Opinião sobre bicicleta BTT

Discussion in 'Estou a pensar em comprar...' started by Mystical, 19 November 2018.

  1. Mystical

    Mystical New Member

    Quando adolescente, nos anos 90, pratiquei BTT (cross country). Tive uma bicicleta com quadro em aço cromo-molibdénio de tamanho adequado, com mudanças de torcer no punho grip shift, que considerei bastante e cómoda mesmo em condições agrestes, uma Wheeler 2880. Em 2011 decidi voltar a pedalar, agora mais em prol da saúde, e para isso adquiri uma bicicleta nova, uma Scott Aspect 20. Acontece que, passado este tempo, nunca me adaptei à nova escolha e duvido que o problema seja só meu, do meu corpo - mais velho agora e pouco exercitado - ou também do material. O problema está na rigidez da bicicleta e dores em algumas articulações, em especial nos pulsos. O quadro, em alumínio, parece excessivamente rígido assim como o guiador, particularmente. Quanto ao guiador já experimentei mudar de ângulo em mais do que uma posição e nada feito, o incómodo nos pulsos continua sempre - a única situação e desporto em que me doem os pulsos. O quadro no geral também o acho rígido, como disse. A bicicleta está com muito pouco uso devido a estes constrangimentos: não sei se trocar de bicicleta ou pelo menos de guiador resolve o problema, pois, como disse, ela é rígida em geral. Será que uma nova bicicleta (sem ser alumínio provavelmente) proporcionará uma experiência diferente e melhor para pedalar...? Agradecia alguma dica sobre este assunto. Além disso, a Scott não tem grip shift e eu preferia voltar a esse sistema de mudanças. Adquiri o tamanho L, pois tenho 1,82cm de altura no entanto mesmo assim o quadro parece um pouco grande... Alguma sugestão em relação a tamanhos? No verão passado resolvi pedalar um pouco à beira-mar e nos dias subsequentes os travões da bicicleta começaram a fazer um barulho insuportável devido à oxidação marítima por serem de disco. Qual é a solução? Manutenção? Ou tem de se usar travões hidráulicos por exemplo?
    Qualquer ajuda seria bem-vinda para dissipar estas dúvidas sobre BTTs.

    Grato. M. P.
     
  2. romaosl

    romaosl Active Member

    Tantas questões... :) Não creio que devesses ter um guiador mais flexível, mas talvez uma suspensão/pneus mais flexíveis. Que pressão tens nos pneus? Estarão demasiado cheios? Tens a suspensão bem regulada? Punhos demasiado rígidos? (Talvez devesses optar por uns de espuma). Se achas que ficas muito esticado na bicicleta, podes comprar um avanço mais curto (eu tenho 182cm, e uso um L também). Também podes experimentar comprar um guiador que tenha mais ângulo, se for esse o problema. Se optares por comprar um bicicleta nova, as de roda 29 são mais confortáveis a passar por caminhos acidentados.
     
  3. Joseelias

    Joseelias Well-Known Member

    Sem comparar a Wheeler com a Scott lado a lado, diria que as probabilidades de a Wheeler por ser uma bike de XC dos anos 90 ter uma geometria mais agressiva que a Scott são grandes. Assim, em principio a Scott até seria mais confortável logo à partida, até pela gama que não será de competição pura e assim coloca o guiador ligeiramente elevado. Embora o alumínio seja em principio menos confortável que o aço, as ligas usadas hoje em dia, bem como a geometria e forma dos quadros também os tornaram mais confortáveis e duradouros que antigamente. Hoje em dia, só vais encontrar bicicletas de alumínio ou carbono (muito mais caras). As de aço só encontras em marcas especializadas e de nicho, e são caras. As de titânio, pior ainda. Por isso está limitado ao alumínio se não quiseres gastar um bom dinheiro.

    A menos que te tenhas mantido em boa forma diria que o factor idade tem o seu peso. E no que toca às bicicletas há sempre uma adaptação dolorosa durante um período, em especial na bunda e nas mãos/punhos. Mesmo que estejas em forma. E quanto menos novo,pior...

    Em relação ao guiador não te limites a rodar um bocadinho para ajustar. Eu por exemplo, tenho um guiador elevado consideravelmente rodado para a frente. Simplesmente não me dou bem com o guiador com muita inclinação para trás. O tamanho do quadro parece-me bem. Para além disso:

    - Tens também a hipótese de comprar uns punhos ergonómicos. Aconselho uns que tenham aperto com parafuso para se manterem no sitio. Na Decathlon tinham uns baratos.
    - Se tens espaçadores acima do avanço coloca-os por baixo para elevar o guiador
    - A afinação da suspensão também é importante e podes mantê-la mais macia para absorver melhor as vibrações. Tem atenção à manutenção para a manter sensível.
    - Mexe no selim deslocando-o para a frente e encurtar a distância ao guiador, se sentes que a bicicleta é comprida. Podes ganhar +-1,5cm se tiveres o selim todo puxado para trás. Se não for suficiente, podes comprar um espigão de selim sem recuo e ai encurtas +-2.5cm, ou um avanço mais curto. Ou as duas opções. Só chegando o selim para a frente e um espigão sem recuo podes encurtar +-4cm. Com um avanço mais curto até consegues ficar com uma bicicleta de criança. :D
    - Os GripShift praticamente desapareceram. A marca chama-se agora Sram e nem sei se ainda fabricam modelos compatíveis com Shimano.
    - Em relação aos travões compra spry de limpeza para travões num supermercado na secção de carro e motas ou numa loja para produtos automóvel. Tira os calços e limpa-os com o spray para retirar gorduras deixando secar bem. Depois de secos podes passar com uma lixa fina para tirar o vidrado. Limpa os discos com o mesmo spray e nunca toques nem com as mãos. Monta os calços nos sítios onde estavam antes. O hidráulicos sofrem dos mesmos problemas. As primeiras chuvas podem causar isso por causa dos óleos nas estradas. Se os discos estiverem mesmo oxidados é outra conversa.
     
    Last edited: 19 November 2018
  4. Mystical

    Mystical New Member

    Viva romaosl e Joseelias.
    A bicicleta Scott Aspect 20 teve uma revisão há pouco tempo, parece que está tudo em boas condições e calibrado/ajustado. Os pneus são uns Schwalbe Black Jack que estão a uma pressão média para esse tipo de pneus - não sei exatamente numericamente falando. A suspensão dianteira está regulada também, está com um amortecimento intermédio/macio.

    Joseelias a Wheeler 2880 tinha um factor positivo para cross country, o quadro tinha um sloop bastante acentuado. Vou experimentar novos ajustes na bicicleta e as vossas dicas. Em termos de avanço e de espigão/selim parece que está tudo mais ou menos, se calhar a bicicleta parece-me maior um pouco por ser um modelo um pouco menos manobrável, por ter menos sloop/inclinação no quadro, talvez.

    Muito obrigado pelas respostas, vou ver se consigo manter-me com esta bicicleta, se possível.
     
  5. Joseelias

    Joseelias Well-Known Member

    As bicicletas dos anos 90, muito em especial as de XC tinham ângulos de direcção na casa dos 72º e guiadores na casa dos 56cm, e a distância entre eixos era mais curta que hoje daí os avanços longos (+-12 a 14cm) para que o ciclista não ficasse encolhido. Isso significava que eram extremamente ágeis e nervosas.

    Hoje em dia a geometria das bicicletas é totalmente diferente para serem melhores em alta velocidade, já que as melhores suspensões, travões e materiais passaram a permiti-las. Os ângulos de direcção têm no máximo 69º, e mesmo usando avanços de 7 ou 8cm a direcção é lenta porque os guiadores começam nos 68 ou 70cm e até mais e a distância entre eixos é maior. Tudo isto torna as bicicletas mais lentas e estáveis. Aliás, a geometria de XC de hoje é provavelmente mais "slack"/relaxada que as de DH dos anos 90!

    A tua bike sendo de 2011 pode estar a meio caminho, mas será sem dúvida muito mais lenta de reacções que a Wheeler. Já por volta de 2000/2001 as bicicletas começaram a sofrer muitas destas mudanças.
     

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