Parafusos - Ergal, titânio e nylon

#1
Uma das formas mais simples de ir buscar uns quantos gramas é por via da substituição de parafusos de aço por outros feitos de material mais leve. Numa bicicleta standard acredito que se possam facilmente chegar a valores superiores a 100gramas senão mesmo mais.

No meu caso, como vivo junto ao mar, o tema "oxidação" é um factor a ter em conta.

Pelo que vi, os materiais de eleição para este tipo de operações são por ordem crescente de peso:
:arrow: nylon,
:arrow: ergal e
:arrow: titânio.

Graças a um membro deste fórum, que devia ganhar uma medalha por serviços prestados à nação, já tenho titânio na direcção, nos rotores e pinças de travão e ergal no desviador da frente. O meu quadro SantaCruz trazia parafusos de nylon nos porta-bidons e de titânio no dropout.

Penso que muitas componentes de topo já trazem de origem parafusos leves por isso resta pouco para mexer: manetes de travão (ergal?), gripshifts (ergal ou titânio), avanço e finalmente o aperto do selim.

Agora vêm as questões mais duras (e já pesquisei no fórum e não encontrei quase nada):

1 - como medir os parafusos (aparecem umas siglas tipo M4x12mm , etc... que não entendo)?
2 - que parafusos se podem ou não podem usar dependendo da componente envolvida (por exemplo admito que usar ergal na direcção seja pouco recomendável)?
3 - onde comprar estas preciosidades (no Fórum já encontrei referência a este site mas só tem titânio www.tibolts.co.uk)?

Obrigado pela vossa ajuda
 
#4
Uma das formas mais faceis de verificar o tamanho dos parafusos, embora não seja conclusiva, é verificar o tamanho da chave usada. Por exemplo, um parafuso M5 costuma ter uma cabeça para chave 4, um M6 tem uma cabeça de 5mm, e assim sucessivamente. Atenção, não é regra, mas ajuda.

Dos 3 materiais que referiste, Nuno, o que reune as melhores condições é mesmo o titanio. O Ergal e o Nylon são alternativas no sentido de poupar euros, mas apenas em locais onde não é necessária uma força de aperto tão elevada.

Dou alguns exemplos:

Caixa de direcção
- O titanio resolve logo o problema, com um custo de cerca de 6,5€. Podemos usar o Ergal, por metade do preço, para segurar a tampa (meramente decorativo), mas o aperto das caixas deve ser feito com o parafuso de aço de origem. Parafuso M6 x 40mm

Manetes de travão - O seu aperto pode ser facilmente comportado por um parafuso de Ergal. Alem disso, hoje em dia muitos dos guiadores são de carbono, e não convém abusar... normalmente M4 ou M5 com 15mm

Manipulos - Idem, ressalvo apenas o facto dos manipulos XTR 2007/08 necessitarem de uma força superior de aperto, pois rodam ligeiramente. 4 parafusos M5x 10, para abraçadeira e manipulo, neste caso concreto.

Desviadores - Titanio nas ligações ao quadro (força de aperto mais elevado, não queremos que o desviador rode ou suba ao meter mudança), titanio ou ergal a prender os cabos, titanio ou nylon nos batentes (ergal é demasiado fino, raro e fragil nessa espessura). M5 nas abraçadeiras, M5 para os cabos

Avanço
- De preferencia titanio. Como hoje em dia qualquer avanço tem 6 parafusos, a factura torna-se elevada. O Ergal será aconselhado a "pilotos" leves e com "pilotagem" :rotfl: :rotfl: suave...
Nylon só se a bike for de exposição...

Espigão de selim e aperto - Titanio. Forças de aperto e tensões elevadas. Ergal e nylon só se quiserem usar o espigão como adereço no dia-a-dia, ou seguir carreira como marioneta... "mountainbike rider on a stick... "

Discos - Nos rotores, titanio, ou uma mistura intercalada de titanio e ergal.
Nas bombas, titanio sempre que possivel, mas Ergal em bombas com apertos Postmount frontais e traseiros é perfeitamente seguro em XC, devido ao sentido de força que a bomba exerce (na suspensão e no adaptador traseiro). Apertos SI, titanio. Parafusos M6x25mm

V-Brakes - Ergal em todos os locais aplicáveis. Porcas de aperto de calços em titanio, anilhas de calços em titanio, parafusos de tensão da mola em titanio ou nylon (bastante seguro, mas com desgaste a médio-longo prazo)

Pedaleira - Ergal nos pratos, ou titanio para os extravagantes. Titanio nos eixos quadrados e Isis, Ergal ou titanio nos cranks dos pedaleiros Hollowtech II... M6x15mm

Grade de bidon - Nylon para "tapar" o buraco, titanio o ergal para usar com grade. Nylon é igualmente possivel, mas a durabilidade será reduzida, e corremos o risco de partir os parafusos e perder o bidon a 40km de terminar a maratona... Alguns parafusos que vêm de origem nos quadros (a Corratec tinha, por exemplo) são algo mais resistentes, mas fica ao critério de cada um...

O nylon é sem duvida o mais leve, mas a sua aplicação é muito limitada. reguladores de distancia de manetes, aperto de tensão em V-Brakes e limitadores em desviadores, grades de bidon ou locais de pouca pressão/tensão. Afinal, é quase plástico.
Um parafuso de nylon danificado é uma dor de cabeça para remover, aconselho a aplicação de massa e regular verificação do estado.

O Ergal é uma liga de aluminio significativamente resistente, mas não deixa de ser aluminio. Apertos excessivos podem partir. Há cuidados a ter no seu aperto, são sempre o elo mais fraco em qualquer dos componentes onde se encontrem. No entanto, com a força de aperto correcta, desempenham bem a sua função e permitem que nos esqueçamos da sua presença na bike.

O titanio é o material mais desejado, e o mais caro. Ligeiramente mais pesado que os outros, é também muito mais resistente. A sua elasticidade permite que se aperte e ele permaneça apertado, por vezes ao ponto de "colar" ligeiramente.

É uma questão de gosto e carteira...
 

Alf

Active Member
#5
Epá, já aprendi muita coisa hoje :D :D :D Que tópico espectacular :D

Quando tiver uns €€ a pesar... :twisted:

Já agora qual será o valor médio que se tirará nos mais elementares (avanço, travões, grades e pedaleira p.e.) ou por parafuso, em comparação com os normais de aço? Bem sei que depende de muitos factores e não é assim objectivo, mas só para dar uma ideia. :wink:
 
#6
Hummm...

Todos os parafusos de uma bike?

Bem, creio que algo entre os 150g (para uma com VBrakes) e os 600g (para um Tandem com discos)...

Penso que as grandes vantagens da troca de parafusos são a resistencia á corrosão, o aspecto mais limpo e "hi-tech" que conferem á bike (no caso do ergal de cor), e o conforto psicológico de que estamos a fazer tudo ao nosso alcance para baixar o peso da nossa bike, até ao infimo parafuso.

É verdade que um espirito critico pode pensar que ao trocar a pedaleira consegue baixar tanto peso como trocar todos os parafusos da bike, o que é bem verdade, mas quantas vezes nos é mais fácil compra meia duzia de parafusos do que gastar umas centenas de euros numa pedaleira nova? É um upgrade gradual, que conseguimos fazer ao nosso ritmo financeiro, que nos valoriza a bike e o ego, e que poderemos guardar quando trocarmos de bike, se desejarmos...
 
#7
Onde é que se arranjam parafusos em nylon cá em portugal? em ergal e titanio na net certo? ou ha lojas por ca que os comercializam? agora nylon nao sei mesmo onde procurar.

Ps: Este vitor é mesmo um abuso :mrgreen:

cups
 
#8
Posso ainda acrescentar alguns locais onde se arranjam parafusos de ergal e titanio...


... mas vão ficar a saber tanto como eu, e isso eu não gosto... :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:


:arrow: http://www.bike-products.com/oxid.php/sid/e48830352f75367add3b4ec03633eee6/cl/alist/cnid/0c644a4a450075627.88618301
:arrow: http://stores.ebay.com/Toronto-Cycles


... em Portugal, a Multimix tem algumas medidas de titanio e ergal, mas apenas ergal preto...


... nylon, em principio, em qualquer boa loja de parafusos, canalizações, materiais de construção... é procurar...
 
#9
Boas pessoal do peso. A minha pergunta não tem nada a ver com peso até porque tenho uma bike de AM mas tem a ver com resistência. No outro dia parti o parafuso da aranha de direcção e coloquei outro parecido. A questão: posso colocar um de titânio para dar mais segurança ao conjunto? Ou seja, esses parafusos não valem só pelo peso mas podem ser aplicados tendo em vista a sua resistência, correcto. Existe alguma diferença entre os parafusos sem acabamento e os dourados? E já agora é seguro comprar na ebay tipo isto http://cgi.ebay.co.uk/6-Bolt-Thomson-Stem-Upgrade-Kit-Titanium-Grade-5_W0QQitemZ370062540151QQcmdZViewItem?hash=item370062540151&_trkparms=72%3A12|39%3A1|65%3A12&_trksid=p3286.c0.m14 ou podemos comprar gato por lebre?
 

Jepas

Super Moderador
#10
Boas,

os parafusos de Ti não têm mais resistência que os de aço. Se o teu objectivo é força no parafuso acima do peso, deves colocar um parafuso em aço. O parafuso da aranha só serve para eliminar a folga, não necessita de muita resistência, como é que se partiu? Excesso de aperto ou defeito?

Quanto à compra no eBay, parece segura, visto que o user em questão tem um feedback elevadíssimo.

Jepas
 
#11
Esses parafusos do Ebay são de grau 5, numa escala crescente de 1 a 7 + 9 (não existe grau 8, que eu tenha conhecimento), em termos de dureza de liga.

Além disso, o vendedor é a Tibolts, em Inglaterra, um dos mais conhecidos em termos de venda de titanio. Boa compra.
 
#12
É uma honra para um ignorante como eu ter iniciado um tópico que depois deu nisto. :D

Grande Vitor. Mais uma vez em grande!

Só uma breve nota para dizer que uso nylon no porta bidons há um ano e nunca tive problemas.

Uso também ergal para fixar o desviador da frente sem problemas.

Até ao Inverno vou tentar fazer o upgrade dos restantes parafusos.
 
#13
A minha floribike anda cheia de parafusos de alumínio e titânio(e pó!):







Não parece mas andam por ali perto de 150 euros em parafusaria!
Os cuidados que tenho com eles são apenas de verificar os apertos ocasionalmente e com uma chave dinamómetrica, respeitando obviamente, os apertos indicados pelos fabricantes. Pode-se aplicar um fixador de roscas não muito forte em sítios que possam ter tendência a desapertar. Nos de titânio quando faço a montagem aplico também um pouco de pasta para evitar que colem. De resto não tenho mais nenhum cuidado em especial.

Nuno Prazeres said:
Uso também ergal para fixar o desviador da frente sem problemas.
Também no meu desviador anda por lá um e o desviador não mexe.


Vitorzip said:
Titanio nas ligações ao quadro (força de aperto mais elevado, não queremos que o desviador rode ou suba ao meter mudança), titanio ou ergal a prender os cabos, titanio ou nylon nos batentes (ergal é demasiado fino, raro e fragil nessa espessura). M5 nas abraçadeiras, M5 para os cabos
Os meus dois desviadores têm os batentes em alumínio e até agora não deram sinal de fragilidade. Até porque nos desviadores Sram a rosca está numa peça plástica que provavelmente partia ou passava antes de se partir o parafuso!



Já agora os meus parafusos têm vindo de http://www.nano-bike-parts.de/

Abraços
 
#14
shadowlord said:



Também no meu desviador anda por lá um e o desviador não mexe.


Vitorzip said:
Titanio nas ligações ao quadro (força de aperto mais elevado, não queremos que o desviador rode ou suba ao meter mudança), titanio ou ergal a prender os cabos, titanio ou nylon nos batentes (ergal é demasiado fino, raro e fragil nessa espessura). M5 nas abraçadeiras, M5 para os cabos
Os meus dois desviadores têm os batentes em alumínio e até agora não deram sinal de fragilidade. Até porque nos desviadores Sram a rosca está numa peça plástica que provavelmente partia ou passava antes de se partir o parafuso!

No teu caso concreto, só trocaste os parafusos do desviador traseiro por uma questão de cor, visto que os batentes de origem do X0 são de aluminio e os das roldanas de desviador e aperto do cabo são de titanio...

A minha opinião vai no sentido de ajudar quem ainda não decidiu fazer este tipo de investimento, por receio ou desconhecimento, e tendo a segurança como factor principal. Também tenho alguns desviadores da frente com parafuso de Ergal no aperto ao quadro, no entanto não aconselho a quem não está familiarizado com este material, pois a força de aperto é mais limitada.
Prefiro aconselhar com segurança e não obter reacções do género "segui o conselho do zip e afinal aquilo não presta" por parte de alguem mais inexperiente...


:yeah:
 
#16
guilhas said:
mas vitor acho que o desviador é o X-9 e não o X-0 :roll:
Pareceu-lhe um "O" o "9"... Mas tem toda a razão no que disse... Estes dias estava a tirar os parafusos dum XO para substituir... Mas mal peguei neles... Acabei por deixar estar os de origem. :mrgreen:

Concordo na plenitude com os conselhos do Vitorzip... Tambem uso Alu no desviador da frente, por exemplo, mas para quem não está familiarizado... Talvez seja melhor não...
 
#18
Boas,

ha alguem aqui que tem experiencia, ou que saiba alguma coisa sobre os parafusos em carbono ?

pelo que sei, eles tem maior resistencia de tensao do que os parafusos de aço, mas o problema é a rosca;