Passeio dos Reis - 6 Janeiro - Touguinha

sundayrider

New Member
http://www.school-eventos.com/index...dos-reis-6-janeiro&catid=31:eventos&Itemid=54

Evento organizado pela School Eventos
Foi com entusiasmo que me inscrevi: menos de 30 kms, dificuldade reduzida, convívio e tradição – era à minha medida.
Ainda tentei convencer alguns amigos a acompanhar-me: uns não podiam, outros achavam que Eur 7,50 era demasiado (com esse montante juntávamo-nos e fazíamos a festa – não concordo, tudo custa dinheiro e a organização, julgo que por receio da falta de adesão, até decidiu não agravar as inscrições tardias (um mês de antecedência) com mais um euro.
Mas lá fui, mesmo sozinho – gosto da zona, evento à minha medida – às 8:30 meto a bicicleta em cima do carro e lá faço os 30 kms para o passeio (gasóleo, portagens, inscrição, etc).
O passeio pareceu-me bem organizado: bem marcado, ouvi dizer que havia gente a “fechar” os últimos participantes, abastecimento/reforço pobre (apenas água) mas de acordo com o prometido. Lavagem de bicicletas com apenas uma mangueira mas banhos decentes.
Nota-se que alguns pontos do percurso foram tratados para facilitar a vida aos participantes, o que não levou a que um grupo significativo não deixasse de organizar um significativo atalho mas, como eu costumo dizer: “nunca fico em último: fico à frente de todos os que desistiram, todos os que ficaram em casa e de todos o que atalharam”.
Lamento alguma falta de espírito de entreajuda que tem vindo a grassar no BTT, mas isso é outro assunto…
Quando terminava o percurso, com bastante esforço – como de costume, cai a “maçã podre” em cima do bolo (Bolo Rei). Quando ansiava pelo meu prometido e tradicional prémio, no final da meta, procuro o Bolo-Rei e o Espumante – era a minha taça! Pergunto e respondem-me: “já acabou”. Já acabou? Como pode acabar algo que estava prometido em troco de uma inscrição com valor monetário e de um esforço físico, que para muitos é Hercúleo?
É! Respondeu um cavalheiro que se encontrava junto de duas mesas onde duas jovens, envergonhadas que tentavam evitar o embaraço. Já o cavalheiro, com ar de presidente de junta, culpava os primeiros participantes a chegar por terem comido o bolo todo. Não sei se tinha alguma responsabilidade mas, que estava a tentar fazer o “bonito” de receber os atletas, parecia estar. Quando perguntei pelo espumante (perguntei porque reparei em caixas no chão por abrir) respondeu que podia pegar num copito (mais pequeno que um “copo de 3”), tipo esmola…
O mais grave é não perceberem o significado: eu nem aprecio Bolo-Rei, mas era o meu troféu. O meu e o de muitos. Felizmente ainda sobrou algum do Natal, tanto Bolo-Rei, como espumante e não preciso da School Eventos, da J.F. da Touguinha ou do Pingo Doce para tomar o seu sabor. O que eu queria era o sabor da vitória e isso estava na partilha de um “bolo-rei de supermercado” e de um espumante que não era propriamente francês.
Meio sem saber o que fazer, lá acabei por protestar, dizendo ser inadmissível que a organização não fosse capaz de garantir uma “mísera” fatia de bolo-rei quando esta sabia com exactidão o nº de participantes (mais fácil de calcular que o Orçamento de Estado).
Já me estava a preparar para dar meia volta quando aparece o responsável da School Eventos (do qual não recordo o nome) e manda fazer aparecer umas fatias de bolo-rei “reservadas” para os últimos a chegar. Ora, eu mais uma vez fui um dos últimos a chegar e disseram-me que não havia bolo, sem sequer um pedido de desculpa… Saltou-me a tampa! Disse tudo o que pensava, o que devia e até, talvez, o que não devia…
School Eventos, para mim, ...! Mesmo com os pedidos de desculpa tardios do seu responsável que, quando eu voltava dos banhos para o prevenir que tivesse pronto o Livro de Reclamações para quando regressasse, distribuía bolo-rei a uns participantes, aos quais peço desculpa pela forma intempestiva como os abordei mas, custou-me ver algumas pessoas com tratamento privilegiado.
Não é assim que eventos destes vão conseguir estancar a sangria de participantes, quer pela crise económica, quer pelo ditado de “gato escaldado de água fria tem medo”.
Domingo salvo pelo ambiente criado no balneário onde, uns tinham dito maravilhas do bolo-rei e outros que nem o tinham cheirado. Fui ainda alvo de um colega que me ofereceu uma peúgas de BTT que tinha recebido com outros brindes – algo também não percebi: uns cheios de brindes como jerseys, bidons, peúgas, etc, distribuídos sem critério aparente e eu, que tudo o que queria era uma fatia de bolo–rei….
Envio este texto à School Eventos e aos patrocinadores do evento: Junta de Freguesia da Touguinha (freguesia bonita e acolhedora), ao Pingo Doce (fornecedor dos bolos-rei , aparentemente insuficientes) e à Câmara Municipal de Vila do Conde que, não sabendo eu se é patrocinadora, vê o nome do concelho envolvido. Acho importante que saibam a imagem que ganham as suas marcas e instituições com o apoio de eventos “onde nem tudo corre bem”, mas devia correr minimamente bem.
Eu devia ter desconfiado pelas poucas inscrições...
 

rmpcunha

Member
Foi uma vergonha!
Tenho bastante apreço pelos elementos da school eventos incluindo o seu responsável. Até hoje nunca tive nada a apontar. Nem da maratona da Póvoa nem da anterior edição do passeio dos Reis. Desta vez ficou aquém do que era exigido. Na edição anterior, o abastecimento não era só de água mas também de sólidos, o bolo rei foi mais do que suficiente e de certeza que, tal como este ano, os primeiros não ficaram só por uma fatia. Fui dos últimos a chegar fruto de uma queda e de um furo de um companheiro e não tive o referido tratamento especial.

Não deixarei de participar nos eventos desta organização apenas pelo episódio de hoje mas que foi uma vergonha isso foi. A título de exemplo, na vizinha cidade da Póvoa no passado 23 de Dezembro realizou-se o Raid de Natal em que teriamos direito a um lanche no final. Quando terminei, além do lanche habitual (bolo, bolo-rei, laranjas, bananas, água, sumos, etc) existiam tripas acabadas de fazer e quentinhas. Valor de inscrição nesse passeio - 5€!

Relativamente ao restante, gostei do percurso, as marcações estavam boas (excepção apenas num ou 2 pontos). Os banhos não utilizei e a lavagem de bicicletas necessitava de mais pontos de água, 1 é manifestamente pouco.
 

skbtt

New Member
Caro Pedro Azevedo

Falei consigo pessoalmente hoje quando tive conhecimento do sucedido.
Lamento o que aconteceu, por isso fiz questão de pessoalmente pedir desculpa pelo lapso e de o corrigir. O senhor em causa da JF de Touguinha não teve a sensibilidade que a situação merecia mas não teve certamente intenção de o prejudicar. Lamento o facto de colocar a School Evento em causa por uma atitude que nem sequer tem a responsabilidade directa da empresa. Gostei da observação relativamente aquilo que tivemos responsabilidade directa, escolha do percurso,marcação e passagens de estrada. Relativamente aos prémios que fez alusão, esses mesmos foram sorteados pelos dorsais que participaram.
Para terminar deixe que lhe diga que entendo a sua amargura relativamente a situação. Lamento o facto de colocar a School Eventos numa situação em que nada teve com a atitude.
Contudo assumo a responsabilidade

Com os melhores cumprimentos

Pedro Soares
 

skbtt

New Member
Caro amigo
Lamento a má gestão certamente feita na distribuição do Bolo Rei e espumante no final, visto que tivemos o cuidado de ter mais do que no ano passado.
Relativamente a não existência de mais abastecimento além do abastecimento liquido, foi uma opção visto que o Passeio tinha apenas 25 Km e a distancia não justificava.
Este ano tivemos até o cuidado de oferecer uma t-sheart, bidão, gorro de natal e de sortear meias de btt, jerseys, calções e luvas.
Mas como sempre registo as opiniões construtivas no sentido de corrigir alguns lapsos para que se possa melhorar no futuro.

Boas Pedaladas

Pedro Soares
 

gteles

Member
Oi,

Na penultima prova (Maratona Povoa de Varzim) não gostei muito, devido a marcação do percurso(eu e mais de 30 andamos perdidos pela estrada nacional durante mais de 20 min).

Deste passeio so posso dizer bem, a marcação estava muito bem feita, o inico do percurso junto ao rio foi bem agradavel, tinha subidas qb e algumas descidas com bastante adrenalina, no geral gostei bastante do percurso, realmente no abastecimento podia ter algo mais solido, mas pronto... Ainda cheguei a tempo do Bolo Rei (ainda estava quente).
Realmente para 7,5 euros a inscrição achei um pouco puxado, mas o banho e a lavagem da bicicleta compensaram.

Estamos prontos para a próxima :)
 
A

Amilcargt

Guest
bom dia,


É a minha primeira participação neste forum,e é com algum desagrado que tenho lido muitas criticas sobre a organização de provas feitas pela school eventos.Porque ja participo a alguns anos em maratonas feitas no norte e salvo algumas exepções, a maior partes delas não são melhores que estas organizadas por esta empresa.De facto parece me um pouco exagerado o preço ,mas de resto não vejo motivos para tantas criticas.Por isso é com alguma triteza que vejo maratonas como a da Povoa de Varzim que tem tendencia para desaparecer por causa dessas criticas ,muitas vezes injustas.Por isso sugiro que se possa crticar,mas de uma forma construtiva para não deixar "morrer" algumas provas que fazem falta ao BTT nortenho.
 

rmpcunha

Member
Boa tarde,

Caro Amilcargt, esteve no passeio dos Reis?
Nunca efectuei qualquer critica negativa aos eventos da school eventos e já participei em diferentes iniciativas. No meu post refiro as virtudes do passeio mas indico também o que considero que esteve errado.

Cumprimentos
 

sundayrider

New Member
Sem querer insinuar nada, é engraçado como aparece sempre alguém contra a maré a dizer bem (e neste caso registado no próprio dia). Tenho bom ideia da School Eventos porque uma vez li "ou não se tratasse de mais um organização da School Eventos..."
Dizer que no norte vão desaparecer as maratonas por causa das críticas é completamente ridículo até porque as pessoas estão cada vez mais a borrifar-se para os fóruns...
As maratonas estão a desaparecer pura e simplesmente porque:
- se perdeu o espírito de passeio - é só Fitipaldis
- o dinheiro, caso não tenha ouvido as notícias dos últimos tempos, escasseia
- no Norte, há menos dinheiro que no Sul
- no Norte, os "passeios" são muito mais duros que no Sul e inclementes para que não tem muita preparação física - Qual é a percentagem de passeios de dificuldade baixa? E quantos não são os passeios que incluem troços verdadeiramente alucinantes? As pessoas têm medo e vergonha de ficar para trás - por isso não participam.
Enfim...
Atenção: eu não me queixo do preço. Também não trabalho de graça mas, enquanto me pagarem (como eu paguei a minha inscrição) serei profissional, nem atirarei as responsabilidades para pessoas estranhas à organização.
Tenho dito, e até ao Raid das Masseiras!
 

sundayrider

New Member
Só para acabar: qual bidão? Também deve ter sido só para os primeiros. Se foi por sorteio conheci um colega com uma sorte do carças: teve de tudo e também teve a amabilidade de me oferecer um par de meias que tinha em dobro - além das fatias de bolo-rei :) A ele o meu obrigado!
E já agora: havia assistência, tipo bombeiros ou isso? Eu não vi! Não é obrigatório? Se havia, peço desculpa!
 
A

Amilcargt

Guest
Caro sundayrider sou novo neste forum mas não sou novo na modalidade,já que pratico btt dede 1996 na altura em que me chamavam tolinho por ir para o monte em vez de ir para a praia.Já sei que o dinheiro é escasso mas explique me por favor porque e que o Raid das Masseiras por exemplo vai ter seguramente 1000 inscritos (no qual estou inscrito por sinal este ano e participei no ano passado).Nao conheço as maratonas do sul,mas ja participei em muitas maratonas no norte e sei que são duras,mas para isso existe as meias que tamben sao divertidas e menos exigentes fisicamente.As pessoas tem medo de ficar para tras porque?Por vergonha ! Vergonha de qué ,pessoalmente eu não tenho!Por isso boas pedadaladas e ate ao Raid das Masseiras.
 

epinto68

Member
boas,eu tambem me escrevi mas nao pode participar por motivos familiares,tinha todo gosta em participar,era a minha primeira participaçao num evento organizado pela school-eventos.acho que nao evento nenhum que agrade a todos os participantes,ou está mal marcado ou há nao liquidos que chegue para todos,peço desculpa mas vir dizer que foi caro depois de pagar.agora se estavam há espera de algo mais em troca.eu fui ao passeio de Natal dos Malhos team nao faltava nada aquilo no fim parecia um casamento.tambem sei que os eventos organizados pela school-eventos em relaçao ao BTT tem perdido alguns participantes é algo que tem de rever onde estão a falhar.
 
Top