Orings de amortecedor

oliana

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Boas pessoal.
Uma questão muito simples.

Qual a duração normal de um oring principal, vedante de ar, de um mortecedor ?. No caso, um Rock shox ario 2.2.
Fui obrigado a trocar um agora, com menos de um ano de utilização. Não perdia muito ar, mas em 2 dias vazava.

Obrigado.
 

hesitate

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Boas, nao sou entendido, mas posso dar uma ajuda..

Não existe tempo normal, todo depende da vida que dás à suspensao.
Por outro lado, se achas que o oring durou pouco envia isso para a marca pois pode ter defeito de fabrico.
 

Flygye

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Isso não é um normal funcionamento do componente.
Como ainda tens o amorteceder a pouco tempo (logo ainda está em garantia) leva-o ao local onde o compraste, pois pode ser já avaria de fabrica e eles trocam isso.
 

oliana

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Obrigado.
Em principio não terá problema nenhum de fabrico grave. Desmontei (muito fácil) e reparei que o oring estava desgastado. A lubrificação da montagem não me parece que tenha sido muito boa. Deveria estar aí o problema. O corpo na parte interior estava impecável. Um espelho.
Coloquei outro oring (foi fácil de encontrar) e lubrifiquei bem com vaselina, tal como vi num video. Não demorei mais de 1/2 hora a fazer isto.
Tenho o cuidado de tera parte movel exterior, limpa, e coloco sempre, umas gotas de oleo de suspensão em redor do retentor.
Não tem qualquer folga. O retentor está ok. O funcionamento do rebound e o bloqueio, idem.

O amortecedor ainda está dentro da garantia, mas pelas voltas que eu não teria de dar para a activar. Por uma coisa que ficou em 37 centimos.
Desta vez ainda arrisquei. Se fosse um problema no quadro por ex., aí a situação era outra. A Goodbikes teria de ver o problema.

A minha duvida era mesmo pela duração. :yeah:

Por agora tudo ok. Vamos ver o que vai dar.
 

oliana

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Do interior, claro. Tem de aguentar uma fricção constante, e ao mesmo tempo a pressão do ar.
No meu caso cerca de 55 psi.
 

oliana

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O oring exterior?.
Não te estás a referir ao retentor. Encaixa por dentro, e serve para evitar que a sujidade penetre no interior do corpo do amortecedor.
Convem não ter folga nenhuma.
Penso que qualquer loja de bikes vende. Mesmo que seja por encomenda.
Se isso não acontecer, consulta a chainreaction, loja on line em Inglaterra.
O oring interior, comprei em Setubal numa loja de produtos auto. Nas lojas de bikes ninguem tinha.

Boa sorte.
 

andrextr

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oliana andaste a ver os videos dos espanhois e da vaselina :mrgreen:

fazer a manutenção ao amortecedor é muito facil, mais ainda do que a suspensão. fizeste bem :wink:

Eu tenho um ario 2.2 ja com 3 anos (5.000kms) e com um andamento à base da porrada (esgota sempre em todas as voltas :lol: ) e não perde uma pinga de ar .... manutenção zero (não consigo desenroscar a lata do amortecedor, nem com uma ferramenta que existe que tem sintas de borracha para agarrar o amortecedor e depois tem um cabo que faz de alavanca.... ja desfiz os autocolantes e nao consegui desenroscar, tá mesmo preso :s )

Falta de lubrificação de fabrica explica o desgaste prematuro...
 

oliana

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O teu video. :wink:

A lubrificação?. :(. Se aquilo andasse mais uns tempos assim, podia riscar o interior.
Sabe-se lá se não é feito de propósito.

É de desconfiar, não é ?

Se a Reba for assim tão fácil, tambem vou arriscar. Até agora ninguem pôs as mãs em alguma suspensão minha.

Qualquer dia, meto a pata na poça. :mrgreen:
 

andrextr

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Numa suspensão a coisa mais basica que se deve fazer devez enquanto e que prolonga imenso o tempo de vida é desmontar as bainhas, limpar (desenroscar os parafusos de baixo) e meter la para dentro um pouco de oleo de motor automovel para lubrificar (tipicamente 15 a 30mL vê no manual tecnico da tua suspensao no site da marca).

Isto porque a suspensão está mais exposta a lixo e pó do que um amortecedor, e seca mais depressa...e uma suspensão seca é lixo em 3 tempos...até porque numa suspensão o curso oscilante é muito superior a um amortecedor!...logo produz mais fricção e desgaste
 

oliana

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Tambem tenho guardado num cd, como se faz a manutenção da Rock Shox reba sl. Com fotos inclusive.

É só ter atenção á ordem de desmontagem dos componentes, e fazer tudo com tempo e calma. :yeah:
 
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