parafusos podem-se cortar ??

mota

New Member
boas, nunca tinha reparado mas os parafusos que ficção o disco vejo que são compridos de mais , a ponta entra num outro orificio que a roda tem separado ende tem a rosca de aperto, de comprimento tem 100 mm , mas penso que 0,6 mm chega, será isto correcto, obrigados.
 

Peixinhus

Active Member
Falas dos parafusos que apertam o disco do travão ao cubo, devem ser 5x10, claro que os podes cortar se o excedente te atrapalha.

Abraços
 

mota

New Member
sim , são esses , não me atrapalham mas o 10 é comprimento a mais, 0,7 é o sufeciente, se for só para apertar ao cubo , pergunto porque a minha roda mavic sl tem um buraco depois da parte onde aperta, será que não afecto a parte onde aperta no cubo.
 

Jepas

Super Moderador
100mm de comprimento? e vais cortar 0.6mm? Vais usar que ferramenta para cortares pouco mais de meio milímetro?

Todos os parafusos podem ser cortados se forem compridos demais. O maior cuidado é não danificar a rosca que fica.
 

Peixinhus

Active Member
O Mota queria dizer que os parafusos tem 10mm e que com 6mm já dava. Mota nem precisas de fazer essas perguntas, serrote nisso e ficas contente com menos 4mm e 6 gr a menos de peso :D

Abraços
 

victor68

New Member
Boas,

* Dica de serralharia - arranja uma porca da medida da rosca, enrosca no parafuso e corta o excedente. Porquê da porca ?, porque após cortares o parafuso, é conveniente passar a porca para " refazer " a rosca.

Um Abraço,

Victor F.
 

telmo gomes 23

New Member
ja que falamos aqui de parafusos eu vou fazer neste mesmo topico uma pergunta para nao encher o forum com muito lixo!!!

a minha questao é que os parafusos do meu avanço estao passados (a rosca por dentro do parafuso esta lisa) e a chave anda as volta e nao consigo retirar o parafuso para por outro avanço. Como faço para tirar os parafusos?

Aguardo resposta, obrigado e boas pedaladas
 

victor68

New Member
Boas Telmo,

Nesse caso é um pouco mais complicado e dependo do estado/cabeça dos parafusos.

Se a Rosca dos parafusos não estiver colada ao avanço, e se fôr possivel agarrar a cabeça do parafuso com um alicate de grifo, então é uma questão de paciência e WD40. Se estiver tudo agarrado ( calcinado na giria ), e o WD40 não os soltar, então terá que ser " trabalho de ourives ", ou seja, furar a cabeça dos parafusos, retirar e com um macho refazer a rosca do avanço.

Um Abraço,

Victor F.
 

RUI VENTURA

New Member
Boas,

* Dica de serralharia - arranja uma porca da medida da rosca, enrosca no parafuso e corta o excedente. Porquê da porca ?, porque após cortares o parafuso, é conveniente passar a porca para " refazer " a rosca.

Um Abraço,

Victor F.

O mais simples e correcto metodo de cortar parafusos. Mas tem sempre atenção ao enroscar no cubo, pois uma pequena falha podes danifica-lo.
 

oliana

Active Member
telmo. Se não tiveres outra hipotese, e as roscas do avanço estiverem passadas (parece que é o que aconteceu) vais ter de do lado contrário da cabeça do parafuso, enfiar um varão um pouco mais estreito que a rosca de origem e dar uma pequena pancada com um martelo. E tentar devagarinho que o parafuso volte a agarrar o interior. Se o lado contrário for fechado é que é um pouco mais complicado. Depois é como o vitor disse. Se quiseres aproveitar o avanço é refazer as roscas. Nesse caso um pouco mais larguinhas.
Boas pedaladas aí pelo Escoural.
 

telmo gomes 23

New Member
Boas

Eu outra vez por aqui e a precisar da vossa ajuda urgentemente!!!

Eu estava a desepertar os parafusos da manete do travao e nem estavam mito apertado ( simplesmente com ligeiro aperto ) e de fiquei com a cabeça do parafuso na chave e o a mesma partiu-se rente. O que faço agora para tirar o resto do parafuso? nao tem cabeça para desepertar e agora como faço?

Parafusos de aluminio = 0
Telmo Gomes = 1

Ainda bem que tirei os parafusos de aluminio do avanço, o que seria de mim se ainda la os tivesse e se eles se partissem!

HELP ME! URGENTEMENTE
 

victor68

New Member
Boas Telmo,

Se são de aluminio, agarra num berbequim, uma broca de aço com medida inferior ao parafuso, e com muito cuidado vai furando. Quando terminares, passa com um parafuso em aço pela rosca para a limpar completamente.

Um Abraço,

Victor F.
 

MRocha

New Member
Se não têm cabeça não estão a fazer força, por isso não deve ser difícil, desde que o parafuso não esteja calcinado; se estiver calcinado uma pancada ligeira no sítio onde partiu deve soltar o parafuso. Depois é tentar com um alicate de pontas agarrar a parte restante do parafuso e tentar rodá-lo para desenroscar.
Se a ponta do parafuso oposta à cabeça sobressair deve dar para fazer uma fenda para usar uma chave de fendas para desenroscar.

Passar uma broca não recomendo; o mais certo é estragar a rosca da manete também. Mas se tiver que ser, em último recurso, resolve... nem que depois tenhas que usar uma porca também...
 

pepelento

New Member
Telmo, ou tens muito azar ou é melhor começares a ter mais cuidado com o aperto que dás...

Para teres partido o parafuso, deve ser de alumínio. Cuidado com o berbequim como a malte te disse, senão estragas o resto. Se o buraco onde está o parafuso for aberto, às vezes dá para lhe por a cabeça de fora metendo uma broca do outro lado, sempre com muita calma.

Todas as técnicas que te disseram aqui são boas, dependendo do caso podes usar umas ou outras.
 
Top