Orbea Alma OMR by Duarte Dias

Duarte86Dias

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Boas pessoal,

Após um longo período afastado dos posts regresso com a minha nova aquisição, que tal como o título indica é uma Orbea Alma. vou para o 4º ano na competição e após a fiel stumpjumper expert carbon 26, e a Alma S30 29 é altura de dar lugar á bike mais alucinante que já pedalei :p




Nasceu como uma Alma M10, mas como a Orbea permite escolher alguns componentes eu optei por apostar forte, e veio com as Crossmax SL, travões XTR M9000 e os periféricos FSA-K Force. Após poderar sobre o assunto 1x10, onde havia algumas opções pensadas acabei por mais uma vez apostar na marca que iniciou o conceito mono-prato, ou seja, a SRAM.
O primeiro teste foi ontem, onde escolhi refazer a 2ª etapa do Algarve Bike Challenge de 2014, onde tem bastante acumulado e muitas variações de piso, não podia ter ficado mais agradado.
Para quem não tinha ainda rodado com um grupo SRAM XX1 fique impressionado pela capacidade de desmultiplicação da cassete, que em conjunto com o prato 32 é " pau para toda a obra". Nas subidas longas temos sempre margem para ir fazendo face ao cansaço das pernas quase não necessitando de usar o 42 ou mesmo o 36, nos pequenos topos acentuados consigo encontrar um excelente compromisso entre força/cadência, mas foi mesmo no rolar que fiquei impressionado, pois achei que iria perder velocidade de ponta, e não foi isso que aconteceu, apenas de esgota nas descidas longas de alcatrão. Sem duvida nenhuma uma aposta ganha.
O quadro, uma verdadeira maravilha, mais confortável que o anterior e com uma rigidez extra na zona do pedaleiro, aproveitando assim melhor a pedalada, as escoras curtas ajudam na hora de subir e manobrar nas zonas sinuosas... cada vez mais as 29er são mais ágeis para nosso beneficio ;)
Em suma deste primeiro teste estou mesmo muito contente com o comportamento geral, e espero este ano fazer aqui mais relatos positivos desta bela bike.

Boas pedaladas a todas
 

bel-to

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Bonita a maquina!parabens
Jà agora como è que se comportam as rodas?è que eu vou comprar uma bike que traz as dt suisse supline 1601(penso que è assim)mas como tive sempre mavic ate hoje a troca pelas sl è uma possibilidade...
 

Duarte86Dias

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Boas pessoal,

De facto e modéstia á parte gosto mesmo muito deste conjunto pois foi tudo escolhido ao pormenor no âmbito de conseguir o melhor compromisso entre beleza/leveza/fiabilidade.
Respondendo á questão dos pneus, eu próprio estava reticente, pois corri a ultima época com continental, X-King 2.2 na frente e RaceKing 2.2 atrás, na versão Protection. Depois de ter rodado com os Maxxis em vários tipos de terreno gostei do comportamento deles no geral, são resistentes, robustos com boa capacidade roladora. Tive de acertar várias vezes a pressão, pois nas descidas técnicas estava muito saltitona o que quebrava a confiança mas depois de tudo ajustado senti segurança para "dar corda" nas descidas.
Falando das rodas, mais uma vez a Mavic não desilude, nos sprints nota-se rigidez equiparada ás anteriores SLR o que eu duvidava porque a sua redução de peso foi maioritariamente no aro. Agora resta-me saber que estas também afrouxam o casquilho de ajuste na roda traseira, coisa que acontecia nas SLR após algumas provas de XCO mais técnicas, aparte disso vou dando feedback.
O restante equipamento, foi comprado com cabeça e decidi "poupar" uns euros na cassete e no trigger optando por XO1, o que me pareceu acertado, visto que a cassete são 15gr de diferença e no manípulo não existe variação de peso. Até agora só boas coisas a dizer do conjunto geral.
Deixo algumas fotos do material,

Pormenor do cubo dianteiro.


Vista frontal do cockpit,


Os bonitos e eficazes XTR M9000,

Pedaleiro com o prato de 32 dentes,


Cassete e mudança,


Vista geral do bicho a pastar,


Vou actualizando o tópico conforme o tempo.
 

edununo

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A cassete X01 é cerca de 10 euros mais barata que a XX1.
Pelo menos em algumas lojas online.
Curiosamente o peso é semelhante ao do XX1.


XX1
SRAM-XX1-cassette-chain-actual-weight.jpg


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X01
sram-x01-cassette-10-42-2014-weight.jpg


IMG_20140802_114052.jpg~320x480



Segundo dizem o tratamento negro que a X01 recebe, torna - a mais resistente.
Para mim é a melhor compra.
 

Duarte86Dias

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Boas,

Pois eu quando adquiri a cassete a diferença na loja é um bocadinho mais, mas o facto de ser preta agradou-me mais por ser menos vistosa. Desconhecia essa característica de ser mais resistente, mas se o é, melhor ainda.

Obrigado pelos comentários.
 

Duarte86Dias

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Boas,

Como desde o inicio está a falta uma listagem de componentes e o peso da bike aqui vai:

Quadro- Orbea Alma OMR
Suspensão- Fox 32 Float 100 FIT CTD Remote Kashima QR15
Caixa de direcção- FSA integrada
Guiador- FSA K-Force 700mm
Avanço- FSA OS-99 Csi
Travões- Shimano XTR M9000 Race
Mudança- SRAM XX1 Type II
Manípulo- SRAM X01
Corrente- SRAM PC- XX1
Cassete- SRAM XG-1195 (XO1)
Rodas- Mavic CrossMax SL
Pneus- Maxxis Ardent Race TR 2.2
Pedais- Shimano XT
Espigão- FSA K-Force 27.2 x 400mm
Selim- Selle Italia SLR carris em vanox
Suporte GPS- SRAM para Edge 800
Grades de bidon- BBB
Punhos- ESI Grips racer

Isto tudo com bike shield e rodas convertidas com uma quantidade generosa de líquido selante Joe´s deu algo como 9.530kg algo acima do que esperava mas está como gosto e o material á partida não compromete.

Boas pedaladas e em segurança
 
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Duarte86Dias

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Boas pessoal,

Após uns treinos está na hora de fazer mais um review á máquina. O comportamento geral continua irrepreensível, depois de muita pedra nas zonas técnicas a unica coisa que foi necessário fazer foi um reapertar os raios da Mavic SL traseira, nada de preocupante apenas um pequeno ajuste. A transmissão impecável, tenho a dizer que estou a adaptar-me muito bem ao mono-prato pois onde eu receava não me adaptar (nas subidas duras) foi onde mais me surpreendeu.
Uma nota muito positiva pra a travagem XTR M9000, seja com lama ou água dos ribeiros há sempre a mesma potência de travagem e sem chiadeiras, valem bem o preço que é pedido pelo par.
Eu não sou de fanatismos por esta ou aquela marca, gosto de muitas bicicletas, mas de todas as que experimentei ao longo dos tempos, esta é sem sombra de dúvida a melhor, é uma verdadeira bicicleta pronta a competir.
 

Jocas22

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adoro design do quadro, não tanto as cores... mas esse equipamento. Bela maquina, canhao pa.

fala ai das 11 velocidades. E sei bem do que falas da pressao dos pneus, 3 voltas e ainda nao acertei com aquilo ;)
 

Duarte86Dias

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Boas companheiro Jocas22,

Pois cada pneu a sua pressão, eu com os continental nunca tive grandes duvidas, ás vezes era á antiga, via a pressão com com o dedo... e quase nunca falhava. Eestes aqui são manhosos, mas já está resolvido.
As 11 velocidades, que maravilha, o trunfo destas cassetes é o escalonamento, tu encontras o andamento certo para todas as ocasiões. Existem por aí já uma série de adaptações para quem tem 10 velocidades mas nunca é tão abrangente, o carreto de 10 dentes faz toda a diferença no que toca a rolar e a descer em estradão, num sprint chego a velocidades na ordem dos 50km/h o que me surpreendeu, a rolar mantens bem na casa dos 40km/h com uma cadência confortável. A unica duvida que tenho agora é se devo ou não comprar um prato 34 para as provas mais rolantes, mas a seu tempo se verá, no próximo fim de semana já tiro as teimas, pois é a estreia em provas. Não conta para taça nenhuma, mas vem sempre muita gente que anda bem por isso há que dar o que se tem e o que não se tem ;)
Veremos a eficácia do conjunto "debaixo de fogo"
 

Tininho_s

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Boas
A maquina esta excelente, com um equipamento de sonho... Leve e fiavel... se quiseres tirar algum peso cheira-me que esses maxxis sao pesados... mas muito resistentes
 

Jocas22

Active Member
pois os pneus pra 29 (tambem nao costumava andar com 2.25, mas 2.10 prai) estao dificeis de acertar a pressao, vou fazendo testes, é isso e a suspensão.
eu como ia montar de raiz, podia ter optado pelas 11v e nem foi pelo preço, entre vender o que tinha e como parte da transmissao ia comprar, nao passava o grupo x01 os 300€, mas nao tive coragem. Mas definitivamente quero por no futuro. Nao sem experimentar uma com calma.
Mas e subidas ;) claro que isto depende tambem das pernas, mas comparando com as normais 10v (neste momento tenho 11-34 atras e 24-38 á frente)?
 

Duarte86Dias

New Member
Boas,

Hoje foi dia de dar ao pedal mais a sério. Um evento sempre com muita qualidade, diga-se que em 65km tinha quase 1900m de acumulado de subida, muita pedra e regos nos trilhos, cenário perfeito.
A máquina portou-se a 100% e cada vez estou mais satisfeito com ela, a transmissão está perfeita com o prato 32 seja nas empenas mais horríveis, seja nas zonas rolantes. Para quem pensa que para maratonas se torna algo limitado, desengane-se! Os travões mais uma vez surpreendem pelo tacto e eficácia, que loucura mesmo já comecei a esquecer os antigos R1.
A nota menos positiva sai para os Maxxis Ardent Race, até não são maus pneus mas em algumas situações pontuais fizeram-me o favor de escorregar onde não era suposto, onde o Continental X-King passaria folgado este tem tendência a varrer no terreno, aqueles tacos centrais não "entram" tanto no terreno. Na roda traseira é bom rolador e a capacidade de tracção é boa.

ficam 2 chapas



Na chegada



 
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iMiguel

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Grande Duarte. Já várias pessoas me perguntaram se era viavel ou nao o sistema 1x10 ou 1x11, sendo assim o próximo que me perguntar mando-o aqui ao topic :D

Os pneus, daqui a umas semanas vou apostar nos continental. Os que tenho agora são falsos como tudo e, sendo eu um cepo a andar (há coisas que nunca mudam), com os pneus a pregar partidas pior ainda. Saudades tenho eu dos maxxis crossmark e larsen tt na minha "26...
 

nunokas

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Boas.

Excelente maquina. Eficaz (especialmente devido ao atleta) e pouco vulgar.
Tive contacto com ela na rota das laranjas. Foi pena é os X enganos no percurso mas isso são outras contas :)

cumps
 

Duarte86Dias

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Boas Miguel,

Pois a questão do 1x10 ou 1x11 no meu entender a SRAM ainda leva vantagem, saber por quanto tempo e os pneus acho uma excelente hipótese, mas se quiseres ir para os maxxis tens o CrossMark lá na loja em stock lá resistentes são eles.

Nunokas, quer dizer que também foste mais uma vitima do ENORME fiasco que houve ali para os lados da Luz de Tavira :p

Esta é uma das muitas vezes que nos perdemos e tivemos de cerrar o dente para ir pa frente de novo



Pois esta bike foi uma montagem semi "á la carte" nasceu com Alma M10 com XT/XTR e foi trocado para XO1/XX1 aposta que para mim foi mais que certeira, estou muito surpreendido com este conjunto, não é o cúmulo da leveza mas o material não compromete. Pouco vulgar? sim pode-se dizer que sim, este quadro ainda não está muito visto e o conjunto de componentes em si faz dela uma bike única.

Obrigado e vemo-nos pelos trilhos :p
 
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iMiguel

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Pois Duarte, desde que usei Maxxis não quis outra coisa. Os que tenho actualmente (Specialized FastTrack) para rolar são 5*, mas o rolar não é tudo e a curvar são falsos como tudo (à pála disso quase que ia ao chão na famosa rota da laranja). Coisa a rever muito brevemente, bem como a suspensão (mas nesta última já falei com os entendidos na matéria).

btw, ver se tenho um tempinho para falar contigo sobre umas voltas por aí.
 
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