Paredão de Cascais - É proibido andar de bicicleta...

zemusica

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E se... Juntarmos um grupo de pessoal assim bem grande, centenas de bicicletas e formos andar no paredao com a bicicleta a mao e depois voltarmos pela marginal?? como sinal de protesto
 

pjmarques

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ruimssousa said:
Para quem quiser ler a noticia do "Metro", pode fazer download aqui:

http://metropoint.com/cgi-bin/WebOb...ition?countryName=Portugal&editionName=Lisbon

No dia 27/03/2007 está a noticia, onde são pedidos comentários dos leitores, publicados dia 28/03/2007 (é 0:51 mas a edição já está disponível.)



Rui Sousa

Esta foi a situação que me fez acordar neste terrivel pesadelo. Este amigo retratado nesse jornal, não tem esse nome, é um nome fictício para salvaguardar a sua identidade. Mas esta história podia acontecer com qualquer um. Desde que me lembro que moro no concelho de cascais e em pequeninas coisas se vê a enorme diferença entre este concelho e o de oeiras. Bastava para isso andar nas estradas de um e de outro. (Mas isso éra outro tópico...)
 

amcorreia

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Tudo isto é muito triste , todos nós temos o direito de poder fazer o que nos dá prazer, desde que isso não ponha em causa a segurança de outros , e passo a explicar :
-na minha zona(Seixal) foi feito um passeio todo bonito , junto ao rio onde centenas de pessoas se passeiam a pé ao fim de semana, inclusive eu com a minha familia( tenho dois filhos pequenos ). Eu vou religiosamente ao Domingo dar os meus passeios de bicicleta pelo mato , na minha zona(Apostiça ou para Arrábida), e de tarde vou fazer o tal passeio junto ao rio com os putos e com a mulher. Acontece que andam para lá uns cromos com idade para ter juizo,(daqueles que têm o equipamento todo a condizer e reluzente e que quando lhes dizem para ir para o mato eles dizem , Quem ?? mato não que faz poeira !! voçês devem saber a que me refiro) a fazer daquilo uma pista de treinos privada , e que passam por mim e pelas crianças , talvez a 20 ou mais km/h. Cada vez que acontece a passagem lá tenho eu de gritar aos meus filhos , para sairem do caminho que o "Senhor" quer passar !! quem tem filhos deve imaginar aquilo que me passa pela ideia se um gajo daqueles der um toque num dos meus filhos (no minimo dar um mergulho no rio) Quem quer treinar , vá treinar para o mato , para a estrada, se não houver ninguém no tal passeio, muito bem andem lá , mas quando tem (principalmente crianças) tem de perceber que ali não é sitio para se andar de bicicleta !! e falo especificamente em treinar porque também não sou mauzinho de todo e anda lá pessoal com os filhos de bicicleta e outros a passear(mas passear mesmo), que não representa grande perigo e aí não vejo mal maior(temos de saber ver as diferenças)
Não pretendo com esta descrição criticar quem quer andar em Cascais( até porque não tenho bem a noção do tamanho daquilo e se as bicicletas incomodam ou não ), falei só da minha situação em particular por me parecer identica !

abraço a todos e boas pedaladas
 

Bruno Barcelos

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para quem tiver pachorra, o meu segundo mail para o provedor, DEPOIS da resposta dele

Exmo. Sr. Dr. Alberto Mendes,

Permita-me então citá-lo (ou ao Sr. Vereador Artur Ferreira), apenas para que não subsistam dúvidas: "muitos dos cidadãos que ali circulam de bicicleta [no paredão de cascais] actuarem de forma irresponsável, tendo já causado dois acidentes, um deles bastante grave com crianças"

Perante tal afirmação, resolvi estudar o paredão de Cascais durante as últimas semanas. Considero ter uma boa amostra por ter ido lá 10 vezes, a pé e de bicicleta, durante o fim de semana e durante a semana, de noite e de dia. Eis os resultados da minha pesquisa amadora, mas talvez seja interessante compará-los com os resultados profissionais obtidos pela CMC:

A utilização "irresponsável" é um facto. Sem querer generalizar, e referindo-me apenas à minha limitada observação, existe um número considerável de utilizadores que anda de bicicleta de forma desadequada:
- velocidade perigosamente elevada
- cavalinhos
- passagens perigosas demasiado perto dos peões

Normalmente, estes utilizadores têm bicicletas denominadas "bmx" ou "dirt", viajam em grupos de 2 ou 3, raramente sozinhos, usam piercings e tatuagens, bonés de baseball virados ao contrário, e dizem muitos palavrões. Não quero estigmatizar nenhum grupo social, apenas relato a minha observação in loco.Às vezes, para cada utilizador irresponsável de bicicleta, existem doisou três utilizadores irresponsáveis de skate ou de patins em linha. Foi ainda observada a utilização irresponsável a pé e de prancha de surf por parte de um grupo que impedia a passagem, perto da saída de S. João. Em nenhuma ocasião foi observada a intervenção da Polícia Municipal junto destes utilizadores.

Também é um facto, e basta estar parado 10 minutos junto das entradas do paredão, que muitos utilizadores acabam por não entrar de bicicleta, dando "meia volta" perante o sinal de circulação proibida. Normalmente estas pessoas têm bicicletas de "passeio" (às vezes BICAS), têm por norma mais de 25 anos, e viajam ordeiramente sozinhas, em casais ou, pior ainda, com os filhos pequenos "pendurados" em pequenas cadeirinhas ou até pequenas bicicletas.

Ou seja: os utilizadores responsáveis tendem a deixar de utilizar o paredão, e os irresponsáveis continuam a fazê-lo. É inerente à sua irresponsabilidade ignorar o sinal de proibido. Tal facto improvável deve ter sido previsto pelo autor da proibição, não?

No limite, a política repressiva de proibir de forma geral a possibilidade de andar de bicicleta no paredão pode AUMENTAR a probabilidade de acidentes, uma vez que a probabilidade de encontrar um ciclista irresponsável AUMENTA, pela manutenção destes juntamente com a diminuição do número total de ciclistas.

Assim sendo, e uma vez que a CMC tem de certeza dados sólidos que perimtem corroborar ou contrariar a minha observação, solicito a sua intervenção no sentido de:

- Permitir a utilização responsável do paredão.
- Proibir a utilização irresponsável do paredão. Não só de bicicleta, mas também de skate, de triciclo, a pé e de prancha (surf, windsurf e bodyboard).
- Aumentar a fiscalização desta proibição. Uma das coisas mais assustadoras é a circulação de cães perigosos sem açaime ou trela. Não há bicicleta irresponsável que possa causar tantos estragos, especialmente a crianças É frequente. Por favor ande no paredão e verifique por si mesmo.

Finalmente, para não abusar do seu tempo, queria apenas comunicar-lhe que continuarei a circular no paredão de bicicleta. Acatarei a punição respectiva como bom cidadão. Passear de manhã no paredão faz parte da minha relação com a minha terra e com os meus filhos. Lembro-me de em pequeno andar de bicicleta com os meus tios-avós no paredão, e não privarei os meus filhos das mesmas doces recordações. Mesmo que na clandestinidade.

Muito Obrigado,
Com os Melhores Cumprimentos,
Bruno Barcelos
 

Bruno Barcelos

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e mais um; o último, porque a este responderam a dizer que não havia nada a fazer...


Exmº. Sr. Provedor Municipal,
Dr. Alberto M.G. Mendes,

Para cumprir o meu dever cívico sou obrigado a partilhar a experiência vivida no passado fim de semana: pedalei desde o Guincho até ao Rio Trancão, num belo passeio de 50km de bicicleta. Eis os factos sobre o percurso:

Troço 1 - Guincho - Guia. --> Ciclovia. É proibida a circulação de peões, mas esta proibição não é assegurada pela polícia municipal, nem é preciso, porque ciclistas e peões convivem perfeitamente, numa faixa com menos de 2 metros de largura.

Troço 2 - Guia - Centro de Cascais --> estrada normal, com um traço vermelho pintado na berma; chamemos-lhe "ciclovia" para efeitos de retórica.

Troço 3 - Centro de Cascais - Estoril --> Paredão. Fui interpelado pela polícia municipal logo no início: "Bom dia, Sr. Ciclista, tem que sair do paredão sob pena de ser apreendida a bicicleta e de ser autuado" Escusado será dizer que não é a forma adequada de se dirigirem a um munícipe, mesmo a um munícipe transgressor. A parte do "Bom Dia Sr. Ciclista" até é engraçada, mas é óbvio que não está prevista a apreensão da bicicleta a não ser que o infractor não se possa identificar e tiver que se ausentar para fazer prova de identidade. Esclarecido o mal entendido, acabaram por pedir desculpa e desabafar: "são ordens de cima; nós também não percebemos, mas temos que as fazer cumprir" - esclarecedor!

Troço 4 - Estoril - Oeiras --> Marginal. O perigo é tal, que quem me dera houvesse uma "ciclovia" em forma de risco vermelho na berma.

Troço 5 - Oeiras - Oeiras --> Paredão. Mais uma vez, peões e ciclistas convivem sem problemas, num espaço muitas vezes mais estreito que o paredão de cascais.

Troço 6 - Oeiras - Algés --> Marginal - ver acima.

Troço 7 - Algés - Parque das Nações - percurso variado, entre paredão, estrada aberta e locais muito frequentados por peões, como a área de restauração das Docas ou o parque da Associação Naval de Lisboa. De qualquer forma, em nenhum caso as CM de Oeiras e de Lisboa acharam por bem proibir a circulação de bicicletas por motivos de segurança.

Troço 8 - Parque das Nações - Rio Trancão --> Misto de paredão e passadiço de madeira, por vezes muito estreito, onde a convivência entre peões e ciclistas se faz sem problemas. Também a CM de Loures achou normal que tal acontecesse, sem sentir necessidade de proibir fosse o que fosse.

Observação - O Paredão de Cascais é o único ponto deste trajecto (6km em 50, 12%) em que a circulação de bicicletas é proibida. Tão proibida que a CM de Cascais utiliza recursos (Polícia Municipal) para o assegurar. Por curiosidade, a proibição de circulação de peões na ciclovia de Cascais não merece tal preocupação.

Perguntas -

1. Porque razão é mais perigoso para os ciclistas circular no paredão do que para os peões circular na ciclovia?
2. Porque razão o único local em que é proibido andar de bicicleta é o paredão de Cascais? Podem partilhar comigo as razões desta decisão?

Sugestão - Vamos assumir que as perguntas acima têm uma resposta cabal. Assumamos que há factos sólidos, e não um capricho volátil, que recomendam esta proibição. Então, creio ser uma irresponsabilidade da Câmara Municipal de Cascais não partilhar esses dados com as Câmaras Municipais de Oeiras, Lisboa e Loures. Reformulando: se um munícipe de Cascais corre um risco sério, do qual é protegido pela proibição de circulação de bicicletas no paredão, porque hão-de os munícipes das cidades vizinhas ser expostos a esse mesmo risco? Não será do interesse público recomendar a proibição da circulação de bicicletas nesses outros 44km de percurso entre o Guincho e o Rio Trancão? O mesmo se aplica à ciclovia: sendo um espaço bem mais estreito do que o paredão, como pensa a CM de Cascais proteger os peões que lá circulam, correndo perigo?

Com tudo isto pretendo apenas ver respondidas algumas questões simples: porque é proibido circular no paredão? Se existe uma razão sólida, porque é incoerente a fiscalização?

Já tentei por várias formas chegar à resposta sozinho, mas não consigo, pelo que peço mais uma vez a vossa ajuda. Nem a cor política do partido da autarquia justifica os factos, porque se em Oeiras e Lisboa as Câmaras não são PS, já em Loures as bicicletas e os peões podem conviver de forma Socialista e agradável.

Finalmente, gostava de vos comunicar que estou neste momento a determinar o tamanho da amostra necessária para fazer uma sondagem aos utilizadores do paredão - "Qual a sua opinião sobre a proibição de circulação de bicicletas no paredão? Necessária ou desnecessária?" Julgo ser uma ferramenta útil no julgamento da vossa decisão. Pretendo analizar o cruzamento de variáveis como a idade e a frequência de utilização. Se eventualmente tiverem em vosso poder dados semelhantes que tornem escusado este estudo, por favor publiquem-nos.

Aguardando as Vossas respostas,
Melhores Cumprimentos,
Bruno Barcelos
 

cruza

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Estou contigo Bruno Barcelos. Eu vou continuar a enviar mails para a cmCascais. Se tiveres mais alguma forma de revendicar esta decisão, manda-me um mail.
 

Ricky Rock

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Cá para mim so existe uma justificação, os dois acidentes ocorridos, a que chamam muito graves, devem ter sido com familiares do Exmo. Sr. Provedor, e também com os do Exmo. Sr. Vereador Responsável.

Chame-mos as coisas pelos nomes, quantos de nós não circulamos em um qualquer passeio do concelho de Cascais, e porque algumas "comadres" decidem por o paleio em dia e param no meio do passeio, temos que por a nossa vida em risco tendo de sair do passeio para a estrada, para voltar ao passeio e a Policia Municipal não faz nada, apesar de esta paragem no passeio ser proibida! Viram relatos na televisão deste facto?

Estes Srs vivem fechados num gabinete, e quando apanham sol é para ir para a tasca! Sabem lá o que é circular num paradão, onde o convivio apenas não é mais saudável, porque continuam a existir descargas poluentes junto do mesmo.

Pergunto ao Exmo. Sr. Provedor, se já trataram das descargas poluentes que fiz participação na zona de Manique, de uma determinada fábrica, ou se isso é menos importante do que apanhar os terriveis infractores que pedalam deixando o seu terrivel odor a suor atrás de si.....
 

Ricky Rock

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So uma questão a FPCUB não deveria intervir nisto? não deveria meter uma providencia cautelar, ou lá o que seja para revogar esta decisão Camararia. Afinal o paradão foi construido com dinheiros publicos, para fins de lazer, ainda a pouco tempo se gastou mais uma pipa de massa a recuperá-lo, para fins de lazer. E afinal do lazer não faz parte podermos passear a beira mar de bicicleta?

Ainda me recordo do que aconteceu no Castelo de S.Jorge em Lisboa, também queriam que todos pagassem entrada!

Axo que a FPCUB tem por obrigação de intervir nesta situação, e como Socio assim os vou questionar sobre tal.
 

BigFoot

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Por acaso o mes passado num raid com malta alguma aqui do forum de Sintra a Monsanto, a malta meteu se pelo paredão, o resultado não foi bom.. tambem fomos apanhados um ainda fugio! lol mas como era o unico decidiu voltar pra traz e dizer que não tinha reparado no sinal! :mrgreen:
É assim eu por um lado ate compreendo, mas por outro acho completamente ridiculo.. como ja aqui pessoas disseram, ninguem tira os peos da ciclovia, e parte dos km que fiz na ciclovia vai nao vai quase que levava alguem sentado no guiador, o que as tantas cheguei a conclusao que rende mais ir pela estrada do que ir na ciclovia, no paredao foi uma tentantiva de cortar caminho e ate reduzimos a vel para não causar qualquer incidente..
mas é o País que temos.. das poucas coisas que se aproveitam é Marisa a apresentar o €uromilhoes e os trilhos pra andar de bicla.. :mrgreen:


Cumps.

Bruno Atalaia
 

ruimssousa

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asdopedal said:
So uma questão a FPCUB não deveria intervir nisto? não deveria meter uma providencia cautelar, ou lá o que seja para revogar esta decisão Camararia. Afinal o paradão foi construido com dinheiros publicos, para fins de lazer, ainda a pouco tempo se gastou mais uma pipa de massa a recuperá-lo, para fins de lazer. E afinal do lazer não faz parte podermos passear a beira mar de bicicleta?

Ainda me recordo do que aconteceu no Castelo de S.Jorge em Lisboa, também queriam que todos pagassem entrada!

Axo que a FPCUB tem por obrigação de intervir nesta situação, e como Socio assim os vou questionar sobre tal.

Acho que tens razão, a FPCUB deveria falar com a CM Cascais sobre esta situação. Se não se conseguir nenhuma mudança no paredão, pelo menos a CM Cascais deveria ser sensibilizada para ter o mesmo comportamento em relação aos peões que ocupam a ciclovia para o Guincho. Já tem havido acidentes com ciclistas que nesse local vão na estrada e não na ciclovia (cheia de peões) e as companhias de seguros dos automóveis tentam fugir às suas responsabilidades, alegando que a bicicleta deveria circular na ciclovia.

Eu durante a semana passada passei na FPCUB para falar sobre isto, mas o Sr. Caetano (o presidente da FPCUB) não estava. Vou tentar lá passar amanhã novamente.

Mas envia um e-mail ou telefona para lá também!

Entretanto, o jornal "Metro" continuou a publicar comentários dos leitores no dia 29/03/2007:

Proibir
patinadores
CASCAIS Venho juntar a minha
voz e protestar contra a
proibição de circulação das bicicletas
no paredão de Cascais. Já
enviei e-mails para a Câmara de
Cascais dizendo que a proibição
não fazia sentido e que era apenas
a solução mais fácil para
quem não consegue inovar.
Não é a solução mais acertada
nem a que satisfaz todos os
municipes. É uma solução própria
de quem não se dá ao trabalho
de inovar e usa a prepotência
e o poder que lhe demos
para apenas proibir. (...) Estou
certo que o mesmo não se passaria
noutro país da UE, onde se
tentam salvaguardar os interesses
de todos. (...) Pelo mesmo
critério deveriam proibir também
os patins porque a maior
parte dos patinadores não têm
o controlo suficiente para evitar
atropelar os transeuntes.
PEDRO LACERDA

A pura
das vergonhas
BICICLETAS Fico abismado com o
abuso de poder e manuseamento
de leis em prol de autarcas
que se orgulham das obras que
fazem para os seus munícipes
para depois lhes extorquirem
dinheiro ou aplicarem sanções.
Estou farto deste país medíocre
de gente medíocre. Pagamos
impostos, fazem as obras com o
nosso dinheiro e depois quando
queremos usufruir delas, somos
sancionados com coimas e
períodos restritos de circulação.
(...) Este país é dos poucos europeus
à beira-mar plantados em
que o desporto ainda é considerado
marginal ou um luxo. Em
pleno séc. XXI é a pura das vergonhas.
Mas quem vota em
Salazar para o melhor português,
tem a explicação das pessoas
que elegem os nossos autarcas.
Não concordo com a proibição
das bicicletas nos passeios
marítimos. RICARDO ALMEIDA


E o Destak publicou uma noticia sobre as pessoas estarem a deixar de utilizar a ciclovia por causa de cães perigosos:

"A moderna ciclovia
que se desenvolve em
frente à Casa da Guia, em
Cascais, seguindo pela Praia
do Guincho, espaço privilegiado
do concelho para andar
de bicicleta ou correr, já
teve dias mais concorridos.

Segundo relatos de vários
munícipes ao Destak, a culpa
é dos cães que invadiram
aquele espaço, assustando,
em alguns casos, os desportistas,
sobretudo quando os
animais têm um ar ameaçador.
Ainda com a tragédiade
Sintra presente, em que uma
mulher foi morta por cães, as
pessoas queixam-se, agora,
do incómodo causado, e sentem-
se também ameaçadas.
Sem queixas
Segundo a Câmara de Cascais,
até ao momento, não foram
apresentadas queixas
oficiais na Polícia Municipal
ou nos Serviços Veterinários.
No entanto, garante a autarquia ao Destak,
perante estes
«rumores», foi determinado a
ambas as entidades que «verifiquem
novamente in loco
se há sinais desses canídeos».
A Câmara lembra que, perante
a lei, se os cães forem
potencialmente perigosos e
não estiverem pela trela,com
o dono e com açaime, «estarão
em contravenção».
O Destak sabe, ainda, que o
presidente da Câmara Municipal
de Cascais,António Capucho,
já pediu, pessoalmente,
aos vereadores e serviços
competentes que avaliem a
situação com minúcia."



Rui Sousa
 

kamuf

New Member
como se diz aqui por onde vivo, o passeio é para os PEÕES, e a estrada é para os veículos, as regras são para todos. e ainda não faz sentido fazer proibições unica e exclusivamente para quem pratica dirt . pois infelizmente exis muito chico experto por aí e depois quem não tem culpa é que se aguenta.. em vez de essa indignação ser contra a C.M.C. deve ser virada contra quem provocou tal situação e agradecer-lhes.. Portem-se
 

Ricky Rock

New Member
kamuf said:
como se diz aqui por onde vivo, o passeio é para os PEÕES, e a estrada é para os veículos, as regras são para todos. e ainda não faz sentido fazer proibições unica e exclusivamente para quem pratica dirt . pois infelizmente exis muito chico experto por aí e depois quem não tem culpa é que se aguenta.. em vez de essa indignação ser contra a C.M.C. deve ser virada contra quem provocou tal situação e agradecer-lhes.. Portem-se

Não sei onde vives, mas neste caso não se trata de um passeio qualquer! Trata-se de um espaço (equipamento) de lazer, pago com o dinheiro de todos nós, para que todos livremente(deveria ser) o possam disfrutar, com civismo como é obvio.
Se alguem não agiu correctamente e provocou alguns danos, devem ser apuradas responsabilidades, e não punir todos, como se fossem todos responsaveis, afinal é para isso que existe polcia de segurança publica, e neste caso policia municipal, e até policia maritima. Será que tanta policia não foi capaz de ver quem não agiu correctamente, e apanhar os responsaveis?
 

Bytes

Member
kamuf said:
como se diz aqui por onde vivo, o passeio é para os PEÕES, e a estrada é para os veículos, as regras são para todos.

Pois, o problema é que o passeio é para os PEÕES e a estrada é para os carros, e nós ? Ficamos onde ?
 

kamuf

New Member
Pois´é no´s eu não sei para onde vamos curtir a bike mas eu.... vou para o mato pois na estrad é perigoso por causa de alguns condutores, bem felizmente nada me conteceu até hoje :) :)
 

cruza

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Depois de varios mails de várias pessoas para os senhores vereadores. Estão a estudar uma alternativa que vão testar em Maio, julgo que se trata de uma faixa no chão. Vamos esperar pelo mês de maio para ver o que acontece. Parecem boas noticias.
 

Bravellir

New Member
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

espero que depois a policia municipal multe os peões que se metam na faixa das bikes, skates, patins e outras coisas com rodas e sem motor.

Sem brincadeira.. são excelentes noticias
 

Ricky Rock

New Member
Muito boa noticia. So espero que quem va projectar isso não seja daqueles portugas chicos espertos, e que a dita faixa não vá existir apenas em alguns troços do passeio maritimo, mas sim em toda a sua extensão. Ou seja que o mesmo vá desde a praia da Azarujinha, até ao centro de Cascais, e que já que ainda anda em obras(a quase 5 anos, so mesmo em Portugal), que seja incluida em definitivo uma faixa para esse fim no passeio maritimo de carcavelos, para depois não virem dizer que fizeram as obras e se esqueceram disso.

O meu email também seguiu para a Câmara e para o Provedor, mas não obtive qualquer tipo de resposta, pelos vistos não somos todos filhos de boa gente, ou então custa ler as verdades.
 

ruimssousa

New Member
asdopedal said:
So uma questão a FPCUB não deveria intervir nisto? não deveria meter uma providencia cautelar, ou lá o que seja para revogar esta decisão Camararia. Afinal o paradão foi construido com dinheiros publicos, para fins de lazer, ainda a pouco tempo se gastou mais uma pipa de massa a recuperá-lo, para fins de lazer. E afinal do lazer não faz parte podermos passear a beira mar de bicicleta?

Ainda me recordo do que aconteceu no Castelo de S.Jorge em Lisboa, também queriam que todos pagassem entrada!

Axo que a FPCUB tem por obrigação de intervir nesta situação, e como Socio assim os vou questionar sobre tal.

Olá.

Na passada 2º feira fui à FPCUB falar com o Sr. Caetano. Ele disse-me que pretende fazer uma reunião, juntando utilizadores de bicicleta do paredão que sejam moradores (ou seja, eleitores) em Cascais e a Camara Municipal de Cascais.
Além deste assunto do paredão existem outros temas a discutir, como a ciclovia do Guincho (e vários acidentes que têm acontecido aí...)

Quem quiser participar pode enviar um e-mail para a FPCUB (fpcubicicleta@sapo.pt) ou ligar directamente para o Sr. Caetano (917241793).


Rui Sousa
 

proque

Member
Existem rumores que a posição da CMC terá evoluído no sentido de se arranjar uma solução.

Ainda assim será importante que a FPCUB enquadrando vários utilizadores de bicicleta da zona possa aconselhar nessa solução.

Reforço assim o pedido do Rui Sousa nesse sentido.
 
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