Parar nos semáforos?

korreya

New Member
Um aparte...e nas passadeiras?Desmontam para as atravessar?...eu sim...e não paro quando sigo de carro e alguém tenta passar montado na bina : )
 

korreya

New Member
mataburacos...nunca usas-te a passadeira para passar de bike?...passas a passadeira montado na bike ou desmontado?...percebes-te agora?
 

ric2009do

New Member
mataburacos o korreya esta a disser que so para nas passadeiras se la estiver um peao, se for um ciclista em cima da bicicleta ja nao para, quantas vezes ja me aconteceu estar um ciclista desmontado na passadeira e assim que se para ele monta-se em cima dela,lol...
 

Jocas22

Active Member
nas passadeiras às vezes passo montado outras desmontado, mas geralmente os condutores deixam-me passar montado, até fazem sinal e tudo pra passar.

essa de nao parar nas passadeiras so porque o ciclista está montado é um absurdo, é que a diferença resume-se a se for montado até passa a passadeira mais depressa limpando a via pro condutor prosseguir.

Se até quem anda de bicicleta se porta assim ao volante de um carro, o que esperar dos outros :fpalm:e não esquecer que se a passadeira estiver no seguimento duma ciclovia pode-se passar montado na bike.

Esperemos que um dia um policia seja tão extremo como tu no cumprimento das leis e acabes multado a conduzir... mas certamente como condutor cumpres tudo ao milimetro :rolleyes:

Quantas vezes vejo crianças em bicicletas a passar passadeiras, espero sinceramente que não mates ninguem
 

ernez

Active Member
Já vi pessoal, a mandar-se para a passadeira, porque julgam que a prioridade lhes assiste, e depois pimba, ficam lá estendidos, mas o pessoal esquece-se que um carro a 50km/h demora 30 metros a parar, e que as regras de transito que são pouco ou nada lidas e informadas ao publico, dizem que nas passadeiras o peão e ciclistas tem que parar e informar a sua presença na passadeira antes de atravessar, e que depois dos veículos nos dois lados da faixa de rodagem parar é que podemos atravessar na passadeira, a passadeira dá prioridade aos peões, mas é tudo relativo e existe uma falta enorme de civismo o que leva depois a que 80% dos atropelamentos seja nas passadeiras, abraço, e tenham cuidado, :D
 

Jocas22

Active Member
ai concordo contigo ernez, alias já o tinha dito aqui. Mas não me parece que seja o caso, alias ele diz mesmo "...e alguém tenta passar montado na bina". Não é alguem que se "atira" pras passadeiras, mas assim alguem á espera pra tentar passar. É a cena do "road rage", só porque sabe que um ciclista montado não pode passar a passadeira, deve ficar todo irritado e ainda acelera, esse tipo de gente não consigo perceber. Eu como condutor alguma vez ia obrigar alguem a desmontar só pra passar uma passadeira desde que cumpra como os peões! Uma parvoice
 
Last edited:

m.r.f.

Active Member
Boas, as passadeiras são para peões, logo se estiveres montado na bike não és um peão mas sim um velocipede.
Não passo em passadeiras quando ando de bike (montado ou desmontado), simplesmente circulo na via como os automoveis.

Não passo em passadeiras porque tambem não posso circular no passeio.
Só sou a favor de circularem de bike nos passeios e passadeiras as crianças e os pais.
Mas as crianças quando circulam montadas nas bikes os pais devem ter o cuidado de que os automoveis parem nas passadeiras. Não é como muitos que passam na passadeira montados e nem olham para os lados, pensão que são peões (os peões tambem não podem passar a passadeira de repente, tem que mostrar aos condutores que vão passar a passadeira).

Se já é proibido aos peões passar a correr então imaginem vocês irem a circular na via e derrepente passar uma bike numa passadeira a todo gás (quando há carros estacionados e nem dá para ver que vem nas passadeiras).

Se uma passadeira estiver no seguimento de uma ciclovia é logico que se pode passar montado na bike mas os automoveis tem prioridade a não ser que tenham um STOP, é a norma de prioridade para veiculos com motor quando não há sinalização (em Espanha já é tudo igual com ou sem motor).

Mas isso de passadeiras no seguimento de ciclovias é o Portugal no seu melhor, uma cidade decide implementar ciclovias porque está na moda e é sinal de desenvolvimento e depois nem é feito um estudo nem nada, é só pintar no chão uma risca e colocar o sinal de ciclovia e está pronto.
 

m.r.f.

Active Member
Boas, não fiques zangado Jocas22 isto só são opniões dos leitores, e opniões são como as ratas só as dá quem quer:D
 

ernez

Active Member
Concordo contigo joca22, também paro quando vejo uma bike a preparar-se para passar uma passadeira, normalmente eu também não saio da bike, faço uma paradinha e espero que os carros parem, ou então paro e quando os carros param, atravesso montado nela, ehehehe.
 

Jocas22

Active Member
basta-se destinguir a lei do civismo. Se todos agirmos de forma civica não é preciso andar a levar a lei á letra. Se o ciclista não usar de civismo ai sim se pode levar a lei á letra. Caso contrário, ou seja, se o ciclista para e espera como um peão, obrigá-lo a desmontar senão não páro só porque a lei assim me o permite, não concordo, mas claro que também é só uma opinião e por isso subscrevo o que foi disso sobre as "ratas" :)

tambem nao ando a riscar com a chave carros que estacionem no passeio se não tiverem mais onde estacionar e até permitirem a passagem de peoes, ou outras coisas do genero. Civismo parece-me importante
 

mataburacos

New Member
"basta-se destinguir a lei do civismo. Se todos agirmos de forma civica não é preciso andar a levar a lei á letra"

o problema é que "primeiro eu e depois os outros"
eu se tiver que passar numa passadeira montado passo, da mesma forma que dou passagem e facilito aos ciclistas que n vão armados em chicos espertos (a par, aos S's no meio da estrada, etc...)

o que é certo é que n importa o veiculo que se conduz. quando são bestas são de carro, a pé ou a cavalo
 

korreya

New Member
Jocas22 não fiques assim tão fulo comigo : ) ...só para tua informação conduzo desde os 18 anos (tenho 37) e nunca fui responsável/causador de um acidente,antes pelo contrário,já evitei muitos em que nem sequer seria culpado..não sou road rage...
É precisamente pelo que dizes (crianças a atravessar passadeiras em cima das bicicletas com os papás),que eu não dou passagem...chegando a dirigir-me aos papás dizendo que a passadeira é para peões.Se fossem responsáveis seria isso que eles mesmos deviam transmitir às crianças...amanhã essas mesmas crianças vão estar sozinhas sem a companhia dos progenitores e vão-se fazer à passadeira de qualquer maneira e depois é assim que os atropelamentos se dão!...Eu como pai é precisamente isso que digo ao meu,e quando andamos juntos e precisamos de cruzar uma passadeira digo para ele desmontar,assim como a não correr quando passa...não o faço no sentido de "mau" ou "road rage",mas mais como uma forma pedagógica...mas chama-lhe o que quiseres...eu gosto é de ver todos felizes.
 

korreya

New Member
É assim que eu faço e vejo as coisas,é a minha opinião,interpretem-na e opinem da maneira que quiserem.Mas para quem atravessa a passadeira montado na bicicleta acho muito mau exemplo!Nunca se sabe quem poderá estar a ver e nesse momento estão a dar um mau exemplo.As crianças copiam os gestos e actos dos mais graúdos.
Lembrem-se disso.
 

Jocas22

Active Member
nao estou fulo companheiro. ;) Mas prefiro o civismo a letra da lei. Prefiro parar pra um ciclista montado que tomou todas as precauções que um idiota dum peao que se "atira" pra passadeira, ele até olha, ele até nem corre, mas tambem vai no passeio andar, ve o carro, vira-se de repente pra passadeira e está feito. E se eu o atropelar quem se lixa sou eu.
Nao me leves a mal mas nao consigo ver a diferença entre parar pra um ciclista montado ou desmontado que parou e esperou. Tenho a certeza que o espirito da lei não é esse, mas antes proibir bicicletas de nao pararem pra passar as passadeiras, pela velocidade que podem tomar. Caso contrario é um absurdo. E estás a subverter esse mesmo espirito como de resto é um dos grandes males do portugues.
 

korreya

New Member
O grande mal da sociedade actual...que vem a piorar de geração em geração...é o facto das pessoas esperarem que professores (que antigamente tinham a única responsabilidade de formar) e 3ros;sejam eles a educar os seus próprios filhos,quando haviam de ser eles a dar essa educação (cívica e moral).Essa incapacidade e inércia levou a que hoje,as gerações mais recentes não tenham respeito por nada nem por ninguém.A lei?!...sim sim,eu cumpro!...mas no entanto entram em incumprimento ou deturpam a mesma para seu benefício próprio ou por simples comodismo!...,esquecendo que nesses momentos de incumprimento estão a dar um mau exemplo para quem os vê.
Não são todos os ciclistas que param junto a uma passadeira,infelizmente já assisti a situações aqui na Figueira da Foz de pessoas a atravessar a avenida sem parar,ainda por cima com crianças atrás!...(nessas situações fico fulo)...nalguns casos (muitos) os miudos sem capacete!...(pessoalmente ando sempre com atenção e circulo com precaução,mas sabemos bem quantos aceleras existem por aí fora),como pai não suporto nem consigo desculpar tal comportamento!
Vou continuar como até aqui a não dar passagem a quem esteja montado na bicicleta para atravessar a passadeira...(e a chamar a atenção para o mesmo como já tive a oportunidade de o fazer)...o meu comportamento é incorrecto?!...pior é o comportamento de quem passa a passadeira a circular montado ou um vermelho apenas para sua comodidade...tentem dar algo á sociedade,nem que seja exemplos.
 

Mach 4

New Member
Ó korreya,

Vai mas é gastar o teu latim com aqueles que andam por aí a pedalar á noite em ruas escuras, de 2 sentidos, sem colete reflector, sem luzes e sem capacete...

ISSO é que te pode impedir de atropelar alguém. Acredita que não é o facto de um ciclista atravessar numa passadeira que te vai atrapalhar o espirito.
Vive a realidade...não a fantasia.
 
Top