Paredão de Cascais - É proibido andar de bicicleta...

Bruno Barcelos

New Member
Desculpem o desabafo... Bem sei que só interessa a alguns, mas no fim de semana passado fui interpelado pela polícia em pleno paredão de Cascais, porque é proibido andar lá de bicicleta...

Alguém me pode tentar ajudar a perceber porquê??

E haverá alguma coisa a fazer para inverter essa situação??

Obrigado!

BB
 

D_moon

New Member
Como assim ?? Chegaram e sem razao aparente : Ò faz xavor é proibido circular ai... E mais nada ?? Nao deram justificacao nenhuma ??
 

cruza

New Member
É, isto é para quem acha que vivemos num pais desenvolvido, vivemos é no terceiro mundo. Enquanto nos outros paises se preocupam em arranjar alternativas e muitas delas passam pela bicicleta. Cá faz-se o contrario proibe-se e pior ainda fazem isto mesmo na semana internacional da mobilidade, no fim do verão. SÓ VISTO.
Eu continuo a utilizar o paredão para passar do Estoril para Cascais e estou-me borrifando para o senhor policia. Então pode-se andar de carro, é só ver o que se passa com os carros que abastecem os cafés, pode-se andar de skate, de patins em linha e não se pode andar de bicicleta nem passear o cão. RIDICULO.
 

Bruno Barcelos

New Member
Aí é que está, amigos:

O sr polícia, que se dirigiu a mim com o velho "ó chefe... vai ter que dar a voltinha noutro lado que aqui é proibido", acabou por se mostrar muito agastado com o que "estava a ser obrigado a fazer", e que era por causa de "pessoas importantes" que não gostavam de ver bicicletas no paredão.

Cruza, obrigado pelo mail, vou MESMO escrever.

Abraço!
B
 

PedroPadinha

New Member
Bem..tive-me a informar..caso não se saiba é mesmo proibido andar de bicicleta no paredão em cascais lol. Desde sempre, e existem varias placas a avisar, as pessoas é que não respeitam, e a policia por vezes vê, mas fazem vista grossa e nem dizem nada, porque é imensa gente. Deram-me o exemplo na praia do tamariz em olivença, ao cimo da rua esta la uma placa, bem como em outros diversos sitios.

Portanto vejam la o que escrevem para o provedor ;) podia-se era fazer uma petição ou algo, e pedir para ser autorizado, mas não se pode reclamar quando existe uma placa de proibido :wink:

Cumprimentos
 

PedroPadinha

New Member
Por acaso tive o cuidado de perguntar isso, mas eles disseram que "já existia aos anos" :wink:
também nunca tinha visto as vezes que la fui..mas..é a palavra do sr agente :roll:
 

fg

New Member
Infelizmente é verdade... já é proibido há uns anos....
Na origem da proibição estiveram uns artistas que andaram para lá a fazer umas manobras radicais e a passar umas tangentes aos peões.... e que, ainda por cima se vieram gabar para a net .....
Na altura ( há uns 5 ou 6 anos) eu passava lá muitas vezes com um grupo de alunos meus, da Escola do Monte Estoril e tivémos que, a partir dessa altura, pedir autorização especial à Câmara para lá andar.

Em Stº Amaro de Oeiras, passa-se quase o mesmo, também só se pode lá pedalar em "horas mortas".....o que aconteceu também depois de uns caramelos lá andarem a assustar os peões...

Como se costuma dizer, paga o justo pelo pecador. O que não está certo. Haja policiamento e multem os prevaricadores. Mas deixem circular as pessoas civilizadas.

Por isso, acho importante que se escreva para o Provedor, a manifestar a nossa indignação.
Mas quando lá andarem, lembrem-se que tudo o que façam pode beneficiar ou prejudicar a imagem de TODOS.
Abraço
FG
 

Ratolas

New Member
Já ouvi relatos de pessoal que foi interpelado pelos cabos de mar no paredão de Cascais. Raramente passo lá, apenas de noite. No Passeio Maritimo de Oeiras ando de skatelongboard e bike, mas tenho o bom senso de andar quando não está muita gente, é como disseram anteriormente, é por causa de alguns artistas que "paga o justo pelo pecador"!
Vejam lá como as coisas são: andei no Domingo na "Marginal sem carros" e apanhei bandos de pessoal a andar a pé em grupo que não deixavam passar ninguém de bicicleta,skate ou patins em linha. Por outro lado, os meus pais foram dar a sua voltinha calma e ordenada e mesmo assim tiveram que ouvir comentários de bikers a dizer "estes velhos só vêm para aqui empecilhar". Mais uma prova que se todos formos civilizados e conseguirmos nos divertir respeitando os outros, tudo corre bem. Respeitem para serem respeitados, até ver tenho-me estado a dar bem, façam o mesmo.
 

Bomba

New Member
Espero que os agentes da autoridade passem também a multar quem ignorando a sinalética (que lá se encontra desde o 1.º dia em que foii inaugurada), se pavoneia a pé, de skates, ect. pela ciclovia que como o nome indica se destina apenas e só aos ciclistas!

Essa era uma medida que só peca por ser tardia.
 

Bruno Barcelos

New Member
Escrevi mesmo para o provedor. Aqui fica:

Exmo. Sr. Provedor Municipal,
(cc Divisão de Desporto)

Adoro viver em Cascais e acho que este executivo, em quem votei, tem feito um bom trabalho.

Objectivo desta carta: Gostava de perceber porque é proibido andar de bibicleta no paredão de Cascais.

Por me considerar um cidadão proactivo, em vez de aguardar passivamente uma resposta de V. Exa., decidi enumerar as potenciais razões e apontar soluções fáceis de implementar para cada ponto:

1. Segurança - A CMC considera que não é seguro andar-se de bicicleta no paredão, porque aumenta o risco de acidentes com peões.
- É provavelmente verdade. Mas é incongruente: não se proibem os peões de andar na ciclovia. Eles não podem lá andar, mas a polícia municipal não os impede de circular. Porque não faz sentido proibir uma coisa destas; há que deixar trabalhar o bom senso.
- Por outro lado, não conheço o estudo conduzido pela CMC que prova que a utilização de patins em linha, skates e triciclos (nehum proibido) é menos perigosa para os peões do que as bicicletas. E se de facto é um aspecto de segurança a ter em conta, devia haver uma lista de especificações técnicas: rodas de 10 polegadas são permitidas, ou não? Posso levar a bicicleta da minha filha para ela passear? E se for um triciclo, posso? E se eu tiver um triciclo com rodas de 24 polegadas, posso andar? Quais são os critérios?
- A CMC sempre se mostrou flexível em termos de segurança, deixando aos munícipes a responsabilidade de serem auto-suficientes. O exemplo máximo é a ciclovia para o Guincho, na zona do CCC : a circulação faz-se em contra-mão, o que pode ser visto como contraditório com esta noção de segurança válida no paredão.
- Finalmente, se fosse mesmo perigoso, então a vigilância e punição deveriam ser implacáveis! Pelo contrário, na tarde do dia 16 de Setembro contei mais de 100 bicicletas em circulação, tendo eu e a minha filha proibidos de o fazer nessa mesma manhã.
- Soluções:
- criar um corredor (junto à parede ou junto à borda do passeio marítimo) onde só aí seria possível circular de bicicleta. Basta uma linha amarela e um desenho de uma bicicleta de 100 em 100m.
- limitar as horas e/ou os períodos do ano em que se poderia circular. Por exemplo, seria proibido andar de bicicleta das 11 às 16, de março a Setembro, protegendo os peões nas horas de maior afluência.
- Se eventualmente é a segurança dos ciclistas que está em questão, então deveria ser obrigatório circular com luvas e capacete! Isto também ajudaria a "regular" o acesso, pois imagino que pode haver pessoas de bicicleta menos respeitadoras do espaço alheio; acreditando até que terão sido comportamentos menos próprios de alguns que estejam na raiz da presente proibição.

2. Distúrbios - A CMC considera que a presença de ciclistas "perturba" a ordem pública e/ou o ambiente de "paz" característico do paredão.
- Soluções - Impor uma velocidade máxima. Proibir cavalinhos e saltos. Impedir a utilização do mobiliário urbano de forma a desgastá-lo prematuramente.

3. Restauração - A CMC e os concessionários dos espaços de restauração vêm a circulação de ciclistas como um factor de perturbação do acesso dos potenciais clientes a esses espaços.
- Soluções - impedir a circulação de bicicletas a menos de x (2?) metros dos restaurantes. Nas zonas mais apertadas, onde tal não seja possível, os ciclistas teriam que desmontar e prosseguir a pé.

4. Desgaste - A CMC acredita que as bicicletas causam um maior desgaste ao piso (recentemente substituido).
- Solução - Cobrar uma quantia a quem pretender circular de bicicleta no paredão. Poder-se-iam fazer circular (em BICAS) 2 estudantes em part-time, voluntários ou desempregados, em permanência pelo paredão, cobrando os 50 cêntimos (?) a cada ciclista com quem se cruzassem. Aumentar-se-ia a segurança e as receitas, promovendo "emprego", ou pelo menos ocupação. É fácil fazer as contas, mas com o preço dos sinais adquiridos recentemente mandava-se imprimir os bilhetinhos e até as t-shirts que os "fiscais" utilizariam. Apresento-me já como voluntário para os sábados de manhã.

5. Razões Históricas - Sempre foi proibido. --> A CMC já provou ser uma Câmara virada para o futuro, e capaz de romper com atitudes do estilo "sempre fizémos assim". Se sempre foi assim, mas não há razão para ser, mude-se!

6. Mau-Feitio - Alguém na CMC não sabe andar de bicicleta e/ou não gosta de ciclistas. --> Terei TODO o gosto em mostrar a quem de direito que, passear com os filhos de bicicleta no paredão num sábado ou domingo de manhã é o melhor bálsamo para a alma que pode haver.

Pelo exposto penso ter ficado claro que:
- não é MESMO proibido andar de bicicleta, ou então as razões não são muito fortes, porque senão a vigilância teria que ser mais apertada.
- Não há uma justificação ao meu alcance, sem solução fácil, para que continue a ser proibido andar de bicicleta no paredão.
- Espero que me possam então esclarecer: porque é proibido? A minha filha de 2 anos pergunta-me, e eu não lhe sei responder. E não quero relembrar velhos tempos, respondendo: "um senhor importante não quer".

Obrigado pela Vossa atenção,
Aguardando uma resposta em breve,
Melhores Cumprimentos,
Bruno Barcelos
 

Kitos

New Member
Embora saiba que não temos sitios para andar de bina na descontra (nem toda a gente tem apetencia para ir para o mato e alguns de nós têm de fazer o "sacrificio" de alcatroar um bocado para andar com as marias ou os putos) eu sou um bocado reticente no uso de binas nos paredões. Costumo de vez em quando ir a Paço de Arcos e tenho de estar constantemente preocupado com a minha neta se ela não é atropelada por um tipo/tipa de bina ou de patins... o espaço é curto e vai para lá muita gente... acho que devia ser como nos jardins só permitido até determinada idade. E depois temos aqueles tipos que acham que aquilo é uma pista de slalom e andam a rasgar pelo pessoal... Não pensem que eu não defendo as ciclovias livres e para todos, o nosso problema é a falta delas logo a falta de espaço.
 

pjmarques

New Member
Meus amigos, acordei num país de terceiro mundo… Isto é pura caça a multa... É incrível como empurram as bicicletas para o inferno que é a Marginal. Já ando neste paredão a mais de 20 anos com zero acidentes e zero problemas.

É claro que há sempre artistas que dão o mau nome a todos os que utilizam este maravilhoso paredão de cascais, mas não temos todos de pagar pelos que fazem uma utilização irresponsável do mesmo.

Sendo assim, particularmente, mostrem a vossa indignação. Pois ao contrário, pode-vos acontecer o que aconteceu já a vários... Ser multado em 25€.

Numa época em que se fala muito na utilização de meios rodoviários alternativos não poluentes e a persistente promoção por parte da nossa CMC de passeios de btt (Cascais activa), o uso da bicicletas de empréstimo junto a ciclo via. Vem a mesma CMC punir a utilização de bicicletas num espaço que não tem outra alternativa senão a Marginal. Então e os skates, patins em linha, não são perigosos….!???

É incompreensível!!!!

Foi um bttista multado no domingo, quando se dirigia do trabalho para casa ao fim da tarde. Este referido amigo, faz da bicicleta o seu meio de transporte de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Não é esta a utopia de quem governa uma cidade, acabar com o uso automóvel?

Meus amigos fica na consciência de cada um, para os que concordam com mais esta medida restritiva e discriminatória dos direitos do cidadão, nada precisam fazer porque o pior já foi feito. Para os que não concordam, mostrem a vossa indignação pelos os meios mais educados e civilizados, até que sejam ouvidas as nossa/vossa pretensões.

Contactos da Camara Municipal Cascais:

provedor.municipal@cm-cascais.pt

Veriador responsável pela colocação dos sinais:

artur.ferreira@cm-cascais.pt



Paulo Marques
 

sinais

New Member
pjmarques said:
Meus amigos, acordei num país de terceiro mundo…

se este é do 3º... onde são os outros 2 mundos sff :ideia: :?: :mrgreen:

Agora mais a sério... já cansa ter de dizer "its Portugal" embora o spam massivo não me pareça a mesma solução, neste caso pode ser que com apenas 1 email a camara abane, dizendo que são 7000 votantes que frequentam o paredão. :mrgreen:

infelizmente é assim que estes "gajos" ( não têm outro nome) funcionam.
 

fura_blast

New Member
Não poderia estar mais de acordo com o meu colega pjmarques, no que toca ao rídiculo desta situação incompreeensível... Eu próprio jé enviei um e-mail à CMC mostrando educadamente o meu descontentamento. Vamos mostar o nosso descontentamento face a esta estúpida medida penalizadora, pois caso não saibam só a Polícia Municipal é q está a multar, pois a Polícia Marítima opta pelo simples aviso... Ou seja parece mais um simples caso de caça à multa para encher os cofres da CMC... Será???

Abraços
 

cruza

New Member
Pois espero que mandem emails.
Eu ando a mandar já há um ano.
Sera que vão multar a minha filha de 5 anos quando a levar??
 

Bytes

Member
Ou então fazemos esse pedaço pela estrada (muitas vezes e para a frente e para trás) e atravancamos a marginal...
 
Top