Pastilhas e discos

Daemon

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#21
É esse o único problema! Ou então em descidas acentuadas e técnicas voar por cima do guiador
Mas para abrandar "qualquer" disco serve para trás, até porque deves sempre dosear a travagem. Fazer derrapagens com a roda de trás não é boa prática, porque para além de não ser muito eficaz, ainda aumentas o desgaste do pneu.

Já limpei anteontem quando troquei as pastilhas.
Que pneus usas? E pressão?
 
#22
Mas para abrandar "qualquer" disco serve para trás, até porque deves sempre dosear a travagem.
A dificuldade está em dosear. A ideia era abrandar com o da frente e travar com o de trás.

Fazer derrapagens com a roda de trás não é boa prática, porque para além de não ser muito eficaz, ainda aumentas o desgaste do pneu.
Muito mais fácil de controlar do que derrapagens de frente, ou bloqueios e voos por cima do guiador! Uma das vezes que voei por cima do guiador, por estrar a experimentar uma bikle de um amigo com os travões "trocados" em relação ao "normal" nas minhas bikes, dei uma cambalhota que me fez andar 2 ou 3 semanas sem poder tossir descansado.


Que pneus usas? E pressão?[/QUOTE]
Presentemente, continental Crosss king 2.2 com 30 psi atrás, Hutrchinson gila 2.2 com 25 psi à frente.
 

moshinho

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#23
Eu acho que para aumentar o poder de travagem, é usares pastilhas orgânicas (que gastam mais, principalmente na lama desaparecem) e aumentares o diâmetro do disco (aqui sim sem dúvida); terás de usar quase de certeza adaptador na bomba.
 
#24
Eu acho que para aumentar o poder de travagem, é usares pastilhas orgânicas (que gastam mais, principalmente na lama desaparecem) e aumentares o diâmetro do disco (aqui sim sem dúvida); terás de usar quase de certeza adaptador na bomba.
Pastilhas semi-metálicas à frente e orgânicas atrás também é capaz de surtir o efeito desejado, que é travar mais atrás. Adaptador na bombva, sim claro, já vi isso.
 

Daemon

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#25
A dificuldade está em dosear. A ideia era abrandar com o da frente e travar com o de trás.
Com piso aderente, o da frente trava.
Com piso escorregadio, o da frente abranda (para não se chegar ao ponto de cair).
Em qualquer piso (que não alcatrão) o da trás nunca vai travar mais que o da frente! Simplesmente o da frente trava pois aguenta todo o peso da bicicleta e do movimento "para a frente" no travão/pneu/etc. O de trás nunca vai ser tão eficaz porque não tem peso suficiente para ficar colado ao chão, e porque a massa bicicleta/ciclista vai sempre levar o pneu de trás "arrastado".

Muito mais fácil de controlar do que derrapagens de frente, ou bloqueios e voos por cima do guiador! Uma das vezes que voei por cima do guiador, por estrar a experimentar uma bikle de um amigo com os travões "trocados" em relação ao "normal" nas minhas bikes, dei uma cambalhota que me fez andar 2 ou 3 semanas sem poder tossir descansado.
Daí ter falado que tens de dosear a travagem!
Não sei que travões tens, mas eu uso uns Sram Code RSC (travões virados para o Enduro/Downhill) aos quais não faltam potência e a minha roda da frente não derrapa.

Presentemente, continental Crosss king 2.2 com 30 psi atrás, Hutrchinson gila 2.2 com 25 psi à frente.
Não parece ser problema de pressão.
 
#26
Não sei que travões tens, mas eu uso uns Sram Code RSC (travões virados para o Enduro/Downhill) aos quais não faltam potência e a minha roda da frente não derrapa.
Avid DB1. Satisfazem - não travam demais logo de início, e no fim da descida estão a travar tão bem quanto no início. Pelo menos até ter trocado de pastilhas no f-d-semana passado - as atuais ainda só abrandam

Não parece ser problema de pressão.
É mesmo azelhice!
 
#27
Olá Pessoal,

Para não abrir um outro tópico, e como preciso comprar novas pastilhas, gostaria da vossa ajuda ;).

Os meus travões são o Shimano MT500 hydro disc, 160/160mm RT56 rotors, os discos tem a indicação de "Resin Pad Only", qual as pastilhas que aconselham? Como mecânica não é o meu forte, nem sei os modelos de pastilhas que são compativeis para a minha bicicleta.

Obrigado.
 
#28
Sao pastilhas para o modelo dos MT500, em resina.
se fizeres uma busca vês logo, também podes desmontar as pastilhas e leres a designação que as mesmas tem!!!
Sabes substituir? não precisarão os travoes de ser sangrados e o oleo mudado?

as pastilhas (pads) são as B01S...
 
#29
Sao pastilhas para o modelo dos MT500, em resina.
se fizeres uma busca vês logo, também podes desmontar as pastilhas e leres a designação que as mesmas tem!!!
Sabes substituir? não precisarão os travoes de ser sangrados e o oleo mudado?

as pastilhas (pads) são as B01S...
Obrigado Pedro Barradas,

Não sei substiuir.
Na volta de ontem tive que voltar mais cedo pois quando travo faz muito barulho, nas duas rodas, as pastilhas já devem ter ido a vida. A minha bicicleta esta a precisar de revisão, tem agora 1650km desde que comprei, e já tenho o pedaleiro a fazer muito barulho em esforço e outras coisas que devem ser revistas. Mas queria ver se comprava as pastilhas na NET pois normalmente é mais barato. O meu mecânico só volta de férias na proxima segunda-feira.
Provavelmente deve ser preciso sangrar os travões e mudar óleo :rolleyes:.
 
#30
Não sei substiuir.
ve no youtube.... depois decides, mas ve varios videos.. que tenham a ver com a substituição de pastilhas de travão shimano e intervenções relacionadas, depois fazes o plano.
É ir a uma oficina de bikes que tem lá tudo para fazer o serviço. aproveita e pede para efectuarem a revisão.
 
#32
ve no youtube.... depois decides, mas ve varios videos.. que tenham a ver com a substituição de pastilhas de travão shimano e intervenções relacionadas, depois fazes o plano.
É ir a uma oficina de bikes que tem lá tudo para fazer o serviço. aproveita e pede para efectuarem a revisão.
Sim, vou fazer a revisão na oficina, é melhor assim ;).

o que pagas de portes para mandar vir umas pastilhas, na oficina fazem-te isso tudo e não tens de te preocupares.
pois, acabei de ver na internet e não compensa com os portes...

Obrigado