Parar nos semáforos?

FMCurto

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Eu paro nos vermelhos mas confesso que fico lixado quando vejo outros ciclistas a passar por mim num vermelho pela imagem que dão à generalidade dos ciclistas: regra geral até arrancamos mais rápido sobretudo se passarem com o vermelho,mas o mesmo automobilista que deixámos apeado no vermelho uns 30 segundos atras vai apanhar-nos dali por uns 100 ou 200m.Então o pessoal que passa vermelhos acham que não faz mal contornar as regras mas 200m depois ficam todos lixados se os automobilistas se mostram agressivos e não os respeitam enquanto veículos?
Quem quer ser respeitado tem de se dar ao respeito...

Por acaso tb ando quase sempre com um auricular em um ouvido,mas que saiba em Portugal não é ilegal,corrijam-me se tiver enganado,sff.
 

curdius

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Boas!

Eu abrando, se vierem muitos carros ou tiverem pessoas na passadeira paro, mas só nesse caso. De btt, se não houver pessoas no passeio passo pelo passeio.
Se for de bike de estrada, faço os possíveis por não parar, principalmente se for a pedalar em esforço. Claro que há semáforos em cruzamentos onde temos MESMO que parar, caso contrario apanhamos com um carro a 80 ou a 90km/h. Mas la está é um risco que avalio caso a caso e tomo.
Quanto aos phones, acho que a questão legal é a menor. Eu faço muitas vezes estrada, e estou sempre com um olho por cima do ombro e atento a qualquer barulho que venha atrás de mim. Para mim é impensável andar de phones... a 35km/h com uma bike de estrada qualquer camião que não ouçamos aproximar pode dar direito a ida para o hospital. Mas la está cada um corre os riscos que quer.
Eu corro o risco de abrandar nos cruzamentos, olhar para ver quem vem e ver se posso ou não passar o vermelho. Se for multado... olha a culpa foi minha. Antes isso que ir a pedalar e ser suspendido por um carro em cima de mim porque não o senti (aka ouvi) a aproximar.

Abraço e cuidado!
 

mataburacos

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se puder passar em segurança passo, senão páro.
apesar de saber que tenho de cumprir as mesmas regras que um carro a diferença é que cada paragem me sai dos musculos. abrando, vejo se posso passar sem estorvar ninguem e passo ou páro

é como quando vou de mota e ficar na mesma no transito
 

korreya

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Paro sempre,assim como quando circulo de carro.Já aconteceu estar parado no vermelho e passar pessoal de bike sem parar...nalguns casos até parece que me chamam otário...mas vou continuar a fazê-lo como sempre fiz.Não uso phones também...para minha segurança...na estrada apercebo-me melhor dos automobilistas e nos carreiros do pessoal do motocross.
 

kuhn

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Uma vez que a lei não define onde os velocípedes podem ou devem andar é errado passar multas nestes casos.

Para me apanharem tinham que dar muito á canela porque a bike é sempre a andar e não tem matricula ;)
 

ric2009do

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sr.kuhn devia ler melhor o codigo da estrada esta muito bem definido onde os velocipedes podem andar.
em relaçao a dar a canela isso e muito giro mas se eles conseguem apanhar pessoal de mota mais facil e apanhar um ciclista.
 

kuhn

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Um carro não faz downhill pois não? a minha bike também não mas em ultimo caso :D

Relativo a motas a mim não me apanham porque eu sou muito rigoroso relativo ao código da estrada e tenho muito juízo e responsabilidade quando conduzo um objecto que facilmente pode tirar a vida humana.

cumps
 

FMCurto

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kuhn said:
uma vez que a lei não define onde os velocípedes podem ou devem andar é errado passar multas nestes casos.

A bicicleta é um veículo (Artigo 112) e deve circular na estrada , com os outros veículos.

Sempre que houver pistas especiais para bicicletas (comummente designadas por 'ciclovias') é obrigatório usá-las em vez da estrada normal (atenção são vias 'obrigatórias', e não 'vias reservadas' como as de BUS). A excepção são os velocípedes com mais de duas rodas não dispostas em linha (ex.: triciclos e quadriciclos - “carros a pedais”) ou que atrelarem reboque (ex.: de transporte de crianças), que não podem circular nas 'ciclovias'.

Confira: É o que diz o Artigo 78, acrescentando que a multa para ambas as infracções é de €30 a €150 €.

Exigir (e bem) ser tratado como um veiculo pelos mesmos veículos que se deixou plantados no vermelho não me parece a melhor opção para ganhar a compreensão dos automobilistas.
Já agora a multa por passar um vermelho vai de €75 €a €375, pelos Artigos 69 e 76.

Já agora,e em relação ao auricular (no singular):

Artigo 84.º - Proibição de utilização de certos aparelhos


1 — É proibido ao condutor utilizar, durante a marcha do veículo, qualquer tipo de auscultadores sonoros e de aparelhos radiotelefónicos.
2 — Exceptuam-se do número anterior:
a) Os aparelhos dotados de um auricular ou de microfone com sistema alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado;
b) Os aparelhos utilizados durante o ensino da condução e respectivo exame, nos termos fixados em regulamento.
3 — É proibida a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos susceptíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de instrumentos destinados à detecção ou registo das infracções.
4 — Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 120 a € 600.
5 — Quem infringir o disposto no n.º 3 é sancionado com coima de € 240 a € 1200 e com perda dos objectos, devendo o agente de fiscalização proceder à sua imediata remoção e apreensão ou, não sendo ela possível, apreender o documento de identificação do veículo até à efectiva remoção e apreensão daqueles objectos, sendo, neste caso, aplicável o disposto no n.º 4 do artigo 168.º
 

kuhn

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Apesar de não ligar aos vermelhos quando ando de bike (porque são as minhas perninhas que fazem o arranque) respeito e apoio quem o faz, quero eu dizer com isto faz o que eu digo não faças o que eu faço ;)

PS respeito os peões na passadeira
 

Override

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Semaforos de cruzamentos paro no vermelho, agora, quando são os activados por radar, não vou estar a interromper o meu treino por causa de um palerma que não sabe andar devagar.
 

Jocas22

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por norma acho que se devia parar, mas tambem acho que existe uma enorme diferença entre uma bicicleta e um carro (de motas nao falo porque nao as uso). O angulo de visão é bastante superior e abrangente e consegue-se mais facil e rapidamente arrancar. Por isso eu abrando sempre, paro quando é necessário, e por vezes passo com o vermelho quando vejo que já passou carros e peões e eu estar ali parado já não serve proposito nenhum. Passar um vermelho sem sequer abrandar, isso nunca.
Talvez não seja o melhor exemplo mas é o que faço :)
Sinais de velocidade é como disse o Override, desde que conheça o local, e tenha a certeza que são isso mesmo, ai nem abrando.

quanto às passadeiras é exactamente como se fosse de carro, paro quando tenho de parar, reclamo quando vejo os peoes a usar a passadeira como o passeio, sem olharem antes de atravessar.
 

FMCurto

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Jocas22 said:
existe uma enorme diferença entre uma bicicleta e um carro

Já reparas-te que essa pode ser tb a desculpa para um carro te dar um encosto ou uma razia por estares a dificultar a sua progressão, se calhar o mesmo carro que deixas-te lá no vermelho??

Já agora,entre parar e abrandar:

Um advogado – do tipo “carapau de corrida” – conduzia distraído numa vila do interior quando, num sinal de STOP, passa sem parar, em frente a uma viatura da GNR.



GNR: – Ora muito boa tarde. Documentos e carta de condução, fáchavor…
Advogado: – Mas por quê, Sr Guarda?
GNR: – Não parou no sinal de STOP, ali atrás.
Advogado: – Eu abrandei, e como não vinha ninguém…
GNR: – Exactamente… Documentos e carta de condução, fáchavor…
Advogado: – Você sabe qual é a diferença jurídica entre abrandar e parar?
GNR: – A diferença é que a lei diz que num sinal de STOP, deve-se parar completamente. Documentos e carta de condução, fáchavor…
Advogado: – Ou não, Sr Guarda. Eu sou advogado e sei das suas limitações na interpretação de texto de lei. Proponho-lhe o seguinte: Se você conseguir explicar-me a diferença legal entre abrandar e parar, eu mostro-lhe os documentos e você pode multar-me. Senão, vou-me embora sem multa.
GNR: – Afirmativo, concordo… Pode fazer o favor de sair da viatura, Sr. Advogado?


O advogado desce e então o Cabo da GNR saca do cacetete, e aquilo é porrada que até ferve, para cima do Advogado: socos pra tudo quanto é lado, lambadas, biqueiradas… O advogado grita por socorro, e implora para parar.
E o GNR pergunta:- Quer que eu pare ou que abrande…!?
 

abelha2

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Eu paro nos vermelhos mas confesso que fico lixado quando vejo outros ciclistas a passar por mim num vermelho pela imagem que dão à generalidade dos ciclistas: regra geral até arrancamos mais rápido sobretudo se passarem com o vermelho,mas o mesmo automobilista que deixámos apeado no vermelho uns 30 segundos atras vai apanhar-nos dali por uns 100 ou 200m.Então o pessoal que passa vermelhos acham que não faz mal contornar as regras mas 200m depois ficam todos lixados se os automobilistas se mostram agressivos e não os respeitam enquanto veículos?
Quem quer ser respeitado tem de se dar ao respeito...

Por acaso tb ando quase sempre com um auricular em um ouvido,mas que saiba em Portugal não é ilegal,corrijam-me se tiver enganado,sff.

Concordo em absoluto contigo. É isso e quando mesmo que parem, ultrapassam os carros todos nos semaforos, para depois mais a frente estes terem de os voltar a ultrapassar, que como sabemos é uma manobra perigosa.

Enfim na estrada vejo cada falta de respeito, quer de pessoas com suportes de bikes no carro, quer de ciclistas a par numa nacional, à noite e vestidos de preto...

Quanto ao auricular se for só um penso que podes, os dois não sei se é proibido, mas é irresponsavel se for daqueles que tapam o ruido de fundo. Já apanhei gajas (podiam ser gajos, mas por acaso eram mesmo gajas) com aqueles phones da moda e a conduzir, em que uma pessoa buzina porque iam a fazer asneira, e não ouviam
 

Jocas22

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FMCurto eu não disse que o que fazia era legal ou sequer que era um exemplo pra outros. As explicacoes sao minhas, nao têm nada de cientifico, apenas sao o racional que uso pra desculpar a minha acção.
Apenas é o que faço, não vale a pena estar aqui a dizer uma coisa e depois na pratica fazer outra.
Mas tambem não estou a ver como é que um automobilista justificava dar um encosto num ciclista podendo matá-lo, só porque eu como ciclista não fiquei parado no vermelho. Que raio de lógica! Eu sei que posso ser multado e corro esse risco, mas o automobilista tambem pode passar o vermelho sujeitando-se ao mesmo risco que eu corro, agora dai até ao que sugeres isso já era um caso de patologia
 

nlconcept

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Aproveito para mandar a minha "posta de pescada" relativamente a este assunto. Em cruzamentos páro sempre e algumas vezes até fico numa situação perigosa em que estou parado ao sinal e carros a circular á minha direita/esquerda. Em alguns sinais vermelhos que servem só passadeiras, costumo parar, mas algumas vezes como estou em cima do tempo para apanhar o barco esqueço o civismo e passo o sinal vermelho, mas sempre com atenção aos peões e a enlatados. O "atraso" não serve de desculpa e sei bem que cometo uma infração. Contudo, não passo nos sinais vermelhos só porque vou de bicicleta.
Já me aconteceu algumas vezes estar parado ao sinal e ver muito boa gente em cima da bicicleta a passar por mim e a fazerem-se de xico-espertos e contornarem o cruzamento pela passadeira. Não concordo nada que façam isso num cruzamento movimentado como já vi fazerem, mas cada um sabe de sim e hoje em dia vê-se cada coisa que chegar a casa vivo é um sorte.

E quando não ando de bicicleta, ando de mota e também não vou estar a passar sinais vemelhos só porque sim.
 

FMCurto

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Patologia ou não, só estou a dizer que muitas das desculpas são idênticas para os automobilistas não respeitarem os ciclistas e vice-versa (passar vermelhos neste caso) , enquanto ciclistas não nos podemos escudar no código da estrada só quando nos convém.E entre o código da estrada ser conveniente ou não a distancia pode ser menos de 100m... :p
Desloco-me diariamente de bicicleta mas tb conduzo, e fico igualmente lixado com isto quer vá de bicla ou de carro, mas fico preocupado quando tenho de fazer por exemplo a rotunda do relógio de bicla arrancando de um vermelho quando vejo outros ciclistas a passarem o vermelho ao meu lado e penso: Ui,se tivesse de carro no vemelho já estava a insultar estes gajos e eu até uso bicicleta,vamos lá ver se eles não descarregam em mim quando passar a verde.
 

Jocas22

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raios que não consigo perceber como dizes que um ciclista que passe por um automobilista parado num vermelho vai fazer o homem ficar furioso, a estrada não é uma pista de corridas, ele passa-me a mim, eu passo a ele, não estamos a ver quem chega primeiro a lado nenhum. Dai te dizer que isso é patologia e até tem um nome "road rage", isso sim é o maior problema na estrada, os tipos que se picam por tudo e por nada. Pra mim como automobilista era tinto. Provavelmente como ciclista até ia na berma pra ele ter passado uns metros antes por mim, quando não tinha de o fazer, mas não gosto de impedir a circulação só porque sim (e sim sei que andar na berma é proibido, mas eu prefiro é mais seguro pra eles e pra mim)
Agora se falarmos de um carro que venha num sinal verde e atravesse um ciclista ai sim ia ficar fulo.
 

FMCurto

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Eu tb não consigo perceber que seja tão dificil entender que uma grande parte dos automobilistas vêm os ciclistas como incumpridores e abusadores e enquanto não se fizer nada para combater essa perceção todos nós (os cumpridores e os menos cumpridores) temos um risco acrescido.
Para ti não há problema, porreiro, já que és compreensivo (eu tb me considero um desses). Já agora importas-te de explicar isso a todos os outros automobilistas imcompreensivos? http://www.facebook.com/rfmoficial/posts/10150236475497923?notif_t=like
 

Jocas22

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isso é uma questão da maneira como colocas a questão. Obviamente que posta a questão nesses termos tão genericos, a resposta tem de ser generica tambem. Por norma (mas norma mesmo, se alguem o faz é maluco!) os ciclistas tambem não se atiram pra frente de carros que estao a passar no verde. Se a pergunta nao quissesse ser polemica tinha sido colocada noutros termos:
"Ciclistas que nao param no vermelho mesmo quando nao existe ninguem a cruzar a via. Concorda!"
Mas nestas coisas o que vende é polémica. Ainda pra mais nesta altura de crise.


Atenção que não estou a querer justificar os meus actos. Mas a verdade é que tambem não estou pra andar aqui com falsos moralismos, porque na verdade nem sempre respeitos os sinais luminosos, e tal como eu a maioria dos ciclistas que vejo circular.
 

mataburacos

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acho que se está a criar um bicho papão sem necessidade
apesar de termos de cumprir as mesmas leis que um carro, acho que também podemos tirar algumas vantagens do nosso meio de transporte, desde que para tal não se coloque ninguém em perigo.

por exemplo na paralela da avenida da republica só paro no cruzamento com a av de berna, de resto se não vier ninguem vou parar pq? (e penso o mesmo quando circulo de carro, mas obviamente que páro)

também não devemos andar no passeio, mas se o mesmo estiver vazio e for mais seguro para circular qual é o mal?

de mota também é suposto não furar o transito e não estacionar em qualquer lado, mas se não for assim, que vantagens tenho em ter uma?

o que falta às pessoas, quer condutores, ciclistas ou peões é civismo, nada mais
 
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