Passeio BTT São Martinho - Tourencinho

vitor

New Member
bttsmartinho08hf6.jpg
Mais uma iniciativa levada a cabo pela associação Cultural e Recreativa “Tourencius dos Xudreiros”, dedicada ao Ciclismo (na componente de BTT). Realizou-se Domingo dia 9, através do “Passeio de São Martinho” que juntou na localidade do Vale, um número próximo da centena de ciclistas individuais ou integrados em equipas, quer do concelho aguiarense quer de fora dele.

Poucos minutos passavam das 9 horas da manhã desse dia, quando todos se lançaram a caminho acompanhados por carros de apoio e por uma ambulância dos bombeiros voluntários de Vila Pouca de Aguiar. Registou-se a participação, de um número considerável de atletas do concelho e dos concelhos vizinhos, bem como de regiões mais distantes. De qualquer forma a presença destes betetistas prova a dimensão das actividades que a Associação de Tourencinho já atingiu, sendo uma das mais dinâmicas a este nível na região.

bttsmartinho08aav0.jpg

A saída teve lugar da sede da Associação na localidade xudreirense com os participantes a encetarem uma volta prévia de apresentação e de cumprimentos à localidade, percorrendo as suas ruas principais saindo, então para um trajecto de 45 quilómetros coincidindo em partes
com troços pedestres marcados no terreno e com a ecopista de Vila Pouca Aguiar – Pedras Salgadas, sensivelmente a meio do percurso na localidade de Tinhela de Baixo foi fornecido o abastecimento alimentar para repor energias.

As condições atmosféricas estiveram ideais para a prática desta modalidade desportiva que está em crescendo, numa época conhecida por Verão de são Martinho, com os caminhos repletos de folhas que caiem das árvores e por ouriços tombados dos castanheiros.
Por isso mesmo a organização no final ofereceu um almoço convivo aos betetistas e seus acompanhantes, bem como aos sócios da ACRTX que se associaram a esta iniciativa. De destacar a preocupação ambiental da organização em deixar no percurso o mínimo vestígio
da passagem do numeroso pelotão, assim o material utilizado na marcação do percurso ser tinta biodegradável, e as fitas e placas sinalizadoras serem recolhidas à passagem do último elemento.

Esta actividade além de apoios concedidos por entidades privadas, contou o apoio logístico da Câmara Municipal, AguiarFloresta- Associação Florestal, Instituto do Desporto de Portugal, GNR e Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar, destacando-se o Inatel como principal
patrocinador institucional.

:!: Nota Menos - Para alguns participantes que abusaram da organização ao terem enviado as inscrições e não se terem digando a aparecer ao evento nem avisar com a devida antecedência.


Disponíveis as fotos: http://picasaweb.google.pt/ciclismo.acrtx/PasseioBTTSOMartinho#
 

vitor

New Member
Passagem pelas ruas de Tourencinho:

DSC03118.JPG


DSC03130.JPG


Em grande estilo na descida, pena esta ser tão curta:~

DSC05993.JPG



Uma das partes mais importantes do passeio, a zona do abastecimento, nesta altura após a passagem dos apressados, a "viola" mantinham-se intacta, bem como o "menino de 5 anos" :)

DSC03145.JPG


Aqui já alguém tinha deitado mãos à obra e começado a "tocar", mais parece um violinista a fazer jus ao jersey que tem vestido da "rota do presunto"! :)

DSC03157.JPG


Presenças femininas dão outro colorido aos passeios, afinal o btt não é desporto só para homens

DSC03161.JPG



O grupo que "assentou arraiais" no local do abastecimento! podem pensar que foram os últimos a chegar ao local de meta, mas pelos vistos foi por bom motivo e segundo eles não se importaram nada! :

DSC03165.JPG


Singletrack em Bornes:

DSC03172.JPG


Passagem pela rotunda da Anta em Vila Pouca de Aguiar e entrada na antiga linha férrea:

DSC06031.JPG


Aqui já na fase da reposição calórica com o caldo verde, magustada etc...

DSC03179.JPG




Boas pedaladas e até ao próximo passeio!
 

J.Du@rte

New Member
Boas,
Foi um optimo passeio, muito bem organizado, bem sinalizado so se perdia quem queria, trilhos novos e muita muita animação :D

MENOS POSITIVO: O arranque inicial, o pessoal parecia balas atingir o seu alvo! Quando dei por mim estava a rolar a 35km/h ao quilometro nº.3 :shock: enfim, aquilo era um passeio e não havia nada de carácter competitivo, enfim.

De resto esteve tudo 5*, almoço, banhos e organização.

Para a próxima la estarei novamente em Tourencinho
 

Acastro

New Member
" A nota menos" - foi pelo facto de haver pré-inscrição e não inscrição, daí o facto de existir muitas pré-inscrições e não comparecerem ao evento,
é um pormenor a corrigir :), isso acontece muitas vezes, mas de qualquer forma deveriam avisar que não iriam participar (que foi o nosso caso, muitos dos nossos atletas não compareceram) :).

aqui vai um pedido de desculpa a organização, para o ano aparecemos de surpresa :) (estou a brincar)

mas isto são pormenores que não se deve mencionar para não ferir Susceptibilidades :)

uma nota muito importante, o famoso caldinho verde continua optimo, parabéns as cozinheiras

parabéns para toda a organização

e até para o ano em Tourencinho

ou em Santa Marta de Penaguião (21 de Dezembro 2008).

cumprimentos

boas pedaladas
 
Top