Passar de 100 mm de curso para 80 mm.

Mach3

New Member
Boas,

Estou a pensar trocar a minha suspensão, e já fiz um tópico sobre isso :

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,46150.0.html


Agora relativamente a esta troca, é que se eu for para a suspensão que até ao momento mais me agrada, a Spinner SW7, vou ficar apenas com 80 mm de curso, pois até agora tinha 100 mm na minha Dart3.

No entanto creio que a geometria da minha bike não se vai alterar, pois a altura do guiador ao chão será exactamente a mesma, no entanto gostava que me explicassem se a troca é viável, e quais as desvantagens e desvantagens de trocar de 100 mm para 80 mm.

termino apenas referindo que com a dart, é quase impossível esgotar o curso, pois mesmo eu sendopesado, nunca esgoto o curso.


Cumprimentos,


mach3
 

ignite

Member
eu tenho 100mm

tenho uma de 80mm encostada e gostava muito de a usar.
sobe-se melhor, movimentos mais rápidos.
o senão é o pouco curso -> menos confortável em relação à de 100mm que tenho agora.
 

Mach3

New Member
Boas,


Agradeço mesmo mais opiniões, poi a fechar negócio será hoje.

Vá lá pessoal, digam lá quais as vantagens e desvantagens...


cumprimentos,

Mach3
 

nelsonasp

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Saudações

O tipo de curso a usar depende do tipo de BTT que se vai fazer... para XC é costume usar medidas entre os 80 e os 120...

A desvantagem é clara, com uma suspensão de 80mm tens menos 20mm para gastar que uma de 100mm... é obvio... mas se os terenos por onde andas não é muito agressivo acabas por não perder nada... Costumavas gastar muitas vezes o curso da Dart???

No teu caso com essa troca só tens a ganhar... a Dart é uma suspensão fraquita e essa Spinner, além de ser possivelmente mais sensivel é também umas 400g mais leve, no mínimo...

Agora não percebi foi lá muito bem isso de dizeres que a geometria não se vai alterar... pode alterar pouco mas que vai alterar, isso vai...

Abraço
 

Mach3

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Boas,

A geometria na minha opinião não se alterava (e posso estar a dizer uma bacorada enorme) porque em medições feitas na loja, a medida desde o eixo até à parte de cima da suspensão dava sensivelmente o mesmo que a minha dart.

já agora nelson, ou outro utilizador, se forem ao estou a pensar comprar, tenho lá um tópico sobre as duas suspensões em causa, visto que uma está posta de parte, agradecia mesmo opiniões sobre a outra.


Cumprimentos,

Mach3
 

Absalon73

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Boas Mach3,

espero ajudar algo com a minha opiniao, eu corro com uma sid race de 80mm e o que ganho em relação a de 100mm é a subir, e em mais de 80% das provas do campeonato são ganhas a subir, com a suspensão a 80mm sobes melhor e mais rapido logo ganhas tempo, depois dependendo do teu peso e tipo de condução tambem podes ajustar a pressão nas pernas da suspensão fazendo o ajuste ao teu tipo de condução.

Acabas as provas um pouco partido dos braços porque é com eles que tambem fazes o amortecimento, mas com o que ganhas julgo que vale apena a troca de 100mm para 80mm.

UM ABRAÇO E BOAS PEDALADAS!!!
 

nelsonasp

New Member
Absalon73 said:
espero ajudar algo com a minha opiniao, eu corro com uma sid race de 80mm e o que ganho em relação a de 100mm é a subir, e em mais de 80% das provas do campeonato são ganhas a subir, com a suspensão a 80mm sobes melhor e mais rapido logo ganhas tempo, depois dependendo do teu peso e tipo de condução tambem podes ajustar a pressão nas pernas da suspensão fazendo o ajuste ao teu tipo de condução.

Acabas as provas um pouco partido dos braços porque é com eles que tambem fazes o amortecimento, mas com o que ganhas julgo que vale apena a troca de 100mm para 80mm.

Isso faz sentido em quem faz competição, provas, etc... agora para quem anda na desportiva...

Abraço
 

fitty77

New Member
nelsonasp said:
Absalon73 said:
espero ajudar algo com a minha opiniao, eu corro com uma sid race de 80mm e o que ganho em relação a de 100mm é a subir, e em mais de 80% das provas do campeonato são ganhas a subir, com a suspensão a 80mm sobes melhor e mais rapido logo ganhas tempo, depois dependendo do teu peso e tipo de condução tambem podes ajustar a pressão nas pernas da suspensão fazendo o ajuste ao teu tipo de condução.

Acabas as provas um pouco partido dos braços porque é com eles que tambem fazes o amortecimento, mas com o que ganhas julgo que vale apena a troca de 100mm para 80mm.

Isso faz sentido em quem faz competição, provas, etc... agora para quem anda na desportiva...

Abraço

E não só. Podemos ter na mesma 100mm, com as vantagens inerentes a isso, e a geometria do quadro manter-nos numa postura próxima daquela que teriamos com uma suspensão de 80mm. Depende da suspensão, é verdade, mas também do quadro (e se virmos bem, do tipo de avanço e sua posição, tipo de guiador, espaçadores, etc...). Isto para dizer que mesmo com 100mm, existem maneiras de fazer compensar a elevação de altura (e nem é preciso muito, basta virar o avanço ao contrário e porventura ficamos logo com uma posição mais agressiva para atacar subidas anulando a desvantagem que mais 20mm representam no curso da suspensão para a altura de subir... juntando a isso as vantagens que esses mesmos 20mm representam na altura de descer...). Penso eu de que...
 

khaostik

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Não concordo.
Se metes 100 em vez de 80, os ângulos da forquilha e do tubo de selim alteram e o centro pedaleiro sobe.
Aliás, a maneira mais simples de ver isto é com uma suspensão que dê para alterar o curso.
Tinha uma reba team u-turn e um quadro giant nrs xtc. Digo-te que a condução era completamente diferente a 80 de 100. E até te digo mais, não é por ter 80 à frente que desço mais devagar... :p

Boas pedaladas,

Filipe Dias
 

jpsantos

New Member
Mach3 said:
...em medições feitas na loja, a medida desde o eixo até à parte de cima da suspensão dava sensivelmente o mesmo que a minha dart.

khaostik,

Se a medida for igual, nas duas suspensões, do eixo das rodas até ao head tube, onde é que a geometria é alterada?

Bike%20geometry.jpg
 

fitty77

New Member
khaostik said:
Não concordo.
Se metes 100 em vez de 80, os ângulos da forquilha e do tubo de selim alteram e o centro pedaleiro sobe.
Aliás, a maneira mais simples de ver isto é com uma suspensão que dê para alterar o curso.
Tinha uma reba team u-turn e um quadro giant nrs xtc. Digo-te que a condução era completamente diferente a 80 de 100. E até te digo mais, não é por ter 80 à frente que desço mais devagar... :p

Boas pedaladas,

Filipe Dias

Referes-te portanto à altura e aos angulos do espigão e da suspensão alteram. De facto é verdade, mas em que medida isso acontece? Ok, é significativo ou não, depende de cada um, e do próprio quadro, mas tendo em conta que se na frente sobes 2cm na suspensão, na vertical, a frente não sobe esses 2cm, mas sim 1cm e qualquer coisa (depende do angulo), o que faz com que o pedaleiro suba qualquer coisa como 1cm, contas redondas, claro.

Ora isso faz com que o ângulo do tubo do selim possa fechar um pouco assim como a direcção, face a uma linha horizontal. E então? Isso agora já depende de cada um e da sua forma de conduzir a bike.

Essas alterações trazem sempre convenientes e inconvenientes, temos que estar todos cientes disso, mas em que medida é que para uma pessoa certa alteração é uma desvantagem e para outra é uma vantagem, é impossivel de quantificar a não ser pelo uso de cada pessoa.

Agora repara que a maioria dos quadros são dimensionados para 80-100 (refiro-me a HT's para XC). Penso que de qualquer forma aquilo vai ficar eficaz, o que pode é com uma medida favorecer certas variáveis e com outra medida favorece outras, mas a diferença não via ser assim muita.

Mas não posso dizer que, no geral, aumentar o curso seja prejudicial (não estou a dizer que disseste isso), pois isso depende de cada quadro e de cada um de nós. Ora para se alterar o curso de 80 para 100, se consideras que se torna mais dificil subir com ela, então há outras alterações que se podem efectuar. Se o tubo de selim vem mais para trás, avança-se o selim. Como a frente sobe, pode baixar-se a linha do guiador, e quanto ao angulo de ataque da roda, não há muito a fazer, e isso vai tornar a frente mais ou menos nervosa, mas sendo um pouco relativo, pois na verdade o angulo não vai variar assim tanto. Mas aquilo que se pode ganhar ou perder em termos de precisão da frente, por outro lado vai ser compensado por uma forma diferente de rolar e descer, isto para além do aumento de curso, aumento da distancia ao solo, etc...

Em relação ao desceres tão bem com um curso de 80 como com um curso de 100.... Eu também posso dizer que desço tão depressa com um garfo rigido que com uma suspensão, agora que o conforto, a segurança e a eficácia não serão de modo algum as mesmas (embora eu até possa pensar que sim) ai isso não será de certeza absoluta. Para além disso, temos mais salvaguarda em termos de fiabilidade da suspensão (corremos menos riscos de esgotar o curso, parece-me). Daqui nada começamos a dizer que descemos tão bem com uma Sid que com uma Boxxer... Passo a comparação....
 

migX

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Boas,

Subscrevo na integra as palavras do fitty77, eu sou dos que fez o inverso passei dos 80 para 100.
Desta experiencia posso dizer que os ganhos foram enormes, mas lá está o eterno problema do tipo de terreno por onde habitualmente se anda.
Habitualmente ando por trilhos da serra de Aire e Candeeiros. :roll:
Na minha humilde opinião posso dizer que para o tipo de terreno sem acentuados declives uma suspensão de 80mm é a configuração ideal, porque a solicitação de amortecimento é praticamente para leitura do terreno, mas vão-me dizer que para subir é melhor!! é na realidade, mas quando se sobe também se tem que descer e ai é que os 80mm são poucos, com a suspensão sempre no limite o efeito de catapulta é constante e nestes casos ou se tem destreza técnica ou então mais vale ir a pé que a queda é certa. Um aparte, quem sofre também são os cubos/rolamentos da roda da frente com desgaste prematuro.
Pois bem com a troca de suspensão para um curso de 100mm resolvi parte do meu problema nas descidas sem sacrificar a eficiência a subir, ficando com a mesma posição de condução da de 80mm, o que fiz foi trocar o avanço de 90mm para 100mm , baixa-lo 10mm retirando um espassador e mantive na posição de invertido. Desta forma fiquei com a distancia do guiador ao solo praticamente inalterada, apenas ligeiramente mais alta (Máx.5mm).

Volto a referir que tudo depende do tipo de terreno que habitualmente andamos, e tipo de condução agressiva ou descontraída.

Quem quiser pode fazer um exercício simples, que é inverter o avanço existente e baixa-lo um espassador ou simplesmente uma qualquer destas alterações e depois tentar fazer aquela subida tramada que tens sempre que desmontar, depois descer a outra descida manhosa, e tirem as vossa conclusões, nada melhor que ir experimentando soluções que temos disponível.!!

Espero ter baralhado mais as opiniões, e ajudado quem precisa. :mrgreen:

Boas pedaladas.
 

khaostik

New Member
Boa noite,

fitty77, concordo com todas as contas que fizeste e com a maioria do que escreveste. No entanto penso que esse cm faz diferença. Quanto ao descer tão rápido com 80 como 100, penso que é uma afirmação aceitável. Agora se for com uma boxxer, venha de lá a boxxer que de certeza que é mais rápida;)

Agora falando mais a sério. Para um gajo baixo ( até 1,70 m ) faz sentido ter 80mm que tem muito a ganhar com essa medida porque a bicicleta é toda pequena. Agora para gajos de 1,70 para cima penso que 100 é a medida ideal. Mas isto também depende da geometria do quadro. Por exemplo, eu tenho um giant xtc c2 e aquilo com 100mm simplesmente não gosto da bike. Já na giant xtc nrs que tinha a condução com 100 mm era boa.

Penso que ambas as medidas são boas:)

Boas pedaladas,

Filipe Dias
 

fitty77

New Member
Ya, concordo com o que dizes. Depende sempre do rider e da própria bike. É sempre dificil dizer que determinada coisa que está bem para um também tem que estar bem para outro. É por isso que se acaba sempre por gastar algum dinheiro, porque no fundo temos que experimentar as coisas e ver se nos adaptamos a elas ou não. Nesse campo, o btt (e o ciclismo em geral) é um pouco frustrante. Não há uma formula pré-definida para todos. Apenas uma formula diferente para cada um de nós....


PS: Com esse nome só podes ser boa pessoa (também sou Filipe). Se fores benfiquista então, estarás próximo da perfeição... lol. Estou a brincar, não me espanquem :cadeirada: :roll: Abraço
 

diaz

Member
Boas

Também passei de 100 mm para 80 mm de curso, embora que por uma questão de opção forçada e também não sou adepto de grandes cursos, mais de 200 mm é muito xD :mrgreen:

Falando a serio, em relação aos meus anteriores 100 mm ganhei em ângulo de direcção, bombeio, e a subir :s e em mais nada! A subir a diferença pouco se nota porque 2 mm não fazem assim tanta diferença porque a subida tem a ver muito com a técnica do atleta, um atleta que demora 10 minutos a subir um determinado trilho não o vai passar a fazer em 7 minutos porque tem uma SID ou Reba de 80 mm ... penso eu, ou seja, a subir é exactamente a mesma coisa e desculpem se discordo da opinião de alguém.
O que muda a serio é o ângulo de direcção e a distancia do eixo pedaleiro ao chão, que nem com espaçadores de direcção é compensado na totalidade, ficamos com uma angulo mais aberto que nos permite ter mais reflexos, e quando vamos trilho abaixo e se formos proprietários de uma tora de 80 mm como eu, pensamos assim: :shock: bolas la vamos ter de fazer amortecimento braçal porque a suspensão não ajuda no meu caso. Agora se olharmos para o campeão olimpico de XC e para a sua SID de 80 mm, acho que é 80 e acho que é SID corrigam-me se estou enganado ( eles passam tão rápido que não da para ver xD ) se a suspensão for uma SID não temos problemas de falta de curso se a mesma for bem afinada.


Mas 80 mm a descer em terreno bastante irregular ao estilo jogos olimpicos é preciso ter muita tecnica
 
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