que vendem em separado é mais para substituir os de origem quando estão gastos.

2. Existem pedais que já têm plataformas e os normais aos quais podem ser aplicadas as plataformas
, mas que tem de ser compradas a parte. No entanto as plataformas compradas á parte são normalmente pouco resistentes.
 

Btrilhado

New Member
Existem, por exemplo, os Shimano PD-M324, que têm encaixe de um dos lados e plataforma do outro.
Quando comprei a minha Canyon, mandei vir uns desses juntamente com a bicicleta e já traziam os cleats. Se não me engano, encomendando assim, junto com a bicicleta, ficam mais baratos do que comprando à parte ou por cá numa loja...
Vale a pena aproveitar.
 
Top