Re: Parafusos - Ergal, titânio e nylon
Estes parafusos de carbono, são de um material diferente daquele usado nos quadros. Em vez de epoxy, usam um polímero termo-plástico vulgarmente chamado PEEK (vêm Poly Ether Ether Ketone ) que têm umas propriedades muito interessantes.
Há um empresa Suiça muito Hi-tech que desenvolveu a tecnologia para transformar isto em parafusos.
http://www.icotec.ch/productsandservices/index.php?l=en&id=1#
A acreditar nos ensaios que eles publicam no site deles, são parafusos com muito maior capacidade de resistir às vibrações, ausência de corrosão e compatibilidade de comportamento com as peças compósitas onde possam vir a se montadas, nomeadamente expansão térmica.
Esta ultima vantagem é a parte que mais me agrada nestes parafusos, embora sua utilidade no BTT seja muito discutível. Embora nos travões de disco se possam chegar a situações onde esse compatibilidade seja útil, a temperatura máxima de utilização dos parafusos limita a sua utilização aqui.
O grande problema de montar parafusos deste tipo em bikes, é que a única maneira que os podemos montar é substituindo parafusos já existentes em peças que foram desenhadas para parafusos metálicos. Embora estes parafusos compósitos sejam fortes, não são equiparáveis a parafusos de aço ou titânio, como mostra este gráfico da empresa que os produz.
Ou seja, para estar dentro da margem de segurança temos que ficar restringidos a aplicações onde a força total de um parafuso de aço nunca é necessária.
Se uma peça fosse desenhada originalmente para estes parafusos poderia recorrer a furos com o dobro ou mais do diâmetro ou usar o dobro ou mais parafusos. Isto permitiria obter resistências muito boas mantendo o peso ainda assim bem baixo. É uma questão de integração, talvez alguns fabricantes comecem a apresentar alguma coisa deste tipo.