Os combustivéis das bombas do Jumbo não prestam.

PenduluM

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Pois, na empresa do minha familia cada empregado poe gasoleo na bomba que quiser (acabam por por sempre gasolina de marca porque não são eles que pagam).

Quando os carros vão à revisão é o terror completo, filtros, vedantes, tudo estragado e carbonizado.

Nunca na vida metia uma gota de gasolina de Marca num carro novo..!
 

Tremoço

Member
Muitos se queixam da gasolina de marcas brancas e falta de qualidade dos tanques e não sei que mas a verdade é que a pouco tempo numa bomba da galp aqui perto de minha casa foram 10carros que já não saíram da bomba pois os depósitos já só tinham Agua...
 

Alexdj

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Pois, na empresa do minha familia cada empregado poe gasoleo na bomba que quiser (acabam por por sempre gasolina de marca porque não são eles que pagam).

Quando os carros vão à revisão é o terror completo, filtros, vedantes, tudo estragado e carbonizado.

Nunca na vida metia uma gota de gasolina de Marca num carro novo..!


A grande diferença é q antes d abrir as ditas bombas, só metiam na Galp, (pois era o que havia lá perto)
e não tinham este "desgaste e sujidade anormal" ! Por isso dá para comparar!
 

JNR

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Acho que ninguem discute que os produtos com aditivos são melhores, resta saber se os outros são assim tão piores e na minha opinião, um combustivel "normal" de marca será assim tão melhor que um marca branca? não vou por em questão os gasoleos/gasolinas xptos da galp/repsol/BP (as outras tb devem ter mas eu não sei) mas sim os "normais", aqueles que aparecem nos indices de preços...serão assim tão melhores, será??
 

AlexSpark

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Os motores (injectores ) da renault não são muitos receptivos a esse tipo de combustíveis... não aconselho, o resto dos carros não sei!
Abraço
 

JNR

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Pois, tb há que levar em consideração as "questões técnicas" de cada um ;)

Exemplo prático e só para confundir: eu tive um fiat punto de 2001, 1.2 (90cv) e ele nunca se queixou de qualquer bomba. Uma colega tem um punto de 2002/3, 1.2 (o outro que não é de 90cv) e cada vez que vê gasolina do jumbo parece que lhe deram água...
 
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Mach 4

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Eu vejo as coisas assim :

Sem dúvida que somos um dos países da CEE com os preços dos combustivéis mais elevados, ou pelos impostos ou pela simples especulação dos mercados petrolíferos.

Por isso mesmo cada um de nós abastece onde, quando e como quer.
Acredito que nesta altura para quem faz muitas contas, e "não tem outro remédio", e tem bombas de marca branca perto de casa até optem por economizar uns euros.

Eu tenho 3 bombas do Jumbo ao redor da minha zona :

Uma junto ao aeroporto Francisco Sá Carneiro,
Outra á beira do Parque Nascente,
E outra no Jumbo da Maia, (sendo esta a mais recente).

Já ouvi que o jumbo se prepara para a abertura de novas bombas por aqui na zona do grande Porto e arredores.
Mais clientes vão angariar de certeza.

Mas eu todos os dias passo por 2 bombas da BP quando me desloco de casa para o trabalho e vice-versa.

- Como ficam a caminho, automaticamente já não tenho de fazer qualquer tipo de desvio para abastecer o depósito.

- Como também tenho á muito tempo um cartão de fidelização aproveito a acumulação de pontos que em troca dão para ganhar lavagens grátis ou escolher alguns brindes do catálogo (o último foi um relógio despertador do "Toy Story" para o quarto do meu filho).

- Como me arranjam senhas de desconto do Lidl aos magotes aproveito também esses descontos ao abastecer nestas bombas
(15Lt = -0,90eur ou 20Lt = -1,20eur)

- Mas acima de tudo, e depois de várias histórias que eu VI e OUVI, pensarei 2 vezes antes de recorrer ás bombas de marca branca.

As ditas histórias foram-me relatadas pelo meu mecânico, e por um grande amigo meu que metia sempre gasóleo do Jumbo.

Mas como disse, cada caso é um caso, e nada como pedirem uma opinião aos vossos mecânicos ou perguntarem na marca do vosso carro se a vossa escolha será recomendada ou nem por isso (vejam o tal caso dos Renault).

Apenas quero alertar que carros de última geração e determinados motores não aceitam muito bem este tipo de combustivéis, e como também já foi dito aqui - o barato pode sair caro a médio/longo prazo.
 
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ny12xx

Super Moderador
Apenas quero alertar que carros de última geração e determinados motores não aceitam muito bem este tipo de combustivéis, e como também já foi dito aqui - o barato pode sair caro a médio/longo prazo.
Companheiros

Se utilizarem gasóleo do Jumbo (ou similar) no motor de uma Peugeot 504 de 1980, não sentem qualquer tipo de diferença e não lhe vão reduzir a longevidade.

Mas se utilizarem "combustíveis económicos" nos motores de última geracção (catalizador + filtro de particulas + injectores e bombas de alta pressão) vão redurir-lhes a vida útil, e em casos extremos, os motores não funcionam bem.

Como já referi anteriormente, a base do combustivel é a mesma (99% ou mais), a grande diferença está nos aditivos que lhe são adicionados.

No outro extremo do expectro temos os ditos "combustíveis especiais" (por ex. BP Ultimate), neste caso, pra alem dos habituais aditivos já utilizados pelas marcas, ainda são adicionados outros aditivos.

No meu carro, já fiz mais de 260.000 kms com BP Ultimate, e pela minha experiência, vou continuar a usar.

Este tipo de combustivel tem um poder "detergente" muito superior aos combustiveis convencionais, assim minora de forma substancial a deposição de sujidade no sistema injector e cedes das válvulas. Para além deste facto têm uma explosão/combustão mais eficiente o que dificulta a deposição de "carvão" desde as cedes das valvulas até à sua expulsão pelo sistema de escape (já tendo passado pelo turbo).

O meu pai tem um carro novo com um motor de "última geracção" a gasóleo e este nem dos chamados combustiveis convencionais gosta (quanto mais dos low cost).

Durante cerca de um ano tinha de se deslocar mensalmente à Mercedes para que lhe apagassem uma luz que se acendia no painel (falha do sistema injector), foi-lhe solicitado por "alguém" da Mercedes que utilizasse gasóleo "especial" e não é que a luz não voltou a acender.

Gosto especialmente do pessoal que diz: já uso esse tipo de combustiveis (baratinhos) à xyz quilometros e o meu carro não se queixa.

Para esses companheiros respondo assim: conheço quem fume à xyz anos e "AINDA" não tenha cancro no pulmão.

Espero ter contribuido para a polémica que aqui se instalou.

Um abraço

NY
 

Mach 4

New Member
Isto quando começa a meter muita tecnologia e automatismos...
Lembram-se dos antigos VW "Carocha" e das Renault 4L?

Era só mudar o óleo e acrescentar água de longe a longe...e toca a andar sem problema.

Só queria acrescentar que o carro do meu amigo que referi atrás é uma carrinha Opel Astra CDTI 1.7 Cosmos, 5 portas e caixa manual de 2006.
 
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FiCaçador

Elos Rápidos
Ao menos no dia em que andarmos de carro electrico (quando os senhores do petroleo nos deixarem evoluir) não vamos estar aqui a discutir a marca da electricidade, como só há um vendedor... nessa altura vamos discutir o que é melhor: Energia contratada ou produzida autonomamente? LOL

Isto para dizer que, um combustivel é um combustivel, o trabalho dele é arder ou explodir!
Limpar, lubrificar,... para isso serve a manutenção e os mecanismos dos motores. Se um motor é mais recente então a obrigação dele é permitir utilizar uma gama mais ampla de "qualidade" do combustível, para evitar avarias e assim construir um producto melhor. Os motores diesel mais recentes por exemplo podem utilizar uma percentagem cada vez maior de biodiesel. As Scania mais recentes podem usar 100% biodiesel! Pelo que aqui leio parece que afinal os construtores estão a facilitar e optar pelo caminho mais facil para eles.

Podia começar a listar veículos que só viram em toda a vida gasóleo do mais barato e gasolina do intermarché e nunca tiveram problemas por isso, desde camiões antigos a carros de luxo modernos, mas acho que já dei a perceber a minha ideia, que é só uma opinião (não vá isto originar respostas mais "violentas")
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

Como estamos no FórumBTT falamos de BTT, existe pessoal que nos pode explicar mais a fundo quais as consquênciasda utilização dos actuais combustiveis "Low Cost".

http://www.g6-team.net/f382/help-problemas-com-o-filtro-de-particulas-78728/index3.html

Companheiro FiCaçador, não resisti:
Gosto especialmente do pessoal que diz: já uso esse tipo de combustiveis (baratinhos) à xyz quilometros e o meu carro não se queixa.

Para esses companheiros respondo assim: conheço quem fume à xyz anos e "AINDA" não tenha cancro no pulmão.

Vamos lá mandar mais lenha para a fogueira, ou Low Cost para o depósito.

Um abraço

NY
 

Mach 4

New Member
Esqueci-me só de dizer mais uma coisa muito importante.
Ainda mais perto da minha casa tenho 2 bombas da Repsol, mas raramente lá vou.

O que me incomoda mesmo são as iimmmeeennnnnssasass filas que se fazem nas bombas do Jumbo.
Estou a falar de 15m a 30 minutos de espera...
Já sei que quem quer tem de esperar, mas sinceramente eu acho que cada vez tenho menos pachorra para esperar pelo quer que seja (deve ser da idade).

Por isso é que gosto cada vez mais de andar de bicicleta (evito as filas de trânsito).
 

Daniel Maia

New Member
Exactamente o mesmo camião que abastece o Continente Maia Jardim, abastece a Galp a 800m de distância. Já lá meti um depósito cheio na CBF125, e fiz na mesma 1.7L/100 :)
 

nunomelo

New Member
Episódio caricato do dia:
- Hoje abasteci de gasóleo o meu carro de serviço na Repsol de Esgueira, Aveiro (EN109) por 1,305€/litro (1.365€ - 0,06€ desconto/litro com cartão Repsol Move).
- A menos de 1 km à frente passei no posto da BP e o preço/litro do gasóleo era de 1,359€ (não tenho cartão BP Premier+ para desconto);
- A menos de 2 kms à frente havia uma fila descomunal no posto de abastecimento Jumbo, para abastecer a 1,339€/litro!!!
Será que esta gente gosta de confusões ou não está mesmo informada?!?!
:choneh:
 
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nuno faia

New Member
acho que nao tinham era o cartao da repsol!!! lol
porque se um gajo for a ter o cartao de cada marca....
eu cá continuo a meter 98 do jumbo no meu ibiza,pois sao 20 cêntimos de diferença para as outras marcas!
 

nunomelo

New Member
acho que nao tinham era o cartao da repsol!!! lol
porque se um gajo for a ter o cartao de cada marca....

Pois, Nuno, se calhar não tem... e porque não??
Eu também 'só' tenho o da Repsol e o da Galp. O da BP perdi o! :p
Convém referir que as adesões aos cartões de fidelização são gratuitas, e ainda acumulamos pontos para trocar por bens e/ou serviços, como lavagens de carro, hambúrgueres do McDonald's, bóias para nadar no verão e manuais de instruções para substituir um pneu furado, e etecéteras e tais!! :lol: :cool:

Na prática, depende sempre dos preços que são praticados nos postos de marca ou marca branca na nossa localidade, e estarmos informados! Abasteço os meus carros onde ficar mais barato, desde que não tenha de fazer deslocações propositadas para o efeito.

Cumprimentos,
 

nuno faia

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eu por acaso até tenho os cartoes da galp e da bp,mas sinceramente,nunca rebati pontos em serviços ou bens.o carro,lavo em casa com calma,gosto de perder um certo tempo para deixar tudo a brilhar.e depois esse catalogos com produtos,sao precisos muitos pontos para trazer alguma coisa de jeito...das poucas vezes que usei os pontos da galp,foi para ter desconto no combustivel,que mesmo assim nao chega aos 20 cêntimos...
 

ricbarata

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eu abasteço os 2 carros nas bombas do Jumbo em alverca ,mas vou a uma hora "soft" ,ou seja como começo o trabalho cedo ,por volta das 5:00 ,saío uns 10 minutos mais cedo de casa do que é habitual e vou atestar o depósito ,como pago com o cartão Jumbo ,ainda tenho mais 2% de desconto que tenho que ir levantar ao balcão ,pois áquela hora não há meninas para nos atender ...

o Honda Jazz e a Seat Altea XL sempre levaram marca Jumbo e até agora .... nunca se queixaram ....
 
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