Passar para 29er??

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Eu tenho uma RCZ com um equipamento porreiro, e com um peso que deve de andar a volta dos 12kg's, mas agora ando com o "vicio das 29er's" :D

A minha bicicleta vai precisar de levar manípulos novos e uma suspensão, mas deram-me 389€ pela minha bicicleta para descontar numa nova...

A única bicicleta que eu posso comprar com esse dinheiro é uma Coluer Ascent 29, que deve andar perto dos 14kg..

A Coluer tem este equipamento:

Suspensão: Suntour XCM
Rodas: Galaxy Meteor(equipam as Coluer pragma)
Desv. tr: Shimano Acera
Shimano Acera

Shimano Acera

Desv. fr: Shimano TX
Manípulos: Shimano Altus 8v

A minha tem o seguinte:
Suspensão: Suntour Raidon
Rodas: Mavic Crossride
Desv. tr: Sram X0
Desv. fr: Shimano TX
Manípulos: Sram X0

Eu tenho noção que vou "andar de cavalo para burro" no equipamento, mas o que é certo é que mais cedo ou mais tarde tenho de ir para uma 29er devido a fazer regularmente maratonas e de saber que é difícil acompanhar com uma 26..

Por isso estava a pensar comprar esta Coluer, para já ficar com uma base para up's sem ter de andar a comprar uma 29er as peças e ter o material encostado até ter tudo para montar...

Que dizem vou para a Coluer ou invisto na minha 26??

Cumps :yeah:
 

SeteGu

Active Member
Também acho que é claramente andar de cavalo para burro.

Já andei numa 29 assim e notava-se bastante a diferença a subir (para pior) em relação à minha 26.
 

Nozes

Active Member
Deixa-te disso,essa bike é um trambolho que mal dá para andar na ciclovia.
Tens uma bike porreira,o que podes fazer se queres uma 29 é ires poupando umas coroas e eu diria que por 500€ consegues transformar a tua bike numa 29 (200€ quadro+200€ suspensão+100€ rodas). Era o que eu faria.

Já deves ter visto o tópico da minha On*One. Gastei 1000€ e fiquei com uma bike de 10,5kg (ok,tem forqueta,mas com suspensão não passava dos 11).
 

DFigueiredo

New Member
Nao te metas nisso. A febre das 29 é tramada mas temos de fazer as coisas com cabeça. Troquei a minha Trek 26" (de 11.5kg) por uma 29 de carbono com material similar e está agora com 10.5kg, caso fosse pra uma 29 pior e mais pesada nunca na vida o faria.
Das duas uma, ou mantens essa e investes em material, ou juntas mais umas coroas e passas para uma 29 de jeito.
 

fabio viana

Well-Known Member
Obrigado pelas opiniões :)

Pelos vistos vou optar pela ideia do @Nozes de fazer uma 29er as peças..

É que para montar uma 29er só preciso mesmo de um quadro, suspensão e rodas, porque tenho uma transmissão praticamente nova(excepção dos manípulos que precisam de uma borracha nova), e também tenho praticamente todos os periféricos novos(excepção do selim).

Em relação ao quadro que irei muito provavelmente usar, será um Coluer Rave com as rodas que equipam as rave de origem(Galaxy meteor), mas tudo por 130€...

Depois para a suspensão ainda é um caso a pensar..

Obrigado pela vossa ajuda :yeah: assim não vou cometer o erro de trocar a minha 26 por uma "ancora"
 

SeteGu

Active Member
Essa também me parece ser a melhor opção... e é um bom negócio. Os quadros que tive da Coluer também foram baratos mas sempre muito bons.
 

LGM

New Member
Boas pessoal,

fabio viana, vou usar o teu bom tópico para falar da minha situacao.

Isto das 29er é lixado e já nem de consegue dormir, mas temos de refletir sobre as situacoes e pedir conselhos.
Por isso aqui estou com a minha ........
Tenho uma 26" carbonica com 9,3Kg.
Bom equipamento, travoes Xtr , rodas alpine/novatec , Sid , rotativos X0 9v , X9 traseiro , Rotor 3D.
Entretanto tenho de mudar a transmissao. ( pratos, cassete, corrente, roldanas )
Gosto de fazer meias-maratonas em média umas 6 por ano.
Claro que tambem ando ao fim de semana e durante a semana pelo menos 1 vez.

A minha questao para todos é, vale apena gastar (a minha 26 como retoma) e mais +-2000€ numa nova bike 29er de 9,5Kg ?
Notamos melhorias com esta mudanca ? ( conforto, mesmo percurso em menos tempo, etc.... )

Desde já, Obrigado pelos comentários.
Luis
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Que percursos fazes maioritariamente? Se forem rolantes/ estradões , a 29 poderá valer apena. Se por outro lado forem percursos mais técnicos, não vejo vantagem face a tua situação actual.
 

LGM

New Member
Aqui maioritariamente sao estradões, poucas zonas técnicas.

Vim trabalhar para a Alemanha e os trilhos aqui parecem mais Auto estradas.
E nas provas que participei tinham poucas zonas técnicas.
E por isso estava a ponderar a troca, mas dar 2000€ custa a todos.
 

davidream

Active Member
bOAS!

É dificil realmente quando temos que tomar estas opções :) ás vezes manda mais a carteira,outras a cabeça/coração :p enfim!!!este vício é danado!!
A tua bike 26" tendo bom material,gastas o necessário para a revisão e serve-te como aliás tem sido até aqui >>
No entanto quando referes uma 29" na gama dos 9Kgs a coisa muda de figura,pois é certamente uma máquina bem equipada e efectivamente a diferença de performance para a tua 26" vai ser grande(não vais querer voltar para trás)
A única dúvida aqui são os 2000€... tens que decidir sobre as possibilidades de fazer esse investimento... Agora quanto á validade de o fazer ou não,eu acho que vale certamente,pois uma 29"(com essas caracteristicas) vai-te dar outras possibilidades de certeza!! quer em ter uma bike mais actualizada quer em performance pura e dura!

My 2 cents!
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :D

É assim a tua 26 tem um material muito bom.. por isso podes sempre pegar nesses 2000€ e comprava um bom quadro, rodas e suspensão, porque o resto do material já tens e pelo que parece é muito bom.
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas, venho aqui fazer uma pergunta que já não tem muito haver com o tópico....

EU tenho a bicicleta a venda no olx e estou a pedir 550€ por ela e ainda vai um quadro que tenho aqui de oferta.. o mais estranho é que hoje entrou um rapaz em contacto comigo e ele em vez de 550€ quer me dar 700€ e ainda vem de santarem ao porto me buscar a bicicleta..

Será que é de desconfiar?? é porque dar 700€ por uma 26, mesmo com um quadro rcz de oferta, a mim parece uma "esmola muito grande"..
 

camponubla

Well-Known Member
É estranho :) Mas o melhor é combinares num lugar público e acompanhado de algum amigo :) E se quiser dar uma volta com a bicla, fica com o BI dele e que o seu carro esteja junto a ti (e aponta a matrícula do mesmo).
 

fabio viana

Well-Known Member
Entretanto estive a falar com ele, e ao que parece ele da-me o dinheiro antes de experimentar a bicicleta e ainda por cima num sitio com muito movimento, por isso vamos la ver o que sai daqui xD porque 700€ ainda dá para comprar uma 29 melhor do que a minha 26 :D :D
 

fabio viana

Well-Known Member
Se sempre conseguir os 700€ pela bicicleta, o que me aconselham a comprar...

Eu ando a ver os usados e vejo bicicletas 26" com 9/10kg e as vezes menos por cerca de 700/800€... Enquanto que as 29, andam pelos 11/12kg..

As melhores 29er's para este preço trazem reba's, xt's 10v e rodas no mínimo com 1.8kg..

E as 26 trazem rodas de 1.4 ou 1.5kg, sid's, xt's de 11v para não falar de algumas que trazem bons quadros tanto em alumínio como em carbono..

Como o uso que darei a bicicleta será exclusivamente treinos/maratonas o que aconselham?? uma boa 26 com peso de 9/10kg ou uma 29 de 11/12kg??
 

Nozes

Active Member
Tu precisas de uma 29. Até aí já todos percebemos.

MAS cuidado com esse negócio,soa tudo a treta ou pior. Pôes a bike a 550 e alguém oferece-te 700??? E ainda vai fazer 500km para a ir buscar? Desculpa lá mas estás a ser ingénuo,para dizer pouco.
 

Joseelias

Well-Known Member
Já confirmaste que ele te ofereceu mesmo os 700€? Ou ele falou nesse valor e nunca mais o referiram? É que o 7 fica acima do 4 no teclado e ele pode ter querido na verdade oferecer 400€ e não 700€, o que está mais dentro da lógica dos negócios do OLX.

De resto, se fores para a frente com esse negócio, que é no mínimo estranho, pede o pagamento por transferência bancária e entrega o material apenas após confirmação da entrada do dinheiro na conta. Depois de aí estar, ele nunca mais o vai poder retirar.

No que diz respeito à passagem da 26 para a 29 com muitos quilos de diferença acho que tens que avaliar isso bem. Nas imensas discussões que houve neste fórum sobre as 29, houve referência a vários testes feitos por revistas da especialidade em que a 29 ganhou apenas alguns segundos num percurso de 10 quilómetros contra uma 26 equivalente. Acho que a Bikeradar tem um desses videos de teste. Agora, quantos minutos perderás por passares a carregar mais dois ou três quilos, em particular nas rodas? Eu não sou um especialista no tema mas tenho muitas reservas sobre as vantagens de uma passagem nesse sentido. Não consegues pedir uma bicicleta emprestada com as características da que queres adquirir e usá-la numa prova para experimentar?

Acho que tens que pensar no assunto com a razão e não com a emoção, pois se o objectivo é competir tens que optar sempre pelo que te dá vantagem. E isso significa muitas vezes usar o equipamento menos actual, por estranho que possa parecer. E aí falo por experiência própria. Quantas vezes na canoagem se optava por modelos de caiaques antigos e mais lentos mas mais estáveis porque as condições de água eram más para os modernos, mais rápidos mas mais instáveis? E depois era ver os que se iam nos barcos novos a tentarem não virar e a serem passados. Aqui é o mesmo. Uma bicicleta menos adaptada às maratonas mas mais leve que outra teóricamente mais adpatada mas mais pesada, pode dar-te vantagem.
 
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Pedro Barradas

Super Moderador
Exacto....concordo com o joseelias...
Faço mairitarianente XC/maratonas
Eu passei de uma 26 (12,5kg), para uma 29 de 11kg. Mas além do peso, foi a melhoria no conforto ( quadro aluminio >carbono; geometria/ tecnologia entre quadros; suspensão REBA > Lefty 2.0; rodas 26>rodas 29)
 
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