khaostik said:
Não concordo.
Se metes 100 em vez de 80, os ângulos da forquilha e do tubo de selim alteram e o centro pedaleiro sobe.
Aliás, a maneira mais simples de ver isto é com uma suspensão que dê para alterar o curso.
Tinha uma reba team u-turn e um quadro giant nrs xtc. Digo-te que a condução era completamente diferente a 80 de 100. E até te digo mais, não é por ter 80 à frente que desço mais devagar...
Boas pedaladas,
Filipe Dias
Referes-te portanto à altura e aos angulos do espigão e da suspensão alteram. De facto é verdade, mas em que medida isso acontece? Ok, é significativo ou não, depende de cada um, e do próprio quadro, mas tendo em conta que se na frente sobes 2cm na suspensão, na vertical, a frente não sobe esses 2cm, mas sim 1cm e qualquer coisa (depende do angulo), o que faz com que o pedaleiro suba qualquer coisa como 1cm, contas redondas, claro.
Ora isso faz com que o ângulo do tubo do selim possa fechar um pouco assim como a direcção, face a uma linha horizontal. E então? Isso agora já depende de cada um e da sua forma de conduzir a bike.
Essas alterações trazem sempre convenientes e inconvenientes, temos que estar todos cientes disso, mas em que medida é que para uma pessoa certa alteração é uma desvantagem e para outra é uma vantagem, é impossivel de quantificar a não ser pelo uso de cada pessoa.
Agora repara que a maioria dos quadros são dimensionados para 80-100 (refiro-me a HT's para XC). Penso que de qualquer forma aquilo vai ficar eficaz, o que pode é com uma medida favorecer certas variáveis e com outra medida favorece outras, mas a diferença não via ser assim muita.
Mas não posso dizer que, no geral, aumentar o curso seja prejudicial (não estou a dizer que disseste isso), pois isso depende de cada quadro e de cada um de nós. Ora para se alterar o curso de 80 para 100, se consideras que se torna mais dificil subir com ela, então há outras alterações que se podem efectuar. Se o tubo de selim vem mais para trás, avança-se o selim. Como a frente sobe, pode baixar-se a linha do guiador, e quanto ao angulo de ataque da roda, não há muito a fazer, e isso vai tornar a frente mais ou menos nervosa, mas sendo um pouco relativo, pois na verdade o angulo não vai variar assim tanto. Mas aquilo que se pode ganhar ou perder em termos de precisão da frente, por outro lado vai ser compensado por uma forma diferente de rolar e descer, isto para além do aumento de curso, aumento da distancia ao solo, etc...
Em relação ao desceres tão bem com um curso de 80 como com um curso de 100.... Eu também posso dizer que desço tão depressa com um garfo rigido que com uma suspensão, agora que o conforto, a segurança e a eficácia não serão de modo algum as mesmas (embora eu até possa pensar que sim) ai isso não será de certeza absoluta. Para além disso, temos mais salvaguarda em termos de fiabilidade da suspensão (corremos menos riscos de esgotar o curso, parece-me). Daqui nada começamos a dizer que descemos tão bem com uma Sid que com uma Boxxer... Passo a comparação....