Passeio do Marão 2008

mira

New Member
Puxa a vida o Marão é durinho ...
Para o ano há mas sempre dificil tanto a subir como a descer .... :ideia:
 

Paulos

New Member
ó MIRA

e as fotos do passeio?????????????????????

não acredito que ninguém levou uma máquina fotografica??????? :roll:
 

JorgeSantos

New Member
Chamo a atenção para uma regra básica na colocação de novos tópicos:

Não se deve abrir um tópico como este sem o MINIMO de conteúdo nem de informação.

"In regras do fórum"

3 :arrow: Tópicos

3.1 Antes de colocar um tópico novo – considera o seguinte:
Será que vai contribuir positivamente para o fórum ?
Se forem opiniões, não te esqueças de argumenta-las e suporta-las.
Se forem duvidas, não te esqueças de informar bem acerca das ditas, para que te possam esclarecer o melhor possível.
Será que já foi "postado" ? Pesquisa!
E recorda-te: É sempre preferivel postar num tópico existente do que iniciar um novo.

Abrir um tópico nesta secção a dizer o que foi dito, não vem trazer nada de novo para esta comunidade, bem pelo contrário. Se é para juntar "pontos" esqueçam....

Fico o "aviso" na esperança que o mesmo seja desenvolvido. Até porque tenho "amigos" que foram e até estou curioso para ler relatos, ver fotos,etc,etc............

Josant
 

poliveira.eng

New Member
Antes de mais nada: Gostei MUITO!
Por Partes...

Organização: Bem, aquela partida mais desorganizada não dava pra ser! Levantei-me às tantas da manhã para lá estar às 9h prá partida e depois sequei lá quase uma hora até à partida real às 9.45! Eu perferia que tivessem logo apontado a partida para essa hora e pronto, não se falava mais disso! Mais uma falha foi a ausência de controladores no meio do percurso (mas agora que penso nisso, isto foi um passeio e não uma maratona!)! Mais uma foi a ausência de uma misera garrafinha de água à chegada (isso não gostei mesmo!)

Percurso: Subir foi a pedra de toque! Eu acho que o pessoal dos Bila Biker's defeniu assim o percurso: "-Sobe? -Está alagado? -Tem lama até ao pescoço? - Se sim é por aí que o passeio passa!" :D Gostei bastante da grande maioria do percurso, se bem que al últimas subidas eu já as "visse" mal! Mas gostei foi da primeira descida, lá acima de Arnal, Depois de subir subir e subir chegamos à descida e .... DESCIDA PERIGOSA! Querias descansar??? continua a sonhar! Mas depois ela lá amansava e dava para recuperar! Achei um belo percurso que deveria ser promovido a Maratona ou coisa do género! (desde que os Bila Bikers acrescentaseem umas coisinhas já ditas na organização). Uma coisa que não gostei, foi, logo no ínicio, quando se passou por cima da IP4 numa ponte pedonal onde só cabia uma bicicleta de cada vez, foi um congestionamente chato! (Eu teria feito o pessoal dar mais umas voltinhas dentro de Vila Real só para alongar o pelotão e minimizar o efeito de congestionamento!)

Reforço: BEM, quando lá cheguei e vi chouriça, alheira e afins acabadinhos de grelhar ia-me passando! Aquilo sim era um reforço! :)

Prestação: Fiquei muito agradado com a minha prestação! Apesar de ter passado mal em algumas das subidas (por exemplo a meio da subida para Arrabães, entre os km's 7 e 11) cheguei fisicamente muito bem! Cometi um erro quase fatal, no reforço, calculei mal a quantidade de agua que tinha no camelback (pensei que tinha de sobra, para depois ela me acabar antes de chegar ao ponto mais alto!). Fiz muito km sem água, e comecei a sintir os efeitos da falta de água, conjuntamente com algusn de hipoglicémia. Felizmente passei numa fonte (faltariam uns 15km pro fim) enchi o bandulho de água e comi! 5 minutos depois parecia outro! Hoje tou fino, não há mazelas!

Apreciação Global: Tal como disse lá acima, gostei bastante! Proponho a alteração a Maratona (ou similar) desde que mudem uma coisinha ou outra!

Fotos: Já me esquecia... Fotos! Pois meus caros levei a máquina e tirei 5 fotos no percurso todo, sendo que todas elas estão desfocadas! Nunca mais a levo! Borrei a máquina toda pra 5 fotos desfocadas! Sou muito ESTUPIDO! :tungas: Fico a aguardar as da organização, ou as de alguém com mais veia fotográfica, mas posso garantir a quem não foi que passamos em sitios muito bonitos!! Lembro-me por exemplo de um local, depois do abastecimento, em que era possivel ver, lá bem no fundo, uma aldeola (Vila Cova acho eu) por onde tinhamos passado antes do reforço, dando oportunidade para ver a filinha de BTTistas que vinham mais atrasados.

Boas pedalalas!
 

ruiviz

Member
Aqui partilho, com todos, o relato do excelente evento do dia de ontem.

8:30- Chegada a Vila Real.
O tempo apresentava-se fechado mas curiosamente e para a época, a temperatura era amena. Estacionamento previsto em parque fechado à disposição,
Dirijo-me para a partida onde o secretariado funcionava em pleno e sem esperas. A música ambiente ajudava à confraternização na bonita e cuidada praça do município.
Éramos 3 centenas de atletas agora à espera do sinal de arranque e ávidos por "monte".

9:35- Após um breve briefing, é dado o sinal e tudo arranca.
Início inevitável em asfalto, atravessamos o IP-4 por passagem pedonal, e lá nos dirigimos a toda a velocidade para o início da escalada.
Um à parte, se existem expressões que nunca coincidiram serão Marão e Planície, mas ao ouvir alguns comentários pareceu-me que até ali ainda subsistiam dúvidas por baixo dos capacetes de alguns.

Voltando evento, só vos digo uma coisa quem, como eu, julgava que conhecia alguma coisa do Marão, estava perfeitamente enganado! Trilhos novos e do melhor, paisagens de abrir a boca ao mais distraído! E tudo isto num percurso bem delineado e excelentemente marcado!

Chegado ao abastecimento, depois de lá chegar a vontade de o abandonar não era muita, tamanha era a oferta.
Água, sumos, cola, VINHO, pão da região, folhados mistos, barras, enchidos (chouriça e alheira), entrecosto, fêveras, tudo assado na hora, e com certeza devo-me estar a esquecer de alguma coisa...

Energias repostas e toca a rumar à 2.ª parte.
Se na 1.ª a paisagem foi excelente, agora continuava a sê-lo mas de forma diferente.
Subi mais um "cachico" até à cota 1080 e daí aparecem as famosas descidas que tinham tanto de belo como de técnicas. Bem ao meu agrado!
Técnicas, Belas, Longas, Longas, Longas, Belas, Longas, Longas, Longas, enfim um regalo.

13:20- Por uma grande variedade de pisos a organização conseguiu trazer os participantes "quase" até ao centro da cidade por monte. Após 3:45h muito bem passadas, lá estava eu debaixo do arco de meta da Vitalis. Feliz e satisfeito.

Bicicleta lavada, banho tomado, dirijo-me então para o ponto de almoço.
Casa do Paço. Um nome a reter. Julgo que será uma casa vocacionada para eventos que envolvam grandes comezainas, porque foi exactamente o que ali me serviram. Uma grande comezaina. Desde as entradas até à sobremesa tudo produtos de grande qualidade.

Parabéns aos BILA BIKERS, souberam receber, proporcionar e agradar, ou não estivessemos em Trás-os-Montes!

Fotos já disponiveis em:
http://www.pauloministro.pt/gallery.php?gid=208
 

Miguel Parra

New Member
No Marão sempre foi e será duro!
Mas malta, isto é um Passeio! Acredito que em ritmo de competição o percurso fosse de facto de nível V (ou VI).
Eu, à terceira participação tomei consciência desse facto e decidi, ao contrário dos outros anos, arrancar da cauda do pelotão e ir nas calmas. Pela primeira vez parei no reabastecimento e atestei, sem medo de perder alguns "preciosos" minutos. Ajudei um amigo a trocar uma câmara, outro a transpôr a bicicleta numa cancela, enfim... um Passeio é isso mesmo.
Só tive pena de ter ficado sem travões e ter partido a corrente, o que me impediu de chegar à meta. Como moro em Lordelo e parti a corrente ao subir de Ramadas para Relvas, aproveitei que era sempre a descer e fui directo a casa.

Por partes:

Percurso - duro, muita lama, muita pedra, bem sinalizado (ainda que me tenha perdido 3 vezes) e fabulosas paisagens. Afinal estamos no Marão.

Reabastecimento - excelente.

Almoço - do melhor.

Parabéns à Organização
 

indy

Member
Olá
Estava aqui a ler os vossos comentários e, como já pedalei diversas vezes aí pela zona, reconheci alguns dos nomes de locais de que falam e são todos no Alvão. O percurso chegou a ir também ao Marão ou foi apenas no Alvão?
 

Sérgio Favaios

New Member
Miguel Parra said:
...parei no reabastecimento e atestei, sem medo de perder alguns "preciosos" minutos.
Ora, isto é que é falar !!!
Eu pratico este desporto há relativamente pouco tempo, mas já deu para ver que anda por aí muita gente a confundir Maratonas com Passeios...Num passeio de Btt o que interessa chegar à frente, ou dar não sei quantos segundos ao que vinha depois de mim...? Será que estas pessoas que andam nos passeios para chegar na frente desfrutam do que uma organização lhes pretende proporcionar? De certeza que não...em vez de apreciarem o que há de belo e ao mesmo tempo conviverem com os que consigo pedalam, preocupam-se em chegar à meta!!!
Também há aqueles, que até à frente dos amigos com quem treinam durante todo o ano querem chegar.
Tenho falado com alguns amantes do pedal, que já andam nisto há alguns anos e me dizem que as coisas estão muito diferentes.
As competições devem ser feitas nos locais próprios e não em passeios de Btt.

Em relação ao passeio em si:

A partida real deveria ser às 9 horas. Quem está, está. Quem não está...paciência.
Bons trilhos, muita paisagem, bom reforço (e agora aqui uma achega) penso que deveriam ter dado reforço líquido em mais um ou outro local do percurso.
Subidas: Intermináves.
Descidas: Manhosas! (aqui outra achega) Com que então, dificuldade técnica baixa por aquelas fragas abaixo....? :twisted:
Banhos: De longe melhores que os do ano passado!
Almoço: Fantástico!
No geral: Bastante superior em relação à última edição.
 

silvioferraz

New Member
O Marão é o Marão e mainada!!

4b6d80d3927de8842e27e6e075248c2f.jpg


É a segunda vez que participo e se na primeira adorei, desta vez, fiquei fascinado. Em nota 5 dou 6, se fosse em 20 dava 40. Os trilhos, embora não tão duros como na anterior edição deste passeio, continuam duros e como alguem disse, aqui não há planícies. Inicia-se o passeio aos 300 e poucos metros e vai-se aos 1000 e tal :roll:.
Eu diria que este é para homens de barba rija e mulheres de pêlo na benta, claro.
03208ad68b0a5e851fff1e3d01f9476b.jpg

c9e001ca601e308fed7bf07b5ab3a4ca.jpg

3c0d3640918c78439f14c7ef20bce6ef.jpg

a3c1a8723feb48bcb3f214572fb44c02.jpg

af60c5ee686e9cee9a9351ac32b69646.jpg

92d39176618b1781efcf67fe47033961.jpg

Trilhos do melhor. O reabastecimento foi o melhor que algum dia poderiam lá pôr aos 800 mts, para a gente têr genica para o resto. Água quentinha no banho e um almoço, digno.
A companhia tambem foi excelente, assim como os membros dos Bilabikers, que são do melhor.
Fico em pulgas por Janeiro de 2009, aonde espero encontrar toda a beleza natural do marão-Alvão à minha espera.

Abraço
 

carlos reigoto

New Member
Agradecemos e esperamos por vos nos proximos eventos.
Dia 1 de Junho de 2008 temos a nossa maratona.
Contamos com todos.
Abraços betetistas
BILABIKER´S
 

bartes

Member
Boas!

Gostei das fotos... não há mais!!!!?

Mas estou com duvida!!.... Marão, ou Alvão??.... talvez Alvão!!....

Abraço

Parabens ao pessoal que participou....

bartes -13- :mrgreen:
 

HR

New Member
Boas,

Mais uma opinião de quem participou e gostou...

Depois de decepcionado com o evento de 2007 decidimos dar o beneficio da duvida e participamos (14 elementos) no de 2008, e ainda bem que o fizemos...

Foi em tudo superior desde os trilhos bem mais técnicos e DUROS tanto a subir como a descer, o reforço ao nível dos melhores que tive até hoje, o almoço farto em quantidade e óptimo em qualidade e o tempo (com especial agradecimento ao Sªº Pedro) que permitiu que este passeio não se tornasse ainda mais duro (imaginem só este passeio com chuva como no ano de 2007, ai, ai...)

Tenho apenas 3 pontos menos bons que gostaria de salientar:
1 - o atraso da partida que parece que está instalado em quase todos os passeios que participo.
2 - poderia haver mais 1 reforço nem que fosse apenas para distribuir agua e fruta.
3 - e para mim o mais preocupante, poucos elementos da organização distribuidos pelo percurso que devido ao nível de dificuldade me pareceram insuficientes.

Assim sendo um especial agradecimento pelo excelente evento a toda a equipa dos Bilabiker´s e para o próximo certamente lá estaremos.

Helder Ribeiro (TombaTrilhos)
 

poliveira.eng

New Member
bartes said:
Mas estou com duvida!!.... Marão, ou Alvão??.... talvez Alvão!!....

Eu acho que posso ajudar nisto da Geografia... Nós subimo de Vila Real até Vila Cova (acima da Campeã, "paralelamente" ao traçado da IP4) pela vertente mais a ESTE do MARÃO.
Esta vertente "liga" à Serra do Alvão (na sua vertente mais a OESTE, claro!), passamos de uma cadeia montanhosa para a outra, indo dar acima de Arnal (mais ao menos pelos limites do Parque Natural do Alvão) e daí descemos até Vila Real.

As tretas com que eu ocupo a minha mona... é o que dá ter trabalhado lá no PNAl durante tanto Verão!!! :wink:


carlos reigoto said:
Dia 1 de Junho de 2008 temos a nossa maratona.

BILABIKER´S

Contem comigo!!!!
 

pepebapty

New Member
Indy:

O passeio foi todo no Alvão!
Eu não fui pois ando lesionado com uma tendinite mas sei que foi todo no Alvão. Moro em Vila Real e conheço "perfeitamente" o percurso que foi delineado ( 100% ALVÃO). Mas é um percurso, como disse o Miguel Parra ( olá bacano ) nivel 6! Mas Alvão ou Marão o que é que isso interessa? Duas belissimas montanhas com percursos belissimos mas muito duros! M**** de tendinite! Só em meados de Fevereiro é que posso forçar! Agora é só rolar... Devagarinho...
Os Bilabikers estão de parabens pois ofereçeram um excelente percurso aos "ressacados" do fim de ano... Nada mau para livrar as toxinas!

Boas pedaladas

P.S.-A tua página na net ( Pedro "Indy" ) é um estrondo! Parabéns.
 

pedro25martins

New Member
Eu também tinha programado ir, ia ser a minha estreia em SS, mas o nosso amigo pepebapty pegou-me a tendinite e cá estou eu agarrado ao joelho... Um passeio aqui tão perto e ao qual nunca fui... :s
 

bartes

Member
Boas! :wink:

Obrigado silvio, mas afinal é Marão-Alvão-Alvão-Alvão-Alvão!!!

Mas vou fazer esse trajecto!!! mas Marão, são as antenas e toda a lateral até a ligação da serra da Teixeira...

abraço

bartes -13- :mrgreen:
 

poliveira.eng

New Member
silvioferraz said:
Indy e Bartes, fiquem com o track Gps e tirem as vossas conclusões sobre esta pequena polémica.

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,31794.0.html

Ora boa!!! era mesmo isto que eu queria!

bartes said:
mas Marão, são as antenas e toda a lateral até a ligação da serra da Teixeira...

Não é só isso não!!! Mas isso tb não interesssa! Pois as Serras do Marão Alvão e Meia Via são práticamente indiferênciáveis! Se foi MArão ou Alvão pouco interessa! O que interessa é que foi um BELO PERCURSO!!!! Não é assim????

Boas pedaladas e contem comigo pra pedalar no Marão, no Alvão, ou onde quer que seja!!!! :mrgreen:
 

jokka

New Member
Caros colegas,

Devo desde já dar os meus parabéns aos BilaBikers pela organização deste passeio.

Dos muitos em que já tive a oportunidade de participar (e foram mais de 50), este foi, sem qualquer margem de dúvida, um dos melhores.

Se foi duro? Claro que sim, mas o que é que esperavam de um passeio de inverno na montanha?

Não sou própriamente uma pessoa dada a treinos e fiz o passeio com relativa facilidade. Fiz o trabalho de casa e previ as dificuldades. Andei com calma, junto dos meus colegas, e tentei tirar o máximo proveito de tudo quanto nos foi proporcionado. Devo confessar que fiquei deslumbrado com os trilhos e as paisagens em prácticamente todo o percurso. Simplesmente fantástico.

Mais uma nota muito positiva para dois melhoramentos substânciais em relação à edição do ano anterior: os banhos e o excelente almoço.

Deixaria apenas um alerta para a próxima edição: sei que não há organizações perfeitas mas aquele atraso na partida era perfeitamente evitável.

Um grande abraço e o convite para visitarem o blog do meu grupo www.raposasmbt.blogspot.com
 
Top