Nuno Prazeres
New Member
Uma das formas mais simples de ir buscar uns quantos gramas é por via da substituição de parafusos de aço por outros feitos de material mais leve. Numa bicicleta standard acredito que se possam facilmente chegar a valores superiores a 100gramas senão mesmo mais.
No meu caso, como vivo junto ao mar, o tema "oxidação" é um factor a ter em conta.
Pelo que vi, os materiais de eleição para este tipo de operações são por ordem crescente de peso:
:arrow: nylon,
:arrow: ergal e
:arrow: titânio.
Graças a um membro deste fórum, que devia ganhar uma medalha por serviços prestados à nação, já tenho titânio na direcção, nos rotores e pinças de travão e ergal no desviador da frente. O meu quadro SantaCruz trazia parafusos de nylon nos porta-bidons e de titânio no dropout.
Penso que muitas componentes de topo já trazem de origem parafusos leves por isso resta pouco para mexer: manetes de travão (ergal?), gripshifts (ergal ou titânio), avanço e finalmente o aperto do selim.
Agora vêm as questões mais duras (e já pesquisei no fórum e não encontrei quase nada):
1 - como medir os parafusos (aparecem umas siglas tipo M4x12mm , etc... que não entendo)?
2 - que parafusos se podem ou não podem usar dependendo da componente envolvida (por exemplo admito que usar ergal na direcção seja pouco recomendável)?
3 - onde comprar estas preciosidades (no Fórum já encontrei referência a este site mas só tem titânio www.tibolts.co.uk)?
Obrigado pela vossa ajuda
No meu caso, como vivo junto ao mar, o tema "oxidação" é um factor a ter em conta.
Pelo que vi, os materiais de eleição para este tipo de operações são por ordem crescente de peso:
:arrow: nylon,
:arrow: ergal e
:arrow: titânio.
Graças a um membro deste fórum, que devia ganhar uma medalha por serviços prestados à nação, já tenho titânio na direcção, nos rotores e pinças de travão e ergal no desviador da frente. O meu quadro SantaCruz trazia parafusos de nylon nos porta-bidons e de titânio no dropout.
Penso que muitas componentes de topo já trazem de origem parafusos leves por isso resta pouco para mexer: manetes de travão (ergal?), gripshifts (ergal ou titânio), avanço e finalmente o aperto do selim.
Agora vêm as questões mais duras (e já pesquisei no fórum e não encontrei quase nada):
1 - como medir os parafusos (aparecem umas siglas tipo M4x12mm , etc... que não entendo)?
2 - que parafusos se podem ou não podem usar dependendo da componente envolvida (por exemplo admito que usar ergal na direcção seja pouco recomendável)?
3 - onde comprar estas preciosidades (no Fórum já encontrei referência a este site mas só tem titânio www.tibolts.co.uk)?
Obrigado pela vossa ajuda