Passeio BTT "Desmaiar a Pedalar" - Marmelete, Monchique - 1/5/2011

Boas
Parece que me cabe a mim abrir o tópico.

Realizou-se hoje na freguesia de Marmelete em Monchique mais um Passeio "Desmaiar a Pedalar" organizado pelo Marmelete Aventura Clube , num dia com alguma chuva o que tornou o terreno um pouco pesado e que não deixou o pessoal ver as paisagens, principalmente junto da Barragem da Bravura onde a atenção tinha que ser redobrada devido ás muitas poças de água. A organização pôs á disposição dos participantes 2 percursos (31 e 42 km), com as subidas e descidas com alguma inclinação que é uma característica deste passeio.

Aqui fica a minha avaliação.

Secretariado: foi rápido.
Partida: com algum atraso e com a chuva a começar a ameaçar, o pessoal começou a ficar impaciente.
Percurso:engraçado, as descidas rápidas e técnicas que já fazem parte do cardápio e as subidas sempre puchadinhas como é hábito... quem desce tem que subir. Este ano com uma zona mais rolante (junto da Barragem), mas que a muita água não permitia um ritmo constante.
Marcação: suficiente, não dava para enganar, mas em algumas zonas andavamos muito tempo sem ver fitas, já em Marmelete não havia fitas depois da Igreja:confused:
Abastecimentos: não parei no abastecimento dos 15km, mas penso que estava bem servido como é o hábito daquela gente.
Chegada: não estava lá ninguém da organização :nsei:
Lavagem: devia ter outra mangueira.
Banhos: não usufrui, mas se foi igual ao dos outros anos a àgua estava quente :p
Almoço: como não almocei não posso opinar, será que foi assado???
Organização: muito simpática e muito disponível.

Avaliação final: bom.

Agora venham de lá essas fotos.
 

Marreiros

Active Member
Também fui ao passeio na passada manhã de domingo e correu tudo de maneira positiva.

Gostei do percurso mas pensava que iriam colocar mais uns "singles" para a malta disfrutar. Segundo me foi dito no ano passado haviam "single-tracks" com fartura. O terreno também ajudou mesmo apesar de muito molhado e da chuva não criando praticamente lama nenhuma.

De resto tudo 5 estrelas com excepção daquilo que o amigo Vitor já referiu: falta de fitas depois da Igreja e falta de pessoal da organização à chegada dos participantes.

Agora, como já foi escrito, faltam as fotos. ;)
 

toxina

New Member
Subscrevo as palavras do Vitor, completo com:

Almoço muito bom, banhos muito quentinhos.

Mais uma vez a organização está de parabéns, tudo pessoal muito porreiro e sempre disponível é a minha segunda participação e desde o ano passado que disse que enquanto houver força nas pernas e disponibilidade não vou faltar ao 1º de maio em Marmelete, btt , almoçarada do melhor, baile e porco no espeto quem quer mais que isto para um 1º de maio !?!?

Quero agradecer à junta de freguesia, tanto pela recepção das inscrições que enviei fora do tempo, como das belas sandes de porco no espeto que comi !! sempre deliciosas! Parabéns pelo apoio e organização que é sempre muito boa nos eventos que fazem.

O ano passado mesmo com o Sr. de barba rija, todo amedronhado e com ramos de louro a bater na malta, foi muito mais facil lhe arrancar umas sandes, do que à menina deste ano ! malandra ela :) ehheeheh

Reclamei à malta do btt de Marmelete do percurso ter sido de estradão, a razão que deram foi que muita gente reclamava da dureza do percurso, não lhes retiro a razão, mas ... acho que ir a Marmelete e andar em estradões desvirtua totalmente o passeio, não por querer mais dureza, mas porque só em Monchique se pode passar por trilhos, singles, hortas, caminhos com granito e sitios que não encontramos nem sequer parecido a sul de Portugal, trilhos que são tão verdinhos terra preta, raizes e com tantas folhinhas a fazer de tapete que até apetece dar um valente trambulhão pelo meio daquelas descidas com sobreiros porque até parece que nem vai doer nada.

É sem duvida das zonas com uma natureza imponente e que proporciona paisagens até ao mar deslumbrantes de todo o sitio que tive o prazer de pedalar, é sem duvida das melhores, faça chuva, sol ou caia picaretas, talvez para aqueles que lá cresceram e vivem seja igual porque vêm o mesmo todos os dias mas para mim foi pena ter regressado a casa com esse sentimento de falta.

Mas para o ano tem mais :)

Um abraço a todos.
 

johnny_d

New Member
Viva pessoal,

Assim se passou mais uma edição do "desmaiar a pedalar", este ano infelizmente com muita chuva que não facilitou em nada a vida quer aos participantes quer à organização.
O percurso deste ano, precisamente para variar um pouco foi para uma zona diferente, mais para sul da freguesia onde não predominam os singles como acontece na zona da Fóia daí o percurso ser todo ele em estradão, fica desde já prometido para o ano o regresso aos singles como deve de ser! (a já agora com melhor tempo também) :D

Em relação ao que aqui foi dito assumimos os erros e vamos melhorar na próxima edição, apenas gostaria de dizer que tendo em conta o dia que é e com passeio pedestre a decorrer ao mesmo tempo não nos é fácil arranjar pessoal para acompanhar tudo como deve de ser, mas foi uma falha não ter ficado ninguém a acompanhar a chegada dos participantes e havia realmente uma falha de marcação a seguir à igreja que nos passou.

De qualquer modo penso que o balanço final é positivo, continua a ser um passeio com uma relação qualidade/preço exemplar.

Parabéns ao amigo Marreiros pela prestação brutal, parecia uma mota quer a subir, quer a descer. :D

Gostaria também de deixar aqui um agradecimento a todo o pessoal que trabalhou e se esforçou muito para que corresse tudo da melhor forma e tornar este dia possível em especial à Junta de Freguesia de Marmelete e ao Snack Bar Luz que serviu tudo 5*!

Aqui ficam então algumas fotos:
Image_1.JPG

Image_2.JPG

Image_3.JPG

Image_4.JPG

Image_5.JPG

Image_6.JPG


Iremos colocar mais fotos brevemente em galeria.marmelete-aventura.com

Quem quiser algumas fotos em formato original é so dizer por PM ou mail. ;)

Abraço!
 

M.Martins

New Member
Olá Pessoal
Apesar de não ter tido o privilégio de partilhar convosco as subidinhas, descidas e alguma chuva e lama :) que presenteou todos nós, é com mt agrado que constato que tivemos mais uma edição no seu melhor.
Em nome da JFM agradeço as vossas palavras de apreço, ao Marmelete Aventura Clube e a todos os envolvidos a disponibilidade por colaborarem em mais uma actividade que enriquece bastante o Convívio de Maio, assim como ao Snack-Bar Luz e Café Tita que cozinharam um óptimo javali para todos os participantes no BTT e Passeio Pedestre.
Isto é um segredo: o nosso amigo Toxina queria comer o porquinho todo… :) mas cá a menina das sandes, mazinha, não deixou :(, para o ano há mais…
Boas pedaladas
 
Bom dia a todos.

Pois eu também quero agradecer ao Marmelete Aventura Clube, pois nesta manhã,m caso não fossem eles, teria de certeza ficado em casa, pois o tempo não apetecia muito estas aventuras, apesar de só custar até à 2.ª ou 3.ª poça. Também quero agradecer à Junta de Freguesia de Marmelete a tarde/noite de agradável convívio que mais um ano nos proporcionou, em particular à Sr.ª Presidente da Junta, que para quem não sabe é a menina má das sandes.
Em relação às "reclamações", que na minha opinião deverão ser sempre bem aceites por qualquer organização, digam-me de vossa justiça onde é que vão a um passeio com almoço incluído (e que almoço) por 12€? Experimentem a ir a um restaurante comer o que aqui comeram e depois vejam a conta final.

Até para o ano, ou até breve.
 
Last edited:

Marreiros

Active Member
Singles é o que se quer johnny_d! Prometo comparecer em Marmelete em 2012 se o calendário competitivo permitir. :)

Para o próximo ano não vale estar só a cuidar das sandes sra Presidente. Temos também de pedalar. ;) Mas fez bem em não deixar o amigo Toxina comer mais sandes de porco no espeto. Assim para o ano ele vai voltar. :D
 

KOTA VARELA

New Member
Olá Moçes.

Dexem-se disse.
Claro as criticas são importantes, mas ja tou um becade farte diste:
Se tem trilhes..... e pá tambem devia de ter uns becades de estradão...
Se tem estradão....epá devia ter uns becades de trilhes.......
Se tem porke do espete.....deveria ter molho com á + c
Se na tem porke do espete....deveria ter.....
Se chove......os trilhes deviam ser máis faciles....
Se na chove.....é perke estava bué calor e faltava a palca com agua logo ali...
Se os caminhes tão bem marcades....tem fitas a mais e estraga a paisagem...
Se na tem fitas....fazem eles a fita.....
Vomeçes já virem, ke tão sempre reclamande, claro cum homen assim tamem se farta diste e qualquer dia querem um paseizite e ná apanhem.

Há alembre-me agora e ke tal se lem-se um becade da cronica deste amigue:

Desculpa lá,mas não és.
Sim,tens a bike,e o equipamento,mas…falta-te algo.
Podes ter entrado neste mundo há poucos ou muitos anos,podes ser novo ou “metido na idade”,és da cidade ou do meio do “deserto”…mas não és bttista.

O btt é um desporto com cerca de 30 e poucos anos,que começou a aparecer neste nosso cantinho no final dos anos 80,e teve uma grande fase de expansão em meados dos anos 90.Na altura,ser “radical” era o que estava a dar,e btt era sinónimo de competição,e então era normal ver provas de cross country com centenas de inscritos,apenas para fazerem algumas voltas a um circuito,a todo gás.
Mas depressa muitos desses participantes mudaram de ideias,porque por essa altura,as bikes eram tudo menos confortáveis,estáveis ou eficientes.Suspensão e travões eram áreas ainda em desenvolvimento,e os componentes com alguma qualidade eram inacessíveis á maioria dos praticantes.Dos que ficaram,uns continuaram na competição,mas a maior parte (e eram bem poucos) dedicou-se aos primeiros passeios organizados (guiados,nas calmas!),ou mesmo a andar por aí sozinhos,à descoberta,de trilhos e dos próprios limites.Andar sozinho,para quem começou a fazer btt nos anos 90,era muitas vezes a única hipótese,não havia net ou telemóveis para combinar pedaladas…enfim.
Mas as bikes foram evoluindo,e ficando mais apelativas.Confortáveis,fiáveis,eficientes.Começou a ser possível fazer mais de 2h no mato sem ficar maltratado das costas,e principalmente,sem que a bike perdesse peças pelo caminho ou desafinasse mudanças e travões.

E então,muita gente descobre o btt.Uns por influência de outros,outros porque as moto4/jipes eram mesmo muito caros de manter,porque o médico mandou fazer exercício,porque “quando era puto divertia-me a andar de bike,deixa lá ver se ainda…”,porque…várias coisas.
E a coisa começa a crescer.A competição passa para segundo plano,e os passeios,até aqui ,meros encontros de malta que queria conhecer novos trilhos e confraternizar com pessoas que partilhavam o mesmo gosto,começam trasformar-se.Por pedido de alguns participantes,a quilometragem aumenta,e a dificuldade técnica diminui.Deixam de ser guiados e com andamento controlado,para serem marcados e de andamento livre.Aqui acaba muito do convívio e entreajuda presente nos passeios guiados,para aparecerem os “picanços” e “treinos para a prova tal”.Cicloturistas de estrada são atraídos para estes passeios de longa distância,por não haverem na sua modalidade suficientes passeios de andamento livre,à imagem de Espanha ou França,por exemplo.Habituados a “mordomias” como assistência técnica,abastecimentos fartos e almoços de gastronomia típica da região,cedo impõem às organizações tratamento igual nestes passeios,e aqui acaba um dos princípios basilares do btt: A autosuficiência. A ideia de levar umas barras de cereais ou umas sandes no bolso do jersey é abandonada,e passa a ser a organização a ter a função/obrigação de alimentar antes,durante e depois do passeio os participantes,com todos os custos que isso acarreta.Brindes,banhos (“quentes,ou então nada feito para o ano que vem!”)…e temos algo completamente diferente do que tínhamos há apenas alguns poucos anos.

E então aqui estás tu.
Compraste uma bike e juntaste-te ao grupo.Como não queres ficar mal visto entre os teus pares,foste para aquela de marca conhecida,talvez até a de carbono,porque é “mais rápida”,e equipaste-a com pneus para rolar bem,fininhos e com tacos baixos.Como não tens técnica,andas pelos estradões,e não te aventuras com a tua bike por sítios difíceis,porque “é perigoso”,”perdes o ritmo”,ou “assim é difícil fazer 80km esta manhã”.Nunca te aventuras a descobrir caminhos novos,muito menos sozinho,mesmo com o telemóvel,porque “pode não haver rede”,e…vais andar para a estrada,ignorando que practicamente todos os acidentes realmente graves com bicicletas são na sua maioria atropelamentos.
E começas a fazer kms na estrada,e talvez compres umas rodas para montar uns slicks,ou até uma bike de estrada! Ganhas ritmo,poupas o material…e não fazes btt.
E aí vais tu para as maratonas,provas feitas à tua medida: Muitos quilómetros de estradão,sem zonas técnicas para não criar engarrafamentos,com abastecimentos e almoço dignos de um festival gastronómico (mas não de um atleta),assistência técnica…até o belo do carro-vassoura! Aqui competes contra outros como tu,não existe tempo para conversas ou entreajuda,tens de dar o teu melhor,fazer menos tempo que o ano passado,ficar à frente do amigo que te tem andado a “picar”...e à frente de tantos que apenas foram para se divertir,que até pararam para almoçar,tirar fotos,ou ajudar quem teve um problema mecânico…mas o que interessa mesmo é que fizeste “237º em 2500!!!”.Mal sabes tu,que se alinhasses à partida de uma prova de verdadeiro btt,não terias a mínima hipótese.

Mas espera,nem tudo está perdido,tu não estás perdido!
Pega na tua bike e vai experimentar coisas.Subidas e descidas que vês os outros fazerem e nem nunca tentaste.Pára no alto das subidas e aprecia a vista.Vai a passeios verdadeiramente para passear e conhecer novos trilhos com os amigos e mete conversa com outros participantes,vais ver que não é assim tão mau.Inscreve-te numa prova de xc e vê o que o btt de competição tem sido até aqui,quem sabe se não gostas…Troca essa bike pela que realmente precisas,não são as opiniões dos outros que te fazem rodar os crank’s.Se te doem as costas,se calhar essa bike de xc de competição,que nunca vais usar numa prova de xc,não é a melhor opção para ti,não é?
Não sigas planos de treino feitos para profissionais,se não tens vida para isso_O mais certo é ficares saturado e largares a bike…anda quando te apetece.Se gostas mesmo,vai-te apetecer quase sempre.Não te leves demasiado a sério.DIVERTE-TE,lembra-te de quando eras miúdo e andavas de bicicleta,será que já te esqueceste?Respeita os outros,a Natureza,a ti mesmo.Respeita a tua bike!Ela foi desenhada e construída para andar no mato,em terreno acidentado,e não na estrada.
Não é assim tão difícil,e acredita em mim,vai gostar muito mais deste desporto.


Espero que percebam as minhas críticas,e não levem a mal se fui em algum ponto “contundente” demais,é apenas a minha maneira de ver o “estado da nação”,e estou,como sempre,disposto a ouvir e debater opiniões diferentes…afinal,é para isto que serve o fórum!

Luis Nogueira

A fazer btt desde 1989"

Até mai logue moçes, desculpem a maçada, mas o pexe tava bom........

Açetem um cagande abraçe Marafade.
 

Rui Agassi

New Member
Boa tarde a todos,

Grande opinião a do Sr.Luis Nogueira, mostrada aqui pelo marafade KOTA :)

Aproveito tambem para dizer que fiquei contente pois este passeio deu a conhecer aos participantes o famoso barranco dos Três Figos.

Tive pena de não poder participar,pelo que me parece o almoço foi farto (para mim uma obrigatoriedade num passeio de BTT). Fica para uma proxima oportunidade.

Saudações BTTistas
 
Bom dia amigo Rui. Pois é, passamos mesmo junto à tua casa. Ainda estou para ver quando será essa oportunidade. Andas-te a esquecer aqui da malta.

Abraço.
 

Rui Agassi

New Member
Boa tarde Paulo,
Em Janeiro inscrevi-me e paguei Alte que foi no dia 30/04. Ainda ponderei ir ai no dia 1 de Maio mas depois da tempestade de lama e chuva ao longo de 100 Km que apanhei em Alte só me apetecia dormir no Domingo :)
Fico muito contente por a malta continuar com este paseio, que é cada vez mais comentado.

Um abraço
 

Rui Agassi

New Member
Bom dia,
Venho desta vez apelar a organização para não se esquecer de levantar as fitas de marcação.
Fiquei contente com a passagem do passeio pelo barranco dos três figos, mas ontem fiquei com uma tristeza enorme ao reparar que as fitas ainda lá continuam a estrangular os arbustos :(
Pode ser por falata de tempo.......mas já passaram 13 dias.
Proteger e preservar o ambiente é um dever de todos, nomeadamente quem gosta de disfrutar de sitios encantadores como ainda é a serra de Monchique!!!!

Cumprimentos
 

johnny_d

New Member
Boas amigo Rui,
Não está nada esquecido, mas é mesmo assim, o tempo escasseia e temos que ir fazendo a limpeza aos poucos conforme vai havendo disponibilidade. ;)
Não te preocupes que ficará tudo limpo, costumamos até retirar todas as outras marcações que encontramos abandonadas para preservar a paisagem e o ambiente.

Abraço,
João
 
Top