Parar nos semáforos?

Mach 4

New Member
Sim é verdade, assim como o assunto de muitos outros tópicos...

O que interessa é que se continua a debater uma realidade que há muito existe nas estradas deste país.
Agora se alguém acha que não está a retirar daqui nenhuma informação válida para si pode sempre escolher opinar nos outros 5.000 tópicos espalhados neste fórum.

Ora lê o que eu disse. A ver se não aparece lá algo como "apeteceu"
Pareces enervadinho com o topico lol.

Se calhar o melhor foi mesmo teres ficado pelo "apeteceu" porque podia "apetecer" ao outro também te dar 2 bufardas e ás tantas para a semana estavas tu a ir ao teu dentista LOL.

E aparentemente "enervadinho" ficaste tu quando viste a dita cena com o ciclista. Vê se controlas os teus nervos nessas alturas porque pode haver uma próxima situação em que "te salte a tampa" e depois em vez de haver pessoal a chamar a policia é vê-los a chamar uma ambulância.

E deixo-te este conselho :

Nunca te esqueças que todos nós em determinadas alturas somos como paus de dinamite, onde todos temos um rastilho,
o grande problema é que nunca sabemos se o rastilho do outro é mais curto que o nosso...

Para a próxima pensa nisto, e na tua familia também.

P.s - O Foquinha a esta hora já deve ter as respostas do INE para mim...
 
Last edited:

Silvas

New Member
Só acho que para um bom funcionamento e uma pesquisa mais eficaz dos tópicos do forum, este assunto deveria estar noutro lado e não aqui.
- "Para bom entendedor, meia palavra basta"
 

Fevereiro

New Member
Esse menino que falei por nao parar num stop causou um pequeno toque, graças ao condutor ter tido os reflexos de se desviar para naõ o atropelar. Agora continuem armados em bons pois queixam-se que não há respeito da parte dos automobilistas.
Agora guarda as tuas lições de moral para os teus filhos sff, que eu n as pedi.
 

Mach 4

New Member
A piada disto é que ninguém pede lições de moral...mas armam-se todos em moralistas.

Se ele não parou num Stop e o carro parou a tempo de não o atropelar óptimo.
Se não parasse pior para o ciclista porque o mal maior ia ser dele (multa + hospital).
E nisto tudo afinal o que é que tu ias fazer quanto a isso??
Sabes se abriram vagas á pouco tempo para a brigada de trânsito?
Se calhar estão a perder um excelente agente da autoridade.

Situações semelhantes vejo eu TODOS os dias entre automobilistas.
E então aqueles motoristas que não respeitam os ciclistas?
Também vais lá dar o teu bitaite, ou dizes só ao condutor que é por causa disso que os ciclistas também não os respeitam?
Andas mais de carro ou de bicicleta?
És humilde na tua condução, ou também andas "armado em bom"?
Deves ser um exemplo para todos nós...

Isto não se trata de moral mas sim de reflexão.
E vai ensinar tu os teus filhos a bater nos outros quando fazem asneiras, e depois espera pelos resultados...

Só acho que para um bom funcionamento e uma pesquisa mais eficaz dos tópicos do forum, este assunto deveria estar noutro lado e não aqui.

A mim o que me interessa é o que a moderação pensa e acha.
Cheio de "moderadores" da treta já está a ficar este fórum cheio.
 
Last edited:

Silvas

New Member
Mas afinal onde anda a boa educação?

Eu dei uma opinião, só a acata quem quiser. Não é preciso ficar chateado por causa disso.
 
Last edited:

Mach 4

New Member
Silvas,

Desculpa, tens razão.
Vou abrir um tópico para se discutir um tema bastante pertinente e que acho ser do interesse de todos.
Este já se está a desviar um pouco do assunto principal, mas depois aparece pessoal a querer conversa e eu tb não gosto que fiquem sem a devida resposta.
 

Joao Delgado

New Member
Boas, do pouco que percebo do Código da Estrada, os velocípedes ou seja as Bikes regem-se pelas mesmas regras dos veículos motorizados. :(:(:( Embora que tenha benesses, por exemplo falar ao tlm em veiculo motorizado da uma multa de 120€ e nas bikes é 60€. :confused::confused::confused::confused: É claro pra ser multado de bike tens que ser mandado parar, como as bikes não tem matricula, torna-se dificil de multar. :cool::cool::cool::cool::cool::cool: Por isso se queres passar os sinais vermelhos é avontade, mas pensa sempre que há mais condutores na estrada e muitos não repeitam os restantes...
 

Antares666

New Member
Relativamente ao semáforo, é como já referi noutro local, é para parar...Ja li imensos argumentos de comparações estatisticas entre ciclistas feridos por passar em vermelhos e peoes passarem em verdes...Mas ninguém comparou com ciclistas que PARAM em vermelhos, certamente será ainda menor creio eu.

Quanto ao bom senso também já referido, na estrada há muito pouco e esta é uma grande verdade, assim como também há regras de transito que pura e simplesmente nao fazem sentido, um limite de velocidade de 90 numa estrada onde é mais do que seguro andar a 120, assim como uma estrada numa localidade degradada com limite de 50 quando o mais acertado era nem sequer haver transito automóvel nela.Nestes casos claro que não vou cumprir.

Não sou santo nenhum, mas tenho a perfeita noção quando uma infracção é meramente passivel de multa ou que me coloca apenas a mim em causa(raramente uso cinto de segurança por exemplo), ou quando é algo que pode por em risco outros...

A meu ver, passar o vermelho é especialmente grave porque se trata de um cruzamento, nem sempre com visibilidade e o mais certo é haver outra forma de o passar sem ir contra o código(desmontar e atravessar na passadeira, ou atravessar como peão é certamente mais seguro.)
@ Mach 4 - Também sou condutor no Porto e como tal percebo perfeitamente a tua frustração, mas um cruzamento é dos locais na estrada mais propícios a acidentes, e mesmo que não queiras lá ficar á espera, há outras formas de o fazer reduzindo o risco, desmonta e atravessa a pé (é o que eu faço pelo menos).E se prezas tanto a segurança, como mostraste tão bem no tópico do capacete, facilmente percebes que tenho razão.Não sou nenhum santo, mas tal como tu também não sou hipócrita, ja fiz muita asneira de carro, ja acelerei nos amarelos (apenas quando o vejo a cair e estou perto do cruzamento) já ultrapassei muitos limites de velocidade, assim como também já circulei bem abaixo do permitido por achar que a estrada não o permite.
Como tu dizes, não cumpro o CE á risca obviamente, até porque em muita coisa ele não faz sentido.De qualquer forma, o meu bom senso diz-me que o semáforo faz todo o sentido e paro sempre que possível.No dia em que vir que estou em maior risco durante os 5 minutos que estive parado no vermelho, aí sou o primeiro a defender o contrário...Até agora, não conheço ninguém que tenha sido atropelado porque parou, todos os casos relatados, ou foi devido ao ciclista passar o vermelho, ou porque o automobilista que o atropelou não parou no Vermelho da sua via.Qualquer um dos exemplos reforça a importância de PARAR no respectivo...
Espero que entendas que não se trata de uma questão de moralismos de cumprir ou CE á risca ou não cumprir, apenas de uma regra específica do mesmo que se refere a uma das situações de maior risco contemplada no mesmo, o que eu defendo a unhas e dentes não é cumprir o CE na totalidade á risca, nesta discussão todos os meua argumentos são relativos ao semáforo de bicicleta.

Quanto ao argumento de ser livre de fazer o que quiser na estrada, vou citar o que disseste no outro tópico se não te importares. Comentários a negrito.

Mach 4 said:
Caro Antares, mais uma vez digo que TU e EU e QUALQUER um que ande na rua pode fazer o que quiser. Acredita que sim.
Se vais pagar uma multa ou acabares por ser preso o problema é teu. - VERDADE
Se tiveres de ouvir umas bocas ou de levar uns tabefes, o problema é teu. - VERDADE
Se ferires alguém na estrada e ficares com remorsos até ao fim da tua vida, o problema é teu. - COMPLETAMENTE MENTIRA,

a partir do momento em que feri alguém, o problema passa também a ser dele/a, e pode muito bem ser maior o problema do outro do que meu, caso eu incapacite a pessoa e por alguma razão me safe.Nesse caso eu vou viver apenas com remorsos enquanto que o outro pode muito bem ter de passar a vida numa cadeira de rodas, ou precisar de uma protese dentária por idiotice minha. Coisa que não quero porque me pode acontecer exactamente o mesmo, é precisamente esta linha que define o que sou livre ou não de fazer...
Contra todos os outros que andam ai sem carta, nem seguro, que fazem o que bem lhes apetece, não posso ir atras deles, o maximo que posso é fazer tudo por tudo para não ser um deles...
 
Last edited:

Mach 4

New Member
Podes não ser um deles (disso eu tenho a certeza) mas só pelo facto de partilhares a estrada com eles não estás livre de um dia levares com um deles em cima.
Se por acaso tiveres esse grande azar só te posso dar um conselho - chama logo e sempre a policia...mas depois espera para ver o que vai acontecer.

Passar em passadeiras em cima da bike, passar vermelhos e entrar em sentidos proíbidos são coisas que eu vou continuar a fazer, DESDE que eu veja que não vou causar insegurança a terceiros.
De resto o nosso CE demonstra muitos erros, sendo um dos maiores de que a teoria nunca pode estar acima da prática.
 

andremariz

New Member
E parar nas passadeiras para os peões passarem??

Hoje, a seguir a ponte de Fão 2 artistas nem se deram ao trabalho de sequer abrandar. Ia eu mais a minha família já a meio da passadeira e passaram-nos uma tangente. O que mais me irritou foi eu dar um grito para chamar a atenção e ainda fui insultado como se eles é que tivessem razão.

É por estas e por outras que os ciclistas ficam com má fama e por um pagam todos.....
 

oliana

Active Member
Esta semana fui dar uma volta no asfalto. Uns 90 km +/-. Na EN, no troço que vai de Aguas de Moura para Pegões há uma recta de alguns km. Reparei num ponto negro ao longe, umas boas centenas de metros, bem dentro da faixa de rodagem. Nada mais que um pedaço de pneu de um pesado. A parte de fora completa com uns bons 30 kg. Parei e puxei aquilo para fora da estrada.

Observações: 1º- O pneu estava frio, o que indicava que estava assim há algum tempo.
2º- Foi ignorado por todos os veiculos que passaram por mim na altura.
3º- Durante o espaço de tempo que percorri a distancia do cruzamento de Aguas de Moura até ao objecto passaram por mim dezenas de
automóveis e dos quais uma dezena de pesados.
4º- Podia ter sido a causa de um acidente grave.
5º- Fui eu que parei para o colocar fora da faixa de rodagem.

Conclusão: 100 % automobilistas que neste espaço de tempo, que não devem ter sido assim tão poucos, demonstraram uma absoluta falta de consciência, de civismo e muita estupidez. Os condutores de pesados demonstraram ainda falta de solidariedade com um colega azarado. Imagino que estes condutores não devem ter família a transitar na estrada! Têm? Então imaginem um veiculo de duas rodas ou até um ligeiro a 90 km hora embater naquilo!
Eu que passo vermelhos de bike (já expliquei como e não vou mais bater nessa tecla a responder) e que sou então um infractor, acabei por parar aqui e fazer aquilo que 100 % dos outros ignoraram. Não venham para aqui com lições de moral! Todos os dias somos confrontados com seres humanos que ao agarrarem um volante se transformam em qualquer coisa mecânica sem cerebro. E nesta história não foram uma minoria. Foram a totalidade.
Boas pedaladas.
 

Mach 4

New Member
Para os acérrimos cumpridores e demais anjinhos das 4 rodas :

TTTTOOOOMMMMEMMMMM LLLÁÁÁÁ!!!!!

Quem fala assim não é nem gago...nem inconsciente...nem "fora da lei".

E acrescento mais, já vi pessoal a atropelar cães e nem sequer pararam para ver como deixaram os animais.
Como diz este user, alguns condutores transformam-se atrás do volante...ficando mais animais do que os que atropelam.
E ainda acrescento - aposto o meu dedo indicador como se os carros fossem mais pequenos e "low profile" como as nossas bikes era ver quem mais passava vermelhos á descarada.

E já agora uma pergunta a todos os que NUNCA passaram um vermelho e que estão aqui a defender os automobilistas :

- Qual é a diferença entre passar um vermelho...e passar uma linha contínua?

É que aqui no Porto, durante a hora de ponta de manhã, POR DIA chegam a passar uma linha contínua á minha frente 2...3...4...carros na boa. É o pão nosso de cada dia.
Expliquem-me lá qual será a infracção mais grave?
 

NAmaral

New Member
Bom dia..

Parece-me que o tópico é sobre uma regra do CE, nomeadamente a paragem ou não nos semáforos.

A atitude do oliana é sem dúvida a mais correcta, mas nada se relaciona com o cumprimento do CE, é sim um excelente exemplo de civismo. "Coisa" cada vez mais rara nos nossos dias.

Se cada um passa ou não um sinal vermelho, e desde q não coloque em risco a segurança dos outros, é um problema seu.

Não se esqueçam é q a vossa liberdade termina onde começa a dos outros.

Como tal, não chega apenas o argumento de que eu faço, sei q é errado mas é um problema meu e pronto. Senão qq um tb pode andar como no tempo dos cowboys, com uma pistola no coldre, é contra a lei mas pronto, eu gosto e é apenas para enfeitar, não vou magoar ninguém portanto tb não faz mal ser contra a lei ou não.

Cumprimentos.
 

Mach 4

New Member
Ontem ás 11h00 da manhã vi um ciclista a passar, devagarinho, á frente da esquadra aqui da minha zona. Ia a pedalar sem capacete e com ambos os ouvidos tapados por auriculares. Ia com os seus "phones", na boa, a ouvir uma músiquinha em plena via pública. É proíbido por lei e dá coima.
Á porta da esquadra estava um policia fardado a fumar um cigarro. Viu a cena toda, o ciclista a transgredir...e nem se mexeu.

Por isso não percebo o espanto de muitos por haver pessoal a passar vermelhos...sem a policia a olhar.
E não me venham com comparações de situações mais ou menos graves...a não ser que me expliquem o que perguntei no meu post atrás :

É que aqui no Porto, durante a hora de ponta de manhã, POR DIA chegam a
passar uma linha contínua á minha frente 2...3...4...carros na boa. É o pão
nosso de cada dia.
Expliquem-me lá qual será a infracção mais grave?

E só digo isto por ver mais automobilistas a passarem linhas contínuas do que ciclistas.
E acreditem que é mesmo verdade.
 
Top