Orbea Alma OMR by Duarte Dias

Duarte86Dias

New Member
Boas,

Mais um fim de semana da prova, desta vez as contas eram outras pois esta era a primeira da Taça do Algarve de XCM.
Durante a semana tomei a decisão de trocar o pneu de trás para algo menos agressivo, e foi uma decisão sábia... O Maxxis Ardent Race é algo excessivo para o uso XCO/XCM o taqueado lateral sobressai muito e ao minimo empeno na roda pode tocar o interior das escoras inferiores, além do mais o atrito acaba por ser também demasiado, e o motor é ligeiramente mais fraco que a concorrência daí ter de ir aos pormenores para minimizar as perdas para os da frente. Conversas á parte, o pneu em questão foi um Maxxis Ikon 29x2.2, cerca de 100g mais leve, e na maratona em que foi com muita gravilha solta, e algumas zonas de rock-garden natural senti-me mais á vontade. O taco central faz-se melhor ao terreno quando é preciso tracção e a capacidade roladora não é nada má.
No que toca ao resto do conjunto mais uma vez nota positiva, nunca tinha tido uma bike tão "silenciosa" isto é, aqueles vulgares ruídos de transmissão suja, bichas a bate e rangidos, quase são inexistentes, muito bom mesmo.

aqui ficam umas chapas do empeno.







Próximos dias 6, 7 e 8 mais capítulos desta novela no cenário do Algarve Bike Challenge... até lá
 

Duarte86Dias

New Member
Boas,

Após o teste mais sério a que esta bike foi submetida sai mais uma análise.

Decorreu no no passado fim de semana o Algarve Bike Challenge, prova esta que era um autêntico teste a homens e máquinas, foram 160km com mais de 4000m de desnível onde se apanhou de tudo, muita pedra, valas, descidas técnicas e claro está, muita subida... O que dizer da Orbea Alma? Mais uma vez um comportamento distinto! O casamento MAXXIS Ardent na frente e MAXXIS Ikon atrás está a dar os seus frutos, e com a pressão certa para o nosso peso estão ao nível dos melhores, a rigidez das Mavic SL mais uma vez foi um trunfo, na hora de de sair de curva em velocidade consegue-se meter a força dos cranks ao chão e após tanta pancada zero empenos! O quadro é uma maravilha, mostrou-se muito confortável o que ajudou a atrasar a fadiga, o que é importante na hora de competir ou fazer longas tiradas.
Agora falando das coisas que ainda estão por melhorar. A suspensão FOX prima pela rigidez concedida pelo eixo passante e suavidade do curso por parte do kashima coat, mas acho que a vou abrir noto que a suavidade inicial está a desaparecer aos poucos, talvez devido a virem com pouco óleo nas bainhas...
Os travões XTR, são uns dos melhores do mercado mas nas travagens longas perdem alguma eficácia face aos meus antigos R1, será devido ao composto das pastilhas mas nada de alarmante, apenas pormenores meus...
A transmissão, nunca falhou uma vez sequer mas agora sim posso dizer que o prato 32 após uns valentes km's as subidas inclinadas e longas tornam-se bastante duras, mas cerra-se os dentes e segue-se em frente.
No geral estou satisfeito e para uma marca que está longe que ser a mais vendida está entre as melhores do mercado!

Ficam as fotos












Até á próxima
 
Top