Osteopata/Fisioterapeuta

njsfer84

Member
Boas, tenho uma lesão no joelho e resolvi consultar um epspecialista para resolver o problema. Acham que devo consultar um osteopata ou um fisioterapeuta? A pergunta pode parecer descabida, mas o que é certo é que tenho vários casos de pessoas conhecidas que tiveram excelentes resultados com osteopatas.

A lesão, presumo eu, seja num tendão situado entre o musculo interior da coxa e a rotula do joelho.

Já agora se souberem algum especialista bom em famalicão/barcelos/braga, agradecia.

Cumps
 

helio69

New Member
O meu cunhado é osteopata e sei que já resolveu situações ou melhorou-as, que os fisioterapeutas nada fizeram.

Conheço profissionais das duas áreas, e o fisioterapeuta é sempre mais virado para o tratamento do que para o diagnóstico, algo que os osteopatas também fazem. Claro que daqui a pouco tenho aqui dois ou trÊs fisioterapeutas a quererem o meu pescoço cortado, mas pronto eh eh eh
 

estenaoha

New Member
Já fizes-te TAC ou Ressonância magnética??
Vai a um BOM fisioterapeuta o fisiatra faz o diagnostico e chega uma consulta .
Osteopatia é óptimo para outro tipo de lesões, situações na minha opinião .
Abço e as melhoras :)
 

njsfer84

Member
Pois, ainda não fiz nenhum TAC nem ressonancia magnetica. Por isso mesmo vim aqui ao forum saber se conheciam algum fisioterapeuta bom. Isto porque como em todas as profissões há bons e maus profissionais e conheço casos de pessoas que se deram mal, por incompetencia de maus profissionais.
Ah, e perguntei aqui na zona do Minho porque os meus horários não são muito flexiveis, e não dava jeito perder dias a ir a Lisboa ou ao Porto.
Ao sábado dava para mim, mas não encontro clinicas que trabalhem neste dia.

Cumps
 

estenaoha

New Member
Boas.
Vou resumir o que tens que fazer:
1-Ir ao medico(a) de família pedir uma P1 para te fazerem TAC (tomografia axial computorizada ), posteriormente uma Ressonância magnética (RM) se a lesão for grave e se o medico(a) assim o entender ,pois na RM ve-se tudo no TAC não, mas uma RM é cara e se não for comparticipada pode chegar aos 300 euros se não me engano.
2-Ver os resultados do TAC junto do medico de família e marcar uma consulta (no fisiatra ou ortopedista) para te fazerem o diagnostico e avaliação e escreverem uma carta com os resultados para o fisioterapeuta .
3-Começar com a fisioterapia
Estes são os procedimentos a fazer pelo Serviço nacional de saúde.


Se for por particulares é mais rápido mas pagas muito mais.
1-Fazer TAC em clinica
2-Marcar consulta com Fisiatra (avaliação e diagnostico )
3-Fazer fisioterapia
4-caso não surjam melhoras,tem que se fazer a Ressonancia Magnetica (essencial)
5-Marcar mais uma vez consulta com Fisiatra para diagnostico e avaliação da lesão
6-Fisioterapia


PS:Não andes a adiar resolve isso rápido,pois quanto mais depressa,para não agravares a lesão que tens.

Espero ter ajudado mais alguma duvida pergunta
 

njsfer84

Member
Primeiro de tudo obrigado pela ajuda.
O problema disto tudo é que vivemos em Portugal.
Ou seja, para marcar uma consulta no medico de familia demora uns 3 meses em média. Ou seja, entre ir a uma consulta no medico de familia, fazer exame, voltar lá, e marcar consulta com fisioterapeuta deve demorar uns 4 meses. Não posso esperar esse tempo.
E se for directamente ao fisioterapeuta? É claro que será dificil ele diagnosticar alguma coisa apenas examinando por foa o musculo, mas é a opção mais rápida. Depois e dependendo da opinião dele vejo a melhor maneira de marcar os exames.
 

estenaoha

New Member
Tens que ter uma TAC no mínimo.
O medico(a) de família passa-te logo a TAC , tens que ir um dia para as faltas e falar com ele(a) cedo antes de iniciar a consulta e explicar a tua situação,depois disso chamam-te logo é rápido a RM é que demora muito.Depois com a TAC já podes ir a um fisioterapeuta.
Ultimo recurso ir á urgência e pedir a TAC e um ortopedista ,pagas só a urgência e não vas na conversa de te fazerem um Raio x e só para fracturas ao não ves lesões musculares.
 

njsfer84

Member
Pois, vai ter que ser mesmo isso. Mas a ideia de fazer TAC não me agrada muito, pela simples razão da radioactividade, no entanto se tiver que ser...
 

luisfontao

New Member
O SNS está como está, porque há pessoas assim, que vão à urgência "pedir" um exame, pois sabem perfeitamente que têm indicação para o fazer e até sabem qual o exame mais indicado. Força Portugal, Força Zé Sócas.
 

estenaoha

New Member
Resposta: luisfontao.
O que vejo é médicos sobrecarregados de trabalho e utentes descontentes e políticos negligentes.
A causa de o SNN estar como está é das más politicas e dá má gestão feita nessa área por parte da nossa classe politica, que está mais preocupada com ir para o poder,fazer pontes,etc ( "o maior cego é aquele que não quer ver" ) .
E o que eu quero dizer em ir á urgência é para consultar um Ortopedista ,ao menos vai-lhe fazer os testes de rotina ao joelho, e se assim o entender e se for um bom profissional, pedir um exames,raio X ou TAC.
E se uma pessoa tem um problema e não tem outras forma de o resolver que vá a uma urgência para isso é que pagam impostos, e fazem descontos todos os meses,não ?
 
Last edited:

luisfontao

New Member
Eu concordo que quando as pessoas têm um problema de saúde que não pode esperar 2,3 4 meses (consulta no Médico de Família - e é aquí que está se calhar o maior problema do SNS) deve ir à urgência. Claro que não pode ficar espantada se esperar 4 ou 5 h, porque toda a gente da região lá vai com problemas que também não podem esperar 2,3,4 meses. O que não concordo, e neste último post "emendaste", é a atitude de ir ao médico "pedir" e esta:
e não vas na conversa de te fazerem um Raio x e só para fracturas ao não ves lesões musculares.
. Quer dizer tu não estás a ver o rapaz/jovem/senhor (pressuponho), mas sabes que ele tem uma lesão muscular e não óssea e até lhe recomendas "pedir" uma TAC e posteriormente uma RM. Eu por acaso ando aqui a varejar no tópico da saúde e até já reparei que o "njsfer84" já relatou ter tido uma fractura da tíbia+perónio por ter sido atropelado. Ora se essas fracturas fossem nos pratos tibiais podiam explicar (mesmo muitos anos depois, por causa de processos degenerativos) dores no joelho e o diagnóstico podia ser feito com um Raio X.

Por isso eu não sei se o njsfer84 tem uma lesão óssea, muscular, tendinosa whatever, como tal o melhor conselho que lhe posso dar é ir ao médico e não ir "pedir A, B, C , D exames" porque eu não sei o que ele tem. Se sabes, então retiro o que disse...
 

njsfer84

Member
Vamos lá então explicar as coisas:
sou um jovem (26 anos) e tive uma fractura na tibia e peronio, que aconteceu há quase 11 anos. Essa referencia aparece aqui no forum porque dei apenas o meu testemunho a algúem que está a passar por algo parecido. Não que me queixe dessa fractura, até porque está tudo resolvido. Aliás a fractura foi na perna esquerda, enquanto a lesão é na perna direita, portanto não tem nada a ver. Eu sei que a lesão foi contraída num choque num jogo de futsal.
para além de entorses, nunca tive lesões sérias deste género, por isso sou novato, felizmente.
Ora, falando da lesão em si, acontece que por vezes e apenas em situação de repouso, sinto umas picadas entre o musculo interior da perna e a rótula do joelho. Não sei portanto se será uma lesão muscular ou a nível das articulações. É curioso que não interfere com a minha performance quando ando no monte, apenas sinto as tais picadas, normalmente quando estou em repouso. Curioso reparar que quando uso um joelho elastico daqueles que cobrem parte da coxa e da parte inferior da perna, não sinto qualquer dor ou picada, mas basta tirá-lo voltar a senti-las. Por isso tenho usado durante o dia.
Quanto ao médico, vou experimentar então ir antes a um fisioterapeuta para este passar então os exames que acha necessário, porque simplesmente pode acontecer de eu ir ao medico de familia e ele simplesmente não achar necessário fazer os exames (ou não querer mandar fazer, por causa dos cortes do ministerio da saude). Digo isto porque já me aconteceu de ter uma entorse no pé que ficou bastante inchado e simplesmente o medico apenas de olhar para o pé disse que não seriam precisos exames e que com uma pomadazita a coisa ia lá. O que é certo é que essa entorse demorou bastante a curar (3 meses), muito por negligencia dos nossos medicos. Enfim
 

estenaoha

New Member
Um ortopedista, fisiatra ou fisioterapeuta, vai-lhe fazer os exames de rotina, tudo aponta para ser muscular, só se pode fazer um diagnostico exacto depois com uma TAC ou RM,ai não a volta a dar.
 
Top