passeios maritimos e bicicletas

mataburacos

New Member
boas

por norma aos domingos costumo ir rolar junto ao rio e até onde calhar.
até paço de arcos é relativamente pacifico, mas a questão é daí para a frente.

hoje calhei ir até ao estoril e comecei no passeio maritimo de oeiras.
transito proibido a velocipedes e com os meses/horarios. basicamente so se pode ciclar de madrugada ou de noite durante quase td o ano.
em carcavelos, novamente sinaletica no passeio junto à praia e à chegada ao estoril novamente o cenário de oeiras...

é certo que posso/tenho ir pela estrada, mas pergunto-me pq raio numa "ciclovia" com largura mais que suficiente para acomodar peos e ciclistas ha esta proibição

pq obrigar o ciclista a circular pela estrada correndo mais riscos e, pouco ou muito, empatar o transito qd se tem 3 ou mais km de traçado perfeitamente utilizavel?

ha aqui alguma coisa que não estou a ver ou é mais uma lei do "porque sim"
 

jfreitas

New Member
Boa tarde,

Há uns anos quando colocaram essas restrições também fiquei abismado! Aliás, cheguei a ser parado pela Policia Municipal em pleno passeio marítimo e nem percebi bem o que me estava a acontecer... lol Imaginem-se a ouvir musica, de phones, a apanhar bom ar, completamente noutra e dois PM a meterem-se à vossa frente com a mão no ar para pararmos. Fiquei mesmo aparvalhado (na altura ainda não sabia da restrição...)

Eu penso que é (mais ou menos) compreensível que as bicicletas não possam circular nesses passeios. Há crianças, idosos, muita gente a passear, etc. É perigoso.
E penso que em primeiro lugar têm de estar os peões.
Talvez os horários pudessem ser mais flexiveis e haver mais periodos em que fosse permitido andar.

O problema é que se não podemos andar ali, temos de andar na estrada, e quem costuma andar na marginal (é o meu caso - seja BTT seja bicicleta de estrada) sabe bem o perigo que isso é!

Há muito que defendo que, pelo menos aos fins de semana, a marginal deveria ter uma faixa fechada ao trânsito até às 13.00 horas ou qualquer coisa do género.

Muito pouca gente respeita as bicicletas e não podemos correr os riscos que corremos ao andar na estrada com condutores como os que todos conhecemos.
Tenho um conhecido que diz: "as bicicletas não podem andar na estrada. Não pagam imposto de circulação, não podem andar." Enfim com mentalidades destas e outras parecidas, o que fazer???

Mais, supostamente também não podemos andar nos passeios. Então andamos onde???
 

Mach 4

New Member
jfreitas,

Tu podes andar onde quiseres e quando a policia te mandar parar tu, apontando para qualquer carro, só lhes dizes isto :

-"Ó Sr.Agente, eu tenho uma Bicicleta Todo o Terreno e só ando aqui a praticar desporto...não ando a poluir nada nem a chatear ninguém".

Eu já disse isto uma vez - somos TODOS peões, alguns motoristas e poucos a andar de bike.
Podemos e DEVEMOS alterar esta mentalidade. Aqui no Porto/Matosinhos já são tantos (e cada vez mais) a andar de bicicleta (e de tudo - btt's, fininhas, de 2 lugares, BMX, etc) que cada vez mais os peões/automobilistas nos respeitam.

Se fores, moderadamente, a curtir a tua música num fim de tarde porque razão tens de ser parado por um agente e teres de ser renegado á perigosa estrada ao teu lado?
Para zelar pela tua segurança terás de argumentar com os agentes, sem receio, e se fores sincero nas tuas palavras vais ver que eles até facilitam.

Boas pedaladas.
 

miguelcarromeu

Active Member
Os sinais no passeio marítimo de Oeiras estão lá bem explícitos; mas se querem saber os motivos, são simples e são os mesmos de sempre:

- a falta de civismo é transversal a todos; ou seja, nem todos os automobilistas se lembram que também são peões; nem todos os peões se lembram que também são automobilistas e o mesmo acontece com os ciclistas.

- 2 acidentes (um deles com alguma gravidade) já eu vi no passeio marítimo; o primeiro ainda se podia lá andar de bicicleta; como não podia deixar de ser, um anormal qualquer, a fazer uma das curvas junto à praia de Sto. Amaro, esbarrou em cheio numa criança. Não só não vinha devagar como ainda vinha com os auriculares enfiados nas orelhas.

Por isso, quem não quer ser lobo, não lhe vista a pele.
 

Mach 4

New Member
- a falta de civismo é transversal a todos; ou seja, nem todos os automobilistas se lembram que também são peões; nem todos os peões se lembram que também são automobilistas e o mesmo acontece com os ciclistas.

Desculpa, mas podes explicar melhor este teu ponto de vista? - Tens a certeza do que estás a dizer?
Quanto a esse incidente com a criança só posso dizer que provalvelmente não foi fatal, comparando com os acidentes rodóviários e até mesmo com os atropelamentos em passadeiras. Por isso é que eu recomendo que pedalem moderadamente, ou então melhor - desviem-se do people, afinal vocês se andam a pedalar com uma btt podem sempre fugir para os lados. De resto também vejo muitos pais a deixarem os seus pequenitos demasiado á vontade em certas situações, por isso...
 

miguelcarromeu

Active Member
Desculpa, mas podes explicar melhor este teu ponto de vista? - Tens a certeza do que estás a dizer?

Se tenho a certeza que nem todos os ciclistas se lembram que também são (quase sempre) automobilistas? Claro que tenho; mas há alguma dúvida nisso? Há por aí com cada besta quadrada que nem licença para andar a pé deviam ter, quanto mais de bicicleta ou de carro.

------"------"------

Quanto a esse incidente com a criança só posso dizer que provalvelmente não foi fatal, comparando com os acidentes rodóviários e até mesmo com os atropelamentos em passadeiras.

Mas as passadeiras são um local de risco elevado e essa consciência é enraizada desde muito cedo. Um passeio marítimo, (repara no próprio nome) é um local onde deveria haver uma descontracção maior. É verdade que muitos pais também gostam de se esquecer que têm filhos e são responsáveis por eles.

O pessoal de bicicleta pode desviar-se, claro, mas há lá umas curvas "cegas" e foi isso que causou/causa os acidentes. Obviamente por excesso de velocidade, pois se todos lá andassem devagar, nunca haveria problemas.

Mas, em suma, relativamente ao Passeio Marítimo de Oeiras, e porque o conheço bem, concordo que não se possa andar lá de bicicleta.
 

Mach 4

New Member
O que é uma pena, pois eu cheguei a passar férias com os meus pais na INATEL de Oeiras e aquela zona (Oeiras, Carcavelos,...) é bem bonita.
Não existe nenhuma ciclovia/ciclopista em Oeiras?
 

miguelcarromeu

Active Member
Sim, verdade; é uma zona bem agradável para descontrair.

Que conheça, exclusivamente "ciclovia" penso que existe uma na parte antiga e não sei o percurso exacto.

E depois há esta que falamos mas com as proibições que também já falámos:

dscn6104l.jpg
 

mataburacos

New Member
nunca fui parado, mas circulo no passeio de Oeiras.
errado ou não não é o que está a ser discutido. prefiro ser parado e levar a bike à mão do que levar uma enrabadela de algum fitipaldi.

calculei que a razão "válida" para a proibição seja a da perigosidade, mas não concordo.
sempre que lá passo vou devagar, passo quando e por onde posso e nnuca chamei ninguem a atenção por nada. se não tenho espaço limito-me a ir ao sabor do vento atras dos "empatas"

acho de enorme falta de visão esta proibição.
peoes e bicicletas podem perfeitamente coexistir na costa e afirmo isso com a meia duzia de vezes que lá passei e n atropelei nem fui atropelado por ninguem.

ao inves de se mudarem mentalidades e facilitarem a vida a quem opta por ir pedalar beira mar limitam-se a fazer proibições ridiculas
até poderia compreender que a circulação fosse restrita ou condicionada em epoca balnear e /ou fins de semana, mas é basicamente todo o ano
 

Mach 4

New Member
Ao inves de se mudarem mentalidades e facilitarem a vida a quem opta por ir pedalar beira mar limitam-se a fazer proibições ridiculas
até poderia compreender que a circulação fosse restrita ou condicionada em epoca balnear e /ou fins de semana, mas é basicamente todo o ano.

Sim, também concordo contigo. É mesmo demais...
Esse sinal devia era ser apresentado naquele programa "Gosto Disto" na secção do "Portugal no seu melhor".
 

Phoobus

New Member
Para reavivar um topico velho...
Muitas vezes esses "acidentes" nos passeios maritimos e nas ciclovias deve a culpa dos peões não respeitarem as bicicletas, ainda hoje fui dar um passeio de bike ate as costa e fiz a ciclovia da trafaria ate a costa, e os peões mesmo tendo um passeio largo para circularem, vão sempre na ciclovia e ainda reclamam que têem de se desviar para as bicicletas passarem, e pelas ciclovias que conheço é sempre as mesma coisa, se calhar quando a policia quer multar o pessoal de bike que anda nos passeios maritimos também deveria se calhar começar a multar as pessoas que andam a pé nas ciclovias, já que são faixas de rodagem destinadas as bikes e não a peões!!!
 
Top